Processando...

Simulado UFSCAR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFSCAR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFSCAR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFSCAR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFSCAR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFSCAR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFSCAR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFSCAR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFSCAR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFSCAR
Para realizar o simulado UFSCAR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFSCAR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFSCAR é aqui!


#156447
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O nível de crescimento econômico extraordinário do Brasil, de 1970 a 1973, fez com que o período ficasse conhecido popularmente como “milagre econômico”. Um dos aspectos que caracterizam esse período brasileiro é o fato de que houve

  • a) diminuição da dívida externa.
  • b) aumento da desigualdade socioeconômica.
  • c) democratização da política
  • d) fechamento ao capital estrangeiro.
#156448
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A foto, a seguir, traz Jânio Quadros, eleito presidente do Brasil, em 1960, segurando uma vassoura.

O uso da vassoura como símbolo tinha como finalidade aliar a campanha eleitoral de Jânio

  • a) ao discurso do combate à corrupção na política brasileira.
  • b) ao seu posicionamento anticomunista e anticubano.
  • c) ao seu alinhamento ao Bloco Capitalista na Guerra Fria.
  • d) aos sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais.
#156449
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Leia os textos.
Texto I Na verdade, a escravidão no Brasil agrário-patriarcal pouco teve de cruel. O escravo brasileiro levava, nos meados do século XIX, quase vida de anjo, se compararmos sua sorte com a dos operários ingleses do mesmo período.
(Gilberto Freyre, 1964[1922]:98. Em: Flávio R. Versiani. Escravidão “suave no Brasil: Gilberto Freyre tinha razão? P. 167. Adaptado. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0101-31572007000200001. Acesso em 02.10.2016)
Texto II Uma constante durante a vigência da escravidão no Brasil foi a equiparação do corpo do cativo ao dos animais. Em face disso, era usada constantemente a mutilação, algumas vezes por castigo, com o ferro em brasa, ou pelo corte da orelha do fujão, outras vezes como símbolo de propriedade. Além disso, não se pode esquecer as marcas de instrumentos de tortura, como o tronco, os açoites, os sinais de queimaduras. Raramente um escravo não apresentava uma das marcas de violação no seu corpo. (Clovis Moura. Dicionário da Escravidão. Adaptado)
Analisando-se os dois textos, pode-se concluir corretamente que

  • a) a opinião expressa no texto I é comprovada pelas informações do texto II.
  • b) as declarações do texto II complementam as do texto I.
  • c) as informações do texto II contrariam as ideias do texto I.
  • d) os conteúdos são diferentes, mas os autores defendem a mesma opinião.
#156450
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Leia o texto. A principal contribuição dos povos indígenas para a riqueza socioeconômica do país é a megabiodiversidade existente em suas terras, que representam quase 13% do território brasileiro, a maior parte totalmente preservada. Fotos de satélites mostram que as terras indígenas são verdadeiras ilhas de florestas verdes, estando rodeadas por pastos e cultivos de monoculturas. Esta não é apenas uma riqueza dos índios, mas de todos os brasileiros e dos viventes do planeta, na medida em que são florestas que contribuem para amenizar os graves desequilíbrios ambientais da Terra nos tempos atuais.
(Gersem Baniwa. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/Museu Nacional, 2006. Adaptado)
O texto tem como finalidade demonstrar

  • a) a fragilidade das lutas dos povos indígenas pela demarcação de terras no Brasil.
  • b) a necessidade de integrar os povos indígenas à sociedade nacional não indígena.
  • c) a falta de estrutura para o desenvolvimento das terras indígenas demarcadas
  • d) a importância da demarcação das terras indígenas para o Brasil como um todo.
#156451
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O regime cubano, implantado pela Revolução Cubana de 1959 e liderado por Fidel Castro, implementou, entre outras medidas:

  • a) fim das barreiras alfandegárias para a importação e privatização das indústrias de base.
  • b) extinção dos partidos políticos e de todas as formas de participação popular na política.
  • c) reforma agrária e nacionalização de setores econômicos antes controlados por empresas norte-americanas.
  • d) privatização das propriedades de terras e estímulo à entrada de investimentos norte-americanos.
#156452
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Leia o texto. Evidentemente que revoltas populares chegaram a ocorrer, como, por exemplo, a rebelião organizada por Tupac Amaru, na região do Peru. No entanto, todas elas foram frontalmente combatidas, não apenas pelas autoridades espanholas, mas também pelas elites criollas, temerosas da “haitinização” dos movimentos de independência que ocorriam na América. (http://educacao.globo.com/hist... i ndependencia-da-america-espanhola.html. Acesso em 03.10.2016. Adaptado)
A “haitinização”, mencionada no texto, é uma referência

  • a) ao movimento de escravização de indígenas para a monocultura de cana na região do Caribe.
  • b) à situação de pobreza em que vivia a maior parte da população nativa da América Colonial.
  • c) ao tipo de comércio realizado pela metrópole francesa com suas colônias da América Central.
  • d) ao processo de independência do Haiti, que foi liderado por escravos de origem africana.
#156453
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Observe o mapa para responder à questão
Brasil: Taxa de mortalidade infantil - 2011

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira permitem afirmar que as taxas de mortalidade infantil

  • a) são mais elevadas nas regiões mais populosas.
  • b) revelam as diferenças socioeconômicas entre as regiões.
  • c) permanecem elevadas nas regiões Sul e Centro-Oeste.
  • d) são mais altas nas regiões mais urbanizadas.
#156454
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Observe o gráfico para responder à questão. Brasil: Matriz de transportes de carga – 2011


Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão obtida após a leitura do gráfico.

  • a) O desequilíbrio entre os meios de transporte utilizados no Brasil é evidente.
  • b) O rodoviarismo deixou de ser uma realidade no Brasil, na década passada.
  • c) O transporte por ferrovias deve ultrapassar o das rodovias ainda nesta década.
  • d) As hidrovias são utilizadas apenas nas regiões mais populosas do país.
#156455
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

reduzir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.

Desmatamento na Amazônia até 2013

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico da Amazônia permitem afirmar que a área de desmatamento

  • a) é consequência do aumento das atividades mineradoras.
  • b) está relacionada ao crescimento da agricultura familiar.
  • c) atinge as nascentes de rios da bacia do rio São Francisco.
  • d) coincide com a expansão da agropecuária na região.
#156456
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Mudanças climáticas impactarão ainda mais a área da saúde, diz Organização Mundial da Saúde. O mundo deve se preparar para os impactos potencialmente devastadores das mudanças climáticas na saúde humana, disseram autoridades de várias partes do mundo reunidas em Paris, durante o mês de julho de 2016.
(http://g1.globo.com/bemestar/n... impactarao-ainda-mais-area-da-saude-diz-oms.html. Adaptado)
Algumas dessas consequências das mudanças climáticas podem ser evitadas se, nas próximas décadas, a humanidade

  • a) controlar o uso indiscriminado da água nas áreas urbanas.
  • b) diminuir o ritmo de crescimento das taxas de fertilidade e natalidade.
  • c) aumentar a produção mundial de produtos agrícolas orgânicos.
  • d) reduzir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.
#156457
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Observe o gráfico para responder à questão. Produção Mundial Soja em Grãos Safra 2013/2014 (%)


A respeito dos países destacados no gráfico, é correto afirmar que

  • a) apenas três deles concentram cerca de 3/4 da produção mundial.
  • b) somente os Estados Unidos produzem soja transgênica.
  • c) o continente asiático lidera a produção mundial de soja.
  • d) apenas o Brasil e a Argentina produzem para consumo interno.
#156458
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Enfrentando momentos bem desiguais em suas economias, os líderes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem a partir de 15 de outubro, no pequeno Estado indiano de Goa, com a difícil tarefa de tentar mostrar alguma unidade no grupo.
(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1822802-brics-tentamsuperar -momentos-desiguais-em-cupula-na-india.shtml. Adaptado)

A respeito do grupo dos Brics, é correto afirmar que

  • a) Brasil e Rússia são dependentes da importação de petróleo.
  • b) África do Sul e China estão entre os países que mais recebem imigrantes.
  • c) China e Índia são dois países que apresentam grande participação no comércio mundial.
  • d) Índia e Rússia estão entre os países de maior produção mundial de café e cacau.
#156459
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

José treinou para uma corrida de bicicleta e, no 1° dia de treino, percorreu 1 km. No 2° dia, percorreu 1,8 km e, assim, a cada dia percorria 800 m a mais do que percorria no dia anterior. O número de quilômetros que José percorreu, no 10o dia de treino, foi

  • a) 9,0.
  • b) 8,2.
  • c) 7,8
  • d) 7,4.
#156460
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Em um pacote, há 20 balas de chocolate e 16 balas de leite. Jardel comeu 1/5 das balas de chocolate, e seu primo comeu 1/4 das balas de leite. Todas as balas restantes foram colocadas em um pote. Se o irmão de Jardel retirar uma bala desse pote, a chance de a bala ser de chocolate é de

  • a) 5 em 9.
  • b) 4 em 9.
  • c) 4 em 7.
  • d) 3 em 7.
#156461
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFSCar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Pedro dispõe, em sua casa, das seguintes frutas: mamão, banana, abacaxi, manga e morango e irá fazer uma salada de frutas utilizando exatamente 3 dessas frutas. Sabendo que Pedro não gosta de misturar manga com morango, o número de maneiras diferentes de ele escolher as 3 frutas é

  • a) 4.
  • b) 5.
  • c) 6.
  • d) 7.