Processando...

Simulado UFGD de História | VESTIBULAR

Simulado UFGD de História

SIMULADO UFGD DE HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFGD.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFGD que foi organizado pela UFGD. Estas questões são de História, contendo os assuntos de História Geral , Guerra Fria e seus desdobramentos, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Guerra Fria e as ditaduras militares, Medievalidade Europeia que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFGD, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFGD de História contém um total de 13 questões de Vestibular com um tempo estimado de 39 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, História Geral , Guerra Fria e seus desdobramentos, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Guerra Fria e as ditaduras militares, Medievalidade Europeia para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFGD.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFGD. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFGD
Para realizar o simulado UFGD você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFGD você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFGD é aqui!


#121300
Banca
UFGD
Matéria
História Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O sociólogo francês Raymond Aron assim se referiu a um determinado período histórico do século passado: "Guerra improvável, paz impossível". Tal frase evidencia o contexto marcado pela

  • a) Guerra do Vietnã.
  • b) Guerra Fria.
  • c) Guerra do Ópio.
  • d) Guerra da Coreia.
  • e) Guerra do Golfo.
#121301
Banca
UFGD
Matéria
História Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Ao analisar a relação do Estado com os povos indígenas no Brasil, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha afirma:

[...] A partir da expulsão dos jesuítas por Pombal, em 1759, e sobretudo a partir da chegada de d. João VI ao Brasil, em 1808, a política indigenista viu sua arena reduzida e sua natureza modificada: não havia mais vozes dissonantes quando se tratava de escravizar índios e de ocupar suas terras. A partir de meados do século XIX, com efeito a cobiça se desloca do trabalho para as terra indígenas. Um século mais tarde, deslocarse-á novamente: do solo, passará para o subsolo indígena.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Introdução a uma História Indígena. In. __ (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1992. p. 16.

A respeito da política indigenista brasileira, abrangendo desde o período colonial até a atualidade, é correto afirmar que

  • a) no Brasil indígenas nunca foram escravizados.
  • b) as terras dos povos indígenas não foram objeto de esbulho por parte dos colonizadores.
  • c) as terras indígenas passaram a ser protegidas pelo direito constitucional brasileiro a partir de 1988.
  • d) a mineração e a exploração de hidroeletricidade em terras indígenas amazônicas proporcionam muitos benefícios aos povos indígenas afetados, inclusive no que diz respeito à preservação da biodiversidade.
  • e) a Constituição Federal de 1988 abandonou as metas do indigenismo assimilacionista e reconheceu o direito originário sobre as terras de ocupação tradicional indígena.
#121302
Banca
UFGD
Matéria
História Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Destinada a representar, nos limites de um dado Estado, a totalidade dos interesses do proletariado como classe, em oposição a todos os interesses parciais e de grupo do proletariado, a social-democracia esforça-se naturalmente, em toda parte, por unir todos os grupos nacionais, religiosos e profissionais da classe operária num partido comum, unitário.

LUXEMBURG, Rosa. A Revolução Russa. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 41.

A autora reflete sobre a “social-democracia russa”, a partir das ideias do líder revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov, Lênin. Considerando o texto citado e a Revolução Russa de 1917, pode se afirmar que

  • a) o Estado russo buscou descentralizar as ações políticas e sociais, de forma a contemplar um dos ideais da revolução: liberdade e igualdade.
  • b) Lênin, líder revolucionário, estruturou o Estado sobre os princípios do denominado centralismo democrático.
  • c) o líder revolucionário Lênin tinha como princípios de governo a união pacífica entre os chamados burgueses industriais e a classe trabalhadora (do campo e da cidade).
  • d) a Revolução Russa, por mais que tenha impactado a Europa no início do século XIX, não disseminou seus ideais para os países da América Latina.
  • e) o Estado russo, formado majoritariamente pelos burgueses industriais, desprezou os camponeses na tarefa revolucionária e na missão de construir o socialismo.
#121303
Banca
UFGD
Matéria
História Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com o historiador Paulo Pereira de Castro, o período regencial brasileiro (1831-1840) teria sido uma “experiência republicana”. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.

    • a) Foi um momento marcado por uma relativa estabilidade econômica, na qual a população detinha uma maior participação política, de acordo com o Ato Adicional de 1834.
    • b) Um período em que, embora conturbado politicamente, foram aprovadas algumas medidas de caráter liberal, devido à pressão exercida pela Inglaterra, tais como a reformulação do Código de Processo Criminal, que proibia o tráfico de africanos escravizados.
    • c) Expressa um momento em que o país adotou o sistema republicano de governo, liderado apenas por brasileiros. Tal fato provocou protestos por parte dos monarquistas em quase todas as províncias, nas chamadas rebeliões do período regencial.
    • d) Período de relativa descentralização política, conferindo certa autonomia às províncias, fato evidenciado pela reformulação do Código de Processo Criminal e a instituição do Ato Adicional de 1834.
    • e) Período em que eclodiram diversos levantes nas províncias, protestando contra medidas que visavam ao fortalecimento do poder central, tais como a reformulação do Código de Processo Criminal e a instituição do Ato Adicional.
    #121304
    Banca
    UFGD
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    UFGD
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Costuma-se dividir a história da civilização grega em três épocas: a arcaica, a clássica e a helenística. Por sua importância, existem certas realizações que caracterizam cada uma delas. O período clássico foi caracterizado pela(s)

    • a) obras ?Ilíada e Odisseia?, de Homero, que narram a formação da mitologia grega e o surgimento dos genos.
    • b) reformas de Sólon, que marcam a abolição da escravidão por dívidas e a política do ostracismo.
    • c) vitória dos persas e o consequente pan-helenismo.
    • d) invasão da Grécia pelos Aqueus e a consequente diáspora Grega.
    • e) origem da democracia grega (V e IV a.C.), o trabalho escravo e a hegemonia ateniense.
    #121305
    Banca
    UFGD
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    UFGD
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Leia o seguinte texto.

    "De 1964 até o final dos anos 70, grandes mudanças políticas se processaram na América Latina. Em março de 1964, os militares derrubaram o poder constitucional de João Goulart, no Brasil, dando início a uma série de ditaduras militares, que iriam espalhar-se por toda a América Latina"

    (CÁCERES, Florival. História da América. São Paulo: Moderna, 1992 p. 208).

    Com relação à implantação das ditaduras militares na América Latina, no período aludido, assinale a alternativa correta.

    • a) Insere-se numa tentativa de barrar o avanço do bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos sobre a América Latina. Através da Doutrina da Segurança Nacional, os governos militares aproximavam os países latino-americanos do socialismo soviético.
    • b) Ao assumir o governo, no Brasil, os militares aliaram-se a políticos de esquerda, intelectuais, religiosos progressistas, estudantes e líderes sindicais a fim de aprovar, no Congresso Nacional, os AIs (Atos Institucionais), que criaram uma ordem jurídica e política baseada no Estado de direito.
    • c) No Chile, nas eleições de 1970, Salvador Allende foi eleito presidente, a partir de uma aliança entre cristãos de esquerda, socialistas e comunistas. Com Allende, o Chile caminhava para o socialismo, fato que motivou, em 1973, a tomada de poder por um grupo de militares liderados por Augusto Pinochet.
    • d) Embora os regimes militares latino-americanos tenham sido extremamente autoritários e violentos, tais aspectos não podem ser imputados à Argentina, país que implantou um governo de coalisão nacional que proibia a violência física e psicológica. Tal política foi apoiada pelas Mães da Praça de Maio.
    • e) No Peru, a implantação da ditadura militar sofreu, desde o início, em 1968, a oposição da Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. Por conta disso, para evitar uma possível guerra civil, o general Juan Velasco Alvarado assumiu uma postura nacional-socialista.
    #121306
    Banca
    UFGD
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    UFGD
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.

      • a) Com o advento da República, o voto passou a ser censitário, aspecto duramente combatido pelos coronéis, grandes proprietários de terras cujo título derivava de sua participação na Guarda Nacional. Eles condenavam também o esquema de poder que ficou conhecido como "política dos governadores".
      • b) Em 1930, no governo de Getúlio Vargas, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no Código Eleitoral do Brasil. O Código introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.
      • c) No Estado Novo, a Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e aboliu os partidos políticos existentes. Instituiu, no entanto, as eleições livres e diretas para Presidente da República, com mandato de seis anos, além das disputas eleitorais pautadas por ampla representatividade popular.
      • d) Durante o Regime Militar, em 1965, o AI-2 restabeleceu os partidos políticos extintos pelo Estado Novo, renomeando-os, no entanto, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional), composta por políticos contrários ao regime militar, e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), defensor do regime.
      • e) Com o fim do Regime Militar, em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro civil a ser eleito presidente da República, inaugurado as eleições diretas, possibilitadas por lei específica proclamada pelo Deputado Federal Ulysses Guimarães, conhecido como o "Senhor Diretas".
      #121307
      Banca
      UFGD
      Matéria
      História Diversas
      Concurso
      UFGD
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      Com relação à formação histórica da região que compreende o atual Mato Grosso do Sul, assinale a alternativa correta.

      • a) O estabelecimento de missões jesuíticas entre os indígenas Itatines foi duradouro. Entre 1549 e 1659, os jesuítas estabeleceram cerca de dez reduções entre os rios Paraguai e Miranda, Pirai- Aquidaban e as terras do povoado espanhol Santiago de Xerez.
      • b) A partir do século XVII, as missões religiosas do Itatim sofreram a ação das bandeiras vindas de São Paulo com o intuito de capturar os indígenas para vendê-los aos colonizadores portugueses. Contudo, a ação dos bandeirantes esteve restrita às terras portuguesas localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas.
      • c) Após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a Companhia Matte Laranjeira instalou- se na região Sul do então Mato Grosso. Adquirindo praticamente a totalidade de suas terras, passou a explorar, em 1880, com mão-de- obra composta somente por imigrantes europeus, o mercado da erva-mate, desde a extração do produto até a sua comercialização.
      • d) A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil impulsionou a produção pecuária, além de ter contribuído para o aumento da população do atual Estado de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos trilhos da Noroeste, surgiram novas cidades, como Três Lagoas, Águas Claras, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.
      • e) Com intuito de garantir a posse das terras localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai aos indígenas Kaiowá, Getúlio Vargas cria, em 1943, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND). Aos indígenas foi reservada grande parte dos lotes de terra da CAND. O restante da área foi ocupado por colonos.
      #121308
      Banca
      UFGD
      Matéria
      História Diversas
      Concurso
      UFGD
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      Leia o texto a seguir.


      "O corpo está no centro de toda relação de poder. Mas o corpo das mulheres é o centro, de maneira imediata e específica. Sua aparência, sua beleza, suas formas, suas roupas, seus gestos, sua maneira de andar, de olhar, de falar e de rir (provocante, o riso não cai bem às mulheres, prefere-se que elas fiquem com as lágrimas) soa o objeto de uma perpétua suspeita. Suspeita que visa o seu sexo, vulcão da terra. Enclausurá-las seria a melhor solução: em um pesco fechado e controlado, ou no mínimo sob um véu que mascara sua chama incendiária. Toda a mulher em liberdade é um perigo e, ao mesmo tempo, está em perigo, um legitimando o outro. Se algo de mal lhe acontece, ela está recebendo apenas aquilo que merece."


      PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005. p. 447.


      Michele Perrot faz referência à descrição das normas de controle impostas às mulheres na Idade Média. Em relação às mulheres europeias no período medieval, assinale a alternativa correta.

      • a) As filhas possuíam direitos na sucessão; quando contraíam matrimônio recebiam um dote, constituído de bens que seriam administrados por elas e pelo marido.
      • b) A linhagem beneficiava igualitariamente tanto o sexo masculino quanto o feminino.
      • c) A principal virtude da mulher, dentro e fora do casamento, deveria ser a obediência e a submissão. O casamento era um pacto entre duas famílias e tinha por objetivo simplesmente a procriação.
      • d) Aos homens, pais ou maridos, não cabia o direito de castigá-las quando elas infringiam alguma norma moral.
      • e) Na prática do sexo, sempre com o objetivo único de procriação, a mulher deveria demonstrar sensação de prazer perante o esposo.
      #121309
      Banca
      UFGD
      Matéria
      História Diversas
      Concurso
      UFGD
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      Com relação à história política do Brasil pós 1985, assinale a alternativa correta.

      • a) Com a morte de Tancredo Neves, José Sarney foi o primeiro civil a assumir a presidência da República, após a Ditadura Militar. Em seu governo, em meio a uma grave crise econômica, implementou-se com sucesso um plano econômico visando combater a inflação, conhecido como Plano Cruzado. No Governo Sarney, promulgou-se a atual Constituição Brasileira, além de ter sido criada uma nova moeda, o Cruzeiro.
      • b) Na campanha eleitoral de 1989 para Presidente da República, Fernando Collor de Mello foi o eleito. Embasados numa política econômica nacionalista, de fechamento do mercado brasileiro ao mercado externo, os Planos Collor I e II foram eficazes no combate à inflação. O governo Collor foi interrompido em 1992 após graves acusações de corrupção.
      • c) Com o afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência, assumiu seu vice, Itamar Franco. Em seu governo, foi lançado, em 1994, visando combater a inflação, o Plano Real. A nova moeda (o Real) esteve, desde o início, desvinculada do dólar, sujeita ao câmbio flutuante. Previa-se a emissão de novos reais independente da existência de volume equivalente de dólares nos cofres do Banco Central.
      • d) Em 1° de janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência da República, eleito em grande medida pela aceitação nacional do Plano Real. FHC, como ficou conhecido, foi reeleito em 1998, completando oito anos de mandato. Sua reeleição foi possível graças a aprovação de uma emenda constitucional, em 1997, pelo Congresso Nacional.
      • e) Em 2003, Luis Inácio Lula da Silva chega à Presidência da República, após sucessivas derrotas eleitorais. Lula foi reeleito em 2006, tendo como proposta principal a privatização da Petrobrás e do pré-sal. Dentre as medidas sociais implementadas em seu segundo governo, está o Programa Fome Zero.
      #121310
      Banca
      UFGD
      Matéria
      História Diversas
      Concurso
      UFGD
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      Leia a seguinte adaptação textual.


      "O Panelaço na Argentina" trata de um acontecimento do ano de 2001. Retrata um pouco da crise econômica Argentina, país que espoliou a maioria dos seus habitantes, confiscando-lhes a poupança; o governo preferiu dar prioridade aos credores do FMI em detrimento da população argentina. Com isso, várias pessoas saíram às ruas para reclamar e até forçar a renúncia do presidente Menem. Nesse momento são as mulheres, inclusive as representantes das "Mães da Praça de Maio", que elaboram uma crítica veemente com relação ao neoliberalismo. Elas participaram desse "panelaço" e também do Fórum Social Mundial no mesmo ano, mostrando com isso que estão atentas à realidade que lhes rodeia, expressando sua insatisfação frente ao que acontece no mundo diante das políticas de globalização.

      OLIVEIRA NETO, Augusto A.; FELIX, Keile S. L. A atuação feminina frente à politica econômica na América Latina - últimas décadas do século XX. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2010. (Texto adaptado).


      Tomando o texto acima como ilustração do referido período histórico, assinale a alternativa correta.

      • a) Na América Latina, África e Ásia, predominava um nível de crescimento econômico sustentável como um dos reflexos da globalização.
      • b) Ao findar a década de 1990, as criticas à globalização e ao neoliberalismo tornaram-se cada vez mais frequentes e generalizadas. Há também a participação feminina na tentativa de mudança na realidade social.
      • c) Com a globalização mundial, as políticas econômicas tenderam à inclusão social e ao respeito aos direitos humanos e às minorias étnicas.
      • d) O capitalismo produziu grandes massas de capitais voláteis nas mãos de especuladores dos países ricos, levando os países de economia emergente a uma autonomia em relação a esses capitais.
      • e) O pagamento da dívida externa dos países latino- americanos foi percebido pelos países credores como uma afronta ao livre comércio de bens e serviços.
      #121311
      Banca
      UFGD
      Matéria
      História Diversas
      Concurso
      UFGD
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      Mato Grosso do Sul possui significativa população indígena. Com relação à questão indígena desse Estado, seus antecedentes históricos e situação atual, assinale a alternativa correta.

        • a) A presença humana no espaço do atual Mato Grosso do Sul é bastante recente. Pesquisas indicam que indígenas e europeus chegaram à região na mesma época, isto é, no século XVI da era cristã.
        • b) Devido à insalubridade climática do pantanal sul- mato-grossense, a ocupação indígena esteve restrita, até o século XIX, aos vales dos rios Paraná, Paraguai e Miranda.
        • c) Os atuais indígenas do Mato Grosso do Sul descendem do mesmo tronco linguístico-cultural, o tupi-guarani. Dessa forma, é possível afirmar que os Kadiweu, os Terena, os Guató e os Guarani possuem a mesma cultura.
        • d) Na Companhia Matte Laranjeira, embora a mão- de-obra amplamente predominante nos ervais tenha sido a paraguaia, ocorreu, em várias regiões, o engajamento de índios Kaiowá e Guarani (Ñandeva).
        • e) O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), ao criar, na região de Dourados, oito reservas indígenas, entre 1915 e 1928, pacificou em definitivo os conflitos fundiários entre indígenas e colonos.
        #121312
        Banca
        UFGD
        Matéria
        História Diversas
        Concurso
        UFGD
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 13 - 

        Uma série de transformações vividas entre os séculos XV e XVII pela população mundial, caracterizadas por profundas modificações na ciência, cultura, política, economia e sociedade, foi denominada de modernidade. Assinale a alternativa que apresenta as principais características da modernidade.

        • a) O capitalismo Industrial, o estado democrático de direito, a acomodação das forças sociais e o apego ao racionalismo.
        • b) O capitalismo comercial, a sociedade das cortes, os privilégios sociais e a razão iluminista.
        • c) O neoliberalismo econômico, as revoluções burguesas, a sociedade estamental e o trabalho assalariado.
        • d) O mercantilismo, o socialismo e as lutas por direitos trabalhistas.
        • e) A predominância do liberalismo econômico, das ditaduras militares e da sociedade de classes.