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Simulado UNEMAT de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UNEMAT de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#156407
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(1,0) 1 - 

Um analista recebeu amostras de tintura permanente de cabelo da cor “Louro Médio 7.0”, de marcas diferentes, para determinar a quantidade de amônia na composição. Foram utilizadas aproximadamente 3,0 gramas da amostra e diluídas em 50,0 mL de água destilada em balão volumétrico. Em seguida, foram retirados 5,0 mL dessa solução e transferidos para um erlenmeyer de 150,0 mL que continha 50 mL de água destilada. O indicador utilizado foi o verde de bromocresol. A determinação de amônia foi feita por titulação, com uma solução aquosa de ácido clorídrico a 0,1 mol L-1 padronizado.

Os dados da titulação são mostrados na tabela a seguir:



De acordo com a Resolução nº. 79 de 28 de agosto de 2000 (ANVISA), o teor de amônia deve ser de, no máximo, 6,0% no produto final. (DADOS: N = 14 g mol-1 ; H =1 g mol-1 ; Cl = 35,5 g mol-1 )

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 79, de 28 de agosto de 2000. Estabelece a definição e Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes e outros com abrangência neste contexto, 2000. Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2000.

De acordo com os resultados obtidos, assinale a alternativa correta.

  • a) A concentração de amônia encontrada nas amostras X e Z é superior ao limite máximo permitido por legislação.
  • b) A amostra X apresentou concentração de amônia superior ao limite máximo estabelecido por legislação.
  • c) A concentração de amônia determinada nas amostras X, Y e Z ultrapassam o limite máximo permitido por legislação.
  • d) A quantidade de amônia encontrada na amostra Z corresponde a 0,5% (m/m), atendendo ao limite máximo estabelecido por legislação.
#156408
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que apresenta as vidrarias de laboratório que permitem precisar o volume das substâncias com maior exatidão.

  • a) Balão de fundo chato, balão de fundo redondo, kitassato, pisseta.
  • b) Becker, balão volumétrico, kitassato, pipeta graduada.
  • c) Balão de fundo redondo, erlenmeyer, becker, balão de fundo chato.
  • d) Proveta graduada, pipeta volumétrica, pipeta graduada, bureta.
#156409
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(1,0) 3 - 

Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.

A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.

Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.

Disponível em: https://www.crq4.org.br/inform... Acesso em mai. 2018.

Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticia... Acesso em mai. 2018.

Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:

I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.

II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.

III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;

IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.

V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

  • a) I, III e IV.
  • b) II, IV e V.
  • c) II, III e IV
  • d) III, IV e V.
#156410
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(1,0) 4 - 

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:



UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:

  • a) Oxidante, inflamável e substância não perigosa.
  • b) Corrosivo a pele, inflamável e carcinogênico.
  • c) Inflamável, oxidante e substância não perigosa.
  • d) Inflamável, oxidante e irritação da pele e dos olhos.
#156411
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(1,0) 5 - 

As atividades práticas no ensino de Ciências são uma ferramenta de grande importância para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, e o interesse pela ciência aumenta quando são envolvidos itens do cotidiano. Um grupo de alunos levou algumas amostras ao laboratório de química e realizou três testes de identificação de carboidratos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:



As amostras I, II e III, comuns ao cotidiano dos alunos, correspondem respectivamente a:

  • a) Soro glicosado, suco de maçã e amido de milho.
  • b) Clara de ovo, arroz e refrigerante.
  • c) Batata, refrigerante e soro glicosado.
  • d) Amido de milho, clara de ovo e refrigerante.
#156412
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(1,0) 6 - 

Caixas de merenda de escolas estaduais dividem espaço com tambores de empresas de produtos químicos no galpão de uma empresa de logística em Guarulhos, na Grande São Paulo, […] A denúncia foi feita pelos motoristas que fazem o transporte.

Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/... .html. Acesso em: jan. 2018.

O armazenamento apropriado de produtos, sejam alimentícios ou químicos, tem por finalidade garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas. Na organização de um depósito ou almoxarifado, alguns reagentes também não podem ser armazenados junto a outros produtos químicos, pois podem produzir reações perigosas devido à incompatibilidade química, em caso de um acidente.

Assim, para o armazenamento de Produtos Químicos é necessário que:

I. Ácidos e Bases sejam ser estocados em armários diferentes e também separados em sólidos e líquidos.

II. Sais e ácidos fortes sejam armazenados na mesma prateleira, como por exemplo, o cianeto de potássio e ácido clorídrico.

III. Compostos voláteis sejam armazenados dentro da capela de exaustão, para que o ambiente do laboratório não seja contaminado.

IV. Líquidos inflamáveis sejam estocados distantes de fontes de ignição e de produtos oxidantes.

V. Peróxidos estejam distantes de tubulações de água, pois são altamente reativos com esta.

Tendo por base as informações acima, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

  • a) II e V.
  • b) II e IV.
  • c) III e V.
  • d) I e IV.
#156413
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(1,0) 7 - 

Frente à necessidade de desenvolvimento de novas classes de antibióticos, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com produtos naturais, sejam de origem vegetal ou animal, visando à detecção e caracterização de compostos químicos com propriedades terapêuticas, entre elas a antibacteriana.

GONÇALVES, A.L.; ALVES FILHO, A.; MENEZES, H. Atividade Antimicrobiana do mel da abelha nativa sem ferrão Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera: Apidae, meliponini). Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.04, pp. 455-459, out/dez., 2005.

Uma pesquisadora avaliou a atividade antibacteriana de um mel proveniente de uma determinada região, e para o experimento, foram utilizadas linhagens de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Em relação ao estudo, assinale a alternativa correta.

  • a) A Escherichia coli e Staphylococcus aureus são bactérias naturalmente encontradas em amostras de mel.
  • b) Para determinação da atividade antibacteriana é necessário que as amostras de mel estejam contaminadas com bactérias gram-positivas e gram-negativas.
  • c) A Escherichia coli é um grupo de bactérias gramnegativas e pode ser utilizado Ágar MacConkey como meio de cultura para seu crescimento.
  • d) Após os trabalhos, o material utilizado deverá ser lavado com água corrente e sabão, e pode ser reaproveitado.
#156414
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(1,0) 8 - 

Um Profissional Técnico de Laboratório precisava determinar o teor de cinzas de uma amostra de biodiesel e seguiu uma metodologia descrita por Araújo et al, 2008. Para isso, ele utilizou cadinhos previamente tarados via aquecimento em mufla e pesagem. Nos cadinhos foram adicionados uma determinada quantidade de biodiesel. A seguir, a amostra foi submetida a aquecimento até a temperatura de combustão e após a queima foi aquecida a uma temperatura de 800°C por 2 horas. Em seguida foi adicionada uma solução aquosa de ácido sulfúrico (1:1) e a amostra foi novamente submetida ao processo de aquecimento (800°C por 2 horas). O Profissional Técnico aguardou o resfriamento e efetuou a pesagem dos cadinhos. O procedimento de aquecimento foi repetido até observação de peso constante.

ARAÚJO, A. M. M.; EVANGELISTA, J. P. C.; GOMES, A. F.; SOUZA, L. D.; MATIAS, L.G. O. Análises das cinzas sulfatadas do biodiesel produzido a partir da matéria-prima extraída do RN. In: 48º Congresso Brasileiro de Química – Química na Proteção ao Meio Ambiente e à Saúde. Rio de Janeiro, 2008.

Acerca da situação hipotética descrita acima, assinale a alternativa correta.

  • a) O ácido sulfúrico possui a função de dissolver a cinza a fim de prevenir que se formem “pedras”, aumentando a superfície de contato das cinzas com o aquecimento.
  • b) Os cadinhos quentes podem ser pesados em balança analítica, pois o prato da balança é constituído de aço inox, o que resiste a altas temperaturas.
  • c) O Profissional Técnico poderia utilizar uma estufa de secagem para realizar o procedimento sem afetar a qualidade e a morosidade do mesmo, pois se trata de um equipamento mais seguro e mais econômico.
  • d) Para evitar que as cinzas remanescentes do processo absorvam umidade do ar, é recomendado que aguarde o resfriamento dos cadinhos até uma temperatura em que seja possível colocar o material dentro de um dessecador.
#156415
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(1,0) 9 - 

A medição volumétrica é um procedimento muito comum em atividades laboratoriais. Em análises quantitativas, a exatidão e precisão das medidas são de grande importância, fator que pode ser influenciado também pela escolha da vidraria utilizada. Pipetas graduadas, provetas e buretas são alguns exemplos de vidrarias comumente utilizadas em laboratório.

Sobre vidrarias utilizadas em medições volumétricas, assinale a alternativa correta.

  • a) O balão volumétrico é uma vidraria utilizada para medir volume de gases produzidos em reações controladas.
  • b) A pipeta volumétrica geralmente proporciona medidas mais exatas de volume que em relação ao volume medido por uma pipeta graduada.
  • c) Devido ao coeficiente de expansão do vidro ser desprezível, pode-se realizar a medida de líquidos em temperaturas elevadas sem afetar a precisão e exatidão do volume medido pela vidraria utilizada.
  • d) A bureta é uma vidraria do tipo “a conter”, na qual a sua calibração foi feita para conter um volume específico de um líquido.
#156416
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(1,0) 10 - 

Um professor de química ministrou uma aula sobre toxicidade de metais, na qual foi avaliada a inibição do crescimento da raiz de cebola submersa em soluções de sulfato de cobre em diferentes níveis de concentração.

Para o preparo das soluções, foi utilizada uma solução aquosa de sulfato de cobre a 6,2 x 10-5 mol L-1 , e a mesma foi diluída nas proporções de 1:20, 1:10 e 1:1 (v/v). (Dados: Cu = 63,5 g mol-1 ; S = 32,1 g mol-1 ; e O = 16 g mol-1 ).

Sobre o experimento realizado, assinale a alternativa correta.

  • a) A concentração das soluções diluídas de sulfato de cobre correspondem a 0,31 x 10-5 mg L-1 (1:20), 0,62 x 10-5 mg L-1 (1:10) e 6,2 x 10-5 mg L-1 (1:1).
  • b) A raiz da cebola deverá crescer à medida que aumenta a concentração de íons cobre na solução.
  • c) A concentração das soluções diluídas de sulfato de cobre correspondem a 0,5 mg L-1 (1:20), 1 mg L-1 (1:10) e 5 mg L-1 (1:1), aproximadamente.
  • d) A concentração de íons cobre é maior na diluição de 1:20 se comparada com a proporção de 1:1.
#156417
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(1,0) 11 - 

É recomendada a solução de fundação em sapatas no caso de:

  • a) Solo mole e presença de nível de água.
  • b) Solo mole e ausência de nível de água.
  • c) Solo colapsível e presença de nível de água.
  • d) Solo resistente e ausência de nível de água.
#156418
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(1,0) 12 - 

O laudo de sondagem de um terreno indicou Índices de Resistência à Penetração (NSPT) com valores inferiores a 5 (cinco).

Com base nesta informação, assinale a alternativa que descreve esse tipo de terreno.

  • a) Argila rija.
  • b) Areia compacta.
  • c) Silte argiloso médio.
  • d) Solo mole.
#156419
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(1,0) 13 - 

No detalhamento esquemático da viga em concreto armado mostrado na Figura 1, as armaduras indicadas por I, II e III são respectivamente:

  • a) Armadura longitudinal negativa, armadura longitudinal positiva, armadura transversal.
  • b) Armadura longitudinal positiva, armadura de ancoragem, armadura transversal.
  • c) Armadura longitudinal, armadura de ancoragem, armadura transversal.
  • d) Armadura de ancoragem, armadura transversal positiva, armadura de pele.
#156420
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(1,0) 14 - 

No projeto estrutural de um edifício em concreto armado, a planta de cargas e locação de pilares é um desenho composto de:

  • a) Armaduras dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas na fundação.
  • b) Armaduras dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas verticais.
  • c) Dimensões dos arranques dos pilares, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas nos pilares, quadro de armaduras da fundação.
  • d) Dimensões dos pilares no nível da fundação, posição dos pilares em relação a um ponto de referência, quadro de cargas nos pilares.
#156421
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(1,0) 15 - 

Em “Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário”, pode-se definir “Coluna de ventilação” como.

  • a) Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.
  • b) Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é fechada, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
  • c) Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
  • d) Tubo ventilador horizontal que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é fechada, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.