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Simulado UFAL de História | VESTIBULAR

Simulado UFAL de História

SIMULADO UFAL DE HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFAL que foi organizado pela UFAL. Estas questões são de História, contendo os assuntos de História Geral, República Oligárquica - 1889 a 1930, Medievalidade Europeia, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Mercantilismo e a economia de Estados, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual, Renascimento Científico, Artístico e Cultural, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, República Oligárquica - 1889 a 1931 que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFAL de História contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, História Geral, República Oligárquica - 1889 a 1930, Medievalidade Europeia, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Mercantilismo e a economia de Estados, Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975), Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual, Renascimento Científico, Artístico e Cultural, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, República Oligárquica - 1889 a 1931 para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFAL
Para realizar o simulado UFAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFAL você verá as questões que errou e acertou.

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#120276
Banca
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Matéria
História Geral
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UFAL
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(1,0) 1 - 

Portugal e Espanha dividiram o mundo através de tratados que lhes concediam, entre outras coisas, a posse sobre terras a serem descobertas. Esses tratados

  • a) asseguraram o domínio do comércio com o oriente aos espanhóis, através da navegação de cabotagem africana.
  • b) eliminaram a concorrência dos demais países europeus, muito atrasados tecnologicamente em termos de navegação oceânica
  • c) ratificados pelos demais países europeus, reafirmam a supremacia ibérica na conquista de novas terras e na navegação de ultramar.
  • d) desconsideravam os demais países como Inglaterra e França, que, por sua vez, ignorando as pretensões ibéricas, criaram suas colônias na África e na América.
  • e) assinados sob a ameaça inglesa de invasão às colônias portuguesas na África, asseguram o apoio espanhol ao exército português na defesa colonial.
#120277
Banca
COPEVE-UFAL
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História Geral
Concurso
UFAL
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(1,0) 2 - 

Nos anos 30, assume a presidência da república dos EUA, Franklyn Delano Roosevelt. Sua principal realização no período da depressão é um plano econômico elaborado de conformidade com o economista britânico John Maynard Keynes, denominado New Deal (Novo Acordo), visando reduzir os efeitos da crise.

Disponível em: <http://www.novosolhos.com.br/d... %C3%83O%20-%20%20GAETA.pdf&servidor=arq_material/934_1000.pdf>Acesso em: 19 jun. 2014.

As ações promovidas pelo New Deal dão início a uma política econômica claramente contrária

  • a) ao princípio estatizante, que defende investimentos em obras públicas.
  • b) ao modelo republicano, pois centraliza o poder na figura do presidente.
  • c) ao liberalismo econômico, que prega a não intervenção do estado na economia.
  • d) à realização de obras com recursos públicos, no intuito de gerar empregos.
  • e) à livre iniciativa, transformando as indústrias estatais em organizações privadas.
#120278
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História Geral
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(1,0) 3 - 

A figura representa um aspecto da República Velha brasileira, mais especificamente a República Oligárquica. A crítica presente na figura remete

    • a) ao desequilíbrio entre o poder do presidente e as lideranças regionais, representada pelos Coronéis.
    • b) à centralização do poder na figura do presidente da república como forma de evitar a volta da monarquia.
    • c) ao uso do poder militar pelos dois principais estados brasileiros, na solução de disputas regionais.
    • d) à política do café com leite, quando as oligarquias dominantes de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder.
    • e) à disputa entre os dois principais estados produtores de café, São Paulo e Mato Grosso, na corrida à presidência.
    #120279
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    (1,0) 4 - 

    O servo na Idade Média representa o status social mais baixo, subjugado as outras categorias sociais; ele é à base de sustentação produtiva da sociedade. O que diferenciava o servo do escravo era o fato dele

    • a) se tornar livre após alguns anos de trabalho.
    • b) poder comprar sua liberdade com o próprio trabalho
    • c) comprar seus próprios produtos e receber salário do seu Senhor.
    • d) ser dono do pedaço de terra em que trabalhava.
    • e) não poder ser vendido, pois não pertencia a ninguém.
    #120280
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    (1,0) 5 - 

    O pau-brasil só poderia ser retirado de nossas matas se houvesse uma autorização preliminar da Coroa Portuguesa e o acerto das taxas era estipulado por esta. O primeiro a usufruir dessa concessão, em 1501, foi Fernando de Noronha, o qual tinha como sócios vários comerciantes judeus, que porém, em troca desta permissão, tinham por obrigação enviar embarcações à nova terra, encontrar pelo menos trezentas léguas de costa, pagar uma quantia pré-estipulada à Coroa e também edificar e conservar as fortificações, mantendo assim a segurança do novo território tão almejado pelos invasores.

    Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).

    A exploração do pau-brasil era realizada

    • a) pelos indígenas, que conduziam as toras até o litoral para trocá-las por objetos do colonizador.
    • b) por mão de obra livre europeia, com auxílio de africanos escravizados.
    • c) por africanos escravizados trazidos das ilhas portuguesas da Madeira e Açores.
    • d) pelos nativos, que trocavam a madeira por ouro e armas de fogo.
    • e) pelos próprios portugueses, que se aventuravam pela mata em busca da madeira.
    #120281
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    (1,0) 6 - 

    Estabelecido no Brasil pela Constituição Imperial de 1824, outorgada pelo Imperador Dom Pedro I e posteriormente referendada pelas então poderosas Câmaras Municipais do Império, era definido, nos termos da própria Constituição, como “a chave de toda a organização Política”, sendo “delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos mais Poderes Políticos.” (Artigo 98).

    Disponível em: http://www.causaimperial.org.br. Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).

    O texto se refere ao poder

    • a) Executivo.
    • b) Judiciário.
    • c) Moderador.
    • d) Legislativo.
    • e) Divino.
    #120282
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    (1,0) 7 - 

    [...] O Brasil era uma terra de dimensões continentais na visão da coroa; pouco colonizada e principalmente, pouco produtiva. Então, surge mais um artifício para a exploração da terra: as sesmarias. Iniciadas e incluídas a partir do capitão-donatário de uma capitania, as sesmarias eram lotes de terra menor, que eram doadas a um sesmeiro com o intuito de principalmente tornar a terra produtiva. O sesmeiro tinha então a partir do recebimento do lote, a obrigação de cultivar a terra por um prazo de cinco anos, tornando-a produtiva e pagando os devidos impostos à Coroa.[...]

    Disponível em: http://www.historiabrasileira.com. Acesso em: 9 dez. 2013.

    O sistema de sesmaria poucas vezes satisfez as expectativas iniciais de produção. Ou pelas grandes dimensões territoriais ou pela má administração e fiscalização, raramente as terras tornavam-se produtivas. Ainda hoje, considera-se reflexo da apropriação sesmarial

      • a) o sistema de roça.
      • b) a policultura.
      • c) os latifúndios brasileiros.
      • d) o trabalho assalariado.
      • e) a produção de subsistência.
      #120283
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      (1,0) 8 - 

      A charge se refere ao processo de partilha da África, realizada na Conferência de Berlim (1884-1885). Esse processo foi responsável por diversos conflitos no continente, pois

      • a) atendeu aos interesses Imperialistas europeus e destinou a maior parte do Saara aos povos africanos.
      • b) não levou em consideração as diferenças étnicas e culturais e os interesses dos povos locais.
      • c) destinou aos EUA as terras mais ao sul do continente, ricas em ouro e diamantes.
      • d) não atendeu aos interesses da Turquia, berço do Império Otomano, deflagrando vários conflitos no norte do continente.
      • e) resumiu a partilha a quatro países: França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.
      #120284
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      (1,0) 9 - 

      O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais.

      Disponível em: http://www.infoescola.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.

      A primeira característica do mercantilismo era o metalismo, ou seja, a concepção de que a prosperidade de cada país

        • a) seria determinada pelo volume da sua produção interna.
        • b) dependeria do tamanho do território principal somado a área de suas colônias.
        • c) estaria ligada a uma balança comercial favorável, geradora de grande superávit.
        • d) estaria na razão direta da quantidade de metais preciosos que possuísse.
        • e) dependeria da liberdade com que o comércio se expande sem a interferência do governo.
        #120285
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        (1,0) 10 - 

        No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.
        Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado). O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo

          • a) aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos.
          • b) focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países.
          • c) se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais.
          • d) buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais.
          • e) deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.
          #120286
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          (1,0) 11 - 

          Chefes de Estado prestam homenagem no enterro de Mandela

          Presidente Obama disse que Nelson Mandela ensinou ao mundo o poder da ação e o poder das ideias. "Foi preciso um homem como Mandela não apenas para libertar os prisioneiros, mas também para libertar seus captores." "

          Da mesma forma que os sul-africanos choram nos seus cantos 'Madiba' e 'Nelson Mandela', nós, a nação brasileira, que trazemos o sangue africano nas nossas veias choramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade", diz Dilma Rousseff e encerra seu discurso: "Viva Mandela para sempre.”

          Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado)

          As homenagens a Nelson Mandela ressaltam

            • a) a importância da unificação da África do Sul em torno de um líder que soube sufocar as rebeliões tribais, trazendo ordem ao país.
            • b) a participação desse líder no processo de independência da África do Sul contra a dominação holandesa na guerra dos Bôeres.
            • c) sua determinação em levar à justiça os responsáveis pela implantação do Apartheid e os antigos governantes da África do Sul.
            • d) sua luta contra o Apartheid e, principalmente, o exemplo de tolerância e capacidade de unir pacificamente grupos que cultivaram ódios por décadas.
            • e) sua determinação em combater o Imperialismo europeu, organizando uma forte resistência aos produtos estrangeiros, principalmente ingleses.
            #120287
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            (1,0) 12 - 

            O "Renascimento" é marcado pela redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O Homem Vitruviano encarna esses ideais de humanismo e classicismo, sendo considerado uma das mais importantes obras de

              • a) Michelangelo.
              • b) Rafael.
              • c) Galileu Galilei.
              • d) Giorgio Vasari.
              • e) Leonardo da Vinci.
              #120288
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              (1,0) 13 - 

              Três momentos distintos marcaram o período monárquico Brasil: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. Dentre os fatos significativos que marcaram cada momento, pode-se destacar, respectivamente,

              • a) Constituição de 1824; abdicação de D. Pedro I; e Guerra da Cisplatina.
              • b) Guerra do Paraguai; governo de Dom Pedro I; e Constituição de 1824.
              • c) Revolução Praieira; Constituição de 1824; e Guerra do Paraguai.
              • d) Confederação do Equador; revoltas deflagradas; e Guerra do Paraguai.
              • e) abdicação de D. Pedro I; Constituição de 1824; e as revoltas deflagradas.
              #120289
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              (1,0) 14 - 

              Ainda que pequeno quando comparado aos Estados Unidos, o setor ferroviário brasileiro mobilizou consideráveis capitais pelo vulto dos investimentos necessários. Ao lado dos aspectos econômicos, [elas] repercutiram sobre o conjunto sociocultural, redefinindo hábitos e práticas.

              No Brasil, o sistema ferroviário contribuiu para:

              • a) agregar categorias de profissionais passivos diante das ações políticas do país.
              • b) unificar o mercado interno, apesar da circulação de pessoas e de mercadoria estagnarem.
              • c) consolidar a formação técnica-profissional dos trabalhadores do setor industrial.
              • d) aumentar o custo do transporte, beneficiando exportações.
              • e) introduzir unicamente a expansão do setor de produção de aço
              #120290
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              (1,0) 15 - 

              Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.

              Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela

              • a) manutenção das relações de gênero que,dentro do ideário dos dois movimentos, atendem aos seus interesses e realizam seus objetivos, ampliando a participação política e a inclusão social.
              • b) garantia formal dos seus direitos, fato que modificaria substancialmente a situação tanto de homossexuais como de mulheres, tirando-os da marginalidade social.
              • c) naturalização da dominação simbólica, porém invertendo a lógica que alicerça as relações de gênero e o polo dominador.
              • d) adoção de ações educativas que busquem ressaltar a existência de tais movimentos, cuja implantação seria o suficiente para atingir os objetivos almejados.
              • e) implantação de direitos que assegurem e reconheçam sua existência, possibilitando uma inclusão social plena, quebrando os estereótipos e a dominação simbólica construída a partir dos interesses masculinos