Processando...

Simulado UFES | Técnico em Enfermagem | CONCURSO

Simulado UFES | Técnico em Enfermagem

SIMULADO UFES | TÉCNICO EM ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Técnico em Enfermagem.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Enfermagem, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Técnico em Enfermagem contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#106160
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas sobre diabetes mellitus e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da prolactina.

( ) Os sinais e sintomas característicos que indicam a suspeita de diabetes são os “quatro P’s”: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso.

( ) Pessoas com hiperglicemia intermediária, glicemia de jejum entre 110 mg/dl e 125 mg/dl, devem ser orientadas para prevenção do diabetes, o que inclui orientações sobre alimentação saudável e hábitos ativos de vida, bem como reavaliação anual dos índices de glicemia de jejum.

( ) São alguns aspectos importantes no planejamento da assistência de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus: abordagem e orientação sobre sinais de hipoglicemia e hiperglicemia, sobre hábitos de vida saudáveis sobre o uso da insulina e o modo correto de como se reutilizar agulhas, e sobre o planejamento de rodízio dos locais de aplicação da insulina.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

  • a) F-V-F-V.
  • b) V-F-V-V.
  • c) F-V-V-V.
  • d) F-F-V-F.
  • e) F-F-V-V.
#106161
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Sobre a administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) O músculo da região do vasto lateral da coxa é pouco desenvolvido, por isso não é recomendado que seja aplicada injeção intramuscular nesse músculo. A região deltoideana, por sua vez, é indicada para receber grandes volumes de medicamentos, pois possui pouco potencial para lesões.

( ) Os seis certos da administração de medicamentos incluem: o medicamento certo, a dose certa, o paciente certo, a via de administração certa, o horário certo e o registro certo.

( ) A via intramuscular fornece uma absorção mais rápida do medicamento que a via subcutânea, já que os músculos têm maior vascularidade.

( ) Doses superiores a 1 ml de medicamentos hidrossolúveis devem ser administradas subcutaneamente, pois o tecido não é sensível a soluções irritantes e a grandes volumes.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

  • a) F-V-V-F.
  • b) V-F-F-V.
  • c) F-V-V-V.
  • d) F-F-V-F.
  • e) V-V-F-F.
#106162
Banca
UFES
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um fato marcante para as sociedades atuais é o processo de envelhecimento populacional, observado em todos os continentes. De acordo com o manual do Ministério da Saúde, “Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento”, é INCORRETO afirmar:

    • a) Envelhecimento populacional é definido como a mudança na estrutura etária da população. No Brasil, é considerada idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade.
    • b) É função das políticas públicas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem idades avançadas, com o melhor estado de saúde possível, em que o envelhecimento ativo e saudável, seja o principal objetivo.
    • c) Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito da população idosa.
    • d) O Brasil projeta-se para um perfil demográfico cada vez mais envelhecido, fenômeno que implicará na necessidade de adequações das políticas sociais, particularmente daquelas voltadas para atender às crescentes demandas nas áreas da saúde, previdência e assistência social.
    • e) No Estatuto do Idoso, considerado uma das maiores conquistas sociais da população idosa em nosso país, é assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde, o SUS, mas isso não lhe garante ter o acesso universal e igualitário, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde dessa população.
    #106163
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Sobre processos infecciosos, analise as afirmativas abaixo, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

    ( ) Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea, comprovada por meio de exames laboratoriais.

    ( ) Virulência é a condição em que o hospedeiro interage fisiológica e imunologicamente com um microrganismo.

    ( ) Colonização é a presença de microrganismos no interior ou na superfície corporal de um hospedeiro, sem interferência ou interação com o hospedeiro e sem provocar sintomas nele.

    ( ) Período de incubação é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

    ( ) Latência é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

    A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

    • a) V-F-F-F-V.
    • b) F-F-V-V-F.
    • c) V-F-V-V-F.
    • d) F-V-F-V-V.
    • e) V-F-V-F-V.
    #106164
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Sobre a higienização das mãos, é INCORRETO afirmar que

    • a) as mãos devem ser lavadas e descontaminadas, com frequência durante o cuidado com os pacientes.
    • b) quando as mãos estão visivelmente sujas ou contaminadas por material biológico, proveniente do cuidado com o paciente, devem ser lavadas com água e sabão e se as mãos não estiverem visivelmente sujas, os profissionais de saúde são incentivados a usar, apenas, agentes antissépticos à base de álcool.
    • c) a flora normal da pele consiste habitualmente em estafilococos, que estão fixados superficialmente, e essa flora é eliminada quando da higiene das mãos e da regeneração da pele.
    • d) todas as unidades de cuidados de saúde devem dispor de mecanismos para avaliar a adesão à higiene das mãos por todos aqueles que cuidam de pacientes.
    • e) quando prestam cuidados aos pacientes, a equipe de enfermagem não deve usar unhas postiças, nem expansores de unhas, visto que foram, epidemiologicamente, relacionados a vários surtos significativos de infecções.
    #106165
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Alguns micróbios são tão contagiosos ou epidemiologicamente significativos que devem ser usadas precauções adicionais, além das precauções padrão, nas situações em que esses microrganismos são identificados. As precauções contra a transmissão de micróbios pelo ar são necessárias para pacientes diagnosticados com

    • a) influenza, tuberculose óssea e tétano.
    • b) difteria, rubéola e hepatite A.
    • c) impetigo, sarampo e exantema súbito.
    • d) sarampo, varicela e tuberculose.
    • e) tuberculose, influenza e coqueluche.
    #106166
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Sobre as doenças sexualmente transmissíveis, é INCORRETO afirmar:

    • a) O HIV é transmitido por contato sexual ou por injeção percutânea de sangue contaminado ou ainda, da mãe infectada para o feto.
    • b) As mulheres com infecção por N. gonorrhoeae podem apresentar sintomas de infecção do trato urinário ou vaginite.
    • c) A sífilis é uma doença transmissível que, ao ser diagnosticada, em qualquer instituição de cuidado de saúde, deve ser notificada aos órgãos competentes.
    • d) As infecções tanto por C. trachomatis, quanto por N. gonorrhoeae frequentemente não produzem sintomas em mulheres, mas quando existem, o sintoma mais frequente consiste em cervicite mucopurulenta com exsudatos no canal endocervical.
    • e) A transmissão da sífilis não é reduzida pelo uso de preservativos.
    #106167
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

    ( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.

    ( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.

    ( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.

    ( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

    ( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.

    A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

    • a) V-F-F-F-V.
    • b) F-F-V-V-F.
    • c) V-V-F-V-V.
    • d) F-V-F-V-V.
    • e) V-F-V-F-V.
    #106168
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    A administração de medicamentos é parte essencial da prática da enfermagem e requer uma base de conhecimento confiável para que os medicamentos sejam administrados com segurança. Sobre a administração de medicamentos, analise as afirmativas a seguir:

    I. A administração parenteral de um medicamento é a administração por meio de injeções, e constitui-se como um procedimento invasivo, que deve ser realizado por meio de técnicas assépticas.

    II. A via de administração oral é a mais fácil e a mais utilizada, mas os medicamentos orais têm início de ação mais lento e um efeito mais prologando que os medicamentos parenterais.

    III. O bolus intravenoso é a introdução de uma dose concentrada de um medicamento diretamente no sistema circulatório, e é considerado o método mais seguro para a administração de medicamentos.

    IV. A via de administração da insulina mais usual é a subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada via intravenosa ou via intramuscular, em situações que requerem efeito clínico mais rápido.

    V. O ângulo de inserção para uma injeção intramuscular é de 90º e para uma injeção intradérmica, é de 15º.

    É CORRETO o que se afirma em

    • a) I, II, III, V, apenas.
    • b) II, III, IV, V, apenas.
    • c) I, III, IV, V, apenas.
    • d) I, II, IV, V, apenas.
    • e) I, II, III, IV, apenas.
    #106169
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Sobre a infusão intravenosa periférica, um procedimento frequentemente utilizado em pacientes internados, é INCORRETO afirmar:

    • a) No momento da venopunção, deve-se evitar esfregar vigorosamente ou bater demais nas veias do paciente, pois essa técnica pode causar lesões à veia, como um hematoma, ou pode causar constrição venosa.
    • b) Os locais potenciais de contaminação de um dispositivo intravascular são: mãos da equipe de saúde, colonização da conexão do cateter, líquido contaminado, contaminação na inserção, microflora da pele do paciente e disseminação hematológica.
    • c) As flebites, infecções e sangramento no local da infusão intravenosa periférica, são complicações comuns da terapia intravenosa.
    • d) A presença de flebite é evidenciada por queda da velocidade e por edema, por palidez ou por temperatura reduzida no local da inserção da infusão intravenosa.
    • e) No caso de flebite, deve-se interromper a infusão e descontinuar a administração intravenosa, reiniciando-se, se necessário, a administração intravenosa em uma outra extremidade.
    #106170
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    A verificação dos sinais vitais são uma forma rápida e eficiente de monitorar as condições de um paciente ou de identificar seus problemas e de avaliar sua resposta à intervenção. Sobre os sinais vitais, analise as afirmativas abaixo:

    I. A febre é um mecanismo de defesa corporal normal.

    II. A avaliação respiratória inclui aferição para determinar a eficácia da ventilação, da perfusão e da difusão da oxigenação.

    III. Diversas variáveis hemodinâmicas contribuem para determinar a pressão arterial.

    IV. Alterações em um sinal vital não influenciam as características de outros sinais vitais.

    Está CORRETO o que se afirma em

    • a) I e III, apenas.
    • b) I e II, apenas.
    • c) I, II e III, apenas.
    • d) II e IV, apenas.
    • e) I e IV, apenas.
    #106171
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Em relação às feridas e aos curativos, é INCORRETO afirmar:

    • a) Na limpeza das feridas ou áreas do dreno, a limpeza deve ser realizada partindo-se da área mais contaminada para a menos contaminada.
    • b) As camadas de um curativo absorvem a drenagem e evitam a entrada de bactérias nas feridas.
    • c) Os princípios dos primeiros socorros da ferida incluem o controle de sangramento, a limpeza e a proteção da ferida.
    • d) Uma distensão aguda, uma fratura ou uma contusão responde melhor à aplicação de frio.
    • e) A avaliação da ferida requer uma descrição da aparência do leito da ferida, do tamanho, da presença de exsudato e da condição da pele ao redor da ferida para que se defina o curativo adequado ao seu tratamento.
    #106172
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    De acordo com o “Manual de Recomendações para o controle da Tuberculose no Brasil”, do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir, e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

    ( ) O Profissional de Saúde com sinais ou sintomas compatíveis com tuberculose deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e ao Raio-X de tórax. Em caso de suspeita de tuberculose pulmonar, o profissional deve permanecer afastado das suas atividades até que a suspeita de tuberculose seja excluída ou que o profissional de saúde seja considerado não infectante.

    ( ) Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar são tosse persistente produtiva com muco e eventualmente sangue, febre, sudorese noturna e emagrecimento.

    ( ) O paciente que retorna ao sistema de saúde, após abandono do tratamento para tuberculose, deve ter a reintrodução imediata ao tratamento antiTB básico.

    ( ) A busca ativa do sintomático respiratório tem sido uma estratégia recomendada nacionalmente com o objetivo de identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a quatro semanas e deve ser realizada anualmente pelos serviços de saúde.

    ( ) A baciloscopia direta do escarro é o método principal de diagnóstico da tuberculose pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos.

    A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

    • a) V-V-F-F-V
    • b) F-F-V-V-F
    • c) V-F-F-F-V
    • d) F-V-F-V-V
    • e) V-F-V-F-V
    #106173
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Para administrar 1500 ml de solução fisiológica 0,9% e 500 ml de solução glicosada a 5% em 24 horas, o fluxo de gotas por minuto deve ser de aproximadamente

    • a) 22gts/min.
    • b) 72gts/min.
    • c) 31gts/min.
    • d) 28gts/min.
    • e) 68gts/min.
    #106174
    Banca
    UFES
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFES
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    De acordo com o Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, é CORRETO afirmar:

    • a) O perito pode assinar laudo pericial, caso não tenha realizado ou participado do exame pericial, desde que algum membro da equipe lhe detalhe o caso.
    • b) As informações produzidas pelo sistema informatizado SIAPE SAÚDE não podem ser objeto de estudo e de divulgação pela Administração Pública Federal.
    • c) Para realização de pesquisas e posterior publicação na forma de textos científicos, bastam ser respeitadas as normas locais.
    • d) Todos os profissionais que trabalham nas unidades de atenção à saúde do servidor devem, quando do manuseio dos documentos oficiais, guardar sigilo sobre os assuntos de que têm ciência em razão do cargo, emprego ou função.
    • e) Não fere a ética divulgar imagens dos pacientes atendidos nas unidades de atenção à saúde em mídias sociais com finalidade de entretenimento.