Simulado UFSC | VESTIBULAR
📚 Simulado HU-UFSC | Vestibulando | cód.19399
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🧪 Este Simulado HU-UFSC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: HU-UFSC
- 👔 Cargo: Vestibulando
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFSC
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #228382
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(1,0) 1 -
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.
( ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
( ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
( ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
( ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
( ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) F – V – F – F – V
- b) V – F – V – V – F
- c) V – V – F – V – F
- d) V – F – F – V – F
- e) V – F – V – F – V
- #228383
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(1,0) 2 -
Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.
Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
- a) Parsons distingue dois aspectos na evolução da compreensão estética: o estético e o psicológico. O estético permite ver que, em cada estágio, o indivíduo atinge uma nova percepção e utiliza-a para interpretar as imagens de modo mais completo que no estágio anterior.
- b) dentre os pesquisadores que se dedicaram a investigar o desenvolvimento estético sob a abordagem desenvolvimentista, destacam-se Michael Parsons, Abigail Housen e Robert Ott.
- c) para Abigail Housen, o desenvolvimento estético continua durante toda a vida. Isso quer dizer que todos os adultos alcançam estágios mais elevados.
- d) é necessário desvelar como as crianças mudam seus conceitos sobre arte, uma vez que, normalmente, os conceitos que trazem são errados.
- e) para Ott, cinco categorias compõem o sistema que ele propõe: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.
- #228384
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(1,0) 3 -
Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.
Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
- a) o estímulo à expressão do aluno visando à construção de uma visualidade própria, é ponto negligenciado.
- b) sua visão de ensino de Arte liga-se diretamente à visão de Arte como linguagem, formada de elementos estruturantes próprios.
- c) o ensino de arte contempla um ensino dirigido e estruturado sobre modelos, que se definem por etapas não cumulativas.
- d) sua proposta metodológica busca enfrentar questões especificamente referentes ao aprendizado do aluno, sem nem ao menos mencionar o processo do educador.
- e) um de seus propósitos é tentar demonstrar como a obra de arte, signo estético, ocupa lugar de modelo fechado para a produção artística.
- #228385
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa CORRETA.
A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:
- a) expor os estudantes ao conhecimento formal, conceitual e prático em relação às Artes, considerando, ou não, serem as artes parte da cultura de diferentes povos.
- b) cultivar o ‘olho bom’ no lugar do ‘olho curioso’.
- c) levar em conta que nas imagens há mais do que vemos e isto nos leva a realizar investigações sobre os discursos que as medeiam.
- d) explorar os discursos críticos, especificamente de teóricos e de críticos de arte.
- e) evidenciar os objetos das diversas culturas, videoclips, cartazes publicitários, telas de internet etc., desconsiderando os objetos canônicos.
- #228386
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(1,0) 5 -
Assinale a alternativa CORRETA.
A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
- a) apreciação, interpretação, fundamentação e crítica.
- b) interpretação, descrição, análise e revelação.
- c) descrição, análise, interpretação e julgamento.
- d) recepção, interpretação, análise e desvelamento.
- e) citação, descrição, análise e avaliação.
- #228387
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa CORRETA.
Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:
- a) reelaboração.
- b) apropriação.
- c) releitura.
- d) reprodução.
- e) citacionismo.
- #228388
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(1,0) 7 -
Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.
I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA.
- a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- b) Somente a afirmativa II está correta.
- c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
- e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
- #228389
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(1,0) 8 -
“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.
Coluna 1
I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.
Coluna 2
( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) I – IV – III – III – I – IV – II – II
- b) III – II – I – II – IV – I – III – IV
- c) I – IV – II – III – II – III – I – II
- d) III – I – II – II – III – IV – I – IV
- e) I – II – III – II – IV – IV – III – I
- #228390
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(1,0) 9 -
Assinale a alternativa CORRETA.
Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:
- a) ter consciência de que a arte pode conferir identidade às pessoas, por isso precisa ser alimentada com atitudes e valores europeus.
- b) entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade da arte, mas que o próprio conceito de arte pode diferir de um grupo cultural para outro.
- c) compreender a importância da multiculturalidade aditiva.
- d) reconhecer a necessidade de adicionar à cultura dominante tópicos relativos a outras culturas.
- e) crer que formas de arte que são importantes para apenas algumas culturas devem ser eleitas no sentido de ampliar possibilidades multiculturais.
- #228391
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(1,0) 10 -
Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.
- a) happening – arte povera.
- b) performance – arte relacional.
- c) assemblage – arte dadaísta.
- d) instalação – arte conceitual.
- e) grafite – arte contemporânea.