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Simulado UFABC | VESTIBULAR

Simulado UFABC

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Este Simulado UFABC foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFABC
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFABC
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#227472
Banca
UFABC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

O planejamento institucional das organizações públicas deve estabelecer prioridades sustentáveis e consistentes, no sentido de utilizar os recursos públicos em ações que tragam benefícios efetivos para a sociedade. A busca pela eficácia, eficiência, efetividade e economicidade é uma prioridade constitucional e, portanto, legal do Estado brasileiro, sendo a melhoria contínua da gestão pública o modo de alcançá-las. De acordo com o PDI da UFABC, o planejamento para o desenvolvimento institucional fundamenta-se em três projetos principais:

  • a) Desenvolvimento sustentável, Planejamento eficaz e Cultura institucional.
  • b) Planejamento eficaz, Planejamento institucional e Planejamento orçamentário.
  • c) Eficácia institucional, Eficiência burocrática e Excelência humana.
  • d) Planejamento de processos, Mapeamento institucional e Cultura institucional.
  • e) Planejamento institucional, Mapeamento de competências e Mapeamento de processos.
#227473
Banca
UFABC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Acerca da organização da educação nacional, o artigo 8º da Lei nº 9.394/96, LDBEN, estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Além da coordenação da política nacional de educação, em relação às demais instâncias educacionais, a União exercerá função

  • a) exclusiva e privativa.
  • b) complementar e prioritária.
  • c) suplementar e concorrente.
  • d) normativa, redistributiva e supletiva.
  • e) regulamentar, prioritária e complementar.
#227474
Banca
UFABC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFABC
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Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

O diretor de hoje, por mais bem intencionado que seja, é levado a concentrar em suas mãos todas as decisões, acabando por mostrar-se autoritário e defensor da burocracia e do Estado. E de pouco adianta, como tem mostrado a prática, um conselho de escola, por mais deliberativo que seja, se a função política de tal colegiado fica inteiramente prejudicada pela circunstância de que a autoridade máxima e absoluta dentro da escola é o diretor. Isso evidencia a urgência de uma reestruturação administrativa da escola pública visando a uma gestão escolar consistente. Um exemplo dessa urgência diz respeito aos Conselhos de classe ou série. Hoje, esses Conselhos atêm-se às questões de avaliação do rendimento discente com, pelo menos, dois desvios de suas funções:

  • a) usurpação do papel de avaliar do professor e desconsideração da avaliação dos alunos feita pelo professor.
  • b) criação de critérios de avaliação a serem adotados pelos professores e delimitação do que seja uma avaliação formativa.
  • c) redução da avaliação do aluno à verificação e atribuição da culpa do fracasso ao aluno.
  • d) valorização da avaliação somente no fim do ano letivo e preocupação excessiva com a avaliação diagnóstica.
  • e) supervalorização da avaliação do professor feita pelos alunos e entendimento da avaliação como mediação do ensino-aprendizagem.
#227475
Banca
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Matéria
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UFABC
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(1,0) 4 - 

A Lei nº 9.394/96, LDBEN, em seu artigo 3º , VIII, estabelece a gestão democrática como um princípio do ensino. Já a meta 19 do PNE visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Acerca da relação entre gestão democrática e financiamento da educação, é correto afirmar que a meta 19 do PNE prevê como estratégia, entre outras,

  • a) prioridade no repasse de transferências voluntárias da União para os entes federados que considere, conjuntamente, para a nomeação dos diretores e diretoras de escola, critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como a participação da comunidade escolar.
  • b) que as escolas devem ter não apenas autonomia pedagógica e administrativa mas também autonomia de gestão financeira, o que implica a prerrogativa de gerir, sem interferências externas e internas, os recursos financeiros que lhes foram legalmente destinados.
  • c) a total transparência e publicidade na gestão dos recursos financeiros cujo uso e cuja destinação foram decididos pela direção da escola e não pela apreciação do conselho de escola e da comunidade escolar, em última instância.
  • d) o dever dos conselhos escolares e municipais de determinar a destinação dos recursos públicos na área de educação, e o direito dos grêmios estudantis e das associações de pais, amparados no princípio da transparência, de ter ciência do uso dos recursos.
  • e) a prerrogativa dos conselhos escolares e dos conselhos municipais de educação de participar da fiscalização da gestão dos recursos públicos, sem, todavia, ter funcionamento autônomo para não ferir a autonomia da escola.
#227476
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(1,0) 5 - 

Para mudar a avaliação, não basta articular um discurso novo, não adianta ter uma nova concepção e continuar com práticas arcaicas. É necessário construir uma práxis transformadora. A práxis, enquanto atividade específica do ser humano, é

  • a) a fusão entra a ação e a reflexão em uma mesma atividade.
  • b) a ação informada pela reflexão e a reflexão desafiada pela ação.
  • c) a valorização da prática que evita o ativismo estéril.
  • d) a valorização da reflexão que evita o verbalismo.
  • e) a reflexão-ação pautada por mecanismos não conscientes.
#227477
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(1,0) 6 - 

A Política Afirmativa da UFABC foi criada com a intenção de garantir as condições de acesso e permanência no ensino superior público, gratuito e de qualidade a uma parcela da população que foi historicamente alijada desta possibilidade. Em relação à reserva de vagas de caráter étnico-racial, a lógica adotada pela Política Afirmativa da UFABC, em seu PDI, é a de que

  • a) o incentivo à entrada de cidadãos negros e indígenas na universidade irá contribuir para aumentar quantitativamente a presença destes grupos com diploma de ensino superior, como estímulo para a democracia racial.
  • b) o processo de inclusão social deve ser visto como uma oportunidade de desenvolvimento de talentos que usualmente não teriam acesso ao ensino superior.
  • c) o diploma de ensino superior ajuda a superar a inferioridade salarial e de escolaridade dos negros em relação aos brancos, ainda que se reconheça que o Brasil não é um país racista.
  • d) a sociedade brasileira terá maior propensão a aceitar negros e indígenas quando estes possuírem a mesma formação que os brancos, corroborando, assim, com a democracia racial.
  • e) enquanto não se melhora a educação básica, é necessário admitir a necessidade das cotas no ensino superior como mecanismo de extirpação do preconceito em nosso país.
#227478
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(1,0) 7 - 

O projeto político-pedagógico representa um desafio em busca de novas trilhas para a escola. Nesse ato de trilhar em direção à qualidade do processo educativo, de um lado, é necessário refletir sobre as relações mais amplas da escola com as políticas públicas; de outro, é fundamental compreender os pressupostos que devem embasar a construção do projeto político-pedagógico (PPP) da instituição educativa numa visão emancipadora. Nesse sentido, um pressuposto importante para a construção do PPP é

  • a) a ação exercida pelos órgãos centrais da administração educacional no sentido de determinar conteúdos político-sociais importantes para a escola.
  • b) o planejamento estratégico que minimiza o descompromisso de profissionais da educação com a escola pública.
  • c) a padronização do pensamento na escola em favor da democracia, da liberdade e da negação do conservadorismo.
  • d) o exercício da participação em suas dimensões administrativa, financeira e pedagógica.
  • e) a racionalização da organização da escola visando uma gestão escolar mais eficiente e participativa.
#227479
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(1,0) 8 - 

O conhecimento não tem sentido em si mesmo. É uma forma de compreender e intervir eticamente no mundo do próprio conhecimento; portanto, na construção do conhecimento significativo. Nessa concepção, a avaliação deve se preocupar em

  • a) evidenciar e refletir desempenhos em múltiplas dimensões.
  • b) verificar a capacidade do aluno de assimilar conhecimentos significativos.
  • c) classificar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.
  • d) separar os aspectos cognitivos dos afetivos e atitudinais.
  • e) estimular a dedicação do aluno na reprodução do conhecimento.
#227480
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(1,0) 9 - 

Sobre o direito à educação e o dever de educar, de acordo com o artigo 5º, § 2º da Lei nº 9.394/96, LDBEN, é correto afirmar que

  • a) o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos portadores de necessidades educacionais especiais.
  • b) comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por contravenção penal.
  • c) para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, dependendo da escolarização anterior.
  • d) é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental, sendo dever do poder público zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
  • e) em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino.
#227481
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(1,0) 10 - 

Refletir sobre inovações pedagógicas no ensino superior nos encaminha necessariamente à questão do projeto político-pedagógico (PPP) como aquele que enfatiza a organização curricular, confere-lhe organicidade e permite que suas ações adquiram relevância. A falta de clareza reduz qualquer curso a uma grade curricular fragmentada, uma vez que até mesmo as ementas e as bibliografias perdem sua razão de ser. Todavia, o PPP não pode ser utilizado apenas como modismo. Como modismo, a referência ao PPP apresenta alguns riscos, como a utilização pouca criteriosa do termo e a falta de clareza na compreensão da ideia de projeto. É preciso diferenciar o uso do PPP como modismo e como inovação. Como modismo, ele tem um caráter

  • a) de ruptura e conflito.
  • b) transformador e transparente.
  • c) regulador e normativo.
  • d) de legitimidade e estabilidade.
  • e) intencional e previsível.