Processando...

Simulado UFU | VESTIBULAR

Simulado UFU

Simulado UFU

Se você irá prestar o concurso UFU não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFU

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFU foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFU
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFU
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFU

  1. Todos Simulados UFU
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFU e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFU

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFU, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFU

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#228982
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No período clássico, nenhum dos gregos – sejam eles historiadores ou filósofos – registra uma suposta derivação "oriental" da Filosofia. De fato, a partir do momento em que nasce, ela representa uma nova forma de expressão espiritual, com elementos e inflexão únicos. Sobre o nascimento da filosofia na Grécia e sua relação com o mito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Já em seu início, a filosofia pretende explicar a totalidade das coisas, sem exclusão de partes ou momentos, tal como registrado na investigação de Tales, que buscou o princípio de tudo o que existe.
  • b) A filosofia pretende ser, já em seu início, explicação puramente racional do(s) objeto(s) de sua investigação. Vale aqui o argumento lógico, a motivação razoável, o logos.
  • c) Os deuses das narrativas antropomórficas são representações, em plano religioso, dos princípios da filosofia naturalística, dispostos, segundo metodologia comum, à razão e ao mito.
  • d) A filosofia é busca pela verdade segundo impostação teorética, livre de qualquer submissão de natureza pragmática ou de vantagem prática, exercício de pura contemplação.
#228983
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Em 1987, a então Primeira-Ministra da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher, deu uma declaração durante uma entrevista que resumia, em parte, o seu ideário político liberal: “A sociedade não existe. Existem homens, existem mulheres e existem famílias”. O governo de Thatcher ficaria conhecido como um dos precursores do chamado Estado neoliberal, que enfatizava, entre outros ideais, o individualismo. Assim, esta concepção de governo contradiz os fundamentos da Sociologia de Durkheim, segundo o qual a sociedade poderia ser identificada

  • a) como a soma de indivíduos que definem seus valores em comum, unindo-se por laços de solidariedade voluntária.
  • b) a partir da existência de um contrato social que dá origem ao Estado e à sociedade civil.
  • c) como o resultado da ação da classe dominante, capaz de reunir e controlar as massas.
  • d) pela síntese de ações e sentimentos individuais que originam uma vida psíquica sui generis.
#228984
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Em seu poema, Parmênides argumenta em favor do que parecem ser três "vias" ou "caminhos" de investigação. Deles, considerou apenas um absolutamente verdadeiro; outro, totalmente falso, e um terceiro, verossímil. Sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) O ser é a única coisa pensável e exprimível. Pensar é ser e o não-ser é absolutamente impensável.
  • b) O ser de Parmênides possui sentido unívoco, isto é, assume, em sua formulação, o princípio da não contradição.
  • c) O ser é ingênito, incorruptível, não tem passado nem futuro, é agora, imutável e imóvel.
  • d) O ser pode ser e não ser ao mesmo tempo em situações específicas, como no caso de manifestar-se fisicamente, em dimensão humana.
#228985
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émille Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna. Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado

  • a) pela excessiva regulamentação estatal sobre as atividades econômicas.
  • b) pela intensificação dos laços de solidariedade mecânica no interior das corporações.
  • c) pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
  • d) pelo aprofundamento da desigualdade econômica.
#228986
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Segundo Giovanni Reale, "a metafísica aristotélica é inteiramente constituída por termos e conceitos pluridimensionais e polivalentes, e isso vale a começar pelo próprio conceito que define 'metafísica‘ ou 'filosofia primeira‘, que constantemente, ao longo dos catorze livros, é determinado de quatro modos diferentes". REALE, G. Aristóteles: Metafísica. Ensaio Introdutório, Vol 1. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Ed. Loyola, 2001, p. 37.
Sobre os quatro modos diferentes, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Trata-se de ciência do ser enquanto ser e do que compete ao ser enquanto ser, isto é, ciência das causas e dos princípios supremos.
  • b) Trata-se de ciência da percepção sensível e, então, ancorada em constatações empíricas que buscam no ―o quê‖ as coisas que são a sua razão de ser.
  • c) O ser tem múltiplos significados, então, a metafísica é ciência das causas e dos princípios da substância, fundamento de todos os outros significados.
  • d) A metafísica é ciência teológica ou relativa às coisas divinas, pois se dedica a uma substância primeira, transfísica ou suprafísica.
#228987
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Até a noite de 28 de junho, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) eram, sistematicamente, acuados e sofriam todo tipo de preconceitos, agressões e represálias por parte do departamento de polícia de Nova Iorque. Mas nesta noite, a população LGBT, presente no bar Stonewall Inn, se revoltou contra as provocações e investidas da polícia e, munida de coragem, deu um basta àquela triste realidade de opressão. Por três dias e por três noites, pessoas LGBT, e aliadas, resistiram ao cerco policial e a data ficou conhecida como a Revolta de Stonewall. Surgiu o Gay Pride e a resistência conseguiu a atenção de muitos países, em especial a do governo estadunidense, para os seus problemas. Disponível em:<;.

Considerando o texto, é correto afirmar que os novos movimentos sociais:

  • a) São definidos por sua associação às organizações de classe e defesa da população marginalizada.
  • b) Ampliam e redefinem as formas de participação política em regimes democráticos.
  • c) Lutam exclusivamente em defesa de seus interesses econômicos a partir de estruturas partidárias.
  • d) Reivindicam a extensão de direitos sociais, civis e políticos, necessariamente universalizáveis.
#228988
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Sobre a compatibilidade ou incompatibilidade entre fé cristã e filosofia grega, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A filosofia grega conhece o princípio de unidade do divino, mas numa esfera que acolhia grande multiplicidade de entes, forças e níveis hierárquicos. Portanto, permaneceu sempre aquém de uma concepção propriamente monoteísta.
  • b) A propósito do problema da "origem dos seres", a mensagem cristã rompe com a filosofia grega na medida em que fala de "criação". Deus, segundo tal mensagem, não usou nada preexistente, como o Demiurgo de Platão, nem se valeu de "sub-motores", como a divindade aristotélica.
  • c) Na filosofia grega, o homem está sempre inscrito em um horizonte cosmocêntrico. Ali, o homem não é a realidade mais elevada, mas tão-somente parte de algo que lhe é superior. No âmbito da fé cristã, o homem é visto como criatura privilegiada no processo de criação divina.
  • d) Platão fala de unicidade do Demiurgo (divino ordenador do cosmos) e Aristóteles trata de um primeiro motor imóvel único, pensamento de si mesmo: com a Bíblia, tem-se apenas a ratificação de um monoteísmo já defendido pela Filosofia Antiga.
#228989
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número de populações ditas primitivas se autodesigna com um nome que significa 'os homens' (ou às vezes - digamo-lo com mais discrição? - os 'bons', os 'excelentes', 'os completos'), implicando assim que as outras tribos, grupos ou aldeias não participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de 'maus', 'malvados', 'macacos da terra' ou de 'ovos de piolho'. LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Antropologia Estrutural Dois. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1989: 334.
Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento que é comum às das sociedades humanas quando defrontadas com a diversidade cultural. Tal reação pode ser definida como uma tendência:

  • a) Etnocêntrica
  • b) Iluminista
  • c) Relativista
  • d) Ideológica
#228990
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A relação entre vocês e res, entre linguagem e realidade, constitui elemento central da assim denominada "questão dos Universais", importante por causa de suas repercussões linguísticas, epistemológicas e teológicas. Sobre a controvérsia dos Universais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) O nominalismo sustenta a tese segundo a qual os termos universais são res, entidades linguísticas com existência metafísica objetiva.
  • b) Um célebre defensor do realismo foi Guilherme de Champeaux (1070-1121), para o qual há perfeita correspondência entre os conceitos universais e a realidade.
  • c) Para Roscelino, os Universais (ou conceitos universais) são desprovidos de valor, pois não se referem a nenhuma res. Segundo ele, todas as coisas existentes são singulares ou separadas.
  • d) Abelardo propõe uma forma reelaborada de aristotelismo: embora não seja um arquétipo ideal, o universal é conceito obtido por meio de abstração.
#228991
Banca
COPEVE-UFU
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A política neoliberalista é, segundo alguns estudiosos, uma resposta à crise do capitalismo na segunda metade do século XX. Tal política ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em 1989, apoiada naquele momento principalmente pela primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, e pelo presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Qual das características abaixo NÃO está ligada às propostas neoliberais?

  • a) Redução de gastos governamentais.
  • b) Preservação econômica da soberania nacional frente às importações.
  • c) Liberação para entrada do capital estrangeiro.
  • d) Privatizações.