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Simulado UFPI | VESTIBULAR

Simulado UFPI

📚 Simulado UFPI | Vestibulando | cód.19291

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🧪 Este Simulado UFPI foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Vestibular
  • 🏛️ Instituição: UFPI
  • 👔 Cargo: Vestibulando
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: UFPI
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões do concurso UFPI


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#227212
Banca
UFPI
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPI
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

As teorias motivacionais foram desenvolvidas tendo como eixo central a preocupação com as necessidades humanas. Cada teoria criada tem suas particularidades e embora apresentem pontos de vista diferentes, todas procuram explicar o comportamento humano no trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando a teoria motivacional às suas características:
(1) Teoria de Maslow
(2) Teoria de Herzeberg
(3) Teoria de McClelland
(4) Teoria da expectativa
(5) Teoria da equidade

( ) São dois os fatores que explicam o comportamento humano no trabalho: um está localizado no ambiente de trabalho, e o outro diz respeito aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento. ( ) As necessidades são adquiridas socialmente, não nascemos com elas. ( ) As pessoas se sentem mais ou menos motivadas à medida em que percebem a presença da justiça e da igualdade nas relações de trabalho. ( ) As necessidades estão organizadas hierarquicamente, no entanto, a satisfação de uma necessidade no nível mais alto da hierarquia não evita que uma necessidade no nível mais baixo volte a incomodar. ( ) Relaciona desempenho com recompensa.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) 3; 2; 5; 4; 1.
  • b) 2; 3; 5; 1; 4.
  • c) 2; 3; 4; 5; 1.
  • d) 3; 4; 2; 1; 5.
  • e) 3; 5; 2; 4; 1.
#227213
Banca
UFPI
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPI
Tipo
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(1,0) 2 - 

Os dados são recursos de grande importância para a sobrevivência das organizações, capazes de garantir o sucesso ou o fracasso das mesmas. Por isso, precisam ser bem gerenciados pelos profissionais das organizações. Assim, os pacotes de sistemas de gerenciamento de bancos de dados se apresentam sob a forma de estruturas específicas de dados projetadas, com o objetivo de fornecer aos usuários finais uma resposta rápida e precisa. Portanto, em relação aos cinco modelos de estruturas de banco de dados, a única opção que NÃO corresponde a uma estrutura de banco de dados é a

  • a) estrutura situacional.
  • b) estrutura hierárquica.
  • c) estrutura em rede.
  • d) estrutura multidimensional.
  • e) estrutura relacional.
#227214
Banca
UFPI
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPI
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(1,0) 3 - 

Segundo O’Brien (2004, p. 7), a definição de sistema abrange “[...] um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado”. Os sistemas estão presentes em toda forma de organização e apresentam algumas características: entrada, processamento, saída, feedback e controle. Com base nisso, marque a opção que apresenta um elemento de entrada, processamento e saída, respectivamente:

  • a) Dinheiro; produtos; comercialização.
  • b) Informação; energia; produção.
  • c) Terra; entrega de produtos e serviços; dinheiro.
  • d) Instalações; assistência a clientes; serviços.
  • e) Contribuições; comercialização; pessoas.
#227215
Banca
UFPI
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPI
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(1,0) 4 - 

Analise as afirmações abaixo: I. O data warehouse é um banco de dados que registra dados correntes e históricos que podem ser de interesse para os tomadores de decisão da empresa, consolidando e padronizando as informações enviadas por toda a empresa; II. O processamento analítico on-line (OLAP) permite uma análise multidimensional de dados, ou seja, os usuários podem ter diferentes ângulos de visão dos mesmos dados; III. A Web está sendo muito utilizada pelas empresas para disponibilizar algumas informações do seu banco de dados interno a clientes e parceiros. Através do site da empresa, os clientes podem acessar o catálogo de produtos ou fazer um pedido e, a empresa, por sua vez, pode usar a Web para verificar a disponibilidade daquele produto no estoque de seu fornecedor; IV. Toda empresa necessita de uma política de informação que irá estabelecer as regras sobre como os dados serão compartilhados, disseminados, adquiridos, padronizados, classificados e inventariados; V. O data cleasing consiste em atividades para a descoberta de dados corporativos ocultos em grandes bancos de dados que não podem ser obtidos através do OLAP. Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações VERDADEIRAS sobre o banco de dados:

  • a) 5
  • b) 4
  • c) 3
  • d) 2
  • e) 1
#227216
Banca
UFPI
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 5 - 

O processo de controle consiste no acompanhamento de alguma ação que está sendo executada comparando-a com a ideia inicial. Com esse objetivo, podem ser utilizadas várias ferramentas que se complementam dando maior precisão à análise realizada. Marque a opção que NÃO apresenta uma ferramenta utilizada no processo de controle de projetos:

  • a) Análise do objetivo ou necessidade.
  • b) Visita às instalações.
  • c) Reconhecimento externo.
  • d) Reuniões de coordenação.
  • e) Mudança no percurso.
#227217
Banca
UFPI
Matéria
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Concurso
UFPI
Tipo
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(1,0) 6 - 

Nas organizações, os projetos podem ser classificados em estratégicos, operacionais, emergenciais ou compulsórios, dependendo da motivação para a sua realização. Assim, os projetos operacionais são aqueles realizados em atenção à(s) necessidade(s)

  • a) criadas pela legislação, como estudos de impacto ambiental, instalação de equipamentos de proteção, construção de áreas de atendimento a pessoas, entre outros.
  • b) de inovação do negócio da empresa ou de outros fatores que influenciam o desempenho e a sobrevivência da empresa, como o desenvolvimento de novos produtos, de ingresso em novos mercados, entre outros.
  • c) de resolução de problemas de solução inadiável, como a recuperação de instalações danificadas por incêndio ou inundação ou qualquer outro tipo de evento imprevisível.
  • d) de sanar problemas previsíveis, mas que a organização não dedica muita atenção a estes.
  • e) ligadas à realização das atividades funcionais, como ampliação de instalações e campanhas de vendas.
#227218
Banca
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(1,0) 7 - 

Quando a organização tem uma grande quantidade de projetos para executar, é necessário criar uma unidade específica que cuide da criação, acompanhamento e análise dos projetos. Essa unidade é chamada de Project Management Office ou Escritório de Gerenciamento de Projetos-EGP, que é responsável pelo cumprimento de algumas atribuições, EXCETO

  • a) assegurar o alinhamento das ações à estratégia organizacional.
  • b) definir, uniformizar e defender padrões, processos, métricas e ferramentas.
  • c) oferecer serviços de gerenciamento, treinamento e documentação.
  • d) desenvolver estratégias para toda a organização
  • e) elaborar relatórios sobre a evolução e acompanhamento, enviando os mesmos para os parceiros envolvidos.
#227219
Banca
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(1,0) 8 - 

Segundo Giacomoni (2009, p. 63), “desde seus primórdios, a instituição orçamentária foi cercada de uma série de regras com a finalidade de aumentar-lhe a consistência no cumprimento de sua principal finalidade: auxiliar o controle parlamentar sobre os Executivos”. Assim, os princípios orçamentários vem sendo ajustados de acordo com as mudanças no universo econômico-financeiro do Estado Moderno. Marque, abaixo, a opção que NÃO apresenta a definição correta do princípio orçamentário em itálico:

  • a) Princípio da não-afetação das receitas – a lei orçamentária deverá abranger somente matéria financeira, não podendo tratar sobre qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício.
  • b) Princípio da unidade – segundo este princípio, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada unidade governamental deve possuir um orçamento único. A unidade orçamentária deve reunir, de um lado, o total de todas as receitas e, de outro, o total de todas as despesas.
  • c) Princípio da discriminação ou especialização – de acordo com este princípio, tanto as receitas como as despesas devem aparecer no orçamento de forma discriminada, possibilitando a fácil identificação da origem dos recursos e sua aplicação.
  • d) Princípio do equilíbrio – este princípio preconiza que, havendo desestabilização no sistema econômico, a retomada do crescimento deverá acontecer a partir do intervencionismo público, com a captação de recursos privados pelo governo, com o objetivo de assegurar o pleno emprego e a dinamização da economia. Assim, não é a economia que deve compensar o orçamento, mas o contrário, o orçamento é que deve equilibrar a economia.
  • e) Princípio da clareza – o orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que se interessem ou que tenham que manuseá-lo por força da profissão.
#227220
Banca
UFPI
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(1,0) 9 - 

Uma das principais novidades da nova carta constitucional de 1988 foi a criação do Plano Plurianual (PPA), que se constituiu no resumo dos esforços de planejamento de toda a administração pública e contribuiu para a preparação dos demais planos e programas de governo, bem como do próprio orçamento anual. Pode-se, então, afirmar que, de acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, NÃO é característica do PPA tratar sobre

  • a) programas de duração continuada.
  • b) despesas decorrentes das despesas de capital.
  • c) orçamento do balanço de pagamentos.
  • d) regionalização das despesas.
  • e) despesas de capital.
#227221
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(1,0) 10 - 

A outra novidade apresentada pela CF de 1988 que acrescentou importante significado para a gestão pública foi a criação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Seu conteúdo está estabelecido em dispositivos da Constituição e, entre outros aspectos, o modelo orçamentário disciplina os seguintes assuntos, EXCETO

  • a) a elaboração da lei orçamentária anual.
  • b) os investimentos realizados pelas empresas em que o Poder Público, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
  • c) as alterações na legislação tributária.
  • d) o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
  • e) o estabelecimento de metas e prioridades da administração pública federal, inclusive as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.