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Simulado UFTM de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFTM de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#150768
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFTM
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(1,0) 1 - 

“A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações”. Nesse espaço virtual, consta que as instituições de ensino podem acessar diferentes serviços da Plataforma Lattes, dentre eles o Espelhamento e a Extração de Currículos (CV), de Grupos de pesquisa e Instituições de ensino. Consta, também, no site em questão, que “A extração de dados de CV e Grupos de Pesquisa está disponível a todas as instituições de ensino e pesquisa e inovação do País, que desejam obter os dados dos grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e alunos registrados na Plataforma Lattes”, esclarecendo que “As instituições interessadas devem encaminhar ofício à Presidência do CNPq, devidamente assinado pelo seu Dirigente máximo, contendo a exposição de motivos e

    • a) a planilha de utilização institucional dos dados a serem extraídos da Plataforma”.
    • b) o compromisso de relatório circunstanciado de utilização dos dados”.
    • c) a declaração de sigilo absoluto em relação às informações extraídas”.
    • d) a destinação a ser dada aos dados a serem extraídos”.
    #150769
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFTM
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 2 - 

    Historicamente as tecnologias da informação e comunicação (TIC) foram utilizadas nas escolas, de início, para melhorar o controle e a gestão técnica, informatizando as atividades administrativas. Posteriormente, as TIC foram gradualmente introduzidas no ensino e na aprendizagem, como atividades adicionais às de sala de aula. Hoje em dia, seu uso tornou-se imprescindível no espaço escolar. Segundo a UNESCO (1998), a introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação nos sistemas educativos constitui “um desafio decisivo e é importante que a escola e a universidade se coloquem no centro desta profunda transformação que afeta o conjunto da sociedade. Não há dúvida de que a capacidade individual de ter acesso e de tratar a informação vai ser um fator determinante para a integração da pessoa, não só no mundo do trabalho mas também no seu ambiente social e cultural.” É igualmente indispensável que os sistemas educativos ensinem a todos os alunos o domínio e a mestria dessas técnicas, a fim de

    • a) “instrumentalizar os alunos para as relações competitivas”.
    • b) “preparar as novas gerações para o mundo globalizado”.
    • c) “não cometer injustiça contra os alunos mais lentos”.
    • d) “não aprofundar ainda mais as desigualdades sociais”.
    #150770
    Banca
    . Bancas Diversas
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    (1,0) 3 - 

    Anastasiou e Pimenta (2010) relatam que a introdução da Didática no Brasil “ocorreu como uma das disciplinas nos cursos de formação de professores. Essa disciplina, em suas origens, foi identificada com uma perspectiva normativa e prescritiva de métodos e técnicas de ensinar, que permanece arraigada no imaginário dos professores ainda hoje”.

    Na mesma obra, as autoras comentam que esse entendimento da Didática está ultrapassado, pois os avanços da Psicologia Cognitiva e os avanços no campo da Didática, de um lado, aliados à própria formação dos professores de outro, permitiram a superação do falso dilema entre ensinar e aprender. Não há momentos estanques ou fragmentados. Aprende-se o tempo todo. “A esse processo compartilhado de trabalhar os conhecimentos, no qual concorrem conteúdo, forma de ensinar e resultados mutuamente dependentes”, Anastasiou e Pimenta denominam processo

    • a) dialético.
    • b) educativo.
    • c) pedagógico.
    • d) de ensinagem.
    #150771
    Banca
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    (1,0) 4 - 

    No livro Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire aborda a “questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”. Nessa obra, Freire (1996) analisa as diferentes exigências do ensinar e, dentre elas, afirma que “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”. Para tal, o autor argumenta que a escola deve

    • a) fazer com que os alunos compreendam que somente os conhecimentos formais são merecedores de crédito.
    • b) limitar-se a transferir os conteúdos aos alunos, uma vez que ela não é partido político para discutir a realidade em que vivem.
    • c) estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos.
    • d) modelar o comportamento dos alunos pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência.
    #150772
    Banca
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    (1,0) 5 - 

    Foi em Brasília, no dia 26 de outubro de 2011, que os dirigentes das Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), celebraram um convênio que “(...) tem por objetivo regular a relação de reciprocidade entre signatárias [as Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior] no que se refere à mobilidade de discentes de graduação, criando, para tanto, o doravante denominado Programa ANDIFES, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as IFES”.

    Na Cláusula Segunda, Parágrafo Primeiro, dispõe-se: “Para que o discente se candidate ao programa, deve ter concluído pelo menos ____________ por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.”

    Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.

    • a) dez
    • b) vinte
    • c) trinta
    • d) quarenta
    #150773
    Banca
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    (1,0) 6 - 

    Foi em Brasília, no dia 26 de outubro de 2011, que os dirigentes das Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), celebraram um convênio que “(...) tem por objetivo regular a relação de reciprocidade entre signatárias [as Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior] no que se refere à mobilidade de discentes de graduação, criando, para tanto, o doravante denominado Programa ANDIFES, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as IFES”.Na Cláusula Primeira – Do objeto, Parágrafo Único, consta que Mobilidade Acadêmica deve ser entendida como a possibilidade efetiva do discente de graduação

    • a) trocar de curso.
    • b) fazer intercâmbio.
    • c) desenvolver pesquisas.
    • d) cursar componentes curriculares em outras unidades.
    #150774
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    (1,0) 7 - 

    O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, sistema informatizado gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, instituído pela Portaria Normativa MEC n° 2, de 26 de janeiro de 2010, passou a ser regido pela Portaria Normativa n° 21/12, a qual dispõe que, no Sisu, por meio de processo autônomo, “são selecionados estudantes, com base, exclusivamente, nos resultados obtidos por eles no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para vagas em cursos de graduação, disponibilizadas

    • a) pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participarem, por meio de assinatura de Termo de Adesão.
    • b) por instituições participantes, públicas e particulares, prioritariamente, em cursos na modalidade de ensino a distância.
    • c) por instituições públicas e particulares de ensino superior em cursos de licenciatura, que a ele aderirem.
    • d) por instituições públicas federais e municipais que oferecem cursos tecnológicos.
    #150775
    Banca
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    (1,0) 8 - 

    Mariane, estudando para o concurso de Técnico em Assuntos Educacionais, promovido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, constatou que o Capítulo IV da Lei n° 9.394/96 contempla, de um modo particular, a avaliação da aprendizagem na Educação Superior. Assim, lê-se no Art. 47, § 2°: “Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas

    • a) da Reitoria”.
    • b) da Diretoria”.
    • c) dos sistemas de ensino”.
    • d) do Conselho Universitário".
    #150776
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    (1,0) 9 - 

    O Guia para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFTM (2018) é um documento que se propõe a orientar os cursos de graduação da UFTM. Com esse intuito, no tópico Acompanhamento e Avaliação dos Processos de Ensino-Aprendizagem (2.2.7.3), dispõe: “No que concerne ao acompanhamento e à avaliação do processo ensino-aprendizagem, deverá existir coerência entre o sistema de avaliação, as concepções filosóficas e metodológicas do curso e o PPI [Projeto Pedagógico Institucional]”. Assim sendo, segundo o referido Guia, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser compreendida como

    • a) um veredito do docente sobre aprovar ou reprovar o aluno mediante resultados dos exames finais.
    • b) uma coleta dos dados que exprimem as mudanças de comportamento do aluno.
    • c) um instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno.
    • d) uma reflexão crítica sobre a prática no processo ensino-aprendizagem.
    #150777
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    (1,0) 10 - 

    O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi criado pela Lei n° 10.861, de 2004, e é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Quanto ao terceiro componente, o Art. 5° da referida Lei dispõe que a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o qual será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.
    Assinale a alternativa que apresenta a periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação, conforme dispõe o § 3° do Art. 5° da citada Lei.

    • a) Anual.
    • b) Bienal.
    • c) Trienal.
    • d) Quadrienal.