Simulado UFAM de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado UFAM gratuito | cód.10306
Prepare-se com inteligência: resolva o simulado UFAM agora mesmo! 🧠
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFAM foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFAM
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFAM e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFAM
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFAM. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFAM
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFAM.
📢 Concursos Abertos para UFAM
Veja os concursos abertos da instituição UFAM. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #150678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre o preparo de dois tipos de insulina, NPH e Regular, na mesma seringa, é CORRETO afirmar que:
- a) se deve usar agulhas diferentes para aspirar as insulinas.
- b) se a dose aspirada na seringa for maior que a soma das doses prescritas, o excesso não deve ser devolvido ao frasco.
- c) se deve posicionar o frasco de insulina NPH com a tampa para baixo, introduzir a agulha da seringa que já está com a insulina regular e aspirar a dose correspondente à insulina NPH.
- d) se deve aguardar, no mínimo, 10 segundos para aspirar a insulina NPH na seringa que já está com a insulina regular.
- e) jamais se deve preparar os dois tipos de insulina, NPH e Regular, em uma mesma seringa.
- #150679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial estabelece que a Pressão Arterial (PA) deve ser medida em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde devidamente capacitados. Sobre a realização da medição da PA é CORRETO afirmar que se deve:
- a) determinar a circunferência do braço no ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
- b) determinar a Pressão Arterial Sistólica (PAS) pela ausculta do primeiro som (fase V de Korotkoff) e, após, aumentar ligeiramente a velocidade de deflação.
- c) determinar a Pressão Arterial Diastólica (PAD) no desaparecimento dos sons (fase I de Korotkoff).
- d) medir a pressão em ambos os braços na primeira consulta e usar o valor do braço onde foi obtida a menor pressão como referência.
- e) estimar o nível da PAD pela palpação do pulso radial.
- #150680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Analise as afirmativas a seguir, sobre a dose de medicamentos que o Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, do Ministério da Saúde, recomenda:
( ) A expressão "uso contínuo" ou “usar sem parar”, sem prazo para o paciente ser reavaliado, deverá ser utilizada em prescrições ambulatoriais.
( ) Recomenda-se que as doses prescritas sejam conferidas pelo prescritor antes da assinatura da prescrição, tendo como referência o melhor nível de evidência científica disponível.
( ) Para medicamentos cujas doses são dependentes de peso, superfície corporal e clearance de creatinina, recomenda-se que o prescritor anote tais informações na prescrição, para facilitar a análise farmacêutica e a assistência de enfermagem.
( ) Deve-se implantar a dupla checagem (na farmácia e no momento do recebimento pelo profissional de enfermagem) das doses prescritas somente para medicamentos potencialmente perigosos/alta vigilância.
( ) A prescrição ambulatorial deverá trazer a quantidade total de unidades farmacêuticas do medicamento prescrito, que deverá ser dispensada para o tratamento proposto.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA, de cima para baixo, atribuindo V para verdadeiro ou F para falso:
- a) V – V – F – V – F
- b) V – F – F – V – F
- c) V – V – V – F – V
- d) F – V – V – F – V
- e) F – V – F – F – F
- #150681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre a Esterilização nos Centros de Material e Esterilização – CME dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares, e as empresas processadoras envolvidas no processamento de produtos para saúde, é CORRETO afirmar:
- a) É proibido o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros.
- b) É permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para a saúde.
- c) É permitida a alteração dos parâmetros estabelecidos na qualificação de operação e de desempenho de qualquer ciclo dos equipamentos de esterilização.
- d) O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato só pode ocorrer em caso de materiais metálicos.
- e) É obrigatório a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, a cada troca de ciclo no mesmo dia.
- #150682
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre a Prática de Enfermagem, nas afirmativas a seguir, atribua “1” para sistematização da assistência de enfermagem e “2” para processo de enfermagem:
( ) Organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes.
( ) É um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional.
( ) Organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumento.
( ) A operacionalização e documentação, evidencia a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e reconhecimento profissional.
( ) Deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de cima para baixo:
- a) 2 – 2 – 1 – 2 – 1
- b) 2 – 2 – 2 – 1 – 2
- c) 2 – 2 – 1 – 2 – 2
- d) 1 – 1 – 2 – 2 – 1
- e) 1 – 2 – 2 – 1 – 2
- #150683
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, de 28 de março de 2018, regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providências. Correlacione a coluna da direita com a coluna da esquerda:
1. Resíduos de serviços de saúde do Grupo A
2. Resíduos de serviços de saúde do Grupo B
3. Resíduos de serviços de saúde do Grupo C
4. Resíduos de serviços de saúde do Grupo D
5. Resíduos de serviços de saúde do Grupo E
( ) Rejeitos radioativos, elencados no Anexo I da Resolução RDC Nº. 222.
( ) Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção, elencados no Anexo I da Resolução RDC Nº. 222.
( ) Resíduos perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, fios ortodônticos cortados, próteses bucais metálicas inutilizadas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, micropipetas, lâminas e lamínulas, espátulas e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri).
( ) Resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, elencados no Anexo I da RESOLUÇÃO RDC Nº. 222.
( ) Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I da RESOLUÇÃO RDC Nº. 222.
Assinale a alternativa que possui a sequência CORRETA, de cima para baixo:
- a) 1 – 3 – 2 – 5 – 4
- b) 3 – 5 – 2 – 1 – 4
- c) 3 – 1 – 5 – 2 – 4
- d) 4 – 3 – 1 – 5 – 2
- e) 5 – 3 – 2 – 4 – 1
- #150684
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os Enfermeiros lidam com respostas a problemas de saúde/processos da vida entre indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Essas respostas são a preocupação central dos cuidados de Enfermagem. A Taxonomia NANDA apresenta os focos para os diagnósticos de Enfermagem de acordo com as respostas e problemas de saúde. Das afirmativas a seguir, assinale a alternativa CORRETA sobre os três focos dos Diagnósticos da NANDA 2018-2020:
- a) Diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de risco e diagnóstico de promoção da saúde
- b) Diagnóstico de risco, diagnóstico de síndrome e diagnóstico de bem-estar
- c) Diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de conforto e diagnóstico de segurança e proteção
- d) Diagnóstico com foco na promoção da saúde, diagnóstico de enfrentamento e diagnóstico de risco
- e) Diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de resposta de enfrentamento e diagnóstico de bem-estar
- #150685
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A Resolução Cofen no 571/2018 trata sobre o Enfermeiro do Trabalho inscrito, reconhecido e registrado como especialista no respectivo Conselho Regional de Enfermagem. Segundo ela, compete ao Enfermeiro:
- a) preencher, emitir e assinar o Laudo de Monitorização Biológica previsto no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
- b) preencher o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) nas situações em que haja risco ao trabalhador.
- c) optar pela não realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos casos de atendimento ao trabalhador em risco químico.
- d) eximir-se de se inscrever como especialista em saúde do trabalhador no respectivo Conselho.
- e) realizar registros no prontuário do trabalhador, em caráter facultativo.
- #150686
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde, pode trazer grave repercussão para o paciente. É uma infecção que apresenta múltiplas causas e tem grande impacto nas taxas de morbimortalidade, tempo de internação hospitalar e aumento dos custos assistenciais. Sobre a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), afirma-se:
I. Os inspirômetros devem ser trocados diariamente, quando utilizados pelo mesmo paciente, enquanto possuir indicação de uso.
II. Os produtos de assistência respiratória classificados como semicríticos devem ser submetidos à esterilização após adequada limpeza.
III. O refluxo gastroesofágico pode contribuir para a aspiração de conteúdo colonizado para vias aéreas inferiores e consequente aumento no risco de pneumonia. Apesar disso, não existem fortes evidências que justifiquem a utilização da sonda na posição pós-pilórica, a não ser em casos especiais.
IV. O desenvolvimento do biofilme bucal é um processo natural, devendo ser removido na higiene oral.
V. Não existe diferença na incidência de PAV entre traqueostomia precoce e tardia. Não se recomenda a traqueostomia precoce na prevenção de PAV.
Assinale a alternativa correta:
- a) Somente os itens I e III estão corretos.
- b) Somente os itens II e III estão corretos.
- c) Somente os itens II e IV estão corretos.
- d) Somente os itens III, IV e V estão corretos.
- e) Somente os itens I, II III e IV estão corretos.
- #150687
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFAM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
As Lesões por Pressão (LP) são foco da segurança do paciente e consideradas eventos adversos. A escala de Braden é comumente utilizada na prevenção LP. Sobre ela é CORRETO afirmar que:
- a) a aplicação da escala de Braden deve ser restrita aos cuidados intensivos.
- b) é composta apenas por quatro subclasses que refletem o grau de percepção sensorial, umidade, atividade física e nutrição.
- c) se pode dizer que, quanto menor a pontuação, maior o risco para o desenvolvimento da LP.
- d) quanto maior a pontuação, maior é o risco de LP.
- e) deve ser aplicada apenas em acamados