Simulado UNIVASF | Assistente em Administração | CONCURSO
📚 Simulado UNIVASF | Assistente em Administração | cód.7719
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🧪 Este Simulado UNIVASF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
 - 🏛️ Instituição: UNIVASF
 - 👔 Cargo: Assistente em Administração
 - 📚 Matéria: Português
 - 🧩 Assuntos do Simulado:
 - 🏢 Banca Organizadora: IDECAN
 - ❓ Quantidade de Questões: 20
 - ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
 
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- #114493
 - Banca
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(1,0) 1 -
No trecho “Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada.” (linhas 13-14),
- a) o termo “canção" funciona como sujeito do verbo "ter".
 - b) funciona como sujeito do verbo "ter" a expressão "a asa ritmada".
 - c) o termo "sangue" funciona como adjunto adverbial de modo.
 - d) deve ocorrer reescrita, de modo que o verbo "haver" seja inserido no lugar do verbo "ter", para que haja adequação à variante culta do português do Brasil.
 - e) o termo "ritmada" funciona como predicativo do sujeito.
 
- #114494
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(1,0) 2 -
A partícula "que" em “Sei que canto” (linha 13)
- a) não possui função sintática.
 - b) possui função sintática de pronome relativo.
 - c) possui a função sintática de conjunção integrante.
 - d) é uma partícula de realce.
 - e) é uma partícula fossilizada.
 
- #114495
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(1,0) 3 -
A repetição, por parte do eu-lírico, da passagem “não sei, não sei.” (linha 11) pode ter como objetivo expressar
- a) imparcialidade.
 - b) impessoalidade.
 - c) desprezo.
 - d) indiferença.
 - e) angústia.
 
- #114496
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(1,0) 4 -
Caso se faça, em ordem direta, a reescrita em prosa da passagem “Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei.” (linhas 9-11), poder-se-ia verificar que o conectivo "se" teria a classificação de conjunção subordinativa
- a) temporal.
 - b) integrante.
 - c) causal.
 - d) alternativa.
 - e) aditiva.
 
- #114497
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(1,0) 5 -
O mesmo conectivo "nem", citado na questão anterior, no excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), poderia, sem qualquer desvio gramatical e sem alteração de sentido, ser substituído por
- a) mas.
 - b) e.
 - c) e não.
 - d) entretanto.
 - e) vez que.
 
- #114498
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(1,0) 6 -
No excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), pode-se afirmar que o elemento linguístico "nem" funciona como um conectivo
- a) aditivo.
 - b) causal.
 - c) adversativo.
 - d) concessivo.
 - e) conformativo
 
- #114499
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(1,0) 7 -
O excerto “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa." (linhas 1-2) trata-se de período composto por coordenação, sob a perspectiva da análise sintática do período composto. Caso se faça, com manutenção da correção gramatical, a reescrita de tal excerto, em texto em prosa,
- a) não se poderia inserir o sinal de vírgula antes da conjunção "e", pois os sujeitos das orações do período citado são idênticos.
 - b) poder-se-ia inserir o sinal de dois-pontos antes da conjunção "e", para que haja ideia de explicação.
 - c) poder-se-ia inserir o sinal de aspas na conjunção "porque", pois o efeito explicativo é irônico no texto.
 - d) poder-se-ia inserir o sinal de vírgula antes da conjunção "e", pois os sujeitos das orações do período citado são diferentes.
 - e) poder-se-ia inserir o sinal de ponto antes da conjunção “porque", pois o período encerra-se, no texto acima, na palavra "instante".
 
- #114500
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(1,0) 8 -
Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
- a) na medida em que.
 - b) destarte.
 - c) malgrado.
 - d) posto que.
 - e) entrementes.
 
- #114501
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(1,0) 9 -
Pode-se inferir que o eu-lírico do poema possui sobre a tristeza uma visão
- a) exaltadora.
 - b) concorrente.
 - c) indiferente.
 - d) positiva.
 - e) negativa.
 
- #114502
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(1,0) 10 -
O texto acima pertence ao gênero literário poema. Nesse tipo de gênero, há - em algumas situações (como ocorre no texto apresentado) - a predominância da função de linguagem
- a) conativa.
 - b) apelativa.
 - c) referencial.
 - d) fática.
 - e) emotiva.
 
- #114503
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(1,0) 11 -
No trecho “Mesmo com a criação do Fundef, que foi um avanço, estamos longe de uma solução à altura do problema.” (linha 26), pode-se afirmar que, na oração “que foi um avanço”, a vírgula
- a) é facultativa, de modo que não há qualquer alteração sintático-semântica com a retirada das vírgulas.
 - b) é obrigatória, uma vez que a oração citada possui valor restritivo.
 - c) não é recomendável, pois a oração citada possui valor restritivo.
 - d) não é recomendável, porquanto a oração citada possui valor explicativo.
 - e) é obrigatória, em razão da natureza sintática e do objetivo comunicativo do escritor.
 
- #114504
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(1,0) 12 -
Na passagem "...há um enorme abismo entre ricos e pobres em matéria de educação. Diferença que a quantidade não resolve." (linhas 22-23), pode-se afirmar que
- a) o verbo "haver" pode ser substituído pelo verbo "ter", sem qualquer desvio gramatical, segundo a norma padrão.
 - b) o vocábulo "enorme" funciona como adjunto adnominal do signo “abismo”.
 - c) o acento gráfico de "matéria" ocorre pelo mesmo motivo que ocorre em "cajú".
 - d) a partícula "que" funciona como conjunção temporal.
 - e) o verbo "resolver" pertence à primeira conjugação verbal.
 
- #114505
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(1,0) 13 -
Em última análise do excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona morfologicamente como
- a) artigo.
 - b) advérbio.
 - c) pronome.
 - d) preposição.
 - e) conjunção.
 
- #114506
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(1,0) 14 -
Ainda sobre o excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona sintaticamente como
- a) predicativo do sujeito.
 - b) complemento nominal.
 - c) objeto direto.
 - d) predicativo do objeto.
 - e) adjunto adnominal
 
- #114507
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(1,0) 15 -
No excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4- 5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona textualmente como elemento
- a) modal textual.
 - b) expletivo.
 - c) fossilizado.
 - d) de coesão.
 - e) não remissivo.
 
                  
                  
