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Simulado UFAM | Bibliotecário – Documentarista | CONCURSO

Simulado UFAM | Bibliotecário – Documentarista

SIMULADO UFAM | BIBLIOTECÁRIO – DOCUMENTARISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFAM para o cargo de Bibliotecário – Documentarista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COMVEST para o concurso UFAM. Estas questões são especificamente para o cargo de Bibliotecário – Documentarista, contendo Biblioteconomia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFAM | Bibliotecário – Documentarista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFAM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116797
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 1 - 

No grupo de indicadores para bibliotecas universitárias propostos por Lubisco (2001), o item espaço físico destinado aos usuários recomenda que se deve atentar para:

  • a) layout e ambiência sonora.
  • b) o conjunto da edificação da biblioteca.
  • c) a integração do ambiente, a portabilidade e a acessibilidade.
  • d) a zona de acolhimento, o conforto e o armazenamento.
  • e) a capacidade de ocupação simultânea, salas para trabalho individual e em grupo e acesso para deficientes físicos.
#116798
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
Tipo
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(1,0) 2 - 

A composição de um projeto de intervenção para a biblioteca universitária envolve as seguintes fases:

  • a) elaboração e preparação; estruturação; desenvolvimento/implantação; avaliação.
  • b) estratégico; tático; operacional.
  • c) planos; programas; projetos.
  • d) objetivo; justificativa; metodologia; cronograma.
  • e) pontos fortes; prontos fracos; oportunidades; ameaças.
#116799
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 3 - 

A ciência aberta como um processo envolve o compartilhamento de:

  • a) e-gov, e-science e e-books.
  • b) revistas, teses e dissertações.
  • c) conteúdos, dados, educação e governo.
  • d) código aberto, produção pelos pares, ciência 4.0.
  • e) planos de pesquisa, dados e publicações, formas de coleta de dados e novas formas de colaboração cientifica, entre outros.
#116800
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 4 - 

Os repositórios de dados de pesquisa são elementos fundamentais para o ciclo de vida e de gestão dos dados oriundos da pesquisa científica, armazenando-os, preservando-os e permitindo o acesso aberto. De um modo em geral, os dados de pesquisa são categorizados em:

  • a) físicos e virtuais.
  • b) quantitativos e qualitativos.
  • c) experimentais, computacionais e observacionais.
  • d) pesquisa com restrições de compartilhamento e dados abertos.
  • e) planilhas, vídeos, cadernos de laboratórios e anotações.
#116801
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 5 - 

A Lei 12.527/2011 apresenta novas regras referentes à classificação da informação. Segundo esta legislação, as informações podem ser classificadas como:

  • a) legal, impessoal, moral e eficiente.
  • b) públicas, privadas, sigilosas e secretas.
  • c) ultrassecreta, secreta e reservada.
  • d) pessoal, empresarial, tecnológica e científica.
  • e) clara, objetiva, confidencial e protegida.
#116802
Banca
COMVEST
Matéria
Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 6 - 

Os estudos métricos da ciência são desenvolvidos com a aplicação das chamadas leis bibliométricas, tidas como seus sustentáculos. As leis fundadoras são as de:

  • a) Lotka, Bradford e Zipf.
  • b) Ranganathan, Lotka, Bradford e Zipf.
  • c) Foresti, Garfield e Meadows.
  • d) Lancaster e Macias-Chapula.
  • e) Dewey, Paul Otlet e Kuhn.
#116803
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 7 - 

O mapeamento de processos, empregado para operacionalização das bibliotecas universitárias, permite a análise dos fluxos de trabalho, partindo dos processos mais abrangentes em direção aos menos abrangentes, envolvendo:

  • a) serviços, produtos, politicas e manualização.
  • b) macroprocessos, processos e atividades.
  • c) as áreas de formação de acervo, atendimento e gestão da biblioteca.
  • d) fluxograma, organograma e o quadro de distribuição de tarefas.
  • e) diagrama de informação e organograma de fluxo.
#116804
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 8 - 

Em se tratando de metodologias para mensurar a qualidade dos serviços das bibliotecas universitárias, o LibQUAL+®, instrumento de avaliação desenvolvido a partir das experiências realizadas pela Texas A&M University (TAMU), considera como dimensões para avaliação:

  • a) tangibilidade, confiabilidade, receptividade, garantia e empatia.
  • b) acessibilidade, disponibilidade, disseminação, eficiência e adaptação.
  • c) valor afetivo do serviço, controle da informação e biblioteca como lugar.
  • d) percepção, concepção e atendimento.
  • e) público atendido, serviços prestados e formação do acervo.
#116805
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
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UFAM
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(1,0) 9 - 

O instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação (presencial e a distância) da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), considera em seu Indicador 1.11 que os trabalhos de conclusão de curso de graduação deverão ser:

  • a) disponibilizados em repositórios institucionais próprios, acessíveis pela internet.
  • b) disponibilizados em repositórios institucionais indexados em plataformas DSpace, em consonância com as regras internacionais.
  • c) disponibilizados em repositórios institucionais, desde que a avaliação obtida seja superior à nota 8,0 (oito) ou ao conceito muito bom.
  • d) disponibilizados na biblioteca que atende ao respectivo curso de graduação.
  • e) desconsiderados como indicador e sua disponibilização não é compulsória.
#116806
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
Concurso
UFAM
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(1,0) 10 - 

proteção às criações artísticas e literárias, tais como livros, músicas, pinturas, esculturas e filmes.

  • a) proteção às criações artísticas e literárias, tais como livros, músicas, pinturas, esculturas e filmes.
  • b) patentes, marcas, desenhos industriais e indicações geográficas.
  • c) topografia de circuito integrado, o cultivar e o conhecimento tradicional.
  • d) criação literária, patentes (inventos) e músicas.
  • e) proteção do intelecto, seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico, estabelecendo o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.
#116807
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
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(1,0) 11 - 

O Open Journal Systems (OJS) é um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP). Dentre suas finalidades, estão:

  • a) Atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.
  • b) Controle de redundâncias, compartilhamento dos dados, controle de acesso e interfaceamento.
  • c) Submissão online pelos autores suporte a revisão cega por pares gerenciamento e indexação de conteúdo.
  • d) Esquematização controle de integridade e backups.
  • e) Análise de requisitos, estrutura de banco de dados e integridade de dados.
#116808
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
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UFAM
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(1,0) 12 - 

O conceito de competência e a reflexão sobre o seu significado para as bibliotecas assumem um papel de destaque. Segundo a American Library Association (ALA), os requisitos básicos para o indivíduo ser competente em informação são:

  • a) saber-fazer, saber-saber, saber-ser e saber usar a informação.
  • b) habilidade, atitude e conhecimento/informação.
  • c) percepção, pensamento, avaliação e ação informacional.
  • d) saber buscar, avaliar, filtrar e usar a informação.
  • e) saber agir, saber dizer, saber fazer, saber explicar, saber compreender a informação.
#116809
Banca
COMVEST
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Biblioteconomia
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(1,0) 13 - 

Le Coadic, ao tratar sobre a Ciência da Informação Eletrônica, aponta que ela orienta fortemente o pensamento e as práticas profissionais. Estes princípios envolvem:

  • a) Princípio da Proveniência, Princípio da Organicidade, Princípio da Unicidade, Princípio da Indivisibilidade ou Integridade e Princípio da Indivisibilidade ou Integridade.
  • b) Princípio Produtivista (e-construção), Princípio Interacionista (e-comunicação), Princípio Consumerista (e-usuário), Princípio Métrico (emetria) e Princípio eletrodigital (e-digital).
  • c) Princípio da Categoria da Informação, Princípio da Disponibilização, Principio do Preceito da Mediação e Principio do Acesso Aberto.
  • d) Principio da Assinatura Digital, Principio da Certificação Digital, Principio da Comunicação Eletrônica, Princípio do Destinatário de Mensagem Eletrônica, Princípio do Destinatário do Serviço Eletrônico e Princípio do Nome de Domínio.
  • e) Princípio da Prospecção on-line; Princípio do Consentimento do Destinatário; Princípio da Responsabilidade dos Prestadores de Informação; Princípio da Assinatura Digital e Princípio da Reputação e Solvabilidade.
#116810
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(1,0) 14 - 

Segundo a NBR 6023/2002, os elementos essenciais para documento jurídico – Legislação são:

  • a) jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título e data.
  • b) jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título e dados da publicação.
  • c) jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação.
  • d) jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título e ano.
  • e) jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração e data.
#116811
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COMVEST
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Biblioteconomia
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UFAM
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(1,0) 15 - 

O Resource Description and Acess (RDA) é um novo padrão de catalogação que foi desenvolvido pelo Joint Steering Committee for the Development of RDA. Assinale a alternativa onde constam as seis instituições responsáveis pelo RDA.

  • a) American Library Association, Australian Committee on Cataloguing, British Library, Canadian Committee on Cataloguing, Chartered Institute of Library and Information Professionals, Library of Congress.
  • b) Associação Americana de Bibliotecas, Associação Canadense de Bibliotecas, CILIP (Chartered Institute of Library and Information Professionals), IFLA, Library of Congress, Biblioteca Nacional.
  • c) Library of Congress, Associação Canadense, IFLA, Associação Americana de Editores, American Committee, Biblioteca Nacional.
  • d) IBICT, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Associação Americana de Bibliotecas, Canadian Committee, IFLA, Library of Congress.
  • e) Chartered Institute of Library and Information Professionals, INL, IFLA, Associação Canadense, IBICT, Library of Congress.