Simulado UFRB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado UFBA-UFRB gratuito | cód.11484
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado UFBA-UFRB hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados UFBA-UFRB
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFBA-UFRB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFBA-UFRB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFBA-UFRB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFBA-UFRB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso UFBA-UFRB
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFBA-UFRB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFBA-UFRB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFBA-UFRB.
📢 Concursos Abertos para UFBA-UFRB
Veja os concursos abertos da instituição UFBA-UFRB. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para UFBA-UFRB
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #170361
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em algumas regiões da Bahia, o número de indivíduos portadores de parasitoses é extremamente elevado. Com base no exposto, qual parasito apresenta, em seu ciclo de vida, uma fase pulmonar?
- a) Trichuris trichiura.
- b) Enterobius vermicularis.
- c) Ancylostoma duodenale.
- d) Trypanosoma cruzi
- #170362
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um paciente dá entrada no pronto atendimento com lesão hepatocelular, no trato biliar e pancreática. O plantonista solicita para o farmacêutico-bioquímico realizar os exames que correspondem às diversas lesões. Quais exames podem ser realizados pensando encontrar resultados elevados?
- a) Bilirrubina, glicose, fosfatase ácida, TGO, colinesterase e amilase.
- b) Fosfatase ácida, triglicerídeos, glicose, TGP, colinesterase e amilase.
- c) Bilirrubina, fosfatase ácida, cálcio, colinesterase e lipase.
- d) Bilirrubina, TGO, TGP, amilase e lipase.
- #170363
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Um turista proveniente do Rio Grande do Sul passou uma semana de férias hospedado em um hotel nas proximidades do Rio Amazonas, em Manaus. Dez dias após a sua chegada, começou a apresentar sintomas, como mal-estar geral, mialgia, cefaleia, cansaço e surtos febris com temperatura variando até 40 graus. Por se tratarem de sintomas característicos de malária, quais métodos laboratoriais podem ser elegidos para confirmar o diagnóstico?
- a) Pesquisa de parasito em sangue periférico pelo método de gota espessa e parasitológico, usando, além disso, o método de Faust e Hoffman.
- b) Pesquisa de parasito em sangue periférico pelo método de gota espessa, além de métodos moleculares, como o de PCR.
- c) Métodos moleculares, como o de PCR, e imunufluorescência em campo escuro para pesquisa do parasito, já que este não se cora pelos métodos tradicionais.
- d) Métodos moleculares, como ELISA, e pesquisa de parasitas por imunofluorescência em campo escuro para pesquisa do parasito, já que este não se cora pelos métodos tradicionais.
- #170364
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um paciente de 32 anos dá entrada no Hospital Universitário com suspeita de apendicite e o plantonista o encaminha para cirurgia, solicitando os seguintes exames: hemograma completo, glicemia, coagulograma e sódio/potássio. Durante a coleta, a ordem dos tubos é importante para evitar contaminações de ativos de um tubo para outro. Assim, os tubos devem ser organizados
- a) iniciando pelo sem anticoagulante para realização de dosagem de sódio/potássio, seguido do tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma, tubo EDTA (quelante de cálcio) para o hemograma completo e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o tubo com EDTA seja usado antes do sem anticoagulante para evitar contaminação com o potássio do EDTA que pode influenciar na dosagem real de potássio.
- b) iniciando pelo sem EDTA para realização do hemograma completo, seguido do tubo sem anticoagulante para dosagem de sódio/ potássio, tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o EDTA seja degradado pelo quelante de cálcio do citrato.
- c) iniciando pelo sem heparina de lítio para realização do hemograma completo, seguido do tubo sem anticoagulante para dosagem de sódio/potássio, tubo com citrato (quelante de cálcito) para realização de coagulograma e, por fim, o tubo com oxalato/fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que a heparina seja degradada pelo quelante de cálcio do citrato.
- d) iniciando pelo sem anticoagulante para realização de dosagem de sódio/potássio, seguido do tubo com heparina de lítio para realização de coagulograma, tubo EDTA (quelante de cálcio) para o hemograma completo e, por fim, o tubo com oxalato/ fluoretado que previne a glicólise para a realização da dosagem de glicose. Isso evita que o tubo com EDTA seja usado antes do sem anticoagulante para evitar contaminação com o potássio do EDTA que pode influenciar na dosagem real de potássio.
- #170365
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A fase pré-analítica em laboratório de análises clínicas pode ser subdividida em 5 etapas, sendo elas: requisição, preparo do paciente, coleta da amostra, armazenamento e transporte. São etapas de coleta da amostra, EXCETO
- a) separar o material adequado para a realização da coleta.
- b) fazer a coleta utilizando todos os equipamentos de proteção individual necessários.
- c) descartar o material contaminado no lixo apropriado e de forma segura.
- d) cadastrar todos os exames a serem coletados.
- #170366
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A criptococose é uma micose sistêmica causada pelo Criptococcus neoformans. Sua distribuição é mundial sendo encontrada no solo, principalmente, como saprofítico ubiquitário e, especialmente, em solo rico de excremento de pombo. Paciente com a imunidade comprometida pode desenvolver meningite e, nesse caso, o diagnóstico laboratorial é realizado por
- a) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes encapsuladas e em brotamento que podem ser visualizadas por coloração de Gram e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie, pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Níger, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- b) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da Índia, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie, pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Níger, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- c) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Sangue, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- d) cultura de líquido cefalorraquidiano (LCR) que revela células não leveduriformes não encapsuladas com pseudo-hifas que podem ser visualizadas por coloração de Ziehl-Neelsen e Tinta da China, identificando, assim, o gênero. Já para a identificação da espécie pode ser realizada a verificação da assimilação de carboidratos pelo crescimento em Ágar Manitol Salgado 45%, em que as colônias assumem coloração de marrom a preto.
- #170367
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Paciente manifesta quadro de enterite caracterizado por febre, náuseas, vômitos, diarreia sanguinolenta e cólica abdominal. O médico suspeita de intoxicação por Salmonella e pede para o farmacêutico-bioquímico cultivar a amostra e fazer a identificação sugestiva do gênero até que saia o resultado das provas bioquímicas. A partir do exposto, quais medidas o farmacêutico-bioquímico irá tomar?
- a) Realizar cultura em Ágar SS, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- b) Realizar cultura em Ágar SS, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella incolor ou rosa claro, e as colônias de shigella beges, com centro negro.
- c) Realizar cultura em Ágar Sangue, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- d) Realizar cultura em Thayer-Martin, que é o meio seletivo para salmonella e shigella, crescendo apenas essas duas bactérias e com formação de colônias com características diferentes, sendo as colônias de salmonella beges, com centro negro, e as colônias de shigella vão de incolor à rosa claro.
- #170368
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação às técnicas parasitológicas, assinale a alternativa correta.
- a) A técnica de Hoffman é mais eficaz na pesquisa de larvas de protozoários do que na detecção de ovos de helmintos.
- b) O método de Ritchie permite uma boa concentração de parasitas por ser uma técnica de flutuação que utiliza formaldeído e éter.
- c) O método de Faust é uma técnica realizada por centrífugo-flutuação que utiliza sulfato de zinco a 33%, sendo muito utilizada para ovos e cistos leves.
- d) O método de Graham consiste na utilização de sulfato de zinco a 33% para flutuação e posterior utilização de proglotes de tênia.
- #170369
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca da Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A forma clássica da LLC é causada por uma proliferação clonal de linfócitos B (CD19+, CD20+, CD23+) com acúmulo de linfócitos pequenos de aspecto maduro na medula óssea, sangue e órgãos linfoides. II. A LLC é virtualmente inexistente na infância, rara antes dos 30 anos e aumenta sua incidência com a idade, sendo muito mais comum após 60 anos e predominante no sexo feminino. III. Essa leucemia se comporta como incurável, mas, como muitos casos são indolentes, a sobrevida dos pacientes é, em média, 7 anos e a quimioterapia realizada é apenas paliativa.
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II.
- d) Apenas I.
- #170370
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Um homem de 35 anos realiza exames de rotina em um laboratório de análises clínicas e, ao pegar os resultados, fica assustado com as seguintes informações: VDRL reagente 1:2 e FTA-abs também reagente. O que os resultados sugerem?
- a) Doença ativa.
- b) Cicatriz sorológica.
- c) Falso negativo.
- d) Contato prévio.
- #170371
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Uma amostra de Licor suspeita de Neisseria meningitidis chega ao laboratório para cultura e posterior identificação e confirmação bioquímica. Qual meio de cultura é o ideal para essa amostra?
- a) Cary-Blair.
- b) Manitol Salgado.
- c) Thayer-Martin chocolate.
- d) Ágar SS.
- #170372
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Vários são os marcadores bioquímicos para infarto agudo do miocárdio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quais exames laboratoriais devem ser solicitados para avaliar lesões miocárdicas?
- a) Troponina T e I e Creatinoquinase fração Mb (CK-Mb).
- b) Troponina C e CK-Mb.
- c) Endotelina e Troponina C.
- d) Endotelina, Troponina C e CK-total.
- #170373
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Em relação à avaliação da Taxa de Filtração Glomerular (TFG), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A dosagem sérica, ou plasmática de creatinina, fornece informações importantes sobre a TFG. II. A cistatina C tem sido indicada como um possível substituto para a creatinina como marcador do TFG. III. A ureia é usada tradicionalmente para avaliar a função renal, porém tem baixa precisão para avaliar a TFG.
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) I, II e III.
- d) Apenas I.
- #170374
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose, é uma bactéria que se comporta como
- a) cocos dispostos em dupla, que se coram de gram-positivo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- b) bastonete dispostos em fila, que se coram de gram-negativo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- c) cocos dispostos em fila, que se coram de gram-negativo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- d) bastonetes que se coram fracamente de gram-positivo e pela coloração de ZiehlNeelsen.
- #170375
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFBA-UFRB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Paciente que trata de ansiedade há mais de 3 anos desenvolveu problemas respiratórios com crises de broncoconstrição relacionadas a um estado gripal. Ele relata ao farmacêutico-bioquímico estar com visão dupla, falta de coordenação, dificuldade de manter o equilíbrio, dificuldade de produção da fala, além de depressão respiratória. Dentre os medicamentos usados por ele, qual poderia ser o causador desses sintomas, os quais são característicos de uma intoxicação medicamentosa?
- a) Paracetamol.
- b) Teofilina.
- c) Diazepan.
- d) Clorfeniramina.