Simulado UFMG | Engenheiro de Segurança no Trabalho | CONCURSO
📚 Simulado UFMG | Engenheiro de Segurança no Trabalho | cód.7817
Está se preparando para o concurso UFMG? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFMG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFMG
- 👔 Cargo: Engenheiro de Segurança no Trabalho
- 📚 Matéria: Segurança e Saúde no Trabalho
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFMG
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFMG e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFMG
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFMG. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFMG
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFMG.
📢 Concursos Abertos para UFMG
Veja os concursos abertos da instituição UFMG. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #116004
- Banca
- UFMG
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
De acordo com o Anexo 11 da Norma Regulamentadora número 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:
- a) Na avaliação com métodos de amostragem instantânea, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório, em intervalos de, no mínimo, trinta minutos entre cada uma.
- b) Para as substâncias assinaladas como absorção via pele positiva, os limites de tolerância estabelecidos são válidos tanto para absorção via respiratória, quanto para absorção pela pele.
- c) Na avaliação de gás assinalado como Asfixiante Simples, o fator de desvio deve ser aplicado para verificar se o limite de tolerância foi ou não ultrapassado.
- d) Para a possibilidade de presença de metano em uma galeria de esgoto, avalia-se a concentração de oxigênio para determinar se o local representa risco grave e iminente.
- #116005
- Banca
- UFMG
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
De acordo com a Norma Regulamentadora número 9 (NR 9) da Portaria 3214/78, o estudo de desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva dos ambientes de trabalho deverá obedecer à seguinte hierarquia:
- a) 1º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 2º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
- b) 1º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 2º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
- c) 1º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 2º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 3º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho.
- d) 1º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 2º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
- #116006
- Banca
- UFMG
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
De acordo com o anexo 14 (riscos biológicos) da NR 15 da Portaria 3214/78, em relação à caracterização da insalubridade, é CORRETO afirmar:
- a) É estabelecida se a concentração do agente biológico em questão ultrapassar o limite de tolerância e nenhuma medida de controle for adotada.
- b) Depende de o empregador fornecer, treinar, mas não tornar obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
- c) Independe do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte do trabalhador.
- d) Deve levar em consideração o tempo de exposição e a concentração do agente em questão para uma jornada de 44 horas semanais.
- #116007
- Banca
- UFMG
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Tendo em vista a exposição de um trabalhador à poeira contendo sílica livre cristalizada acima do limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78 e considerando a Instrução Normativa Número 1, de 1994, é CORRETO afirmar:
- a) Linha de ar de demanda com peça facial inteira e máscara autônoma de demanda não são indicadas para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada.
- b) A escolha do tipo adequado de máscara (Respirador) e do tipo de filtro a ser utilizado depende da concentração de poeira contendo sílica livre cristalizada em relação ao limite de tolerância.
- c) O filtro P3 não é indicado para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada porque possui menor capacidade de filtragem de poeira que o filtro P1.
- d) A peça semifacial filtrante (máscara descartável) com filtro P1 não é indicada para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada.
- #116008
- Banca
- UFMG
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Com relação à avaliação da exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada de um trabalhador que utiliza lixadeira e policorte em operações de polimento e corte (de granito, ardósia, tijolo e concreto),e considerando o Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:
- a) A bomba gravimétrica deve ser calibrada na vazão de 1,5 litros por minutos, independentemente de se utilizar ou não o seletor de partícula (ciclone).
- b) A massa da poeira total coletada numa amostragem representa o total de poeira, expressa em miligramas, passível de chegar aos alvéolos pulmonares do trabalhador.
- c) A coleta da poeira de fração respirável deve ser realizada utilizando um seletor de partícula (ciclone) cuja característica é estabelecida pelo Anexo12.
- d) A norma estabelece um valor fixo de limite de tolerância para exposição à sílica livre cristalizada,o qual deve ser comparado com o valor calculado a partir da concentração de sílica presente na poeira.