Simulado UNIVASF | Assistente em Administração | CONCURSO
📚 Simulado UNIVASF | Assistente em Administração | cód.7719
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🧪 Este Simulado UNIVASF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UNIVASF
- 👔 Cargo: Assistente em Administração
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: IDECAN
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #114493
- Banca
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(1,0) 1 -
No trecho “Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada.” (linhas 13-14),
- a) o termo “canção" funciona como sujeito do verbo "ter".
- b) funciona como sujeito do verbo "ter" a expressão "a asa ritmada".
- c) o termo "sangue" funciona como adjunto adverbial de modo.
- d) deve ocorrer reescrita, de modo que o verbo "haver" seja inserido no lugar do verbo "ter", para que haja adequação à variante culta do português do Brasil.
- e) o termo "ritmada" funciona como predicativo do sujeito.
- #114494
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(1,0) 2 -
A partícula "que" em “Sei que canto” (linha 13)
- a) não possui função sintática.
- b) possui função sintática de pronome relativo.
- c) possui a função sintática de conjunção integrante.
- d) é uma partícula de realce.
- e) é uma partícula fossilizada.
- #114495
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(1,0) 3 -
A repetição, por parte do eu-lírico, da passagem “não sei, não sei.” (linha 11) pode ter como objetivo expressar
- a) imparcialidade.
- b) impessoalidade.
- c) desprezo.
- d) indiferença.
- e) angústia.
- #114496
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(1,0) 4 -
Caso se faça, em ordem direta, a reescrita em prosa da passagem “Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei.” (linhas 9-11), poder-se-ia verificar que o conectivo "se" teria a classificação de conjunção subordinativa
- a) temporal.
- b) integrante.
- c) causal.
- d) alternativa.
- e) aditiva.
- #114497
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(1,0) 5 -
O mesmo conectivo "nem", citado na questão anterior, no excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), poderia, sem qualquer desvio gramatical e sem alteração de sentido, ser substituído por
- a) mas.
- b) e.
- c) e não.
- d) entretanto.
- e) vez que.
- #114498
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(1,0) 6 -
No excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), pode-se afirmar que o elemento linguístico "nem" funciona como um conectivo
- a) aditivo.
- b) causal.
- c) adversativo.
- d) concessivo.
- e) conformativo
- #114499
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(1,0) 7 -
O excerto “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa." (linhas 1-2) trata-se de período composto por coordenação, sob a perspectiva da análise sintática do período composto. Caso se faça, com manutenção da correção gramatical, a reescrita de tal excerto, em texto em prosa,
- a) não se poderia inserir o sinal de vírgula antes da conjunção "e", pois os sujeitos das orações do período citado são idênticos.
- b) poder-se-ia inserir o sinal de dois-pontos antes da conjunção "e", para que haja ideia de explicação.
- c) poder-se-ia inserir o sinal de aspas na conjunção "porque", pois o efeito explicativo é irônico no texto.
- d) poder-se-ia inserir o sinal de vírgula antes da conjunção "e", pois os sujeitos das orações do período citado são diferentes.
- e) poder-se-ia inserir o sinal de ponto antes da conjunção “porque", pois o período encerra-se, no texto acima, na palavra "instante".
- #114500
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(1,0) 8 -
Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
- a) na medida em que.
- b) destarte.
- c) malgrado.
- d) posto que.
- e) entrementes.
- #114501
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(1,0) 9 -
Pode-se inferir que o eu-lírico do poema possui sobre a tristeza uma visão
- a) exaltadora.
- b) concorrente.
- c) indiferente.
- d) positiva.
- e) negativa.
- #114502
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(1,0) 10 -
O texto acima pertence ao gênero literário poema. Nesse tipo de gênero, há - em algumas situações (como ocorre no texto apresentado) - a predominância da função de linguagem
- a) conativa.
- b) apelativa.
- c) referencial.
- d) fática.
- e) emotiva.
- #114503
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(1,0) 11 -
No trecho “Mesmo com a criação do Fundef, que foi um avanço, estamos longe de uma solução à altura do problema.” (linha 26), pode-se afirmar que, na oração “que foi um avanço”, a vírgula
- a) é facultativa, de modo que não há qualquer alteração sintático-semântica com a retirada das vírgulas.
- b) é obrigatória, uma vez que a oração citada possui valor restritivo.
- c) não é recomendável, pois a oração citada possui valor restritivo.
- d) não é recomendável, porquanto a oração citada possui valor explicativo.
- e) é obrigatória, em razão da natureza sintática e do objetivo comunicativo do escritor.
- #114504
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(1,0) 12 -
Na passagem "...há um enorme abismo entre ricos e pobres em matéria de educação. Diferença que a quantidade não resolve." (linhas 22-23), pode-se afirmar que
- a) o verbo "haver" pode ser substituído pelo verbo "ter", sem qualquer desvio gramatical, segundo a norma padrão.
- b) o vocábulo "enorme" funciona como adjunto adnominal do signo “abismo”.
- c) o acento gráfico de "matéria" ocorre pelo mesmo motivo que ocorre em "cajú".
- d) a partícula "que" funciona como conjunção temporal.
- e) o verbo "resolver" pertence à primeira conjugação verbal.
- #114505
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(1,0) 13 -
Em última análise do excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona morfologicamente como
- a) artigo.
- b) advérbio.
- c) pronome.
- d) preposição.
- e) conjunção.
- #114506
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(1,0) 14 -
Ainda sobre o excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona sintaticamente como
- a) predicativo do sujeito.
- b) complemento nominal.
- c) objeto direto.
- d) predicativo do objeto.
- e) adjunto adnominal
- #114507
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(1,0) 15 -
No excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4- 5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona textualmente como elemento
- a) modal textual.
- b) expletivo.
- c) fossilizado.
- d) de coesão.
- e) não remissivo.