Simulado UFMA | VESTIBULAR
📚 Simulado UFMA | Vestibulando | cód.19211
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🧪 Este Simulado UFMA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
 - 🏛️ Instituição: UFMA
 - 👔 Cargo: Vestibulando
 - 📚 Matéria: Matérias Diversas
 - 🧩 Assuntos do Simulado:
 - 🏢 Banca Organizadora: UFMA
 - ❓ Quantidade de Questões: 10
 - ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
 
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #226421
 - Banca
 - UFMA
 - Matéria
 - Matérias Diversas
 - Concurso
 - UFMA
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
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(1,0) 1 -
Em Os meios de comunicação não só se alimentam dessa figura, mas não cessam de institui-la como o sujeito da comunicação, os termos grifados poderiam ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por:
I. não apenas; e assim
II. não unicamente; assim
III. não somente; como também
IV. não somente; mas também
- a) I e II estão corretas
 - b) II e IV estão corretas
 - c) III e IV estão corretas
 - d) Somente a III está correta
 - e) Somente a IV está correta
 
- #226422
 - Banca
 - UFMA
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 - UFMA
 - Tipo
 - Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O enunciado que respeita o padrão culto escrito é: 
- a) O “erro” linguístico, do ponto de vista sociológico e antropológico, se baseia numa avaliação negativa que nada têm de linguística: é uma avaliação baseada apenas no valor social atribuído ao falante.
 - b) A leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma plena, coletivamente, na experiência com os outros.
 - c) Um texto, para ser coerente, precisa apresentar certa lógica afim de que atinja seu objetivo.
 - d) É a entonação, um recurso estilístico, que permite distinguir uma declaração de uma interrogação; um enunciado que revele surpresa de outro que não passe de simples enumeração.
 - e) A palavra híbrido é de origem grega, onde significa ultraje, afronta, porque para os gregos qualquer miscigenação era violação às leis naturais.
 
- #226423
 - Banca
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 - Concurso
 - UFMA
 - Tipo
 - Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Marque a opção em que a crase foi empregada inadequadamente:
- a) Para você chegar à feira, dobre à esquerda, depois à direita e siga em frente.
 - b) Procon/MA vai as ruas para informar à pais de alunos sobre listas escolares abusivas.
 - c) Minha mãe adorava sapatos com salto à Luís XV.
 - d) Não precisa de todo esse capricho com o cabelo porque à noite todos os gatos são pardos.
 - e) À luz das escrituras, todos somos irmãos.
 
- #226424
 - Banca
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 - Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Uma das formas de provimento de cargos público é:
- a) O aproveitamento
 - b) O acesso
 - c) A readmissão
 - d) A disponibilidade
 - e) Ascenção
 
- #226425
 - Banca
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 - Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Os direitos e garantias fundamentais
- a) Estão taxativamente previstos na Constituição de 1988.
 - b) De caráter prestacional não são exigíveis do Estado.
 - c) Não se aplicam às relações privadas.
 - d) São inalienáveis e indisponíveis.
 - e) Podem sofrer limitações que atinjam seu núcleo essencial.
 
- #226426
 - Banca
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 - Tipo
 - Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
No que diz respeito às concepções filosóficas e sociológicas da educação, nas décadas de 20 e 30 do século XX o pensamento liberal democrático juntamente com a Escola Nova procedem a defesa da escola pública para todas as camadas da sociedade. Julgue os itens subsecutivo como certo (C) ou errado (E) e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Para Demerval Saviani, a Escola Nova acabou aprimorando o ensino das elites e também o das classes populares.
(...) A tendência liberal renovada manifestou-se em outras versões como a renovada progressista ou pragmática tendo Jonh Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes.
(...) A versão renovada não-diretiva inspirada em Carl Rogers, é um desdobramento da tendência liberal renovada, que enfatiza a igualdade e sentimento de cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
(...) As versões culturalistas, piagetianas e montessorianas, como desdobramento da tendência liberal renovada, estão relacionadas aos fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
(...) A tendência liberal renovada considera o professor e o aluno com sua curiosidade, criatividade e inventividade no centro do processo pedagógico.
- a) C, E, E, C, C
 - b) E, C, E, E, C
 - c) C, E, C, C, E
 - d) E, C, C, C, E
 - e) C, E, C, C, E.
 
- #226427
 - Banca
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(1,0) 7 -
A concepção de que o homem é um ser de natureza social e que, portanto, o desenvolvimento psicológico é parte do desenvolvimento histórico-cultural da espécie e que ocorre no processo da atividade humana é o pressuposto da teoria de:
- a) (...) Ausubel
 - b) (..) Piaget
 - c) (..) Skinner
 - d) (..) Paulo Freire
 - e) (..) Vygotsky
 
- #226428
 - Banca
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(1,0) 8 -
Para Ausubel, a aprendizagem é significativa quando:
- a) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
 - b) (...) à medida que o novo conteúdo é armazenado isoladamente ou por meio das associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
 - c) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno, mas, não adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio
 - d) (...) à medida que não estabelece relações substanciais entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
 - e) (...) à medida que estabelece relações arbitrárias entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
 
- #226429
 - Banca
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(1,0) 9 -
De acordo com a LDB de n.º 9.394/1996, no que se refere à organização da educação nacional, julgue os itens a seguir, assinalando a opção CORRETA.
- a) (...) A educação básica é dívida em subníveis sequenciada em Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 - b) (...) Dentre as etapas da organização da educação, podemos citar: a educação especial; a educação profissional; a educação de jovens e adultos; a educação indígena e a educação a distância.
 - c) (...) Na organização escolar, conforme a LDB, a educação é vista como um processo, que se dá em várias ambiências, manifestado em níveis, etapas e modalidades, bifurcando em educação básica e educação superior.
 - d) (...) Conforme o artigo 8 da LDB, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão um regime de colaboração dos sistemas de ensino com liberdade restrita.
 - e) (...) Segundo o artigo 9 da LDB, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
 
- #226430
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(1,0) 10 -
Assinale a opção que não corresponde à assertiva sobre Planejamento Participativo
- a) (...) O Planejamento participativo e o Plano Escolar, no contexto das teorias progressistas da educação, são entendidos como sinônimos e não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.
 - b) (...) Todo processo de planejamento participativo tem por propósito transformar uma dada realidade, e se objetiva com a implementação do Plano Escolar, com vista às mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade da escola.
 - c) (...) Um dos principais passos à elaboração de um planejamento participativo é considerar a realidade escolar.
 - d) (...) O planejamento participativo como processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, pode ser caraterizado em três fases: a) da preparação do Plano Escolar; b) do acompanhamento da execução das operações pensadas no Plano Escolar e c) da revisão e avaliação das operações que favoreceram o alcance dos objetivos.
 - e) (...) Um método de elaboração de Plano Escolar Participativo, baseado no Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), tem na participação e na resolução de problemas suas principais características.