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Este Simulado UFAL foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFAL
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFAL
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#227142
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(1,0) 1 - 

“Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Os que falam muito não ouvem. Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima. Eles falam, sim – para ouvir as vozes do silêncio”.

BRAGA, Rubem. Folha de São Paulo, 21 dez. 2004.

Dos termos sublinhados, qual não é considerado pronome?

  • a) as
  • b) os
  • c) meus
  • d) esses
  • e) outro
#227143
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(1,0) 2 - 

Declaração de amor

Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a galope.

Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. [...]

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 100.

Em: “[...] ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza [...]”, o vocábulo “la” exerce idêntica função sintática que o termo destacado em:

  • a) “[...] às vezes lentamente, às vezes a galope [...]”.
  • b) “Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa.”
  • c) “[...] a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir [...]”.
  • d) “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.”
  • e) “Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.”
#227144
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(1,0) 3 - 

Nos vocábulos “tinta”, “chuva”, “Saara” e “enxáguam”, tem-se, respectivamente,

  • a) hiato, dígrafo vocálico, tritongo e hiato.
  • b) tritongo, hiato, dígrafo vocálico e dígrafo vocálico.
  • c) dígrafo vocálico, dígrafo consonantal, hiato e tritongo.
  • d) ditongo nasal, dígrafo consonantal, ditongo oral e hiato.
  • e) dígrafo consonantal, dígrafo consonantal, ditongo crescente e hiato.
#227145
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(1,0) 4 - 

Os resíduos sólidos no setor de saneamento ambiental

No Brasil, embora tenha sido verificada pequena evolução nos últimos anos, os níveis de atendimento dos serviços de coleta e tratamento de esgotos ainda encontram-se em patamares inferiores ao dos países desenvolvidos e mesmo de outros países em desenvolvimento. [...]

Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj....;. Acesso em: 10 maio 2014.

O elemento coesivo destacado poderá ser substituído, sem prejuízos semânticos, por

  • a) visto que.
  • b) consoante.
  • c) desde que.
  • d) conquanto.
  • e) de forma que.
#227146
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(1,0) 5 - 

Consolo na praia

Vamos, não chores.

A infância está perdida.

A mocidade está perdida.

Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.

O segundo amor passou.

O terceiro amor passou.

Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.

Não tentaste qualquer viagem.

Não possuis carro, navio, terra.

Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,

em voz mansa, te golpearam.

Nunca, nunca cicatrizam.

Mas, e o humour

A injustiça não se resolve.

A sombra do mundo errado

murmuraste um protesto tímido.

Mas virão outros.

Tudo somado, devias

precipitar-te, de vez, nas águas.

Estás nu na areia, no vento…

Dorme, meu filho.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 43.

Levando em conta as características próprias da poesia de Carlos Drummond de Andrade, a relação de pertença de sua obra ao movimento modernista estabelecida pela crítica e considerando o poema apresentado, é possível afirmar:

  • a) a rejeição ao amor romântico como o objetivo maior das relações humanas é uma das características mais fortes da poesia de Drummond, o que fica evidente no trecho: “O primeiro amor passou. /O segundo amor passou. /O terceiro amor passou. /Mas o coração continua. ”
  • b) o otimismo característico da poesia de Drummond se revela, desde o título, através do olhar do sujeito lírico para as angústias cotidianas como obstáculos a serem superados, com determinação, por meio do aprendizado e da conformação perante estes percalços.
  • c) ao equilibrar o uso de uma linguagem formal, evitando expressões da oralidade, e a regularidade métrica com uma temática ligada ao cotidiano, Drummond evidencia o humor, característica sempre presente em sua obra poética.
  • d) a linguagem cotidiana permeada por expressões da oralidade, a métrica irregular, a melancolia discreta e a ironia seca são características drummondianas que permeiam grande parte de sua obra e que filiam este poema ao Modernismo.
  • e) embora os versos brancos, a linguagem cotidiana e a ironia presentes no poema o aproximem do Modernismo, a regularidade e constância métrica fazem com que “Consolo na praia” seja um dos poucos poemas do autor que não se filiam ao referido movimento.
#227147
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(1,0) 6 - 

Com base nos conhecimentos acerca da produção indianista de José de Alencar, é possível afirmar:

  • a) todos os romances indianistas alencarianos são ambientados no século XIX, época em que viveu o autor, como modo de deixar marcada sua preocupação com a então atual situação política da nação.
  • b) dos traços constituintes do Romantismo, o que mais se percebe na obra indianista de Alencar é a preocupação com a investigação psicológica das personagens, que busca descortinar suas intenções mais mesquinhas.
  • c) os heróis elaborados por Alencar em seus romances indianistas apresentam muitos traços que prenunciam, pela fraqueza de caráter e ausência de nobreza, o anti-herói realista, encontrado na ficção, por exemplo, de Machado de Assis.
  • d) em Iracema, Alencar descreve a tentativa frustrada da personagem principal e de Martim Soares, seu par romântico, para estabelecer, em termos legais, o Tupi como língua oficial da nação brasileira.
  • e) romances como Iracema e O Guarani, com temática indígena, fazem parte de um projeto maior, no qual o autor buscou mapear a realidade brasileira em diversos aspectos, lançando o olhar para regiões geográficas diferentes do país.
#227148
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(1,0) 7 - 

A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de

arrependimento e suspiros de amor

Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,

É verdade, meu Deus, que hei delinquido,

Delinquido vos tenho, e ofendido,

Ofendido vos tem minha maldade.

Maldade, que encaminha à vaidade,

Vaidade, que todo me há vencido;

Vencido quero ver-me, e arrependido,

Arrependido a tanta enormidade.

Arrependido estou de coração,

De coração vos busco, dai-me os braços,

Abraços, que me rendem vossa luz.

Luz, que claro me mostra a salvação,

A salvação pretendo em tais abraços,

Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus.

Disponível em: <; . Acesso em: 16 jun. 2014.

Da leitura do poema acima, de autoria de Gregório de Matos, é possível afirmar:

  • a) A elaboração formal do texto, um soneto, com a maioria dos finais de versos sendo retomados no começo do verso seguinte, num jogo que se aproxima do trabalho conceptista, além da relação conflituosa entre pecado e salvação, são alguns dos elementos que apontam para o Barroco.
  • b) Apresenta elementos argumentativos, a partir do reconhecimento, por parte do sujeito lírico, de suas culpas e da clara intenção de se redimir, como fica evidente no penúltimo verso. Tais características, a argumentação e a religiosidade cristã, são típicas do Arcadismo.
  • c) Embora composto em forma de soneto, o poema apresenta linguagem de simples compreensão, principalmente em decorrência das constantes repetições de palavras. Tal simplicidade e repetição são características do movimento modernista, ao qual o poema pertence.
  • d) É um típico poema romântico, uma vez que no Romantismo há um retorno à religiosidade cristã, que fora obscurecida pelo Arcadismo, período literário anterior. Assim, quando o poeta diz que ofendeu a Deus e cita Jesus, é um modo de falar do arrependimento de, no Arcadismo, ter cultuado deuses pagãos.
  • e) Uma vez que o sujeito lírico se assume como pecador e implora o perdão de Deus, mesmo sabendo que depois de perdoado pode voltar a pecar, o texto se enquadra como pertencente ao Barroco, em sua vertente satírica.
#227149
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(1,0) 8 - 

Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.

(...) É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Até agora achar-me era já ter uma ideia de pessoa e nela me engastar: nessa pessoa organizada eu me encarnava, e nem mesmo sentia o grande esforço de construção que era viver. A ideia que eu fazia de pessoa vinha de minha terceira perna, daquela que me plantava no chão. Mas e agora? estarei mais livre?

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Florianópolis: Ed. UFSC, 1988. p. 5.

O fragmento acima, de autoria de Clarice Lispector, é parte do romance A paixão segundo GH. A partir desse fragmento, qual é a alternativa que melhor descreve a narrativa da autora?

  • a) Tanto pelo cuidado com os aspectos internos da personalidade da personagem quanto pela preocupação com as descrições dos ambientes físicos em que a personagem transita, Clarice Lispector pode ser vista como uma das grandes representantes da prosa pós-modernista, particularmente do Regionalismo de 30.
  • b) Por meio do uso de imagens como a da perda da terceira perna e do questionamento acerca da proximidade entre estar perdida e estar mais livre, a personagem elabora uma reflexão existencial sobre a própria noção que tem de si e que se passa, sobretudo, em seu mundo interior.
  • c) Frases como “E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive” indicam a redescoberta, por parte da personagem, do engajamento social, que é um tema dos mais recorrentes em Clarice Lispector, aqui evidenciado pela imagem da perda da terceira perna, algo que lhe era desnecessário.
  • d) O fragmento evidencia, como ocorre com grande parte das personagens de Clarice Lispector, uma personagem confusa, perdida no meio de sua introspecção e de suas projeções mentais e que se vê fadada, como o próprio título do romance diz, a se apaixonar por pessoas erradas e sofrer.
  • e) É comum Clarice Lispector tomar um dado concreto, da vida cotidiana, e a partir dele desenvolver uma série de imagens que buscam representar o mundo interno das personagens, o que autoriza acreditar que a referência à terceira perna deve estar ligada a algum problema real com a perna da narradora.
#227150
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(1,0) 9 - 

as meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis

Com cabelos mui pretos pelas espáduas

E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas

Que de nós as muito bem olharmos

Não tínhamos nenhuma vergonha

ANDRADE, Oswald de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p. 80

O poema acima, de autoria de Oswald de Andrade, faz uso de um conhecido recurso linguístico como modo de dialogar com outro texto famoso da história literária do Brasil. Aponte qual das alternativas abaixo apresenta o recurso e o texto corretos.

  • a) Metáfora. Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade.
  • b) Intertextualidade. Carta, de Pero Vaz de Caminha.
  • c) Assonância. Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira.
  • d) Intertextualidade. O Uraguai, de Basílio da Gama.
  • e) Oxímoro. Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
#227151
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(1,0) 10 - 

Uma empresa realizou uma pesquisa com 100 clientes, com o objetivo de avaliar a satisfação da clientela com relação à qualidade dos produtos, ao atendimento e aos preços praticados. Os resultados da pesquisa apontaram que 40 aprovavam a qualidade dos produtos, 45 aprovavam o atendimento e 35, apenas os preços praticados. Qual é o número de entrevistados que aprovaram a qualidade dos produtos e o atendimento da empresa?

  • a) 10
  • b) 15
  • c) 20
  • d) 25
  • e) 30