Simulado UFLA | Enfermeira | CONCURSO
📚 Simulado UFLA | Enfermeira | cód.4457
Está focado no concurso UFLA? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFLA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFLA
- 👔 Cargo: Enfermeira
- 📚 Matéria: Enfermagem
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFLA
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFLA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFLA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFLA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFLA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFLA.
📢 Concursos Abertos para UFLA
Veja os concursos abertos da instituição UFLA. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #49259
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A Taxa de mortalidade neonatal precoce - C.1.1 (Coeficiente de Mortalidade Neonatal Precoce) objetiva analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade neonatal precoce, identificando tendências e situações de desigualdade que demandem ações e estudos específicos. (BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 2017)
Considerando os indicadores básicos de saúde no Brasil, a taxa de mortalidade neonatal precoce é calculada pelo:
- a) Número de óbitos de zero a seis dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- b) Número de óbitos de 1 a 40 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- c) Número de óbitos de 0 a 28 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- d) Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- #49260
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Analise e interprete o caso clínico abaixo para responder a questão.
Paciente M.C.F., 47 anos, sexo masculino, relata dor abdominal em hipogástrico com história de aproximadamente 2 dias de evolução do quadro, agravado severamente a intensidade nas últimas horas. Após avaliação diagnóstica (exame físico, exames laboratoriais e de imagem) o paciente foi encaminhado ao Centro Cirúrgico para submeter-se à herniorrafia inguinal após ter sido submetido à raquianestesia.
A respeito das possíveis complicações decorrentes da raquianestesia, assinale a alternativa CORRETA:
- a) Síndrome da cauda equina como complicação comum em pacientes com coagulopatias, trombocitopenias graves e com terapia tromboebolítica.
- b) Hipotensão arterial devido ao bloqueio dos nervos simpáticos responsáveis pelo controle do tônus vasomotor, levando a uma provável vasodilatação.
- c) Meningite séptica com cultura de líquor negativa, decorrente da irritação meníngea e com manifestações clínicas como disfunção vesical e intestinal.
- d) Cefaléia pós-raquianestesia que pode ocorrer, na maioria dos casos, após o 10º dia a partir da punção dural e que normalmente ocorre quando o paciente assume a posição de decúbito dorsal.
- #49261
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 15, de 15 de março de 2012 dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde e dá outras providências.
Disponível em:<bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html> Acesso em: 06/4/2018
Com base na RDC acima, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Barreira técnica é o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas.
( ) Desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
( ) Produtos para saúde semi-críticos são aqueles utilizados em procedimentos invasivos com penetração de pele e mucosas adjacentes, tecidos subepiteliais e sistema vascular.
( ) A sala de desinfecção química da Central de Material e Esterilização (CME) deve conter bancada com cuba compartilhada para limpeza e enxágue com profundidade e dimensionamento que permitam a imersão parcial do produto ou equipamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) V, F, F, F
- b) F, F, V, F
- c) F, V, F, V
- d) V, V, F, F
- #49262
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
De acordo com o National Pressure Ulcer Advisory Panel and European Pressure Ulcer Advisory Panel (2009), os cuidados com a pele abrangem procedimentos que têm como objetivo a manutenção e/ou melhora da resistência tecidual à pressão, a fim de dificultar a ação dos mecanismos agressivos à lesão hipóxica.
Com relação às úlceras por pressão, estão corretas as alternativas, EXCETO:
- a) As úlceras por pressão podem ser classificadas em estágios I, II, III, IV e V segundo profundidade, extensão e grau de danos observados nos tecidos.
- b) O tratamento das úlceras por pressão pode incluir desbridamento, limpeza da ferida, aplicação de curativo e, em alguns casos, cirurgia reparadora.
- c) As úlceras por pressão podem ser definida como uma área de lesão localizada da pele e dos tecidos subjacentes, causadas por pressão, tensão tangencial, fricção e/ou uma combinação destes fatores.
- d) Algumas ações para prevenção das úlceras por pressão incluem: mudança de decúbito; troca do paciente sempre que molhado ou evacuado; hidratação; utilização de hidratante na pele e colchão adequado.
- #49263
- Banca
- UFLA
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- UFLA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Analise o caso clínico abaixo para responder a questão.
Paciente C.E.F., 46 anos, sexo masculino, é atendido em sala de emergência do Pronto Socorro Municipal, após sofrer queda de aproximadamente 5 metros de altura. Paciente encontrava-se torporoso com fratura exposta em perna direita, expansibilidade torácica à direita diminuída e saturação de oxigênio de 74%. Após avaliação da equipe médica e de enfermagem, realização de exames de imagem, constatou-se fratura de tíbia e fíbula da perna direita, hemotórax à direita e hematoma subdural.
A partir do que foi exposto, assinale a opção CORRETA:
- a) O hemotórax advém do trauma brusco sofrido pelo paciente com acúmulo sanguíneo inicial dentro do mediastino. Pode resultar em alcalose metabólica e aumento de débito cardíaco.
- b) O hematoma subdural ocorre entre a camada pia-máter e a camada seguinte, a aracnóide. Neste caso, devese investigar se o paciente é hipertenso e/ou possui distúrbios de coagulação.
- c) A saturação de oxigênio de 74% demonstra o teor de dióxido de carbono no ar inspirado e expirado e significa que cada glóbulo vermelho é constituído de 74% de hemoglobina não oxigenada.
- d) Ao considerar o paciente torporoso, este encontra-se em um estado de provável diminuição de sensibilidade ou de movimento de alguma parte do corpo, caracterizado por uma inabilidade para responder a certos estímulos.