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Simulado UFOPA | VESTIBULAR

Simulado UFOPA

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Este Simulado UFOPA foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFOPA
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFOPA
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#226542
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(1,0) 1 - 

Julgue os itens abaixo com base nas ideias do texto.

I. A ideia de que os filhos devem sair aos pais é algo cultural.

II. Para escrever seu livro, Solomon entrevistou várias pessoas que partilham a mesma experiência.

III. A expressão “Longe da árvore” é uma alusão aos filhos que decidem morar em outro país, longe dos pais.

IV. O uso de pronomes na primeira pessoa do plural — “nosso, nossa”, “nós” — é uma estratégia do autor para implicar o leitor no texto.

V. Nem Contardo Calligaris nem Solomon acreditam na possibilidade de um dia os pais virem a amar os filhos como entes separados deles.

Estão corretas as afirmativas

  • a) I, II e III
  • b) I, II e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) III, IV e V.
#226543
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(1,0) 2 - 

Depreende-se do texto que Contardo Calligaris defende a tese de que

  • a) hoje os filhos, em busca de realização pessoal, vivem uma liberdade excessiva.
  • b) as identidades verticais ainda deveriam estar na base da construção de nossos destinos
  • c) cabe aos pais não transformar suas expectativas em condições de seu amor pelos filhos.
  • d) é preciso ter esperança de que nossos filhos um dia conseguirão realizar nossos sonhos e expectativas.
#226544
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(1,0) 3 - 

Os questionamentos de Contardo Calligaris em relação ao tema tratado, nas linhas 26-28, dirigemse aos leitores que

  • a) são ou serão, um dia, pais.
  • b) não se consideram narcisistas.
  • c) puderam ler e apreciar o livro de Solomon.
  • d) criticam a liberdade excessiva vivenciada pelos jovens de hoje.
#226545
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(1,0) 4 - 

Quanto aos recursos que estabelecem a coesão no texto, é falso afirmar que

  • a) a coerência textual é preservada ao se substituir “do” por “daquilo” em “do que ela gostaria” (linha 5).
  • b) “filhos”, sujeito em elipse em “só ‘aconteceram’ pela metade”, garante a continuidade de sentido (linha 22).
  • c) os pronomes “as”, “às quais”, “elas” (linhas 13-14) constituem uma cadeia anafórica relativa a um mesmo referente: “identidades horizontais”.
  • d) o enunciado “Se isso acontecer um dia” (linha 29) poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido, da seguinte forma: “se o amor não narcisista pelos nossos filhos acontecer um dia”.
#226546
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(1,0) 5 - 

Quanto às relações de natureza semântico-discursiva, é correto afirmar que a

  • a) locução “só que” (linha 3) introduz uma construção adversativa.
  • b) locução “quando muito” (linha 22) marca a conclusão de um raciocínio.
  • c) conjunção “mas” (linha 37) indica que o autor passa para um assunto diferente.
  • d) conjunção “se” (linha 29), por indicar tempo, poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por “quando”.
#226547
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(1,0) 6 - 

A justificativa para o uso das aspas é inadequada no enunciado:

  • a) As aspas em “tais pais, tais filhos” (linha 3) sinalizam uma citação.
  • b) As aspas em “Longe da Árvore” (linha 8) indicam o título de um livro.
  • c) Em “aconteceram” (linha 22), as aspas indicam um emprego figurado do termo.
  • d) Em “se realizarem” (linhas 20-21), as aspas destacam uma impropriedade lexical.
#226548
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(1,0) 7 - 

A inversão da ordem das palavras provocaria mudança de sentido em

  • a) “uma trivial continuação” (linha 34)
  • b) “amar diferentes filhos” (linha 32).
  • c) “um elogio extraordinário” (linha 7).
  • d) “uma infantolatria falsa e incurável” (linha 37).
#226549
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(1,0) 8 - 

Em relação aos fenômenos semânticos, é verdadeiro afirmar que

  • a) “óbvio” (linha 6) é sinônimo de “atípico”
  • b) “coetâneos” (linha 14) significa “coevos, que possuem a mesma idade”.
  • c) se pode citar como antônimo de “distinção” (linha 10) o vocábulo “diferença”.
  • d) predomina a linguagem denotativa em “sem nada dever à árvore da qual caímos” (linhas 14-15).
#226550
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(1,0) 9 - 

Julgue os itens a seguir com base nas regras de escrita.

I. Há desvio de ortografia nos vocábulos “antemão”, “atrás” e “expectativa”.

II. As palavras “título” e “árvore” são acentuadas em decorrência da mesma regra gramatical.

III. Para se produzir uma generalização de sentido, é possível eliminar o sinal indicativo de crase em

“levam à possibilidade” (linha 35).

IV. Na linha 37, se substituíssemos o travessão por um ponto e grafássemos a palavra subsequente com letra maiúscula, a correção do texto seria preservada.

V. Os parênteses em “(esses filhos nunca serão uma continuação trivial de vocês)” (linha 34-35) introduzem uma explicação importante ao desenvolvimento textual.

Estão corretas as afirmativas

  • a)  I, II e III
  • b) I, III e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) II, IV e V.
#226551
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(1,0) 10 - 

Avalie as afirmações a seguir com base nas regras de regência, concordância e colocação.

I. Em relação à norma culta, há desvio de colocação pronominal em “mas mal as enxergamos” (linha 37).

II. O substantivo “elogio” (linha 7) pode ser usado tanto com a preposição “de” quanto com a preposição “a”.

III. Em “dos” (“é também o dos pais” – linhas 21-22), o emprego de “dos” é uma exigência do substantivo “sonho” e do artigo “os”, de “pais”.

IV. A correção gramatical do período não seria respeitada se as formas verbais em “as que são impostas ou transmitidas” (linhas 10-11) fossem substituídas por “as que se impõem ou se transmitem”.

Está correto o que se afirma em

  • a) II e III.
  • b) III e V.
  • c) II e IV.
  • d) I, III e IV.