Processando...

Simulado UFMT | VESTIBULAR

Simulado UFMT

Simulado UFMT

Se você irá prestar o concurso UFMT não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFMT

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFMT foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFMT
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFMT
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFMT

  1. Todos Simulados UFMT
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFMT e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFMT

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFMT, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFMT

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#226251
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O arroz e a batata, alimentos muito consumidos no mundo, são ricos em carboidratos. Além dessas substâncias, há também proteínas, lipídios e outros compostos que são produzidos pelos vegetais. Para garantir a produção de carboidratos e outros compostos orgânicos, as células clorofiladas do arroz e da batata devem

  • a) absorver mais gás carbônico do ar e utilizar muita água do solo para produzi- los, com ou sem a presença de energia luminosa, pois o mais importante para que isso ocorra é a realização da respiração celular em maior velocidade do que a fotossíntese.
  • b) realizar a respiração celular e a fotossíntese na mesma inten sidade, até atingir um tamanho ideal para o consumo humano. Esses processos permitem a produção direta de proteínas, lipídios e carboidratos, o que resulta no alto valor nutricional desses vegetais.
  • c) possuir um grande número de mitocôndrias e cloroplastos, para realizarem a fotossíntese e a respiração celular, respectivamente. Essas reações transformam substâncias inorgânicas em orgânicas, como as citadas, e permitem que os vegetais cresçam e acumulem reservas para serem utilizadas pelo homem.
  • d) realizar a fotossíntese para produzir glicose, que é utilizada na síntese de celulose, usada no crescimento vegetal, e também do amido, que poderá ser reservado na planta. Além disso, também ocorre a respiração celular, fundamental para fornecer energia, que é utilizada para a síntese de vários compostos orgânicos.
  • e) fixar diariamente o carbono do ar em forma de compostos orgânicos, ininterruptamente, até atingir o seu tamanho máximo, para depois passar a estocar amido, que poderá ser utilizado na floração, garantindo a reprodução desses vegetais.
#226252
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode- se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu

  • a) antes do surgimento dos embriões e do endosperma.
  • b) depois do surgimento de flores e do tubo polínico.
  • c) depois do surgimento dos tecidos vasculares.
  • d) antes do surgimento das folhas e dos tecidos caulinares.
  • e) antes do surgimento da produção de grãos de pólen.
#226253
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendetes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores.


(Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)

O experimento realizado por Weismann e suas observações

  • a) reafirmaram a Primeira Lei de Mendel, dando início à Gené- tica Clássica.
  • b) contrariaram as hipóteses de Darwin.
  • c) deram base para Lineu aprofundar as descobertas sobre taxonomia.
  • d) contrariaram a Lei postulada por Lamarck.
  • e) confirmaram a ideia postulada por Aristóteles.
#226254
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A descoberta de planetas fora do sistema solar é tarefa muito difícil. Os planetas em torno de outras estrelas não podem em geral ser vistos porque são pouco brilhantes e estão muito próximos de suas estrelas, comparativamente às distâncias interestelares. Desde 1992, pelo menos 763 planetas extra­solares já foram descobertos, a grande maioria por métodos indiretos. Durante o tempo que leva para que o planeta complete uma órbita inteira ao redor de uma estrela, a posição do centro de massa da estrela s ofre uma oscilação, causada pela atração gravita­ cional do planeta. É esse “bamboleio” do centro de massa da estrela que indica aos astrônomos a presença de planetas orbi­ tando essas estrelas. Quanto maior a massa do planeta, maior o “bamboleio”.

(http://astro.if.ufrgs.br/esp.h.... Adaptado.)

Esse “bamboleio” sofrido pelo centro de massa da estrela pode ser explicado

  • a) pela Lei dos Períodos, de Kepler.
  • b) pelo Princípio da Inércia, de Newton.
  • c) pela Lei das órbitas, de Kepler.
  • d) pela Lei da Ação e Reação, de Newton.
  • e) pelo modelo heliocêntrico, de Copérnico.
#226255
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma série de análises como a que segue:

A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados endividados foram lançados para a periferia, com uma correspondente perda de soberania; e quais os “membros centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos, ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas estão se voltando brutalmente contra os jovens.

(Política Externa, março/abril/maio 2012.)

Sobre a crise europeia, é correto afirmar:

  • a) A crise envolve aquelas nações periféricas, de economias mais precárias, deixando de lado os demais países- membros da União Europeia.
  • b) As maiores consequências socioeconômicas dessa crise são vividas pelos alemães e ingleses.
  • c) A crise colocará frente a frente os jovens, cujas perspectivas são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do Estado de bem- estar social.
  • d) A crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade.
  • e) O desemprego juvenil é conjuntural e reflete a queda do nível de escolaridade em países como Noruega, Suécia e Finlândia.
#226256
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita­- se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.

Nas áreas montanhosas, a mecanização torna- ­se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanha dores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.


(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)

As informações apresentadas no texto referem- se à produção de

  • a) cana- de- açúcar.
  • b) algodão.
  • c) arroz.
  • d) cacau.
  • e) café.
#226257
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.

(Veja
, dezembro de 2011. Adaptado.)

O texto refere- se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém

  • a) garrafas pet.
  • b) derivados do petróleo.
  • c) plásticos.
  • d) eletrônicos.
  • e) latas de alumínio.
#226258
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.

O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)

A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica

  • a) na Hungria.
  • b) na Holanda.
  • c) no Japão.
  • d) no Egito.
  • e) no Paraguai.
#226259
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

As catedrais são imensas mas, acima de tudo, são altas, para impressionar aquele que as vê e as visita, e fazer com que sinta uma coisa muito importante: a altura do lugar reflete a altura de Deus no céu. As catedrais são dedicadas a Ele, são a Sua casa. E seu prestígio se estende àquele que O representa na Terra: o bispo. Um outro aspecto mais banal teve certamente sua impor­tância: as catedrais estão quase sempre situadas nas cidades, que concorrem entre si para ver qual delas terá a maior, a mais alta, a mais bela catedral.

(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.
Adaptado.)

Segundo o texto, as catedrais medievais

  • a) demonstram o poder de Deus na Terra e consolidam, por meio dos bispos, a supremacia do poder temporal sobre o poder religioso.
  • b) revelam a impossibilidade humana de superar limites e barreiras na adoração a Deus e na edificação arquitetônica.
  • c) têm importante caráter simbólico na construção e manutenção da fé religiosa e nas disputas políticas entre cidades.
  • d) manifestam o despojamento e a pobreza sem ostentação dos líderes religiosos e políticos, pois a edificação das catedrais é justificada como prova do amor a Deus.
  • e) são destituídas de significados religiosos, pois a principal preocupação de seus edificadores é confirmar o poder dos bispos e dos líderes políticos locais.
#226260
Banca
UFMT
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Identifique a afirmação correta sobre a Idade Média Ocidental.

  • a) Os “mendicantes” que circulam pelas cidades e pelos cam- pos são sempre religiosos que se dedicam à obtenção de recursos para peregrinações à Terra Santa.
  • b) As pessoas que, dada sua origem, ocupam as posições sociais mais elevadas recebem o nome de “senhores”, porque as terras que possuem são designadas “senhorias”.
  • c) As relações de vassalagem e de servidão ocorrem no interior da nobreza e definem a submissão hierárquica dos senhores perante os reis.
  • d) São vedadas as práticas de escravidão por dívida e guerra, mas os camponeses podem ser considerados propriedade dos senhores.
  • e) Os religiosos são os únicos que têm direito de receber rendas e tributos pagos pelos camponeses.