Processando...

Simulado UFGD | VESTIBULAR

Simulado UFGD

📚 Simulado UFGD | Vestibulando | cód.19195

Está se preparando para o concurso UFGD? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.

 

🔗 Vejam mais simulados UFGD

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado UFGD foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Vestibular
  • 🏛️ Instituição: UFGD
  • 👔 Cargo: Vestibulando
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: UFGD
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado UFGD e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões UFGD

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso UFGD


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFGD. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre UFGD


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFGD.

Ver apostilas para UFGD


📢 Concursos Abertos para UFGD

Veja os concursos abertos da instituição UFGD. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para UFGD


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#226231
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas, especialmente de folhas verdes, se temperadas com sal, azeite e limão muito antes de serem consumidas, ficam

  • a) desidratadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.
  • b) murchas, uma vez que o tempero torna o meio hiperosmótico.
  • c) hidratadas, uma vez que o tempero torna o meio hiposmótico.
  • d) ressecadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.
  • e) túrgidas, uma vez que o tempero torna o meio hipotônico.
#226232
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Suponha que um homem heterozigoto para a anemia falciforme resolve se casar. A partir dessa afirmação, considere as seguintes questões:

I. se a mulher tiver anemia falciforme, quais os prováveis fenótipos dos filhos?
II. se a mulher for "portadora", qual a probabilidade de nascer uma criança com anemia falciforme?

Assinale a alternativa que responde corretamente às perguntas.

  • a) I – todos normais; II – 25%.
  • b) I – todos normais; II – 50%
  • c) I – todos com anemia falciforme; II – 50%.
  • d) I – normais ou com anemia falciforme; II – 25%.
  • e) I – normais ou com anemia falciforme; II – 50%.
#226233
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considere que, em galinhas, a retirada do ovário provoca o desenvolvimento de testículos funcionais no indivíduo. Assim sendo, essa fêmea pode ser transformada em macho, produzindo espermatozoides e apresentando características sexuais secundárias masculinas. Se esse “macho” convertido for cruzado com uma fêmea normal e forem produzidos 12 descendentes, quantos serão machos e quantos serão fêmeas, ao atingirem a idade adulta?

  • a) Todos serão machos.
  • b) 6 machos e 6 fêmeas.
  • c) Todos serão fêmeas.
  • d) 3 fêmeas e 6 machos.
  • e) 6 fêmeas e 3 machos.
#226234
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Com relação à biodiversidade, é correto afirmar que

  • a) a retirada de um elo de uma cadeia alimentar não ameaça a biodiversidade.
  • b) quanto mais curta a cadeia alimentar, menor a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados.
  • c) a biodiversidade reúne somente as formas de vidas animais e vegetais.
  • d) a biodiversidade garante o equilíbrio das teias alimentares nos ecossistemas.
  • e) a extinção de uma espécie pode ser reversível se medidas forem tomadas para recuperar o ecossistema em que essa espécie viveu.
#226235
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Podemos afirmar que as borboletas, quanto ao I) desenvolvimento e II) divisão corporal, são classificadas, respectivamente, como animais

  • a) I – ametábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
  • b) I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • c) I – ametábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • d) I – holometábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
  • e) I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
#226236
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Uma pessoa deseja soltar uma porca de aço que está enroscada em um parafuso de ferro. Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica da porca é de 31,5X10-6 ( o C) -1 e do parafuso de 34,2X10-6 ( o C) -1 , o que deve fazer essa pessoa para realizar a sua tarefa com mais facilidade?

  • a) Aquecer o conjunto parafuso e porca, pois o parafuso, tendo maior coeficiente de dilatação, vai favorecer a soltura da porca.
  • b) Aquecer só a porca, pois assim o parafuso não vai aquecer, facilitando a soltura da porca.
  • c) Aquecer só o parafuso, pois assim a porca não vai ser aquecida e com isto ficará mais fácil soltar a porca.
  • d) Esfriar o conjunto, pois, tendo o parafuso um maior coeficiente de dilatação, vai permitir que a porca seja solta com mais facilidade.
  • e) Resfriar a porca e, simultaneamente, aquecer o parafuso, provocando um choque térmico que provocará a separação.
#226237
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Suponha que você more no último dos 15 andares de um edifício e que deseja levar para o seu apartamento um corpo de peso igual a 20 N. Ao entrar no elevador, coloca o objeto sobre uma balança que se encontra no interior do elevador. Se o elevador subir com uma aceleração constante de 3 m/s e se a gravidade local for de 10 m/s2 , qual será a leitura do peso (em Newton) do objeto na balança durante o trajeto de subida?

  • a) 80 N.
  • b) 60 N.
  • c) 30 N.
  • d) 26 N.
  • e) 36 N.
#226238
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Uma placa de 2,0 m2 de um aquecedor solar é capaz de gerar 19,4 x106 J de calor ao longo de um dia ensolarado. Se o calor específico da água for igual a 4190 J/kg.K, qual será o número mínimo de placas necessárias para elevar, até o final do dia, a temperatura de 1000 litros de água de 22 o C para 60 o C, que está armazenada em um reservatório ideal?

  • a) 9
  • b) 7
  • c) 1
  • d) 5
  • e) 10
#226239
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A unidade “ohm” (O), no Sistema Internacional de Unidades, representa:

  • a) Ampere por volt.
  • b) Joule por metro.
  • c) Volt por ampere.
  • d) Ampere por metro.
  • e) Volt por metro.
#226240
Banca
UFGD
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Leia o texto a seguir.


"O corpo está no centro de toda relação de poder. Mas o corpo das mulheres é o centro, de maneira imediata e específica. Sua aparência, sua beleza, suas formas, suas roupas, seus gestos, sua maneira de andar, de olhar, de falar e de rir (provocante, o riso não cai bem às mulheres, prefere-se que elas fiquem com as lágrimas) soa o objeto de uma perpétua suspeita. Suspeita que visa o seu sexo, vulcão da terra. Enclausurá-las seria a melhor solução: em um pesco fechado e controlado, ou no mínimo sob um véu que mascara sua chama incendiária. Toda a mulher em liberdade é um perigo e, ao mesmo tempo, está em perigo, um legitimando o outro. Se algo de mal lhe acontece, ela está recebendo apenas aquilo que merece."


PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005. p. 447.


Michele Perrot faz referência à descrição das normas de controle impostas às mulheres na Idade Média. Em relação às mulheres europeias no período medieval, assinale a alternativa correta.

  • a) As filhas possuíam direitos na sucessão; quando contraíam matrimônio recebiam um dote, constituído de bens que seriam administrados por elas e pelo marido.
  • b) A linhagem beneficiava igualitariamente tanto o sexo masculino quanto o feminino.
  • c) A principal virtude da mulher, dentro e fora do casamento, deveria ser a obediência e a submissão. O casamento era um pacto entre duas famílias e tinha por objetivo simplesmente a procriação.
  • d) Aos homens, pais ou maridos, não cabia o direito de castigá-las quando elas infringiam alguma norma moral.
  • e) Na prática do sexo, sempre com o objetivo único de procriação, a mulher deveria demonstrar sensação de prazer perante o esposo.