Processando...

Simulado UFPE | Contador | CONCURSO

Simulado UFPE | Contador

SIMULADO UFPE | CONTADOR

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPE para o cargo de Contador.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COVEST-COPSET para o concurso UFPE. Estas questões são especificamente para o cargo de Contador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPE | Contador contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#100168
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na estrutura do Balanço Financeiro assinale do lado das Receitas o item que não é parte obrigatória.

  • a) Recursos Vinculados à Seguridade Social.
  • b) Recebimentos Extraorçamentários.
  • c) Transferências Financeiras Recebidas.
  • d) Recursos Vinculados à Educação.
  • e) Saldo para o próximo exercício.
#100169
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o art. 17 da Lei nº 8.666/93, seus incisos e alíneas, é correto afirmar quanto as alienações:

  • a) subordina-se à existência de interesse público devidamente justificado e será precedida de avaliação.
  • b) subordina-se à existência de interesse público devidamente justificado e será precedida de avaliação.
  • c) quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, obrigatória em qualquer situação.
  • d) a licitação, nos casos de alienações de bens móveis, não poderá ser dispensada no caso de permuta, ainda que entre órgãos ou entidades da Administração Pública.
  • e) quando imóveis, dependerá de autorização legislativa apenas para as entidades paraestatais e dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência.
#100170
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando o que estabelece o Plano de Contas, assinale a alternativa correta quanto às classes utilizadas na elaboração do Balanço Financeiro:

    • a) Classe 3 (Variações Patrimoniais Diminutivas) para as Transferências Financeiras Recebidas.
    • b) Classe 6 (Execução do Orçamento) para a Receita Orçamentária e Extra, Despesa Orçamentária e Pagamento de Restos a Paga
    • c) Classes 1 (Ativo) e 2 (Passivo) para os Recebimentos e Pagamentos Extraorçamentários.
    • d) Classe 5 (Orçamento Aprovado) para a Baixa de Restos a Pagar.
    • e) Classes 1 (Ativo) e 2 (Passivo) para o saldo em espécie do exercício anterior e o saldo em espécie a transferir para o exercício seguinte.
    #100171
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Na estrutura do Balanço Orçamentário, identifique do lado das receitas o item que não é parte obrigatória

    • a) Receitas Correntes.
    • b) Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores.
    • c) Receita Efetiva.
    • d) Receitas de Capital.
    • e) Déficit.
    #100172
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A obrigatoriedade para que o refinanciamento da dívida pública conste separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional foi uma exigência da Lei:

    • a) de Diretrizes Orçamentárias.
    • b) de Responsabilidade Fiscal.
    • c) 4.320/64.
    • d) de Licitações.
    • e) da Dívida Pública.
    #100173
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    É correto afirmar, com base na Constituição Federal, que, entre as atribuições do Congresso Nacional, não estão contempladas a aprovação:

    • a) do Plano Plurianual.
    • b) das Diretrizes Orçamentárias.
    • c) do Orçamento Anual.
    • d) da Dívida Pública.
    • e) do Orçamento Plurianual.
    #100174
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Indique a opção que representa o lançamento a seguir:

    D – IPTU a Receber

    C – Variação Ativa

    • a) Recebimento da receita de IPTU.
    • b) Inscrição do IPTU em Dívida Ativa.
    • c) Realização do direito de recebimento do IPTU.
    • d) Reconhecimento do IPTU pelo fato gerador.
    • e) Baixa da Dívida Ativa de IPTU.
    #100175
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Considerando o objetivo central pretendido pelo Texto 1, identifique o fragmento que, por seu conteúdo, assume inteira relevância no texto:

    • a) “Vista como símbolo do bem falar, a norma culta é amplamente defendida como a “variedade linguística de maior prestígio social”, assim descrita na maioria das gramáticas”. (1º parágrafo)
    • b) “Por meio das análises feitas, é possível perceber (...) o preconceito e a intolerância contra o povo nordestino, mostrados, principalmente, por habitantes das regiões Sul e Sudeste”. (3º parágrafo)
    • c) "As análises dos gêneros feitas por Leite são de grande valia aos estudos sobre preconceito e intolerância contra determinadas variedades linguísticas”. (4º parágrafo)
    • d) “[a norma culta] deve ter, sim, seu lugar na sociedade e na escola, de forma que todos possam ter a capacidade de comportar-se linguisticamente de forma adequada”. (5º parágrafo)
    • e) “que as pessoas não julguem umas às outras pela linguagem de que fazem uso, mas que haja o respeito, a tolerância, a aceitação e a valorização de todas as normas linguísticas”. (5º parágrafo)
    #100176
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Em um texto, fala a ‘voz’ de um autor que, eventualmente, pode fazer alusão a outras vozes, ou melhor, a vozes de outros sujeitos, misturando, assim, o que ele próprio afirma com afirmações de outros, de quem, muitas vezes, discorda. Para entender bem um texto, é preciso distinguir bem o que o autor do texto diz e a referência que ele faz do que outros dizem. No Texto 1, são afirmações do autor:

    1) a ‘norma culta’ é “símbolo do bem falar”; “é a única aceitável”; “a que “reina” na sociedade”; é a “variedade linguística de maior prestígio social”. (1º parágrafo)

    2) “As análises dos gêneros feitas por Leite são de grande valia aos estudos sobre preconceito e intolerância contra determinadas variedades linguísticas.” (4º parágrafo)

    3) “O uso e o ensino da norma culta são, sem dúvida, essenciais. Ela deve ter, sim, seu lugar na sociedade e na escola”. (5º parágrafo)

    4) “o preconceito e a intolerância contra a linguagem não é apenas linguístico, mas também social e político”. (3º parágrafo)

    5) “todas as normas linguísticas, igualmente, são válidas e essenciais à vida da comunidade linguística”. (5º parágrafo)

    Estão corretas, apenas:

    • a) 1, 2 e 3.
    • b) 3, 4 e 5.
    • c) 1, 2 e 4.
    • d) 1, 3 e 4.
    • e) 2, 3 e 5.
    #100177
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    O núcleo do Texto 2, portanto, defende que:

    • a) há motivos de sobra para exaltar a mistura étnica da nossa formação histórica e cultural em que se insere nossa civilização mestiça.
    • b) a imprensa escrita tem propiciado a seus leitores dados que atestam as iniquidades que, entre nós, os negros sofreram.
    • c) políticas de inclusão relativas à população negra deveriam adotar critérios mais eficazes e menos traumáticos.
    • d) subsiste a exclusão da população negra das oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
    • e) escolas da rede pública não obtêm resultados satisfatórios quanto ao ensino da escrita de seus alunos.
    #100178
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Um trecho do texto em que se estabelece uma relação de causa e consequência consta na alternativa:

    • a) “Quando falamos ou escrevemos, não temos muita consciência das regras usadas ou das decisões tomadas”.
    • b) “E esse funcionamento da linguagem é tão espontâneo que não nos damos conta de sua complexidade”.
    • c) “as atividades sociais e cognitivas marcadas pela linguagem são sempre colaborativas e não atos individuais”.
    • d) “entender um texto demanda uma relação de vários outros tipos de conhecimentos, além do linguístico que consta na superfície do texto”.
    • e) "Para se compreender bem um texto, tem-se que sair dele, pois o texto sempre monitora o seu leitor para além de si próprio”.
    #100179
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Analise a pontuação do seguinte trecho: “Quando falamos ou escrevemos, não temos muita consciência das regras usadas ou das decisões tomadas, pois essas ações são tão rotineiras que fluem de modo inconsciente”. Uma alternativa também correta de pontuação desse trecho seria:

    • a) Quando falamos, ou escrevemos, não temos muita consciência, das regras usadas ou das decisões tomadas, pois, essas ações são tão rotineiras, que fluem de modo inconsciente.
    • b) Quando falamos ou escrevemos; não temos muita consciência das regras, usadas, ou das decisões, tomadas, pois; essas ações são tão rotineiras, que fluem de modo inconsciente.
    • c) Quando falamos, ou escrevemos, não temos muita consciência das regras usadas, ou das decisões tomadas, pois essas ações são tão rotineiras que fluem de modo inconsciente.
    • d) Quando falamos, ou escrevemos; não temos muita consciência, das regras usadas ou das decisões tomadas, pois, essas ações, são tão rotineiras, que fluem de modo inconsciente.
    • e) Quando falamos, ou escrevemos, não temos, muita consciência, das regras usadas, ou, das decisões tomadas; pois, essas ações são tão rotineiras, que fluem de modo inconsciente
    #100180
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    No Sistema Windows XP e 7, para se desinstalar um aplicativo comercial, uma opção válida é:

    • a) ir para “Painel de Controle”, depois entrar na opção “Sistema” e, então, entrar na opção “Adicionar ou remover programas”; na lista então oferecida, clicar no nome do programa e seguir as instruções que aparecerão a partir daí.
    • b) ir para “Painel de Controle”, depois entrar na opção “Adicionar ou remover programas” e, na lista então oferecida, clicar no nome do programa e seguir as instruções que aparecerão a partir daí.
    • c) clicar, na barra de tarefas, o botão de “Opções de Acessibilidade”, depois clicar na opção “Remover Aplicativos” e, na lista então oferecida, clicar no nome do programa e seguir as instruções que aparecerão a partir daí.
    • d) utilizar a opção CTRL-ALT-DEL, clicar em “Gerenciador de Tarefas” e, na lista então oferecida, clicar no nome do programa e depois clicar no botão “Finalizar Tarefa”.
    • e) ir para o Windows Explorer, clicar na opção “Arquivo”, clicar no botão “Deletar programas” e, na lista de programas oferecida, marcar o nome do aplicativo em questão, e seguir as instruções a partir daí.
    #100181
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Suponha que o usuário pressionou a tecla de ‘enter’ do Linux padrão com a linha de comando mostrando: ‘/usr/vac# cp /etc/arq1 /usr/vac/geral/arq2’. Assinale a alternativa que apresenta uma possível resposta do sistema que é coerente com o comando dado.

    • a) O sistema copiou o arquivo ‘arq1’ que está em ‘/etc’ para um subdiretório do corrente chamado ‘geral/arq2’.
    • b) O sistema comparou o arquivo ‘arq1’, que está em ‘etc’, com o arquivo ‘arq2’, que está em ‘/usr/vac/geral‘, e imprimiu no ‘shell’ as diferenças entre os dois arquivos.
    • c) O sistema contabilizou quantos processos estavam sendo executados e que tinham sido invocados a partir dos diretórios ‘/etc/arq1’ e ‘/usr/vac/geral/arq2’ e imprimiu no ‘shell’ o resultado.
    • d) O sistema concatenou permanentemente o arquivo ‘arq1’, que estava em ‘etc’, ao arquivo ‘arq2’, que estava em ‘/usr/vac/geral‘.
    • e) O sistema recortou (“cut”) o arquivo ‘/etc/arq1’ e colou (“paste”) no diretório ‘/usr/vac/geral’, sobrescrevendo o arquivo ‘arq2’.
    #100182
    Banca
    COVEST-COPSET
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFPE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Suponha que um usuário, utilizando o Linux padrão, executou a seguinte sequência de comandos: ‘cd ~’, ‘cd –‘, ‘pwd’, ‘cd ../../s’, ‘cd .’ e ‘pwd’. O resultado do último comando foi: ‘/usr/a/b/s’. Indique a única alternativa que apresenta uma resposta coerente com o terceiro comando da sequência.

    • a) ‘/usr/s/c/f’
    • b) ‘/usr/a/b/s’
    • c) ‘/usr/a/b/f/d/e’
    • d) ‘/usr/a/b/g/d
    • e) ‘/usr/s/f/d/e’