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Simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial | CONCURSO

Simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial

SIMULADO UFSC | PEDAGOGO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Pedagogo – Educação especial.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Coperve-UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo – Educação especial, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Pedagogo – Educação especial contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#50627
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(1,0) 1 - 

Sobre a história da educação especial, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) Atualmente considera-se que o termo mais adequado para se referir aos estudantes com alguma deficiência é "portador de deficiência".

( ) A educação especial sempre se caracterizou e se organizou em uma perspectiva inclusiva.

( ) A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil mostra que o poder público assumiu integralmente o atendimento educacional dessas pessoas desde o período imperial.

( ) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.

 

  • a) F - V - V - F
  • b) V - F - F - V
  • c) F - F - F - V
  • d) V - V - F - F
  • e) V - F - V - F
#50628
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(1,0) 2 - 

A primeira iniciativa brasileira quanto à organização de serviços para atendimento educacional das pessoas com deficiência ocorreu com a criação:

  • a) do Instituto dos Meninos Cegos e do Instituto dos Surdos-Mudos.
  • b) das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).
  • c) das classes especiais.
  • d) da Sociedade Pestalozzi.
  • e) das salas de recursos multifuncionais.
#50629
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(1,0) 3 - 

De acordo com a Lei n. 13.496/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), as barreiras referentes às atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são:

  • a) barreiras tecnológicas.
  • b) barreiras comportamentais.
  • c) barreiras atitudinais.
  • d) barreiras arquitetônicas.
  • e) barreiras nas comunicações e na informação.
#50630
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(1,0) 4 - 

Segundo a Lei n. 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é correto afirmar que:

  • a) a pessoa com esse transtorno não faz parte do público-alvo da educação especial.
  • b) esse transtorno é caracterizado como uma deficiência temporária nos processos de interação social.
  • c) a pessoa com transtorno do espectro autista deve ser escolarizada em instituições especializadas para o atendimento ao transtorno.
  • d) a pessoa com esse transtorno é considerada uma pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
  • e) o diagnóstico desse transtorno pode ser dado por profissionais de educação especial.
#50631
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(1,0) 5 - 

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a educação especial é:

  • a) uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
  • b) uma modalidade que deve, no que for possível, enquadrar-se no sistema geral de educação, a fim de integrar os alunos com deficiência na comunidade.
  • c) uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
  • d) específica para atender crianças e jovens que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados.
  • e) específica para crianças e jovens com deficiência que possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais.
#50632
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(1,0) 6 - 

De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a pessoa com deficiência é aquela que apresenta:

  • a) perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
  • b) impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  • c) déficit de atenção, hiperatividade, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades e dificuldades de aprendizagem, não correspondendo aos padrões de ritmo e aprendizagem referentes à maioria das pessoas da mesma idade.
  • d) limitações de participação na sociedade e de desenvolvimento em função de sua condição orgânica que causem impedimentos permanentes.
  • e) deficiência física ou mental, ou que se encontra em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula.
#50633
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(1,0) 7 - 

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma __________ e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação.

 

  • a) dependente
  • b) assistencial
  • c) restritiva
  • d) independente
  • e) segregada
#50634
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(1,0) 8 - 

Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) O modelo social de deficiência propõe uma crítica à noção de tragédia pessoal e compromete a sociedade com a produção da experiência da deficiência.

( ) O modelo biomédico compreende a deficiência como uma relação entre o corpo com lesão e o contexto social e sugere uma mudança no ambiente para acolher a diversidade humana.

( ) O modelo social de deficiência compreende que a experiência da condição de deficiência e o enfrentamento de barreiras são inerentes ao ciclo de vida humana.

( ) O modelo biomédico valoriza a transversalidade da deficiência, de modo a relacioná-la com categorias de gênero, raça, idade, religião e classe social.

( ) O modelo biomédico traz contribuições para a ampliação dos programas de reabilitação e campanhas para a prevenção das deficiências.

  • a) F - V - F - V - V
  • b) V - V - F - F - F
  • c) V - F - V - F - V
  • d) F - V - V - F - V
  • e) F - F - V - V - F
#50635
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(1,0) 9 - 

Analise as afirmativas abaixo, a respeito da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e assinale a alternativa correta.

 

I. É um instrumento estatístico utilizado na coleta de dados para sistemas de gerenciamento de informações.

II. É um instrumento de pesquisa para medir resultados, qualidade de vida ou aspectos ambientais.

III. É um instrumento clínico utilizado na avaliação de necessidades e na compatibilidade dos tratamentos.

IV. É um instrumento de política social utilizado no planejamento de sistemas de previdência social e implementação de políticas públicas.

V. É um instrumento pedagógico utilizado na elaboração de programas educativos e realização de ações sociais.

 

  • a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#50636
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(1,0) 10 - 

A Resolução CNE/CEB n. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:

  • a) substituir a formação do aluno em sala de aula comum pela disponibilização, em Salas de Recursos Multifuncionais, de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
  • b) complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
  • c) reforçar os conteúdos trabalhados na sala de aula comum.
  • d) promover adaptações curriculares para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • e) garantir condições de igualdade no acesso ao conhecimento por parte dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
#50637
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(1,0) 11 - 

De acordo com o Documento Orientador do Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior (SECADI/SESu, 2013), assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar-lhes o direito __________________________, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência.

 

 

  • a) ao acompanhamento de um familiar em todas as atividades
  • b) à dispensa de frequência em disciplinas incompatíveis a sua condição de deficiência
  • c) a ser aprovado sem avaliações formais
  • d) à redução de carga horária mediante apresentação de laudo médico
  • e) à participação na comunidade com as demais pessoas
#50638
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(1,0) 12 - 

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica. Em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.

II. Fazer o diagnóstico indicando a patologia dos estudantes atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais e compartilhar com todos os professores para que eles tenham conhecimento a fim de construir seus planos de trabalho.

III. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

IV. Definir os conteúdos trabalhados em sala de aula comum pelos demais professores, pois é o professor do AEE que tem conhecimento sobre os conteúdos que devem ser trabalhados com o estudante público-alvo da educação especial.

V. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

 

  • a) Somente os itens II, IV e V estão corretos.
  • b) Somente os itens I e IV estão corretos.
  • c) Somente os itens I, III e V estão corretos.
  • d) Somente os itens II, III e V estão corretos.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#50639
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(1,0) 13 - 

A Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) prevê que o profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de:

  • a) substituição do professor da classe comum nas suas ausências.
  • b) lazer e entretenimento do estudante com deficiência que não se adequar à dinâmica do cotidiano escolar.
  • c) cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, podendo ser membro ou não da família.
  • d) alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária.
  • e) atenção à saúde do estudante com deficiência na escola.
#50640
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(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) indica que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados ___________ em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

 

  • a) aulas de reforço escolar
  • b) escolas especializadas
  • c) classes especiais
  • d) segundo professor
  • e) sistema educacional inclusivo
#50641
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(1,0) 15 - 

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), ao longo de todo o processo de escolarização, o Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva deve estar articulado com:

  • a) a instituição especializada que o aluno frequentar.
  • b) a proposta pedagógica do ensino comum.
  • c) o diagnóstico da equipe multidisciplinar.
  • d) questões específicas da deficiência apresentada pelo aluno.
  • e) as definições da família.