Processando...

Simulado UFC | Arquiteto e Urbanista | CONCURSO

Simulado UFC | Arquiteto e Urbanista

SIMULADO UFC | ARQUITETO E URBANISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFC para o cargo de Arquiteto e Urbanista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CCV – UFC para o concurso UFC. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto e Urbanista, contendo Arquitetura que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFC | Arquiteto e Urbanista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116691
Banca
CCV-UFC
Matéria
Arquitetura
Concurso
UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

A impermeabilização constitui um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade. No âmbito da construção civil, a impermeabilização é um elemento chave para determinar a manutenção e durabilidade das edificações. Quanto à impermeabilização, podemos afirmar que:

  • a) Quanto ao material constituinte principal da camada impermeável, os tipos de impermeabilização se classificam em: metálicos, cimentícios, e plásticos.
  • b) Impermeabilização rígida pode ser definida como o conjunto de materiais ou produtos que não apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas não sujeitas à movimentação do elemento construtivo.
  • c) Impermeabilização rígida pode ser definida como conjunto de materiais ou produtos que respondem com maior resistência ao trânsito e às intempéries, sendo ideal para utilização em terraços, varandas, lajes impermeabilizadas, etc.
  • d) A camada de imprimação pode ser definida como estrato com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes por sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços.
  • e) Após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado ensaio de estanqueidade utilizando uma mistura de água e cal, com duração mínima de 48h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado.
#116692
Banca
CCV-UFC
Matéria
Arquitetura
Concurso
UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Em um lote vazio de 30 x 30m, pretende-se construir uma determinada edificação. Os índices urbanísticos que incidem neste terreno são:

Índice de aproveitamento: 3 Taxa de ocupação máxima: 50% Taxa de permeabilidade mínima: 40%

A partir da análise destes índices, é possível afirmar que:

  • a) A área construída total da edificação não poderá ser superior a 300m².
  • b) Ao adotar térreo e pavimentos-tipo com 450m², é possível construir até 8 pavimentos.
  • c) Ao adotar térreo e pavimentos-tipo com 500m², desde que sejam projetados até 5 pavimentos, o projeto estaria cumprindo os índices urbanísticos.
  • d) Ao propor uma edificação térrea com 300m² e pavimentação do restante do lote com piso de permeabilidade de 60%, o projeto estaria cumprindo os índices urbanísticos.
  • e) Ao propor uma edificação térrea ocupando o lote, deixando vazios apenas o recuo frontal de 5m, recuos laterais de 3m (em ambos os lados) e recuo de fundo de 3m, o projeto estaria cumprindo os índices urbanísticos.
#116693
Banca
CCV-UFC
Matéria
Arquitetura
Concurso
UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Anteriormente regulamentado de forma ainda simplificada pela NBR9050 de 2004, a elaboração de projetos de piso tátil passou a ser norteada por uma nova norma a partir de 2016. Trata-se da NBR16537/2016 “Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação”. De acordo com esta norma, podemos afirmar que:

  • a) Quando houver o encontro de três faixas direcionais, deve haver sinalização tátil formando áreas de alerta com dimensão equivalente a quatro vezes a largura da sinalização tátil.
  • b) Deve haver pelo menos 1,20 m de distância entre a sinalização tátil de direcionamento e as paredes, os pilares ou outros objetos, contando-se 1,20 m desde a borda da sinalização tátil.
  • c) Sempre que houver a necessidade de mudança de direção na sinalização tátil direcional, devem ser utilizados pisos táteis alerta formando áreas de alerta com dimensão equivalente ao dobro da largura da sinalização tátil direcional.
  • d) A largura das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional deve ser constante. A sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção pode possuir cor diferenciada da sinalização tátil direcional para auxiliar a identificação.
  • e) A sinalização tátil direcional deve ser utilizada contornando o limite de lotes não edificados onde exista descontinuidade da referência edificada, como postos de gasolina, acessos a garagens, estacionamentos ou quando o edifício estiver recuado.
#116694
Banca
CCV-UFC
Matéria
Arquitetura
Concurso
UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

A manutenção de edificações é um tema cuja importância supera, gradualmente, a cultura de se pensar o processo de construção limitado até o momento quando a edificação é entregue e entra em uso. As edificações são suporte físico para a realização direta ou indireta de todas as atividades produtivas e possuem, portanto, um valor social fundamental. Todavia, as edificações apresentam uma característica que as diferencia de outros produtos: elas são construídas para atender a seus usuários durante muitos anos, e ao longo deste tempo de serviço devem apresentar condições adequadas ao uso a que se destinam, resistindo aos agentes ambientais e de uso que alteram suas propriedades técnicas iniciais (NBR 5674/2012). De acordo com a NBR 5674/2012 “Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção” assinale o item CORRETO.

  • a) A manutenção rotineira é caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, trocas de revestimentos, reparos estruturais, pequenas reformas de até 40m², etc.
  • b) A manutenção corretiva é caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.
  • c) A manutenção preventiva é caracterizada por serviços que demandam ação para permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.
  • d) O programa de manutenção consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e embora não abranja a questão dos recursos financeiros necessários, auxilia na estruturação dos orçamentos.
  • e) Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento, entre eles, o atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575.
#116695
Banca
CCV-UFC
Matéria
Arquitetura
Concurso
UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Em um campus universitário, a distância real entre duas de suas entradas corresponde a 0,5 km. Esta distância foi representada com a dimensão de 50 cm em um determinado mapa. Estas informações nos levam a inferir que a escala utilizada no mapa foi de:

  • a) 1 :10
  • b) 1 :100
  • c) 1 :1000
  • d) 1 :10000
  • e) 1 :100000