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Simulado UFABC | Técnico em Audiovisual | CONCURSO

Simulado UFABC | Técnico em Audiovisual

📚 Simulado UFABC | Técnico em Audiovisual | cód.7881

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(1,0) 1 - 

Muitas emissoras de TV e produtoras de vídeos realizam a transferência privada de arquivos de vídeo, do produtor para o servidor da emissora, por meio do acesso de um usuário autorizado a um disco rígido ou servidor de arquivos remotos, através do chamado:

  • a) IPTV.
  • b) FTP.
  • c) SmarTV.
  • d) GSM.
  • e) Uplink.
#116978
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(1,0) 2 - 

Os arquivos de imagem criados com o Adobe Photoshop tem a extensão específica PSD. Contudo, o PSD oferece suporte para arquivos com tamanho de até 2 GB. Arquivos maiores devem ser salvos no formato

  • a) PSB.
  • b) JPEG.
  • c) GIF.
  • d) PNG.
  • e) CDR.
#116979
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(1,0) 3 - 

Programas que comprimem os elementos de áudio ou vídeo de um arquivo grande em um formato menor, capaz de ser codificado e decodificado a partir de softwares específicos, são chamados de Codecs. E os Containers agrupam arquivos de som e imagem, sincronizados, que utilizam Codecs. São exemplos de Containers de áudio e vídeo:

  • a) AVI, MP4 e AAC.
  • b) MPEG-1, MPEG-3 e MPEG-4.
  • c) WAV, VLC e MPEG-4.
  • d) VLC, H-264 e MP3.
  • e) MP4, MKV e AVI.
#116980
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(1,0) 4 - 

Comparando os programas Adobe Première e After Effects observa-se que

  • a) os dois programas operam com as mesmas finalidades de edição.
  • b) o Adobe Première é um editor de vídeo linear e o After Effects faz edição não linear.
  • c) o After Effects serve para criar gráficos em movimento.
  • d) o Adobe Première possui, em seu pacote básico, o Adobe Character Animator.
  • e) as animações do After Effects são criadas no Adobe Première.
#116981
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(1,0) 5 - 

O software de edição Adobe Première possui monitores que auxiliam a controlar a qualidade técnica do programa de vídeo que está sendo editado. Um deles é o vectorscope, que serve para

  • a) ajustar os sinais de áudio e vídeo no produto final editado.
  • b) controlar as características dos efeitos digitais em 2D e 3D aplicados sobre uma imagem.
  • c) medir a duração e intensidade dos efeitos de transição entre duas imagens.
  • d) medir os componentes de crominância de um sinal de vídeo, incluindo a matiz e a saturação.
  • e) medir a luminância do sinal de vídeo, que diz respeito ao brilho da imagem.
#116982
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(1,0) 6 - 

No processo de edição audiovisual, a função de uma placa de captura de vídeo é:

  • a) copiar arquivos de vídeo gravados em cartões de memória.
  • b) enviar sinais de vídeo para o monitor de TV.
  • c) permitir a gravação de vídeos no computador a partir de uma fonte de vídeo externa.
  • d) acelerar a renderização de sons e imagens.
  • e) fazer o streaming de vídeos na internet.
#116983
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(1,0) 7 - 

A transmissão de áudio e vídeo pela internet – a Webcast – é hoje uma forma bastante eficiente de engajar diferentes públicos e atingir grande número de seguidores em redes sociais, por meio de smartphones. Com relação ao Webcast, assinale a afirmação correta.

  • a) A transmissão de áudio e vídeo utiliza a tecnologia streaming media.
  • b) O usuário necessita fazer um download do vídeo para poder assisti-lo.
  • c) A velocidade de transmissão da informação em vídeo independe da largura da banda utilizada, e sim da capacidade de memória do smartphone.
  • d) O live streaming permite a transmissões ao vivo pela internet, desde que o usuário assine o serviço de streaming.
  • e) A legislação relativa aos direitos autorais não atinge os vídeos transmitidos pela internet.
#116984
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(1,0) 8 - 

No processo de edição de um programa de vídeo no Adobe Première é possível a realização de uma série de ajustes na imagem gravada, corrigindo cores, nível de vídeo, entre outros. Contudo, o editor pode economizar tempo copiando os efeitos de um arquivo e inserindo esses mesmos efeitos em um outro, selecionando o primeiro arquivo e utilizando o(s) comando(s):

  • a) duplicar – colar.
  • b) copiar – colar.
  • c) copiar – inserir
  • d) copiar – colar atributos.
  • e) substituir – colar.
#116985
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(1,0) 9 - 

Para um correto ajuste da imagem da câmera, e uso eficiente de filtros para iluminação, é importante considerar a temperatura de cor no ambiente da gravação. A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Em uma gravação ao meio dia, ao ar livre, em um dia ensolarado, a temperatura de cor é próxima a

  • a) 2700 K.
  • b) 3500 K.
  • c) 5800 K.
  • d) 7500 K.
  • e) 9000 K.
#116986
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(1,0) 10 - 

No processo de gravação de sons, a expressão “equalização” refere-se

  • a) à atenuação da amplitude ou potência de um sinal de áudio, sem distorção.
  • b) ao processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte que contém a mistura final para um dispositivo de armazenamento.
  • c) ao equilíbrio entre os canais L e R na saída em estéreo da mesa de som.
  • d) ao ajuste do volume de cada canal de áudio.
  • e) ao controle do sinal de áudio enfatizando certas frequências e reduzindo outras.
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(1,0) 11 - 

Atualmente, quase todas as emissoras de TV e produtoras de vídeo utilizam softwares de redação de roteiros para telejornais e programas jornalísticos com características semelhantes. Esse tipo de roteiro, cujo modelo básico está presente na bibliografia especializada em produção audiovisual, possui, em geral, duas colunas, nas quais

  • a) as indicações de vídeo são anotadas na coluna da esquerda, e as de áudio na coluna da direita.
  • b) as indicações de áudio são anotadas na coluna da esquerda, e as de vídeo na coluna da direita.
  • c) as indicações de áudio e vídeo são anotadas na coluna da direita e as anotações técnicas, na coluna da esquerda.
  • d) as indicações de áudio e vídeo são anotadas na coluna da esquerda e as anotações técnicas na coluna da direita.
  • e) as indicações para o locutor/apresentador são anotadas na coluna da esquerda, e o texto a ser lido, na coluna da direita.
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(1,0) 12 - 

O mercado audiovisual fala hoje em gravações em vídeo no formato 4K (Ultra HD). Isso significa que a resolução da imagem 4K, na proporção 16:9 HD, é de

  • a) 2560 x 1440 pixels.
  • b) 4000 x 4000 pixels.
  • c) 4000 x 2000 pixels.
  • d) 3840 x 2160 pixels.
  • e) 7680 x 4 320 pixels.
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(1,0) 13 - 

As principais emissoras de televisão utilizam um sistema de armazenamento de grandes volumes de dados, referentes a muitas horas de vídeo em alta definição, chamado de LTO (Linear Tape Open), que tem como principal característica sua grande capacidade e durabilidade. A tecnologia está na oitava geração, lançada em 2017, com capacidade nativa de

  • a) 1,5 TB.
  • b) 12 TB.
  • c) 36 TB.
  • d) 72 TB.
  • e) 144 TB.
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(1,0) 14 - 

Com relação às gravações de vídeo no format Full HD, é correto afirmar que

  • a) a resolução da imagem é de cerca de 1 milhão de pixels.
  • b) os arquivos de video possuem grande volume de dados e exigem cartões de memória tipo Classe 2, com taxas de transferência de 10MB/s.
  • c) os arquivos de áudio são gravados no formato 5.1.
  • d) a resolução de imagem é de 1920X1080 linhas.
  • e) nos smartphones as telas Full HD possuem número menor de linhas, devido à pequena dimensão da tela.
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(1,0) 15 - 

Na gravação de entrevistas ou depoimentos em vídeo, em geral, o repórter solicita ao entrevistado que não dirija o olhar diretamente para a câmera, e sim para o próprio repórter, posicionado ao lado do cinegrafista, evidenciando que o depoimento é dado a esse profissional. Nesse caso, a composição da imagem é feita de modo que sobre um espaço diante do nariz do sujeito e a lateral da tela. Essa composição respeita

  • a) a regra dos terços.
  • b) a regra dos 180 graus.
  • c) o ar direcional.
  • d) o plano e contraplano.
  • e) o equilíbrio simétrico.