Processando...

Simulado UFMG | Engenheiro de Segurança no Trabalho | CONCURSO

Simulado UFMG | Engenheiro de Segurança no Trabalho

SIMULADO UFMG | ENGENHEIRO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFMG para o cargo de Engenheiro de Segurança no Trabalho.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFMG para o concurso UFMG. Estas questões são especificamente para o cargo de Engenheiro de Segurança no Trabalho, contendo Segurança e Saúde no Trabalho que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFMG | Engenheiro de Segurança no Trabalho contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFMG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116004
Banca
UFMG
Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

De acordo com o Anexo 11 da Norma Regulamentadora número 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:

  • a) Na avaliação com métodos de amostragem instantânea, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório, em intervalos de, no mínimo, trinta minutos entre cada uma.
  • b) Para as substâncias assinaladas como absorção via pele positiva, os limites de tolerância estabelecidos são válidos tanto para absorção via respiratória, quanto para absorção pela pele.
  • c) Na avaliação de gás assinalado como Asfixiante Simples, o fator de desvio deve ser aplicado para verificar se o limite de tolerância foi ou não ultrapassado.
  • d) Para a possibilidade de presença de metano em uma galeria de esgoto, avalia-se a concentração de oxigênio para determinar se o local representa risco grave e iminente.
#116005
Banca
UFMG
Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

De acordo com a Norma Regulamentadora número 9 (NR 9) da Portaria 3214/78, o estudo de desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva dos ambientes de trabalho deverá obedecer à seguinte hierarquia:

  • a) 1º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 2º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
  • b) 1º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 2º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
  • c) 1º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 2º) Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 3º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho.
  • d) 1º) Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 2º) Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
#116006
Banca
UFMG
Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

De acordo com o anexo 14 (riscos biológicos) da NR 15 da Portaria 3214/78, em relação à caracterização da insalubridade, é CORRETO afirmar:

  • a) É estabelecida se a concentração do agente biológico em questão ultrapassar o limite de tolerância e nenhuma medida de controle for adotada.
  • b) Depende de o empregador fornecer, treinar, mas não tornar obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
  • c) Independe do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte do trabalhador.
  • d) Deve levar em consideração o tempo de exposição e a concentração do agente em questão para uma jornada de 44 horas semanais.
#116007
Banca
UFMG
Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Tendo em vista a exposição de um trabalhador à poeira contendo sílica livre cristalizada acima do limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78 e considerando a Instrução Normativa Número 1, de 1994, é CORRETO afirmar:

  • a) Linha de ar de demanda com peça facial inteira e máscara autônoma de demanda não são indicadas para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada.
  • b) A escolha do tipo adequado de máscara (Respirador) e do tipo de filtro a ser utilizado depende da concentração de poeira contendo sílica livre cristalizada em relação ao limite de tolerância.
  • c) O filtro P3 não é indicado para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada porque possui menor capacidade de filtragem de poeira que o filtro P1.
  • d) A peça semifacial filtrante (máscara descartável) com filtro P1 não é indicada para exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada.
#116008
Banca
UFMG
Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Com relação à avaliação da exposição à poeira contendo sílica livre cristalizada de um trabalhador que utiliza lixadeira e policorte em operações de polimento e corte (de granito, ardósia, tijolo e concreto),e considerando o Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78, é CORRETO afirmar:

  • a) A bomba gravimétrica deve ser calibrada na vazão de 1,5 litros por minutos, independentemente de se utilizar ou não o seletor de partícula (ciclone).
  • b) A massa da poeira total coletada numa amostragem representa o total de poeira, expressa em miligramas, passível de chegar aos alvéolos pulmonares do trabalhador.
  • c) A coleta da poeira de fração respirável deve ser realizada utilizando um seletor de partícula (ciclone) cuja característica é estabelecida pelo Anexo12.
  • d) A norma estabelece um valor fixo de limite de tolerância para exposição à sílica livre cristalizada,o qual deve ser comparado com o valor calculado a partir da concentração de sílica presente na poeira.