Simulado UFAL de História | VESTIBULAR
📚 Simulado UFAL | Vestibular | cód.8060
Quer ser destaque no concurso UFAL? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFAL foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: UFAL
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: História Geral
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: COPEVE-UFAL
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFAL e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFAL
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFAL. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFAL
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFAL.
📢 Concursos Abertos para UFAL
Veja os concursos abertos da instituição UFAL. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #120276
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Portugal e Espanha dividiram o mundo através de tratados que lhes concediam, entre outras coisas, a posse sobre terras a serem descobertas. Esses tratados
- a) asseguraram o domínio do comércio com o oriente aos espanhóis, através da navegação de cabotagem africana.
- b) eliminaram a concorrência dos demais países europeus, muito atrasados tecnologicamente em termos de navegação oceânica
- c) ratificados pelos demais países europeus, reafirmam a supremacia ibérica na conquista de novas terras e na navegação de ultramar.
- d) desconsideravam os demais países como Inglaterra e França, que, por sua vez, ignorando as pretensões ibéricas, criaram suas colônias na África e na América.
- e) assinados sob a ameaça inglesa de invasão às colônias portuguesas na África, asseguram o apoio espanhol ao exército português na defesa colonial.
- #120277
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Nos anos 30, assume a presidência da república dos EUA, Franklyn Delano Roosevelt. Sua principal realização no período da depressão é um plano econômico elaborado de conformidade com o economista britânico John Maynard Keynes, denominado New Deal (Novo Acordo), visando reduzir os efeitos da crise.
Disponível em: <http://www.novosolhos.com.br/d... %C3%83O%20-%20%20GAETA.pdf&servidor=arq_material/934_1000.pdf>Acesso em: 19 jun. 2014.
As ações promovidas pelo New Deal dão início a uma política econômica claramente contrária
- a) ao princípio estatizante, que defende investimentos em obras públicas.
- b) ao modelo republicano, pois centraliza o poder na figura do presidente.
- c) ao liberalismo econômico, que prega a não intervenção do estado na economia.
- d) à realização de obras com recursos públicos, no intuito de gerar empregos.
- e) à livre iniciativa, transformando as indústrias estatais em organizações privadas.
- #120278
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A figura representa um aspecto da República Velha brasileira, mais especificamente a República Oligárquica. A crítica presente na figura remete
- a) ao desequilíbrio entre o poder do presidente e as lideranças regionais, representada pelos Coronéis.
- b) à centralização do poder na figura do presidente da república como forma de evitar a volta da monarquia.
- c) ao uso do poder militar pelos dois principais estados brasileiros, na solução de disputas regionais.
- d) à política do café com leite, quando as oligarquias dominantes de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder.
- e) à disputa entre os dois principais estados produtores de café, São Paulo e Mato Grosso, na corrida à presidência.
- #120279
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -

O servo na Idade Média representa o status social mais baixo, subjugado as outras categorias sociais; ele é à base de sustentação produtiva da sociedade. O que diferenciava o servo do escravo era o fato dele
- a) se tornar livre após alguns anos de trabalho.
- b) poder comprar sua liberdade com o próprio trabalho
- c) comprar seus próprios produtos e receber salário do seu Senhor.
- d) ser dono do pedaço de terra em que trabalhava.
- e) não poder ser vendido, pois não pertencia a ninguém.
- #120280
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O pau-brasil só poderia ser retirado de nossas matas se houvesse uma autorização preliminar da Coroa Portuguesa e o acerto das taxas era estipulado por esta. O primeiro a usufruir dessa concessão, em 1501, foi Fernando de Noronha, o qual tinha como sócios vários comerciantes judeus, que porém, em troca desta permissão, tinham por obrigação enviar embarcações à nova terra, encontrar pelo menos trezentas léguas de costa, pagar uma quantia pré-estipulada à Coroa e também edificar e conservar as fortificações, mantendo assim a segurança do novo território tão almejado pelos invasores.
Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).
A exploração do pau-brasil era realizada
- a) pelos indígenas, que conduziam as toras até o litoral para trocá-las por objetos do colonizador.
- b) por mão de obra livre europeia, com auxílio de africanos escravizados.
- c) por africanos escravizados trazidos das ilhas portuguesas da Madeira e Açores.
- d) pelos nativos, que trocavam a madeira por ouro e armas de fogo.
- e) pelos próprios portugueses, que se aventuravam pela mata em busca da madeira.
- #120281
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Estabelecido no Brasil pela Constituição Imperial de 1824, outorgada pelo Imperador Dom Pedro I e posteriormente referendada pelas então poderosas Câmaras Municipais do Império, era definido, nos termos da própria Constituição, como “a chave de toda a organização Política”, sendo “delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos mais Poderes Políticos.” (Artigo 98).
Disponível em: http://www.causaimperial.org.br. Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).
O texto se refere ao poder
- a) Executivo.
- b) Judiciário.
- c) Moderador.
- d) Legislativo.
- e) Divino.
- #120282
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
[...] O Brasil era uma terra de dimensões continentais na visão da coroa; pouco colonizada e principalmente, pouco produtiva. Então, surge mais um artifício para a exploração da terra: as sesmarias. Iniciadas e incluídas a partir do capitão-donatário de uma capitania, as sesmarias eram lotes de terra menor, que eram doadas a um sesmeiro com o intuito de principalmente tornar a terra produtiva. O sesmeiro tinha então a partir do recebimento do lote, a obrigação de cultivar a terra por um prazo de cinco anos, tornando-a produtiva e pagando os devidos impostos à Coroa.[...]
Disponível em: http://www.historiabrasileira.com. Acesso em: 9 dez. 2013.
O sistema de sesmaria poucas vezes satisfez as expectativas iniciais de produção. Ou pelas grandes dimensões territoriais ou pela má administração e fiscalização, raramente as terras tornavam-se produtivas. Ainda hoje, considera-se reflexo da apropriação sesmarial
- a) o sistema de roça.
- b) a policultura.
- c) os latifúndios brasileiros.
- d) o trabalho assalariado.
- e) a produção de subsistência.
- #120283
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -

A charge se refere ao processo de partilha da África, realizada na Conferência de Berlim (1884-1885). Esse processo foi responsável por diversos conflitos no continente, pois
- a) atendeu aos interesses Imperialistas europeus e destinou a maior parte do Saara aos povos africanos.
- b) não levou em consideração as diferenças étnicas e culturais e os interesses dos povos locais.
- c) destinou aos EUA as terras mais ao sul do continente, ricas em ouro e diamantes.
- d) não atendeu aos interesses da Turquia, berço do Império Otomano, deflagrando vários conflitos no norte do continente.
- e) resumiu a partilha a quatro países: França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.
- #120284
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais.
Disponível em: http://www.infoescola.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.
A primeira característica do mercantilismo era o metalismo, ou seja, a concepção de que a prosperidade de cada país
- a) seria determinada pelo volume da sua produção interna.
- b) dependeria do tamanho do território principal somado a área de suas colônias.
- c) estaria ligada a uma balança comercial favorável, geradora de grande superávit.
- d) estaria na razão direta da quantidade de metais preciosos que possuísse.
- e) dependeria da liberdade com que o comércio se expande sem a interferência do governo.
- #120285
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado). O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo
- a) aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos.
- b) focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países.
- c) se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais.
- d) buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais.
- e) deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.
- #120286
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Chefes de Estado prestam homenagem no enterro de Mandela
Presidente Obama disse que Nelson Mandela ensinou ao mundo o poder da ação e o poder das ideias. "Foi preciso um homem como Mandela não apenas para libertar os prisioneiros, mas também para libertar seus captores." "
Da mesma forma que os sul-africanos choram nos seus cantos 'Madiba' e 'Nelson Mandela', nós, a nação brasileira, que trazemos o sangue africano nas nossas veias choramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade", diz Dilma Rousseff e encerra seu discurso: "Viva Mandela para sempre.”
Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado)
As homenagens a Nelson Mandela ressaltam
- a) a importância da unificação da África do Sul em torno de um líder que soube sufocar as rebeliões tribais, trazendo ordem ao país.
- b) a participação desse líder no processo de independência da África do Sul contra a dominação holandesa na guerra dos Bôeres.
- c) sua determinação em levar à justiça os responsáveis pela implantação do Apartheid e os antigos governantes da África do Sul.
- d) sua luta contra o Apartheid e, principalmente, o exemplo de tolerância e capacidade de unir pacificamente grupos que cultivaram ódios por décadas.
- e) sua determinação em combater o Imperialismo europeu, organizando uma forte resistência aos produtos estrangeiros, principalmente ingleses.
- #120287
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -

O "Renascimento" é marcado pela redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O Homem Vitruviano encarna esses ideais de humanismo e classicismo, sendo considerado uma das mais importantes obras de
- a) Michelangelo.
- b) Rafael.
- c) Galileu Galilei.
- d) Giorgio Vasari.
- e) Leonardo da Vinci.
- #120288
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Três momentos distintos marcaram o período monárquico Brasil: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. Dentre os fatos significativos que marcaram cada momento, pode-se destacar, respectivamente,
- a) Constituição de 1824; abdicação de D. Pedro I; e Guerra da Cisplatina.
- b) Guerra do Paraguai; governo de Dom Pedro I; e Constituição de 1824.
- c) Revolução Praieira; Constituição de 1824; e Guerra do Paraguai.
- d) Confederação do Equador; revoltas deflagradas; e Guerra do Paraguai.
- e) abdicação de D. Pedro I; Constituição de 1824; e as revoltas deflagradas.
- #120289
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Ainda que pequeno quando comparado aos Estados Unidos, o setor ferroviário brasileiro mobilizou consideráveis capitais pelo vulto dos investimentos necessários. Ao lado dos aspectos econômicos, [elas] repercutiram sobre o conjunto sociocultural, redefinindo hábitos e práticas.
No Brasil, o sistema ferroviário contribuiu para:
- a) agregar categorias de profissionais passivos diante das ações políticas do país.
- b) unificar o mercado interno, apesar da circulação de pessoas e de mercadoria estagnarem.
- c) consolidar a formação técnica-profissional dos trabalhadores do setor industrial.
- d) aumentar o custo do transporte, beneficiando exportações.
- e) introduzir unicamente a expansão do setor de produção de aço
- #120290
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.
Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela
- a) manutenção das relações de gênero que,dentro do ideário dos dois movimentos, atendem aos seus interesses e realizam seus objetivos, ampliando a participação política e a inclusão social.
- b) garantia formal dos seus direitos, fato que modificaria substancialmente a situação tanto de homossexuais como de mulheres, tirando-os da marginalidade social.
- c) naturalização da dominação simbólica, porém invertendo a lógica que alicerça as relações de gênero e o polo dominador.
- d) adoção de ações educativas que busquem ressaltar a existência de tais movimentos, cuja implantação seria o suficiente para atingir os objetivos almejados.
- e) implantação de direitos que assegurem e reconheçam sua existência, possibilitando uma inclusão social plena, quebrando os estereótipos e a dominação simbólica construída a partir dos interesses masculinos