Simulado UFS | Analista Administrativo – Jornalismo | CONCURSO
📚 Simulado UFS | Analista Administrativo - Jornalismo | cód.7760
Está se preparando para o concurso UFS? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFS
- 👔 Cargo: Analista Administrativo - Jornalismo
- 📚 Matéria: Comunicação Social
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: AOCP
- ❓ Quantidade de Questões: 19
- ⏱️ Tempo do Simulado: 57 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFS e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFS
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFS. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFS.
📢 Concursos Abertos para UFS
Veja os concursos abertos da instituição UFS. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #115182
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre o Webjornalismo, assinale a alternativa correta.
- a) A personalização está relacionada à possibilidade do internauta modificar a forma de apresentação do conteúdo, como fonte, cores, etc.
- b) A customização se efetiva menos pela ação do internauta e mais pelos executores do site, que podem oferecer, por exemplo, notícias de acordo com os rastros de leitura do internauta.
- c) Pelo princípio de usabilidade, a parte superior dos sites jornalísticos deve ser usada para material de menos importância.
- d) Assim como na primeira fase da web (a web 1.0), a segunda fase é marcada pelo uso de marketing viral e pela escrita coletiva.
- e) O rádio adquire na web uma existência multimídia, sendo muito mais do que conteúdo sonoro.
- #115183
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A seleção do tipo de papel e do sistema de impressão de um material gráfico está relacionada com o orçamento (dinheiro que será destinado ao projeto), o público e tiragem. Neste sentido, analise as opções abaixo e escolha a alternativa correta em relação a impressão de uma revista mensal, para consultórios médicos, com uma tiragem de 5 mil exemplares com um grande orçamento.
- a) Papel jornal, sistema rotogravura.
- b) Papel couché e sistema offset.
- c) Papel jornal e sistema tipográfico.
- d) Papel couché e sistema flexográfico.
- e) Papel Kraft e sistema offset.
- #115184
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em relação aos principais formatos de papel, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. No Brasil, são utilizados com maior frequência a série AA, BB de papel para impressão.
II. No país também é utilizado o tamanho 50 x 65 cm para impressão de cartões.
III. A série AA mede 76 x 112 cm e o BB 66 x 96 cm.
IV. O formato A4 (210 x 297 mm) não tem relação de dobra com a série AA.
- a) Apenas I.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas I e IV.
- d) Apenas I, III, e IV.
- e) I, II, III, IV.
- #115185
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O design gráfico tem sido influenciado por movimentos culturais e artísticos. Qual é o estilo que representa o começo do design moderno, marcado pelo uso de ornamentos decorativos, inseridos nos propósitos funcionais das peças com vistas a sua utilidade.
- a) De Stijl.
- b) Bauhaus.
- c) Art Noveau.
- d) Futurismo.
- e) Cubismo.
- #115186
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo Dondis, “Existem fórmulas de proporção nas quais a escala pode basear-se”. A mais famosa dessas escalas é
- a) a seção Áurea Grega.
- b) o ponto focal.
- c) o pentagrama.
- d) a simetria.
- e) a Espiral Logarítimica.
- #115187
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A respeito da Semiótica de Charles Sanders Peirce, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Signo é tudo que representa outra coisa ou objeto.
II. A semiótica estabelece uma relação triádica entre objeto, representamen e interpretante.
III. Há três categorias universais de signo: primeiridade, secundidade e terceiridade.
IV. O signo tem dois elementos: significado e significante.
- a) Apenas I.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas I e IV.
- d) Apenas I, II e III.
- e) I, II, III e IV.
- #115188
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A comunicação em que emissor e receptor são instâncias separadas pelo tempo e/ou espaço, apoiada em meios de comunicação como rádio, televisão e mídia impressa pode ser chamada de comunicação
- a) interpessoal.
- b) intrapessoal.
- c) mediada por computador.
- d) intergrupal.
- e) massiva.
- #115189
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Herold Lasswell resumiu sua Teoria da Comunicação às seguintes questões: “quem? diz o quê? em qual canal? para quem? com quais efeitos?”. Elas se referem especificamente a
- a) Emissor, Receptor, Canal, Mensagem, Feedback.
- b) Receptor, Canal, Mensagem, Emissor, Feedback.
- c) Emissor, Mensagem, Canal, Receptor, Feedback.
- d) Emissor, Mensagem, Canal, Feedback, Receptor.
- e) Receptor, Mensagem, Canal, Feedback, Emissor.
- #115190
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O cinema é capaz de estender a realidade da fotografia, pois acrescenta à “presença” da fotografia a sucessão de “imagens em movimento”.
( ) Todo produto televisivo é espaço profícuo para a presença de múltiplas instâncias significativas, exceto o documentário de televisão que é por natureza imparcial.
( ) No telejornalismo, a nota pé se refere às informações adicionais lidas pelo apresentador, ao vivo, no final da matéria.
( ) No telejornalismo, a nota coberta é aquela notícia lida pelo apresentador, ao vivo, sem qualquer imagem ilustrativa.
- a) V – V – V – V.
- b) V – F – V – F.
- c) V – F – F – F.
- d) F – F – F – F.
- e) V – V – V – F.
- #115191
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Quanto ao papel da fotografia no curso da História do jornalismo, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Durante o século XIX, a fotografia sofreu resistência por parte de desenhistas e pintores que, até então, detinham a tarefa de registrar o mundo objetivo.
- b) O fotojornalismo nasceu vinculado exclusivamente ao aprofundamento da informação, sem pretensões de ser elemento diferenciador nas páginas dos jornais.
- c) A atividade específica de fotógrafo jornalista requer conhecimentos que ultrapassam o saber técnico de manusear o equipamento fotográfico.
- d) A imprensa sensacionalista foi uma das primeiras a perceber a potencialidade do fotojornalismo.
- e) Na fotografia, é possível observar a dramaticidade, profundidade e movimento.
- #115192
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Considerando o papel da comunicação dentro das organizações, é correto afirmar que
- a) os meios orais de comunicação podem ser diretos (telefones, por exemplo) e indiretos (reuniões, por exemplo).
- b) o fluxo de comunicação horizontal é aquele que se efetiva das pessoas de instâncias inferiores em direção à cúpula.
- c) a exemplo do fluxo de comunicação ascendente é uma reunião entre pessoas de posições hierárquicas semelhantes de um mesmo setor.
- d) o fluxo de comunicação transversal é desenvolvido principalmente nas organizações orgânicas e flexíveis.
- e) o fluxo de comunicação circular é caracterizado pela redundância e pela repetição.
- #115193
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Informe se é verdadeira (V) ou falsa (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Dentro das comunicações nas organizações, quando a “comunicação formal” está estruturada, a “rede informal” deve ser desestimulada.
( ) Compreende-se como “comunicação formal” aquela estruturada, mas não requerida pelas organizações.
( ) A “rede informal” de comunicação aponta para as necessidades dos sujeitos que transcendem os objetivos da organização.
( ) A “rede informal” de comunicação deve ser evitada pelas organizações, uma vez que se contrapõe a “rede formal” da comunicação.
( ) A “comunicação formal” tem com objetivo integrar a organização e seus membros.
- a) F – F – V – F – V.
- b) V – V – V – V – V.
- c) V – F – V – V – V.
- d) F – F – V – V – V.
- e) F – V – V – V – V.
- #115194
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Quanto às barreiras possíveis de existir no processo comunicativo, assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.
1. Barreiras mecânicas
2. Barreiras fisiológicas
3. Barreiras semânticas
4. Barreiras psicológicas
A. Estão relacionadas aos equipamentos, instrumentos e meios de comunicação.
B. Estão ligadas aos valores, ideias e culturas das pessoas.
C. Pode-se citar como exemplos a surdez e a gagueira.
D. Refere-se à incompatibilidade entre o repertório de emissor e do receptor.
- a) 1A – 2C – 3D – 4B.
- b) 1B – 2C – 3D – 4A.
- c) 1A – 2C – 3B – 4D.
- d) 1C – 2D – 3A – 4C.
- e) 1C – 2D – 3C – 4A.
- #115195
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Quanto ao trabalho das “assessorias de imprensa”, é CORRETO afirmar.
- a) Entre as tarefas do assessor de imprensa, está a de manter contato com repórteres, pauteiros e editores de mídia, fazendo o devido pagamento das matérias publicadas na mídia.
- b) Considerando a não obrigatoriedade do diploma, o assessor de imprensa atualmente não precisa ser jornalista habilitado.
- c) Entre as funções de um assessor de imprensa está a de divulgar informações de interesse do assessorado, quando elas forem compatíveis com o interesse público.
- d) O assessor de imprensa não deve acompanhar as entrevistas de suas fontes, para não influenciar na imagem de autonomia e autoridade do assessorado.
- e) O assessor de imprensa deve evitar participar na definição das estratégias de comunicação da organização assessorada, por ser atividade exclusiva do setor de relações públicas.
- #115196
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
As Teorias da Comunicação se desenvolveram em diferentes lugares e diferentes períodos. São critérios e/ou aspectos que possibilitaram e/ou constituiram este desenvolvimento, EXCETO
- a) a evolução cronológica.
- b) o contexto econômico.
- c) o modelo de processo comunicativo.
- d) o contexto social.
- e) o financiamento estatal.