Processando...

Simulado UFSC | Enfermeiro | CONCURSO

Simulado UFSC | Enfermeiro

SIMULADO UFSC | ENFERMEIRO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Enfermeiro.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Coperve-UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Enfermeiro, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Enfermeiro contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50647
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

De acordo com a Resolução COFEN n. 311/2007, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise os itens abaixo a respeito das responsabilidades e dos deveres desses profissionais e assinale a alternativa correta.

 

I. Art. 11 - Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.

II. Art. 12 - Assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

III. Art. 20 - Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca do estado de saúde do paciente e tratamento.

IV. Art. 30 - Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem se certificar da possibilidade de riscos.

V. Art. 41 - Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

 

  • a) Somente os itens I, IV e V estão corretos.
  • b) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • c) Somente os itens II, III e V estão corretos.
  • d) Somente os itens I, II e V estão corretos.
  • e) Somente os itens I, II e III estão corretos.
#50648
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução COFEN n. 311/2007, Capítulo V, que dispõe sobre infrações e penalidades, e assinale a alternativa correta.

 

I. São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou, ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.

II. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.

III. A penalidade de suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por período superior a 29 dias.

IV. As penalidades de suspensão e de cassação do direito ao exercício profissional são da alçada do Conselho Federal de Enfermagem.

V. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos, do dano e de suas consequências.

 

  • a) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
#50649
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

A mensuração da qualidade da assistência de enfermagem e dos custos nas instituições de saúde por meio da avaliação dos registros dos prontuários dos pacientes constitui-se em uma atividade do(a) enfermeiro(a), prevista na Resolução COFEN n. 266/2001. A correta denominação dessa função é:

  • a) gestão da equipe de enfermagem.
  • b) otimização da assistência de enfermagem.
  • c) acreditação dos serviços de enfermagem.
  • d) auditoria de enfermagem.
  • e) efetividade da assistência de enfermagem.
#50650
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.

II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de Enfermagem, Cuidado, Saúde e Ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.

III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do Processo de Enfermagem.

IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.

V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.

 

  • a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas III e V estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
#50651
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.

II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.

III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.

IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.

V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.

 

  • a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
#50652
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Sobre as situações de conflitos nas organizações, Ciampone e Kurcgant (2016, p. 52) ressaltam que, "dependendo do paradigma de base, isto é, dos sentimentos, valores, crenças, propósitos e mecanismos que são adotados para se olhar e apreender a realidade, é que serão decididas a direção para uma ou outra proposta de trabalho e a ação diante das situações de conflito". Nesse sentido, analise as correlações abaixo entre as teorias ou paradigmas e a visão sobre os conflitos e assinale a alternativa correta.

 

I. Teoria Clássica: parte do pressuposto de que o conflito pode ser suprimido.

II. Teoria Científica: parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais.

III. Teoria das Relações Humanas: visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.

IV. Enfoque Gerencial Contemporâneo: as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente à medida que eles surgem, e não aquelas que não têm conflitos.

  • a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
#50653
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Um indivíduo idoso chegou ao ambulatório de um hospital geral para a consulta de enfermagem. Ao exame físico, o(a) enfermeiro(a) evidenciou uma lesão por pressão estágio 3 na região do calcâneo direito. Dirigiu-se, junto com o paciente, à sala na qual preparou o material e realizou o curativo. Com base nessa situação e considerando a teoria marxista do Processo de Trabalho em Enfermagem, é correto afirmar que:

  • a) o indivíduo idoso constitui a finalidade de trabalho do(a) enfermeiro(a).
  • b) a intervenção do(a) enfermeiro(a), ao realizar o curativo, caracterizou o objeto do seu trabalho.
  • c) o indivíduo idoso constitui o objeto de trabalho do(a) enfermeiro(a).
  • d) o exame físico é a finalidade do processo de trabalho do(a) enfermeiro(a).
  • e) o cuidado é o objeto de trabalho do(a) enfermeiro(a).
#50654
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Conforme disposto no artigo 7º da Lei Orgânica da Saúde n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo a determinados princípios. Sobre o assunto, analise os itens abaixo, identifique os que correspondam a essas diretrizes e assinale a alternativa correta.

 

I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

II. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços curativos e individuais, padronizando a atenção de saúde independentemente dos níveis de complexidade do sistema.

III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

IV. Utilização de pretexto político e deliberado para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

V. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.

  • a) Somente os itens I, II e V estão corretos.
  • b) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • c) Somente os itens I, II e IV estão corretos.
  • d) Somente os itens I, III e V estão corretos.
  • e) Somente os itens II, III e V estão corretos.
#50655
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.

II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% - 1,8%.

III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.

IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.

 

  • a) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#50656
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Por meio da Portaria MS nº 2.436/2017, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) com vistas à revisão da regulamentação de implantação e operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente atenção básica na Rede de Atenção à Saúde (RAS). De acordo com essa portaria analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A atenção básica é a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

II. A PNAB tem na saúde da família sua estratégia prioritária, considerada a única opção de modelo para expansão e consolidação da atenção básica.

III. Os Agentes Comunitários da Saúde (ACS) são essenciais na composição da equipe de atenção básica, sendo recomendadas até 750 pessoas por ACS em áreas de grande dispersão territorial, risco e vulnerabilidade social.

IV. São atribuições específicas do(a) enfermeiro(a) na atenção básica a realização de consultas de enfermagem, procedimentos, solicitação de exames complementares, prescrição de medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas ou outras normativas técnicas, observadas as disposições legais da profissão.

V. Na organização do processo de trabalho da atenção básica, é possível, de acordo com a necessidade e conformação do território, através de pactuação e negociação entre gestão e equipes, que o usuário seja atendido fora de sua área de cobertura, mantendo o diálogo e a informação com a equipe de referência.

  • a) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
#50657
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Homem de 65 anos, 75 kg, com diagnóstico médico de pneumonia, está recebendo Garamicina (Gentamicina) 2 g, de oito em oito horas, endovenoso. Quais dos exames laboratoriais abaixo devem ser monitorados pelo(a) enfermeiro(a)?

  • a) Hematócrito e hemoglobina.
  • b) Contagem de plaquetas e tempo de coagulação.
  • c) BUN (nitrogênio ureico no sangue) e creatinina.
  • d) Sódio e potássio.
  • e) Cálcio e magnésio.
#50658
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade.

 

Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.

II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.

III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.

IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.

V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.

 

 

  • a) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
#50659
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade.

 

Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Ao idoso internado, ou em observação, é assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.

II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.

III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.

IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

  • a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
#50660
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Em termos gerais, os indicadores em saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. Sobre os indicadores em saúde no Brasil, é correto afirmar que:

  • a) sua qualidade não depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos ou tamanho da população em risco) nem da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta ou transmissão dos dados).
  • b) os atributos de um indicador de mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir) e de custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos) são irrelevantes quando são necessárias quaisquer informações de saúde da população.
  • c) espera-se que possam ser analisados e interpretados com facilidade e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, exceto pelos que atuam no controle social do sistema de saúde.
  • d) estão classificados em seis subconjuntos temáticos: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade (inclui fatores de risco), recursos e cobertura.
  • e) possuem pouca relação com o desempenho e os resultados das políticas e programas no país, pois independem dos acordos pactuados nas três esferas de governo.
#50661
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, em forma de proporções, coeficientes ou índices. Sobre a mortalidade proporcional por idade, é correto afirmar que:

  • a) é um indicador calculado com base no total de óbitos fetais e infantis, gerando a proporção de óbitos na faixa etária pretendida.
  • b) quanto piores as condições de vida e de saúde, menor a mortalidade infantil proporcional e maior o valor do indicador de Swaroop e Uemura, pois grande parte das pessoas poderá morrer antes de chegar aos 50 anos de vida.
  • c) na curva de mortalidade proporcional (curva de Nelson de Moraes) devem-se calcular os percentuais de óbitos, especialmente aqueles relacionados à mortalidade infantil e à mortalidade materna, exceto a obstétrica.
  • d) mortalidade proporcional por idade é a proporção de determinada causa de morte (ou agrupamento de causas) em relação ao conjunto de todos os óbitos.
  • e) o nível de saúde regular (curva "U", no gráfico da curva de Nelson de Moraes) reflete que muitos estão morrendo com 50 anos e mais, assim como persiste uma elevada proporção de mortalidade em menores de 1 ano.