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Simulado UFPE | Contador | CONCURSO

Simulado UFPE | Contador

SIMULADO UFPE | CONTADOR

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPE para o cargo de Contador.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COVEST-COPSET para o concurso UFPE. Estas questões são especificamente para o cargo de Contador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPE | Contador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#100108
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Para o êxito na compreensão do Texto 1, é preciso que o entendamos como:

  • a) uma definição teórica do que caracteriza a norma culta e a norma popular, distinguindo-as como indícios da habilidade comunicativa do usuário.
  • b) um comentário em torno do julgamento social da linguagem do nordestino, reconhecida como uma linguagem que se distancia da norma padrão.
  • c) um texto narrativo, que destaca a atuação acadêmica de uma escritora, sem dúvida personagem principal do enredo descrito.
  • d) uma exposição em torno de um tema, procurando argumentar, com fundamentos consistentes, as ideias e os conceitos propostos.
  • e) uma síntese de referência a resultados de pesquisas que têm como objeto a proposta de fortalecer o ensino da norma culta.
#100109
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

O Texto 1, na sua dimensão global:

  • a) defende a superioridade dos usos da norma culta sobre as normas populares, por isso mesmo, a norma mais prestigiada socialmente.
  • b) incita a que prevaleçam, socialmente, atitudes de assentimento e aceitação frente aos diferentes padrões linguísticos usados pelas pessoas.
  • c) ressalta a relevante atuação que a escola tem tido, historicamente, no combate ao preconceito e à intolerância linguísticos.
  • d) enaltece as atitudes corretivas daqueles que, sendo conhecedores da norma culta, assumem a posição de zelar pela ‘língua correta’.
  • e) reafirma a compreensão de que a norma culta é o símbolo do bem-falar e reforça a ideia de que essa norma é essencial à interação interpessoal.
#100110
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
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(1,0) 3 - 

Um dos subtemas tratados no Texto 1 atinge a atuação pedagógica da escola. Nesse sentido, a autora:

  • a) é discreta e cautelosa, pois se limita a reconhecer que a escola tem estimulado atitudes de preconceito e de intolerância linguísticos.
  • b) declara que a norma culta, ensinada na escola, é essencial, e quem a desconhece é excluído socialmente, pois não “sabe falar português”.
  • c) considera que a escola deve fortalecer nos alunos o conceito de que a norma culta é a única norma aceitável e é a norma que “reina” nas sociedades.
  • d) aprova a visão de que, fora da norma culta, a linguagem é “errada” e seu uso predomina entre pessoas sem prestígio social.
  • e) admite a importância do uso e do ensino da norma culta e a legitimidade de seu lugar nos programas escolares.
#100111
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
Tipo
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(1,0) 4 - 

Podemos afirmar que o Texto 1 apresenta sinais de que está devidamente coeso, pois:

  • a) o texto traz citações de outros autores, que, igualmente, se ocupam de discorrer sobre a mesma questão.
  • b) os cinco parágrafos em que se divide o texto têm, aproximadamente, a mesma dimensão; o mesmo se pode dizer dos períodos.
  • c) todos os parágrafos se iniciam com retomadas explícitas de outros segmentos do parágrafo anterior.
  • d) se pode ver, ao longo de seu desenvolvimento, um uso abundante de palavras que pertencem à classe dos substantivos.
  • e) o texto exibe sinais de pontuação segundo as normas que constam nas gramáticas em relação aos textos escritos.
#100112
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
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(1,0) 5 - 

A principal ideia do Texto 2 tem o objetivo de advertir o leitor para o fato de que a forma como os negros foram tratados no Brasil, no período da escravidão:

  • a) graças às conquistas que culminaram com a Abolição, representa, para nossa história atual, um lance inteiramente preso ao passado.
  • b) sobreviveu, aos atos políticos de libertação e abolição, em relação aos diferentes modos de apreciação dos negros e de sua cultura.
  • c) constitui uma herança histórica, que possibilitou, antes de tudo, a mistura étnica da nossa formação biológica e cultural.
  • d) adotou políticas de inclusão, “necessárias”, mas “humilhantes”, como atestam os relatos históricos de nossas iniquidades.
  • e) aconteceu em um clima de racismo cordial, pois teve, por parte dos governos, políticas populistas e sobejamente facilitárias.
#100113
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
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(1,0) 6 - 

Uma afirmação expressa no Texto 2 poderia sintetizar a pretensão fundamental de seu autor. Essa afirmação consta na alternativa:

  • a) “Entre nós, a escravidão não foi um impedimento à miscigenação”.
  • b) “Que ninguém de boa-fé subestime a exclusão de negros no Brasil de hoje.”
  • c) “O governo parece conduzir a questão com exagero populista e excessos facilitários”.
  • d) “o que chama a atenção nesse debate é a fúria de certos militantes anticotas para negros”.
  • e) “Quantos alunos da rede pública estão no ensino médio e não sabem escrever?”
#100114
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
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(1,0) 7 - 

Em relação ao vocabulário em uso no Texto 2, podemos fazer alguns comentários. Identifique aquele que tem consistência teórica.

  • a) Há palavras, como ‘morenice’, que não deviam constar em um texto jornalístico mais formal, pois não constam nos dicionários mais recentemente publicados.
  • b) Em: “o caldeirão biológico e cultural em que borbulha nossa civilização mestiça”, há uma formulação claramente metafórica, que mobiliza conhecimentos para além do linguístico.
  • c) Em: “O governo parece conduzir a questão com exagero populista e excessos facilitários”, os substantivos e adjetivos componentes desses segmentos expressam um sentido de contraste.
  • d) O texto fala em: “nervo da questão racial no Brasil”; diz que “Uma inflamada discussão sobre cotas ganha corpo no país”. As palavras sublinhadas, como metonímicas, tornam a linguagem menos inteligível.
  • e) Em: “A pesquisa publicada pela Folha oferece um retrato (...) das nossas iniquidades”, o termo em destaque confere ao texto um caráter literário, pois os sentidos figurados são exclusivos da literatura.
#100115
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFPE
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(1,0) 8 - 

O uso da norma padrão da gramática portuguesa costuma ser socialmente prestigiada. Identifique a alternativa em que a concordância verbal está inteiramente de acordo com essa norma.

    • a) Nenhum dos brasileiros esclarecidos podem subestimar a política de exclusão de negros no Brasil atual.
    • b) Houveram verdadeiras iniquidades cometidas contra os negros nos tempos vergonhosos da escravidão.
    • c) A literatura nacional teve também como tema de suas obras as atrocidades contra negros e índios. Hajam vista os poemas de Castro Alves, por exemplo.
    • d) Políticas de inclusão com critérios de renda seriam socialmente mais eficazes e já haviam sido implantadas em governos anteriores.
    • e) Desconheço políticas de inclusão social de negros e índios. Fazem muitos anos que não se aprovaram medidas nesse sentido.
    #100116
    Banca
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    (1,0) 9 - 

    Ainda no âmbito da sintaxe – propriamente uma questão de regência –, podemos analisar, nos enunciados seguintes, a ocorrência do acento indicativo da crase. 1) Um governo demagogo costuma se referir à questões políticas com exagero populista. À essa realidade, muitos fazem críticas severas. 2) Políticas de inclusão, submetidas a critérios de renda, seriam socialmente mais eficazes que as cotas raciais. 3) À pesquisa publicada pela Folha foi atribuída uma grande responsabilidade, pois foram anunciadas, a tempo, mudanças significativas. 4) Frequentemente, o mercado financeiro se vale de vendas à prazo para incentivar o público à comprar mais. 5) O Encontro sobre ‘Políticas de inclusão racial’ acontecerá de 10 à 12 deste mês, de 8h00 às 12h00. Está correto o uso do acento indicativo da crase, apenas, em:

    • a) 2 e 3.
    • b) 1, 2 e 3.
    • c) 1, 2 e 4.
    • d) 3 e 5.
    • e) 4 e 5.
    #100117
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    O Texto 3, visto globalmente, destaca como pertinente:

    • a) o entendimento de que nossas ações de linguagem são complexas e devem mobilizar nossa percepção consciente.
    • b) a compreensão de que entender um texto se esgota na competência para entender palavras ou frases.
    • c) a natureza colaborativa da atividade de construir sentidos a partir dos textos que lemos ou ouvimos.
    • d) a importância do conhecimento linguístico, o qual, por si, é suficiente para o processo de compreensão de um texto.
    • e) o caráter de compreensão de um texto como ato subjetivo de identificação de informações constantes na superfície do texto.
    #100118
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    (1,0) 11 - 

    No Texto 3, na elaboração do último parágrafo, o autor se valeu de recursos que facilitaram a identificação dos pontos mais pertinentes, como se mostra nos comentários abaixo. 1) O autor optou por discriminar o conteúdo geral proposto em tópicos distintos, marcados explicitamente. 2) A repetição do termo ‘entender’ sinaliza a continuidade temática do parágrafo. 3) O início do parágrafo está formulado de modo a preparar o leitor para as distinções que serão pontuadas. Está(ão) corretos os comentários feitos em:

    • a) 1, 2 e 3.
    • b) 2 e 3, apenas
    • c) 1 e 2, apenas
    • d) 1 e 3, apenas
    • e) 3, apenas
    #100119
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    (1,0) 12 - 

    Analise o seguinte trecho: “Já que praticamente todas as nossas ações diárias mais significativas estão revestidas de linguagem, é importante saber algo sobre o seu funcionamento”. O segmento destacado em itálico expressa um sentido de:

      • a) condição; a expressão sublinhada tem o mesmo sentido da conjunção ‘se’.
      • b) finalidade; a expressão sublinhada equivale, em sentido, a ‘a fim de que’.
      • c) concessão; a expressão sublinhada tem o mesmo sentido de ‘ainda que’.
      • d) causa, e, nesse caso, a expressão sublinhada poderia ser substituída por ‘como’.
      • e) oposição; também se poderia usar nesse contexto a expressão ‘no entanto’.
      #100120
      Banca
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      (1,0) 13 - 

      A flexão dos verbos, em tempo, modo, pessoa e número constitui uma área bastante controlada pela norma padrão. Nesse sentido, identifique, entre os enunciados abaixo, aquele que respeita inteiramente essas normas.

      • a) O gramático mais tradicional não interviu na formulação das normas dos verbos irregulares. Elas se adéquam ao contexto.
      • b) Os usuários da linguagem comum nem sempre manteram os sentidos originais das palavras. Pode-se vê isso claramente.
      • c) Não seremos tão lineares e transparentes quando vir a hora das avaliações. Os responsáveis tem ciência disso.
      • d) A decisão final que convier ao grupo será tomada colaborativamente. O fato de o grupo estar organizado facilita.
      • e) Se o grupo propor outra resolução para o problema, teremos a oportunidade de expor nossas inquietações.
      #100121
      Banca
      COVEST-COPSET
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      (1,0) 14 - 

      Analise a formulação do seguinte trecho: “Por outro lado, as atividades sociais e cognitivas marcadas pela linguagem são sempre colaborativas e não atos individuais”. A expressão destacada:

        • a) deve ocorrer sempre no início do enunciado; qualquer deslocamento afetaria o seu sentido.
        • b) provoca o mesmo efeito de sentido que a expressão ‘lateralmente’.
        • c) é relevante semanticamente, pois se trata de uma locução adverbial.
        • d) sinaliza para o leitor que a argumentação vai enveredar por um caminho oposto.
        • e) sintaticamente, constitui um termo essencial, pois sua retirada falseia o sentido do enunciado.
        #100122
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        (1,0) 15 - 

        Uma análise do processo de compreensão da charge acima nos leva às seguintes conclusões: 1) é fundamental que o leitor recupere nessa charge alusões a elementos de um texto anterior. 2) o entendimento do texto supõe conhecimentos compartilhados entre autor e leitor. 3) os elementos não verbais assumem nessa charge um peso basicamente marginal. 4) o título da charge sugere estar em jogo, por exemplo, práticas comuns às associações políticas. Estão corretas:

        • a) 1, 2, 3 e 4.
        • b) 1, 2 e 4, apenas.
        • c) 1, 3 e 4, apenas.
        • d) 2 e 3, apenas
        • e) 3 e 4, apenas.