Processando...

Simulado UFAM | Psicólogo | CONCURSO

Simulado UFAM | Psicólogo

📚 Simulado UFAM | Psicólogo | cód.7873

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado UFAM? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados UFAM

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado UFAM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: UFAM
  • 👔 Cargo: Psicólogo
  • 📚 Matéria: Psicologia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: COMVEST
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado UFAM e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões UFAM

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso UFAM


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFAM. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre UFAM


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFAM.

Ver apostilas para UFAM


📢 Concursos Abertos para UFAM

Veja os concursos abertos da instituição UFAM. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para UFAM


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#116817
Banca
COMVEST
Matéria
Psicologia
Concurso
UFAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Resolução CFP nº 18/2002, estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial. Essa resolução está calcada em algumas considerações preliminares. São elas:

I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se lê que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana", e a "Declaração de Durban", adotada em 8 de setembro de 2001, que reafirma o princípio da igualdade e da não discriminação.

II. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

III. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)

IV. O art. 10 do Código de Ética Profissional dos Psicólogos prevê a possibilidade de quebra do sigilo nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no art. 9 e as afirmações dos princípios fundamentais desse Código. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)

Assinale a alternativa correta:

  • a) Somente as afirmativas I e II estão incorretas.
  • b) Somente as afirmativas I e II estão incorretas.
  • c) Somente as afirmativas ll e IV estão incorretas.
  • d) Somente as afirmativas III e IV estão incorretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#116818
Banca
COMVEST
Matéria
Psicologia
Concurso
UFAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“Mas os direitos humanos não têm a ver só com o acesso a serviços e __I___ Eles têm a ver com a cultura de toda a sociedade. Cultura que abarca símbolos, comportamentos, tradições e novidades. Cultura que dá o tom nas relações entre as pessoas. A cultura da sociedade não tem a ver com _____II____ ou renda econômica. Ela tem a ver com os valores mais humanos e profundos de uma comunidade. Quanto mais desenvolvida for a cultura da sociedade, mais reconhecidos e garantidos serão os direitos. Por isso é tão importante trabalharmos a favor de uma cultura e de uma ___III____ de direitos humanos”. (Site CRP-SP)

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto anterior de forma CORRETA:

    • a) I-bens de consumo; II-produção; III-segurança.
    • b) I-políticas públicas; II-escolaridade; III-educação.
    • c) I-saúde; II-sucesso; III-prevenção.
    • d) I-cultura; II-saúde; III-defesa.
    • e) I-educação; II-posição social; III - conservação.
    #116819
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    De forma resumida, o que foi a “crise da psicologia social” que aconteceu em meados do século XX?

    • a) Relevância social da área.
    • b) Baixa autoestima dos psicólogos.
    • c) Não aplicabilidade do conhecimento produzido.
    • d) Perda de confiança nas abordagens clínicas.
    • e) Falta de mercado de trabalho para os psicólogos.
    #116820
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    A Psicologia Social do Trabalho estuda e promove discussões sobre as implicações políticas e sociais da relação indivíduo-trabalho no contexto social (Sato, Bernardo & Oliveira, 2008), tendo como premissa que as relações de trabalho são permeadas por assimetrias de poder. Nessa perspectiva, a prática do psicólogo prevê, EXCETO:

    • a) Que a intervenção deve se iniciar com uma análise integral das contradições do trabalho dentro das condições dadas por seus processos de produção particulares.
    • b) A percepção de que as identidades das pessoas não são fixas; pelo contrário, correspondem a posições específicas dadas pelo contexto social e institucional, no qual se constrói, dia a dia, a cotidianidade do trabalho.
    • c) A superação de esquemas alienados, que, muitas vezes, estão presentes na sua formação.
    • d) O abandono de posturas cômodas, que prevalecem em seu exercício, desmontando discursos legitimadores de práticas focadas nos interesses dos mais privilegiados.
    • e) Entender que existe a pessoa certa para o lugar certo e depende do psicólogo essa harmonização.
    #116821
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Para o CFP (2012), na atuação do psicólogo nos programas de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, existe a necessidade de:

    I. Articular os diferentes campos de saber e suas estratégias de formação, realizando inclusão do ensino relativo às políticas públicas.

    II. Ter ousadia e criatividade para executar as medidas socioeducativas, percebendo que estas exigem também as relações com cada contexto, e participar no desenvolvimento de elos que dão vida ao processo de execução.

    III. Investir permanentemente na construção de alternativas aos impasses trazidos pelos adolescentes, contribuindo na participação ativa destes junto à equipe na elaboração do PIA, na busca de singularizar os processos e estabelecer acordos e alternativas em conjunto com a família ou responsáveis.

    IV. Ter a participação política, compromisso e responsabilidade social e profissional para com os adolescentes na rede de serviços, buscando desenvolver estratégias de envolvimento que viabilizem o cumprimento das medidas socioeducativas em ambientes de debate e a conquista dos direitos de cidadão.

    Assinale a alternativa correta:

    • a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
    • b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
    • d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
    • e) Todas as afirmativas estão corretas.
    #116822
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, na tentativa de dar uma nova orientação ao modelo assistencial vigente na saúde pública do Brasil. Qual dos objetivos a seguir está INCORRETO?

    • a) Prestar, nas unidades de saúde e nos hospitais, assistência contínua, com boa resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população.
    • b) Intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta.
    • c) Eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde.
    • d) Humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais.
    • e) Fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida; estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.
    #116823
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Construcionismo Social é o nome que passou a designar o movimento de crítica à Psicologia Social "modernista". Quem é o(a) autor(a) considerado sua referência teórica?

    • a) Silvia Lane
    • b) Lev Vygotsky
    • c) Kenneth Gergen
    • d) Mikhail Bakhtin
    • e) Aroldo Rodrigues
    #116824
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Segundo Pedrinho Guareshi (2008), podem ser identificados dois “paradigmas” principais que fundamentariam as exigências éticas ou os valores éticos. São eles:

    • a) Paradigma crítico e propositivo.
    • b) O da Lei natural e o da Lei Positiva.
    • c) Ética da tomada de consciência e instância crítica.
    • d) Paradigma da individualidade e da consciência moral.
    • e) Paradigma da solidariedade e coletividade.
    #116825
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Segundo Aguiar e Rozani (2007), podem ser considerados características da Psicologia Social da Saúde, EXCETO:

    • a) Atuação centrada em uma perspectiva coletiva e comprometimento com os direitos sociais e com a cidadania.
    • b) Estimular os membros da comunidade para que compreendam a complexidade do atendimento e deem adesão às determinações das equipes de saúde.
    • c) Atuação que se dá principalmente nos serviços de atenção primária à saúde e focaliza a prevenção de doenças e a promoção da saúde.
    • d) Extrema importância ao incentivo dos atores sociais envolvidos na geração de propostas de transformação do ambiente em que vivem.
    • e) Objetiva-se trabalhar dentro de um modelo mais integrado, reconhece-se a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais e caminha-se para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.
    #116826
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    De acordo com Aquino (2000), a formação da sociedade brasileira contemporânea só pode ser entendida ao se reconhecer o papel da participação popular na busca por justiça social para a consolidação da democracia, a partir da progressão de ações coletivas. Sobre os movimentos sociais é possível afirmar, EXCETO:

    • a) Desde a abertura política na década de 80 do século XX, após a ditadura militar iniciada em 1964, o Brasil tem testemunhado o surgimento e o crescimento de novas formas de lidar com os problemas sociais e, consequentemente, tem-se percebido que os movimentos sociais vem crescendo..
    • b) A partir dos anos 70 é que os movimentos sociais se tornaram objetos importantes de estudo para as Ciências Sociais.
    • c) Para além de atos de transgressões da ordem, os movimentos sociais também podem expressar reafirmações do status quo.
    • d) A Marcha das Vadias, também conhecida como Marcha das Vagabundas, foi criada e tem-se realizado no Brasil desde a década de 90.
    • e) As paradas do Movimento LGBT foram iniciadas em 28 de junho de 1970 nas cidades de Nova Iorque e São Francisco, como marchas estritamente políticas de denúncia à violência contra os homossexuais.
    #116827
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    De acordo com Fagundes (2004), os psicólogos são protagonistas na construção de políticas públicas no Brasil. Sobre as ações do psicólogo nesse âmbito, afirma-se:

    I. São defensores de propostas;

    II. Atuam na gestão de sistemas e serviços;

    III. Atuam na formação de profissionais vinculados a práticas públicas e sociais;

    IV. Atuam na produção de conhecimentos;

    V. Criam dispositivos clínicos e de cuidados;

    VI. Participam dos conselhos de saúde e das entidades da categoria profissional.

    Assinale a alternativa correta:

    • a) Somente a afirmativa I está incorreta.
    • b) Somente as afirmativas I e III estão incorretas.
    • c) Somente as afirmativas II e IV estão incorretas.
    • d) Somente as afirmativas III, V e VI estão incorretas.
    • e) Todas as afirmativas estão corretas.
    #116828
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    “A psicologia quer aproveitar suas competências e se tornar acessível ao povo que está nas ruas, junto aos povos da terra, ao lado da homo afetividade, das crianças em situação de risco, com as populações em restrição de liberdade, com as pessoas aprisionadas; quer fortalecer a luta antimanicomial, discutir mídia e subjetividade para lutar pela democratização das comunicações, falar de informática e humanidade e almejar um mundo melhor sem grades...” Jornal do CFP – Ano XIX n. 85 – outubro 2006. São princípios fundamentais na relação da Psicologia e Direitos Humanos:

    I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

    IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

    V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

    VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

    VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

    Assinale a alternativa correta:

    • a) Somente as afirmativas I e VI estão incorretas.
    • b) Somente as afirmativas II e III estão incorretas.
    • c) Somente as afirmativas III e IV estão incorretas.
    • d) Somente as afirmativas V e VII estão incorretas.
    • e) Todas as afirmativas estão corretas.
    #116829
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Há alguns anos, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma resolução que regulamenta a prática do psicólogo na questão da orientação sexual. A decisão foi histórica: o CFP foi o primeiro conselho profissional a publicar uma norma preconizando a defesa da livre orientação sexual. Apesar da iniciativa, a abordagem em casos que envolvem orientação sexual e identidade de gênero continua sendo delicada e, não raro, objeto de dúvidas. Qual foi essa resolução?

    • a) Resolução 3/86.
    • b) Resolução 5/92.
    • c) Resolução 01/99.
    • d) Resolução 11/96.
    • e) Resolução 3/00.
    #116830
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Consideremos a discussão de Gênero e Psicologia (2009) que expõe a proposição de Teresa de Laurentis (1994) de pensar o gênero como produto de tecnologias sociais, discursos, epistemologias e práticas institucionalizadas que o sustentam dentro de um aparato social e representacional absorvido subjetivamente por cada pessoa. A autora também traz quatro proposições sobre o gênero:

    I. O gênero é uma representação;

    II. A representação do gênero é a sua construção;

    III. A construção do gênero vem se efetuando hoje nos aparelhos ideológicos do Estado;

    IV. A construção do gênero se faz por meio de sua reprodução.

    Assinale a alternativa correta:

    • a) Somente a afirmativa I está incorreta.
    • b) Somente a afirmativa II está incorreta.
    • c) Somente a afirmativa III está incorreta.
    • d) Somente a afirmativa IV está incorreta.
    • e) Todas as afirmativas estão corretas.
    #116831
    Banca
    COMVEST
    Matéria
    Psicologia
    Concurso
    UFAM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Segundo Mata e Santos (2015), o racismo deve ser considerado como uma questão de saúde. Conforme expresso na Portaria nº 992 (Brasil, 2009) do Ministério da Saúde, a Psicologia deve se pautar por esta orientação, que fortalece a Resolução 018/2002 do CFP. (...) O racismo adoece as pessoas, traumatizando (Lacerda et al., 2012; Faro e Pereira, 2011) e afetando-as em todos os campos da vida (ONU, 1963). Sobre o trabalho do psicólogo na atenção a vítimas do racismo, é INCORRETO afirmar:

      • a) A intervenção psicológica deve estar pautada na compreensão dos limites sociais e de classe.
      • b) Os psicólogos, no exercício profissional, não omitirão opinião ou juízo de valor perante o crime do racismo.
      • c) O psicólogo, deve tratar o racismo numa perspectiva integrada, que vai além das relações sociais ou questões culturais.
      • d) O psicólogo, em todas as situações onde se faça necessária a escuta, a análise e a compreensão do ser humano e seu funcionamento mental e emocional, deve propor negociação e intervenções possíveis para a sua saúde e autorregulação.
      • e) O psicólogo deve atender as demandas da população nos contextos de ocorrências de discriminação racial e intolerância religiosa.