Processando...

Simulado UFAL | Farmacêutico | CONCURSO

Simulado UFAL | Farmacêutico

SIMULADO UFAL | FARMACÊUTICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFAL para o cargo de Farmacêutico.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso UFAL. Estas questões são especificamente para o cargo de Farmacêutico, contendo Farmácia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFAL | Farmacêutico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116877
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Entre os fármacos usados para tratamento da dor e processos inflamatórios estão os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), uma das classes mais consumidas no mundo. Os AINE agem por ação inibitória da síntese das prostaglandinas. Dadas as afirmativas a respeito desses fármacos,

I. Fármacos como a nimesulida, o cetoprofeno e o meloxicam exibem seletividade para inibição de COX-2, embora também tenham ação sobre a COX-1.

II. O paracetamol não exerce efeito sobre as plaquetas em virtude de sua pequena capacidade de inibir a COX na presença de altas concentrações de peróxidos.

III. Os derivados do ácido propiônico, tais como ibuprofeno e cetoprofeno, são inibidores não seletivos da ciclooxigenase, o que lhes atribui efeitos colaterais como irritação gástrica e inibição de ativação das plaquetas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#116878
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Entre os fármacos que atuam no sistema digestivo, destacam-se aqueles que atuam sobre a secreção e sobre as defesas da mucosa gástrica, tais como inibidores da bomba de prótons, inibidores dos receptores H2 e análogos das prostaglandinas. Considerando essas classes de fármacos, qual a alternativa correta?

  • a) Os inibidores de bomba de prótons são pró-fármacos ativados em ambiente com pH elevado.
  • b) A inibição da bomba de prótons (H+ , K+ -ATPase gástrica) é um fenômeno reversível provocado por fármacos como o omeprazol e o lansoprazol.
  • c) A eficácia dos antagonistas dos receptores H2 sobre a secreção gástrica noturna ocorre principalmente por causa da inibição de secreção de ácido basal.
  • d) Os supressores mais potentes da secreção de ácido gástrico são os antagonistas dos receptores H2, os quais competem de modo reversível com a histamina pela ligação aos receptores H2.
  • e) Análogos sintéticos da prostaglandina E1, como o misoprostol, são indicados no tratamento e prevenção de úlcera gástrica induzida por AINE, uma vez que provocam aumento do AMPc intracelular, reduzindo a secreção de ácido gástrico.
#116879
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre a etapa posterior à seleção de medicamentos, a programação define as quantidades de medicamentos previamente selecionados que devem ser adquiridos.

Em um serviço de farmácia no qual a programação de medicamentos vem há anos adotando exclusivamente o método de consumo histórico,

  • a) deve-se adotar perfil epidemiológico, ideal para situações em que há abundantes dados de consumo.
  • b) deve-se modificar o método atual para o método de Consumo Médio Mensal, uma vez que esse método não requer dados de morbidade e de esquemas terapêuticos, além dos cálculos serem mais simples.
  • c) deve-se modificar o método atual para o método de Consumo Médio Mensal, uma vez que esse método não requer dados de morbidade e de esquemas terapêuticos, embora os cálculos não sejam simples.
  • d) a vantagem de uma combinação entre consumo histórico, consumo ajustado e oferta de serviços é acrescentar informações sobre as reais demandas da população e a capacidade de atendimento às estimativas históricas.
  • e) a vantagem de adotar uma combinação entre consumo histórico, perfil epidemiológico e oferta de serviços é acrescentar informações sobre as reais demandas da população e a capacidade de atendimento às já existentes estimativas históricas.
#116880
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Após o Pacto pela Saúde, de 2006, as transferências dos recursos passaram a ser divididas em seis blocos de financiamento: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde. Por sua vez, o bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica foi dividido nos componentes básico, especializado e estratégico. Considerando o Componente Básico da Assistência Farmacêutica, qual a alternativa correta?

  • a) Com os recursos destinados aos medicamentos que fazem parte da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, também podem ser comprados medicamentos fitoterápicos, desde que estes estejam estabelecidos na RENAME.
  • b) A execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica é centralizada, conferindo ao município a responsabilidade quanto ao financiamento da compra de medicamentos.
  • c) Na Atenção Básica, a aquisição e distribuição das Insulinas Humanas NPH e Regular e dos contraceptivos orais e injetáveis é de responsabilidade dos estados e municípios.
  • d) Devido à necessidade de maior controle, os medicamentos destinados à área de saúde mental não fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.
  • e) De um modo geral, os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica são destinados ao atendimento dos agravos de perfil endêmico.
#116881
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A metodologia utilizada pelos centros participantes do Programa Internacional de Farmacovigilância consiste em um sistema de notificações de suspeitas de reações adversas. No Brasil, esse sistema está implementado na ANVISA. Sobre o sistema de farmacovigilância brasileiro, é correto afirmar:

  • a) todas as notificações devem ser investigadas.
  • b) as notificações devem ser preenchidas de forma compulsória por profissionais de saúde.
  • c) a notificação espontânea de suspeita de reações adversas a medicamentos é a principal fonte de informação em farmacovigilância.
  • d) a notificação compulsória de suspeita de reações adversas a medicamentos é a principal fonte de informação em farmacovigilância.
  • e) a notificação de suspeita de reações adversas a medicamentos por meio dos hospitais sentinela é a principal fonte de informação em farmacovigilância.
#116882
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A partir da reorientação da Assistência Farmacêutica proposta na Política Nacional de Medicamentos, os serviços de Assistência Farmacêutica passaram a integrar de forma cada vez mais próxima os serviços de Atenção Primária à Saúde, passando da atuação meramente administrativa ligada à logística do medicamento para a atuação mais ampla centrada na promoção do uso racional. Quando os serviços farmacêuticos orientam-se para promover esse uso racional frente ao usuário e de forma integrada com a equipe de saúde, com foco no alcance de resultados terapêuticos ótimos para os usuários, temos a inserção do cuidado farmacêutico como prática profissional. Dessa forma, pensando no contexto da Atenção Primária, são ações que podem ser realizadas no âmbito do cuidado farmacêutico:

I. ações de revisão da farmacoterapia;

II. seleção de medicamentos;

III. conciliação de medicamentos;

IV. ações de educação continuada para o uso racional voltadas para a equipe de saúde;

V. programação de medicamentos.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

  • a) I, II e III.
  • b) I, III e IV.
  • c) I, IV e V.
  • d) II, III e V.
  • e) II, IV e V.
#116883
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Um paciente, durante a dispensação do medicamento na farmácia ambulatorial, queixa-se da ausência do efeito do medicamento que está utilizando. O farmacêutico solicita maiores informações e ele diz que está utilizando Amitriptilina, 200 mg por dia, há três semanas, que tomou todos os comprimidos no horário correto e que no momento está usando apenas esse medicamento. Diante do exposto, qual orientação o farmacêutico poderia dar ao paciente?

  • a) Que solicite ao médico a troca do medicamento por outro de outra classe.
  • b) Que solicite ao médico aumento da dose para verificar se há melhora da resposta.
  • c) Que solicite ao médico a inclusão de outro antidepressivo de classe terapêutica diferente.
  • d) Que conclua doze semanas de tratamento para somente, então, solicitar ao médico a revisão da prescrição.
  • e) Que conclua oito semanas de tratamento para somente, então, solicitar ao médico a revisão da prescrição.
#116884
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Um farmacêutico recebe na unidade de dispensação na qual trabalha uma prescrição de uma caixa de morfina 60 mg. Trata-se de uma prescrição comum, em que se observa o nome do paciente e o Cid da doença, além da prescrição em si com a DCB do medicamento, dose e quantidade; também consta data, o nome do médico prescritor acompanhado do carimbo, a identificação do local de emissão da receita e um registro, de próprio punho, onde se lê que as notificações de receita estão em falta no serviço de saúde, bem como justificativa da necessidade urgente do paciente, que apresenta extrema necessidade de controle de dor.

Diante do exposto e considerando a legislação sanitária vigente, qual deve ser a conduta do farmacêutico?

  • a) Não dispensar, apenas.
  • b) Não dispensar e solicitar ao médico que refaça a receita usando o receituário de controle especial tipo C.
  • c) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, durante o registro, incluir a justificativa da dispensação no Notivisa.
  • d) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, após a dispensação, apresentar a receita à Autoridade Sanitária local dentro de 72 horas.
  • e) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, após a dispensação, transcrever a receita para uma Notificação de Receita, para, então, dar entrada no Notivisa.
#116885
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Um farmacêutico recebe uma prescrição de Fenobarbital em receituário Tipo C; avalia todos os campos e identifica que os dados relativos ao comprador, data, prescrição e local da prescrição estão inclusos. Nota-se que tanto o nome do prescritor, sua assinatura e número de registro no conselho profissional estão impressos na prescrição, porém não há carimbo. Nessa situação, qual deve ser a postura do farmacêutico, considerando o direcionamento dado pela Portaria nº 6/1999, que aprova a instrução normativa da Portaria nº 344/1998?

  • a) Não dispensar, por falta carimbo com nome e número de inscrição do conselho de classe.
  • b) Não dispensar, pois o Fenobarbital faz parte da lista B1, devendo ser apresentada Notificação de Receita.
  • c) Não dispensar, pois o Fenobarbital faz parte da lista A1, devendo ser apresentada Notificação de Receita.
  • d) Dispensar o medicamento normalmente, uma vez que os dados do carimbo já estão impressos na receita.
  • e) Dispensar o medicamento e solicitar que o paciente traga outra receita para substituir aquela sem o carimbo.
#116886
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No tratamento de pacientes com hipertensão são utilizadas várias classes de fármacos anti-hipertensivos, todas – a exceção da classe dos inibidores diretos da renina – presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) – 2017. Quanto aos efeitos hemodinâmicos do uso crônico dessas classes de medicamentos, é correto afirmar:

  • a) os efeitos depletores de K+ e Mg2+ dos tiazídicos ajudam a prevenir arritmias.
  • b) o uso de inibidores da ECA atenua a perda de K+ induzida pelos diuréticos tiazídicos.
  • c) o efeito hipotensor dos diuréticos tiazídicos durante terapia prolongada ocorre por causa da redução volume plasmático.
  • d) o propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores β-adrenérgicos, ao contrário do atenolol, que é antagonista seletivo dos receptores β1, o que aumenta sua eficácia.
  • e) os bloqueadores do canal de Ca2+ reduzem a pressão arterial por meio da inibição do movimento transmembrana do Ca2+ , provocando relaxamento do músculo liso da artéria e aumento da resistência vascular periférica.
#116887
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Os comprimidos possuem inúmeras vantagens, tais como boa estabilidade, simplicidade no manuseio, precisão na dosagem, facilidade de administração, entre outros. Tais vantagens explicam o fato de ser essa a forma farmacêutica mais consumida no mundo. Além dos comprimidos de liberação convencional, existem aqueles de liberação modificada. Considerando os sistemas de liberação modificada de fármacos, qual a alternativa correta?

  • a) Quando veiculado em um comprimido de liberação prolongada, o perfil de segurança do antipsicótico quetiapina tende a diminuir, embora sua eficácia aumente.
  • b) Um comprimido de liberação prolongada – muitas vezes rotulado com a abreviatura XR – tem como objetivo liberar o fármaco de modo que seja absorvido completamente e com rapidez pelo organismo, mas com grande tempo de meia-vida.
  • c) A indapamida é um diurético veiculado na forma de comprimido de liberação sustentada, um tipo de comprimido muitas vezes rotulado com a abreviatura SR, mantendo, assim, uma concentração plasmática constante por um período de várias horas.
  • d) Em um comprimido de liberação retardada, o nifedipino é apenas liberado para absorção após um período de latência, o que faz com que a concentração plasmática máxima seja atingida em tempo menor do que aquele a partir de um comprimido convencional.
  • e) Quando veiculado em um comprimido de liberação prolongada, o perfil de segurança do antipsicótico quetiapina tende a aumentar, uma vez que o fármaco nesse sistema de liberação apresentará um pico de concentração plasmática superior àquele do comprimido convencional.
#116888
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Como uma etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica, a distribuição de medicamentos apresenta algumas características e requisitos próprios. Identifique a alternativa correta referente à distribuição de medicamentos.

  • a) Arquivos das cópias de todos os documentos referentes à distribuição devem ser mantidos por um período mínimo de 12 meses.
  • b) A conferência é uma das fases da distribuição de medicamentos e deve ocorrer antes da entrega, após a assinatura dos documentos.
  • c) A distribuição de medicamentos é uma atividade que consiste em suprir os pacientes com medicamentos em quantidade, qualidade e tempo oportuno.
  • d) A escolha do transporte adequado é de extrema importância. Assim, os veículos devem apresentar isolamento térmico, principalmente em distâncias longas.
  • e) As operações de carga e descarga devem respeitar o empilhamento máximo permitido das caixas caso o tempo de viagem para a entrega seja superior a duas horas.
#116889
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

O praziquantel é o fármaco preferido para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies de Schistossoma que infectam seres humanos. Dadas as afirmativas sobre o praziquantel,

I. É prontamente absorvido após administração oral.

II. É considerado inseguro para crianças com idade até 12 anos.

III. Embora seja o fármaco de escolha para o tratamento da esquistossomose, há variação no esquema posológico, porém a dose única de 40 mg/kg assegura índices de cura de 70-95%.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#116890
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

As vias de administração de medicamentos têm velocidades variadas para início da ação do fármaco. Da ação mais rápida para a mais lenta, qual a única ordem correta?

  • a) Intravenosa, Intramuscular, Oral, Transdérmica.
  • b) Sublingual, Oral, Intramuscular, Transdérmica.
  • c) Intravenosa, Sublingual, Oral, Intramuscular.
  • d) Intravenosa, Intramuscular, Sublingual, Oral.
  • e) Transdérmica, Oral, Sublingual, Intravenosa.
#116891
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Farmácia
Concurso
UFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Os medicamentos genéricos têm como principal vantagem o aumento do acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes, seja pela disponibilização de medicamentos de menor preço, seja pela redução do preço de medicamentos de referência. De acordo com a Anvisa, assinale a alternativa correta.

  • a) A intercambialidade, ou seja, a substituição de um medicamento por outro de mesma classe, é assegurada por testes de equivalência terapêutica.
  • b) Caso conste na embalagem do genérico a frase “Medicamento Genérico Lei nº 9.787/1999”, não será necessário que o medicamento seja identificado pela tarja amarela.
  • c) Caso o prescritor expresse por escrito a manutenção do medicamento de referência, ele somente poderá ser substituído por um medicamento genérico com autorização do farmacêutico.
  • d) A substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente somente poderá ser realizada pelo farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria e deverá ser registrada na prescrição médica.
  • e) A intercambialidade, ou seja, a substituição do medicamento de referência pelo seu genérico, é assegurada pela presença do mesmo princípio ativo, da mesma dose e forma farmacêutica, quando administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica.