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Simulado UFS | Analista Administrativo – Administrativo | CONCURSO

Simulado UFS | Analista Administrativo – Administrativo

SIMULADO UFS | ANALISTA ADMINISTRATIVO – ADMINISTRATIVO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFS para o cargo de Analista Administrativo – Administrativo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso UFS . Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Administrativo – Administrativo, contendo Administração Geral que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFS | Analista Administrativo – Administrativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFS .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115293
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 1 - 

Na elaboração do planejamento organizacional, a fixação de objetivos respeita uma hierarquia de objetivos nas empresas. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns exemplos de objetivos estratégicos.

  • a) Visitar grandes clientes a cada 7 dias; oferecer balancetes mensais; obter 12% de retorno sobre o investimento.
  • b) Obter 12% de retorno sobre o investimento; crescer 5% ao ano; nenhum desligamento de empregado.
  • c) Nenhum desligamento de empregado; excelente serviço ao cliente; reduzir refugos em até 3%.
  • d) Reduzir refugos em até 3%; introduzir um novo produto; aumentar as vendas em 5%.
  • e) Aumentar as vendas em 5%; excelente serviço ao cliente; obter 12% de retorno sobre o investimento.
#115294
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
Tipo
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que apresenta a tarefa primária da empresa para a qual os dirigentes precisam estar voltados quando da elaboração do planejamento estratégico.

  • a) Estruturação organizacional.
  • b) Perspectivas futuras.
  • c) Sobrevivência de longo prazo.
  • d) Definição dos produtos e serviços.
  • e) Relacionar com o mercado.
#115295
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com mudança ou criando a mudança. Assinale a alternativa que apresenta as atitudes que precisam ser evitadas na relação do planejamento com a ação.

  • a) O adiamento da implementação e a abreviação da conclusão.
  • b) A busca da perfeição e a fixação de um ideal.
  • c) A paralisia pela análise e a extinção pelo instinto.
  • d) A reserva emocional e a reserva financeira.
  • e) A análise criteriosa e a avaliação contínua.
#115296
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 4 - 

Para melhor entender a cultura organizacional, é preciso distinguir os componentes que são observáveis diretamente daqueles que requerem exame aprofundado. Assim, a cultura de qualquer grupo social, inclusive as organizações, abrange os elementos listados de 1 a 4. Em seguida, são apresentadas algumas formas ou indicadores de como se observa estes elementos da cultura. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Valores. 2. Tecnologia. 3. Símbolos. 4. Artefatos. ( ) Existência de um departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na estrutura da organização. ( ) Jargões ocupacionais que refletem os problemas e as ferramentas de cada ofício. ( ) Tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização. ( ) Participação de novos produtos no faturamento da organização. ( ) A utilização e o arranjo físico do espaço da organização. ( ) Histórias, mitos e heróis da organização.

  • a) 2 – 3 – 1 – 2 – 4 – 3.
  • b) 3 – 1 – 3 – 4 – 3 – 1.
  • c) 3 – 4 – 3 – 2 – 3 – 4.
  • d) 1 – 4 – 3 – 4 – 2 – 1.
  • e) 4 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3.
#115297
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 5 - 

Os princípios de administração da qualidade evoluiram para a filosofia da qualidade total, sendo considerados de modo sistêmico. Assinale a alternativa que apresenta a ênfase desta filosofia.

  • a) A ênfase da qualidade total está no atendimento aos pedidos dos clientes, como estratégia para a continuidade da empresa no mercado.
  • b) A ênfase da qualidade total está no sistema da qualidade, como estratégia para garantir a qualidade de produtos e serviços.
  • c) A ênfase da qualidade total está no processo de produção, orientando a estratégia organizacional no cumprimento de metas e objetivos.
  • d) A ênfase da qualidade total está no planejamento e controle dos resultados, como estratégia para proporcionar o crescimento da organização.
  • e) A ênfase da qualidade total está no relacionamento com os stakeholders, como estratégia de construção e consolidação da organização.
#115298
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 6 - 

Para a mensuração do desempenho, a administração pode utilizar relatórios que permitam fazer comparações e tomar as medidas mais indicadas. A seguir são apresentadas algumas formas de relatórios. Considere estas formas e a descrição de cada um delas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Relatórios especiais. 2. Relatórios periódicos. 3. Relatórios narrativos. 4. Relatórios de progresso. 5. Relatórios estatísticos. ( ) Informam do início à conclusão de uma atividade. ( ) São relatórios de follow-up. ( ) Referem-se a produtos prioritários. ( ) Emitidos semanal ou mensalmente. ( ) Podem ser verbais. ( ) Baseiam-se em comparações quantitativas.

  • a) 2 – 5 – 1 – 3 – 3 – 4.
  • b) 5 – 3 – 2 – 2 – 4 – 1.
  • c) 2 – 3 – 4 – 4 – 1 – 5.
  • d) 4 – 4 – 1 – 2 – 3 – 5.
  • e) 2 – 4 – 5 – 5 – 3 – 1.
#115299
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 7 - 

O Performance Prism é um modelo de medição de segunda geração, projetado para ajudar a selecionar medidas de desempenho - o processo vital de escolher as medidas corretas. É um modelo global de medição que aborda as questões-chave de negócios em uma grande variedade de organizações, lucrativas e sem fins lucrativos. O modelo Performance Prism consiste de cinco aspectos interrelacionados. Assinale a alternativa que apresenta a característica crítica e única deste modelo e que estabelece uma relação simbiótica com alguns destes aspectos.

  • a) Relação recíproca entre os investidores e os administradores da organização.
  • b) Relação recíproca entre os clientes e os fornecedores da organização.
  • c) Relação recíproca entre os stakeholders e a organização.
  • d) Relação recíproca entre o mercado e a organização.
  • e) Relação recíproca entre os funcionários e os administradores da organização.
#115300
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 8 - 

Em um ambiente competitivo, as organizações precisam oferecer, de forma sustentável, mais valor a seus clientes, ou seja, precisam ser administradas estrategicamente. Assinale a alternativa que apresenta um conceito de administração ou gestão estratégica.

  • a) Administração estratégica é uma postura assumida por uma organização, desde o presidente até os funcionários operacionais, com a finalidade de proporcionar um ambiente altamente competitivo, que possibilite à organização alcançar seus objetivos.
  • b) Administração estratégica é composta por um conjunto de momentos, que no todo indiquem que a organização possui atividades e tarefas que visam atingir metas conjunturais, legais, econômicas, políticas, sociais e operacionais, que sejam competitivamente sustentáveis.
  • c) Administração estratégica é a organização dispor de dirigentes e funcionários que tenham capacidade e habilidade para lidar com situações de crise permanente, em função do alto grau de competitividade existente no mercado.
  • d) Administração estratégica é um permanente estado de mudanças para proporcionar adequada adaptação às condições ambientais, de tal forma que permaneçam competitivas perante seus clientes e concorrentes no mercado.
  • e) Administração estratégica é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos.
#115301
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 9 - 

Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. Há muitas definições para a ideia da qualidade. A seguir, são apresentadas algumas definições de qualidade, numeradas de 1 a 6, conforme a ideia do que a qualidade representa, listados na segunda coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Qualidade é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.

2. Qualidade é a utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro.

3. Qualidade é a definição de como o produto ou serviço deve ser.

4. Qualidade é o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.

5. Qualidade é a produção de produtos ou serviços idênticos.

6. Qualidade é a ausência de deficiências.

( ) Especificações.

( ) Regularidade.

( ) Excelência.

( ) Valor.

( ) Adequação ao uso.

( ) Conformidade.

  • a) 4 – 2 – 6 – 1 – 3 – 5.
  • b) 3 – 2 – 5 – 6 – 1 – 4.
  • c) 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2.
  • d) 1 – 2 – 4 – 6 – 3 – 5.
  • e) 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.
#115302
Banca
AOCP
Matéria
Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 10 - 

Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.

  • a) Liderança é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los.
  • b) Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.
  • c) Liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais.
  • d) Liderança é um tipo de influência.
  • e) Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem o que devem.
#115303
Banca
AOCP
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Administração Geral
Concurso
UFS
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(1,0) 11 - 

A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos usos dos controles.

  • a) Padronizar o desempenho; representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; delegar autoridade e responsabilidade; dar liberdade e autonomia; como direcionador dos objetivos organizacionais.
  • b) Proporcionar liderança; coordenar as atividades; dirigir os trabalhos; proteger os bens organizacionais; proporcionar motivação; recompensar as pessoas; garantir a qualidade de produtos e serviços; e como instrumento de manutenção da disciplina organizacional.
  • c) Planejar o futuro da organização; dirigir os trabalhos; limitar a quantidade de autoridade; medir e dirigir o desempenho das pessoas; proporcionar motivação; representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; e proporcionar liderança.
  • d) Padronizar o desempenho; proteger os bens organizacionais; padronizar a qualidade de produtos e serviços; limitar a quantidade de autoridade; medir e dirigir o desempenho das pessoas; e como meios preventivos para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • e) Representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; delegar autoridade e responsabilidade; dar liberdade e autonomia; como direcionador dos objetivos organizacionais; proporcionar liderança; coordenar as atividades; e dirigir os trabalhos.
#115304
Banca
AOCP
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Administração Geral
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(1,0) 12 - 

A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.

  • a) Maior competitividade; maior comprometimento; menor instabilidade; e menor indisciplina.
  • b) Maior complexidade; maior desenvolvimento; maior crescimento; e maior rentabilidade.
  • c) Menor instabilidade; menor irritação; menor custo; e menor rotatividade.
  • d) Menor absenteísmo; maior motivação; maior competência técnica; e menor instabilidade.
  • e) Maior motivação; maior produtividade; menor absenteísmo; e menor rotatividade.
#115305
Banca
AOCP
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Administração Geral
Concurso
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(1,0) 13 - 

Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.

  • a) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisão; é sistêmico; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é uma técnica de coordenação; e é uma técnica de mudança e inovação.
  • b) Processo permanente e contínuo; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; é sistêmico; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é uma técnica de coordenação; e envolve a empresa como um todo.
  • c) Processo permanente e contínuo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; e é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais.
  • d) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; envolve a empresa como um todo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista; e seleciona, entre as várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação.
  • e) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisão; é sistêmico; é iterativo; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; envolve a empresa como um todo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista.
#115306
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(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo decisório que envolve a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que se mostrem mais promissores para a solução do problema, a satisfação da necessidade ou o alcance do objetivo.

  • a) Comparação das alternativas de solução.
  • b) Seleção da melhor alternativa de solução.
  • c) Procura de alternativas de solução.
  • d) Escolha da melhor alternativa de solução.
  • e) Análise das alternativas de solução.
#115307
Banca
AOCP
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(1,0) 15 - 

Embora fosse desejado, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. As afirmações a seguir apresentam exemplos e conceitos dos dois termos. Anote o número (1) para as afirmações relacionadas à eficiência e o número (2) para as afirmações relacionadas à eficácia. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Fazer corretamente as coisas.

( ) Alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.

( ) Relação técnica entre entradas e saídas.

( ) Capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos.

( ) Razão entre o esforço e o resultado.

( ) Relação entre despesa e receita.

  • a) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1.
  • b) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
  • c) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 2.
  • d) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1.
  • e) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.