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Simulado UNICAMP | CONCURSO

Simulado UNICAMP

SIMULADO UNICAMP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no UNICAMP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNICAMP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores UNICAMP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNICAMP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no UNICAMP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no UNICAMP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UNICAMP
Para realizar o simulado UNICAMP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNICAMP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UNICAMP é aqui!


#210728
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Matéria
Matérias Diversas
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Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-Funcamp/SP
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(1,0) 1 - 

Princípio constitucional de direito administrativo, relacio­nado à finalidade pública que deve nortear toda a atividade administrativa, fazendo com que a Administração Pública não possa atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, é o princípio da

  • a) legalidade.
  • b) impessoalidade.
  • c) moralidade.
  • d) publicidade.
  • e) eficiência.
#210729
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(1,0) 2 - 

A respeito das características das autarquias, é correto afirmar que estas

  • a) são entidades civis ou comerciais sob o controle acio­nário do Estado, dotadas de personalidade jurídica de direito privado, possuem fins específicos e são destina­das a desempenhar atividades de natureza econômica.
  • b) estruturam-­se em sociedades anônimas ou qualquer das formas admitidas em direito, possuindo capacidade de autoadministração, devendo possuir orçamento fiscal próprio e de seguridade social.
  • c) são criadas por lei, possuem personalidade jurídica pública, capacidade de autoadministração e desem­penham serviço público descentralizado, mediante controle administrativo ou tutela.
  • d) constituem-­se em uma dotação patrimonial, que pode ou não ser inteiramente do poder público, possuem per­sonalidade jurídica pública ou privada e desempenham atividades estatais no âmbito social.
  • e) operam por um contrato administrativo, concessão de serviços públicos ou de obras públicas, que envolve, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
#210731
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(1,0) 3 - 

As normas sobre fiscalização contábil, financeira e orça­mentária referentes ao Tribunal de Contas da União, pre­vistas no art. 71 da Constituição Federal, aplicam-­se aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Assim, é correto afirmar que qualquer um dos Tribunais de Contas existentes deverá, no respectivo âmbito de atuação,

  • a) efetuar o registro de atos de admissão de pessoal refe­rentes às nomeações para cargos em comissão ou mediante concurso público e fiscalizar a concessão ini­cial de aposentadoria, reforma ou pensão.
  • b) emitir parecer prévio às contas prestadas a cada 4 (qua­tro) anos pelo respectivo Chefe do Poder Executivo e, havendo ilegalidades ou irregularidades nas contas prestadas, impor-­lhe multa proporcional ao dano cau­sado ao erário.
  • c) receber denúncias de irregularidades ou ilegalidades, cuja legitimidade de apresentação recai somente sobre partidos políticos, associações ou sindicatos, todos cons­tituídos há mais de 2 (dois) anos.
  • d) examinar as contas dos administradores que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.
  • e) colocar à disposição do contribuinte as contas presta­das pelos entes federativos, durante 90 (noventa) dias, anualmente, para exame e apreciação, podendo qual­quer pessoa questionar-­lhes a legitimidade.
#210733
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(1,0) 4 - 

Consta do “Manual do Candidato – Vestibular Unicamp 2014” que o vestibular Unicamp é igual, no que se refere ao processo de inscrição, às provas e à classificação, para todos os candidatos, independentemente de terem ou não concluído o ensino médio. No entanto, apenas os aprovados com o ensino médio concluído são incluídos nas listas de convocados para matrícula. Candidato inscrito e aprovado não consta da lista de convocados e não logra efetuar sua matrícula, por decisão do Secretário­-Geral da Universidade, pois não concluiu o ensino médio. Insurge-­se o Candidato contra tal ato, impetrando mandado de segurança, cuja com­petência é do(da)

  • a) Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, já que se trata de ato administrativo complexo, que depende da aquiescência do Reitor, que possui foro privilegiado.
  • b) Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, já que se trata de ato administrativo complexo, que depende da aquies­cência do Reitor, que possui foro privilegiado.
  • c) Justiça Estadual, tendo em vista que o ato de admissão em concurso vestibular é matéria administrativa interna corporis.
  • d) Justiça Federal do Distrito Federal, pois o ato do Secre­tário-­Geral foi praticado sob a égide da delegação conferida pelo Ministério da Educação.
  • e) Justiça Federal em São Paulo, pois o ato do Secretário-­ ­Geral foi praticado sob a égide da delegação conferida pelo Ministério da Educação.
#210735
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(1,0) 5 - 

Edital de certame licitatório destinado à aquisição de servi­ços comuns prevê que será vencedor do certame o licitante que apresentar o menor preço. No momento do julgamento das propostas, a Administração Pública declara vencedor o licitante que não apresentou o menor preço, mas que teria apresentado a melhor oferta conjugando melhor técnica e preço. O julgamento realizado é nulo por violação do prin­cípio

  • a) da vinculação ao instrumento convocatório.
  • b) da adjudicação compulsória.
  • c) do sigilo das propostas.
  • d) da igualdade entre os concorrentes.
  • e) da competitividade entre os licitantes.
#210738
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(1,0) 6 - 

A Administração Pública poderá rescindir um contrato a dministrativo por razões de interesse público, desde que tais razões sejam de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfe­ra administrativa a que está subordinado o contratante e exa­radas no processo administrativo a que se refere o contrato.
Nos termos da Lei Federal n.º 8.666/93, o contratado faz jus

  • a) à devolução de 2/3 (dois terços) da garantia prestada.
  • b) ao ressarcimento dos prejuízos e ao pagamento dos lucros cessantes.
  • c) aos pagamentos atrasados e aos devidos até o término do contrato.
  • d) à indenização pelos danos materiais e morais decor­rentes.
  • e) ao pagamento do custo da desmobilização.
#210743
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(1,0) 7 - 

Os órgãos, entidades e programas do Poder Público desti­nados ao incentivo das pesquisas científicas e tecnológicas considerarão, entre as suas metas prioritárias,

  • a) a fiscalização de projetos de entidades privadas, obje­tivando a recuperação de recursos ambientais afetados por processos de exploração.
  • b) o apoio aos projetos que visem a adquirir e desenvolver conhecimentos básicos e aplicáveis na área ambiental e ecológica.
  • c) a realização de obras e aquisição de equipamentos des­tinados ao controle de degradação ambiental e à melho­ria da qualidade do meio ambiente.
  • d) a fabricação de equipamentos antipoluidores e outras iniciativas que propiciem a racionalização do uso de recursos ambientais.
  • e) a instituição de instrumentos econômicos, como con­cessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.
#210745
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do procedimento administrativo.

  • a) O procedimento é uma sucessão de atos preparatórios que devem obrigatoriamente preceder a prática de um ato final, correspondendo a um rito, a uma forma de proceder que deve ser observada pela Administração.
  • b) A lei estabelece todos os procedimentos a serem obser­vados pela Administração, não havendo liberdade de escolha para que a Administração decida pela forma que considere mais adequada para atingir seus objetivos.
  • c) A realização de controle de trânsito por sinais não con­figura ato administrativo e, portanto, não cria procedi­mento administrativo, porque não há formalidades a serem observadas neste caso.
  • d) O procedimento existe sempre como instrumento indis­pensável para o exercício da função administrativa, sen­do necessário para instruir, preparar e fundamentar o ato final objetivado.
  • e) O procedimento disciplinar é o meio pelo qual a admi­nistração apura as infrações administrativas e pune os infratores, de forma inquisitiva, sem a incidência dos princípios do contraditório e da ampla defesa.
#210748
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(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa correta em relação à interpretação dada à Lei Federal n.º 8.429/92.

  • a) Coautoria e participação são figuras que não são aplicá­veis à matéria da improbidade, já que a teoria do con­curso de pessoas não é pertinente ao direito administra­tivo sancionador, em especial na tutela da probidade.
  • b) Para que se configure a conduta de improbidade adminis­trativa não é necessária a perquirição do elemento voliti­vo do agente público e de terceiros (dolo ou culpa), sendo suficiente, portanto, a irregularidade ou a ilegalidade do ato para que a improbidade esteja caracterizada.
  • c) O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a Lei de Improbidade foi absorvida pela Lei dos Crimes de Res­ponsabilidade, em razão de entender que o Presidente da República não pode perder o cargo por decisão de um juiz de primeiro grau.
  • d) Não são admitidas modalidades culposas de improbi­dade, pois é reconhecido que os agentes públicos têm direito ao erro juridicamente tolerável, já que a gestão pública se dá pela assunção responsável de riscos diante da complexidade na tomada de decisões.
  • e) A Lei de Improbidade Administrativa é considerada uma lei de natureza cível em sentido amplo, mas ela também prevê condutas e sanções de natureza penal, ficando sujeitas, portanto, às normas gerais do Direito Penal.
#210750
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(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa correta em relação às previsões constantes da Lei Complementar n.º 101/00 (Lei de Responsabi­lidade Fiscal).

  • a) As previsões da Lei de Responsabilidade Fiscal não se aplicam às empresas estatais, dependam estas ou não do recebimento de recursos financeiros do ente contro­lador para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral.
  • b) A Lei Complementar n.º 101/00 estabelece parâme­tros para os Poderes e órgãos, com vistas à fixação, no projeto de lei orçamentária, dos montantes relativos a despesas correntes, inclusive serviços de terceiros, com base na receita corrente líquida.
  • c) Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, o ente federa­tivo poder á receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito que visem à redução das despesas com pessoal.
  • d) Os instrumentos preconizados pela Lei Complementar n.º 101/00 para o planejamento do gasto público são os mesmos já adotados na Constituição, quais sejam, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.
  • e) O recebimento por Município de transferências volun­tárias de recursos da União não pode ser condicionado à prestação de contas de recursos anteriormente dele recebidos ou ao cumprimento dos limites constitucio­nais relativos à educação e à saúde.