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Simulado UFVJM-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFVJM-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFVJM-MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFVJM-MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFVJM-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFVJM-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFVJM-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFVJM-MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFVJM-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFVJM-MG
Para realizar o simulado UFVJM-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFVJM-MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFVJM-MG é aqui!


#167680
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFVJM-MG
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas sobre circuitos elétricos, eletrônica analógica e digital e técnica básica de manutenção.
I. Entradas não utilizadas de portas lógicas CMOS devem sempre ser conectadas ao nível de tensão que as torna inativas. II. Ultrapassar a capacidade de saída de portas digitais leva imediatamente ao dano do CI por excesso de temperatura. III. O uso de pulseiras especiais aterradas é um dos cuidados recomendados para o manuseio, durante atividades de montagem ou manutenção de placas eletrônicas contendo CIs digitais, especialmente aqueles de elevado índice de integração, para evitar os danos por ESD. IV. Portas ou CIs com saídas de três estados requerem lógica de controle que só habilite um circuito a compartilhar linhas ou barramentos de saída comuns.
Estão corretas as afirmativas:

  • a) I e IV, apenas.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II, III e IV.
#167681
Banca
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Concurso
UFVJM-MG
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(1,0) 2 - 

A Lei Nº 9.674, de 26 de agosto de 1998, regulamenta o exercício da profissão de bibliotecário.
Com base nessa Lei, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A designação “bibliotecário” é privativa aos bacharéis em Biblioteconomia.
  • b) O exercício do cargo de bibliotecário é privativo dos inscritos nos Conselhos Regionais da área, sendo dispensável a indicação de seu respectivo número de registro.
  • c) As bibliotecas públicas localizadas em municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse duzentos exemplares catalogados poderão funcionar sob a supervisão de um técnico em Biblioteconomia.
  • d) A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracterizará o exercício ilegal da profissão de bibliotecário.
#167682
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(1,0) 3 - 

O processo orçamentário tem como fim a previsão dos recursos públicos para sua alocação de forma eficaz, ou seja, prever como deverá ser o gasto / investimento, em função das receitas.
Sobre a Lei do Orçamento, constante na Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
  • b) A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, menos as de operações de crédito autorizadas em lei.
  • c) Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus valores e respectivas deduções.
  • d) A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Legislativo para realizar em qualquer mês do exercício financeiro operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.
#167683
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(1,0) 4 - 

Constituem agravos à saúde relacionados à exposição ocupacional ao ruído, EXCETO:

  • a) Alterações temporárias do limiar auditivo.
  • b) Hipertensão arterial.
  • c) Ruptura traumática do tímpano.
  • d) Otite barotraumática.
#167684
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(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que indica efeito(s) do trabalho em turnos e rodízio de turnos sobre a saúde dos trabalhadores.

  • a) Doenças onco-hematológicas.
  • b) Apneia do sono.
  • c) Síndrome de Burnout.
  • d) Alterações gastrointestinais e metabólicas.
#167685
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(1,0) 6 - 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei Nº 10.861/2004. Analise as seguintes afirmativas sobre o SINAES e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O objetivo da avaliação dos cursos de graduação é o de identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. ( ) O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos municípios e do Distrito Federal. ( ) A aplicação do ENADE será feita periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do segundo e do penúltimo ano de curso. ( ) Ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, o SINAES deverá assegurar, entre outras, o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) V F V F
  • b) F V F V
  • c) V F F V
  • d) F V V F
#167686
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(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa incorreta acerca da regulamentação da Lei da Libras, realizada em 2005.

  • a) O Decreto garante a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, em nível médio e superior, licenciaturas e nos cursos de Fonoaudiologia.
  • b) Por meio do Decreto foram criados o Prolibras, o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais ou na Tradução e Interpretação da Libras / Português.
  • c) O Decreto garante a obrigatoriedade de criação de cursos de formação de professores de Libras e tradutores intérpretes.
  • d) O Decreto garante a obrigatoriedade de matrícula de crianças surdas em escolas ou classes bilíngues.
#167687
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(1,0) 8 - 

São pares mínimos da Libras, EXCETO:

  • a) Televisão e fotografia.
  • b) Gelad@ e queijo.
  • c) Sábado e aprender.
  • d) Manga (fruta) e manga (de roupa).
#167688
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(1,0) 9 - 

Tendo como referência o Decreto Nº 5.800/2006, que dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, é incorreto afirmar que:

  • a) o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB é voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.
  • b) a implantação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação dos cursos do Sistema UAB serão coordenados pelo Ministério da Educação.
  • c) o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB deverá oferecer, prioritariamente, cursos superiores para capacitação de dirigentes e gestores da educação básica dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
  • d) os polos de apoio presencial deverão dispor de infraestrutura e recursos humanos adequados às fases presenciais dos cursos e programas do Sistema UAB.
#167689
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(1,0) 10 - 

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho. Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico. ( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente. ( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica. ( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) V F V F
  • b) F V F V
  • c) V F F V
  • d) F V V F
#167690
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(1,0) 11 - 

Considere um conversor D/A unipolar de 8 bits que apresenta tensão de saída igual a 0,6 V para a entrada 14h.
A resolução e a tensão de fundo de escala desse CDA são, respectivamente, iguais a:

  • a) 25 mV e 6,375 V.
  • b) 25 mV e 6,4 V.
  • c) 30 mV e 7,65 V.
  • d) 30 mV e 600 mV.
#167691
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(1,0) 12 - 

Os reatores eletrônicos modernos para lâmpadas fluorescentes substituíram os antigos reatores eletromagnéticos, que eram grandes, pesados e com baixa eficiência. Embora a potência de tais lâmpadas seja baixa, na faixa mais popular de 9 W a 40 W, a soma da potência resultante do conjunto existente é muito elevada e justifica o empenho em desenvolver equipamentos melhores.
Entre as funções dos reatores eletrônicos está a de produzir alta tensão, limitar e estabilizar a corrente da lâmpada, reduzir a interferência na rede e corrigir o FP.
Considerando tais características, o dispositivo chaveador de potência mais apropriado para uso na comutação do inversor contido no reator é:

  • a) SCR.
  • b) TRIAC.
  • c) IGBT.
  • d) MOSFET.
#167692
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(1,0) 13 - 

Em relação ao adicional de irradiação ionizante, é correto afirmar:

  • a) O adicional de irradiação ionizante somente poderá ser concedido aos indivíduos ocupacionalmente expostos – (IOE), que exerçam atividades em área controlada ou em área supervisionada.
  • b) Considera-se área supervisionada aquela sujeita a regras especiais de proteção e segurança com a finalidade de controlar as exposições normais ou de prevenir a disseminação de contaminação radioativa.
  • c) Todas as instalações que operam fontes emissoras de radiação ionizante devem ser credenciadas junto à Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e ao órgão de Vigilância Sanitária, conforme a legislação pertinente.
  • d) O direito ao recebimento do adicional irradiação ionizante prevalece mesmo quando decorre de trabalho realizado em local inadequado em virtude de questões gerenciais ou problemas organizacionais.
#167693
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(1,0) 14 - 

As técnicas de eletroforese são usadas para a separação e análise de amostras de biomoléculas. Essas técnicas diferenciam trechos de amostras que migram por um campo elétrico em um gel.
Essas técnicas são utilizadas para as seguintes biomoléculas:

  • a) proteínas e lipídeos
  • b) ipídeos e carboidratos
  • c) carboidratos e ácidos nucleicos
  • d) ácidos nucleicos e proteínas
#167694
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(1,0) 15 - 

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias. Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade. ( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo. ( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino. ( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.
Assinale a sequência CORRETA.

  • a) V F V F
  • b) F V F V
  • c) V F F V
  • d) F V V F