Simulado UESPI de Português | VESTIBULAR
📚 Simulado UESPI | Vestibular | cód.8049
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🧪 Este Simulado UESPI foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: UESPI
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: NUCEPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #120078
- Banca
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- Matéria
- Português
- Concurso
- UESPI
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Observe o trecho abaixo, para responder a questão.
Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).
Observe o trecho: “... pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses ...”. Alterando-se a forma verbal “queixam” para “queixassem”, a correção gramatical estará mantida se alterarmos, também, as formas verbais “possuem” e “estão”.
Assinale a alternativa em que a alteração dessas formas verbais garante essa correção.
- a) “possuíam” – “estavam”;
- b) “possuiriam” – “estavam”;
- c) “possuiriam” – “estariam”;
- d) “possuíram” – “estiveram”;
- e) “possuíram” – “estariam”.
- #120079
- Banca
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(1,0) 2 -
Observe o trecho abaixo, para responder a questão.
Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).
Comparando-se o comportamento dos grupos pesquisados: “pessoas que se queixam de uma vida reclusa...” e “Os sociáveis...”, é CORRETO afirmar que entre eles constata-se uma relação de:
- a) oposição;
- b) exclusão;
- c) inclusão;
- d) causa e efeito;
- e) condição.
- #120080
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(1,0) 3 -
É CORRETO afirmar em relação às ideias apresentadas no texto.
- a) As pessoas mais sociáveis dificilmente contraem doenças.
- b) Todo solitário contrai doenças mais graves do que as pessoas que vivem rodeadas de gente.
- c) Os cientistas descobriram que os solitários estão muito propensos a contrair doenças de fundo emocional, apenas.
- d) Os cientistas descobriram que os solitários estão menos propensos a contrair vírus e mais sujeitos às reações inflamatórias.
- e) A vida reclusa é sempre uma escolha e, por isso, é prejudicial à saúde de qualquer pessoa.
- #120140
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(1,0) 4 -
Considere o trecho abaixo para responder à questão,
“Esses episódios são lembrados com notável clareza mesmo anos depois, porque nosso cérebro evoluiu para fazer isto: extrair informação de eventos relevantes e tal conhecimento para guiar nossa resposta a situações semelhantes no futuro.” (l. 04-07).
Assinale a opção na qual a oração “porque nosso cérebro evoluiu” está reescrita sem que tenha havido alteração de sentido.
- a) “embora o nosso cérebro tenha evoluído”.
- b) “ainda que o nosso cérebro tenha evoluído”.
- c) “conforme o nosso cérebro tenha evoluído”.
- d) “se o nosso cérebro evoluiu”.
- e) “já que nosso cérebro evoluiu”.
- #120141
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(1,0) 5 -
Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
“Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
Assinale a opção em que o termo destacado desempenha a mesma função sintática da palavra “que”, no trecho: “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: ...”.
- a) “... nosso cérebro evoluiu para fazer isto:” (l. 04-05).
- b) “A capacidade de aprender com experiências anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que é complexo ...” (l. 06-07).
- c) “... como o cérebro produz lembranças.” (l. 09).
- d) “... e transformá-las em lembranças.” (l. 13).
- e) “Essas representações demandam atividade coordenada de grandes populações de neurônios.” (l. 16-17).
- #120142
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(1,0) 6 -
Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
“Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
Quanto ao sentido, textualmente, a palavra “bugigangas” equivale a:
- a) “ornamentos”;
- b) “objetos de estimação”;
- c) “quinquilharias”;
- d) “objetos de decoração”;
- e) “objetos de valor sentimental”.
- #120143
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(1,0) 7 -
Considere o trecho a seguir, para responder a questão.
“Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).
Analise as opções abaixo e assinale aquela que contém uma informação INCORRETA, quanto ao emprego de palavras, expressões e estruturas linguísticas.
- a) Subentende-se a existência da palavra “solo”, antes de “treme”, “fica abaulado” e “se desloca”.
- b) O sujeito gramatical de “estilhaçam” é o mesmo de “caem”.
- c) No segmento “abrem-se rachaduras”, a forma verbal encontra-se na voz passiva sintética.
- d) Os dois pontos utilizados logo após a palavra “experiência” indicam a explicação dos itens que são apresentados a seguir.
- e) “abrem-se” (primeira ocorrência) e “caem” possuem sujeitos gramaticais distintos.
- #120144
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(1,0) 8 -
Assinale a opção em que, no trecho apresentado, o destaque NÃO verifica qualquer referência à ideia de tempo.
- a) “Esses episódios são lembrados com notável clareza mesmo anos depois,” (l. 04).
- b) “... para guiar nossa resposta a situações semelhantes no futuro.” (l. 05-06).
- c) “ Por décadas, neurocientistas tentaram descobrir como o cérebro produz lembranças.” (l. 09).
- d) “Agora, combinando um conjunto de novos experimentos ...” (l. 10).
- e) “... para explicar como o cérebro representa percepções e reminiscências.” (l. 15-16).
- #120145
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(1,0) 9 -
As ideias apresentadas no texto nos permitem afirmar, CORRETAMENTE, que:
- a) o interesse dos cientistas em descobrir a maneira como o cérebro produz lembranças é uma preocupação muito recente;
- b) os animais adaptam-se ao mundo somente em virtude das experiências vividas anteriormente;
- c) os cientistas descobriram os mecanismos de formação das lembranças, na mente humana, em virtude da constante evolução por que passa o nosso cérebro;
- d) as descobertas relativas à produção das lembranças no cérebro humano só se tornaram possíveis em virtude de um conjunto de experimentos conjugados;
- e) para os cientistas, as experiências vividas pelo homem não contam na formação das lembranças.
- #120146
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(1,0) 10 -
Considerando-se as informações apresentadas no texto, é CORRETO afirmar que:
- a) as ligações existentes entre os neurônios, por si só, tornam as lembranças possíveis no cérebro humano;
- b) os estudiosos, finalmente, acreditam ter desvendado os mecanismos cerebrais responsáveis pela formação das lembranças na mente humana;
- c) a dificuldade encontrada pelos cientistas em relação a descobertas relacionadas às lembranças deve-se à constante mutação do mundo;
- d) em suas pesquisas, os cientistas realizaram cálculos matemáticos que, por si sós, lhes permitiram extrair as informações necessárias para que fosse revelada a maneira como se formam as lembranças no cérebro humano;
- e) em suas pesquisas, os cientistas descobriram, somente por meio da observação da atividade de 200 neurônios em camundongos despertos, a maneira como se formam as lembranças na mente humana.
- #120147
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(1,0) 11 -
Em: “as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências”, o uso do verbo ‘haver’:
1) está correto, pois, nesse caso, ‘haver’ é verbo auxiliar do verbo principal. 2) é facultativo: singular ou plural; trata-se de uma crônica literária. 3) deveria estar no singular: o verbo ‘haver’ é sempre impessoal.
Está(ão) correta(s):
- a) 1, 2 e 3 apenas
- b) 1 apenas
- c) 2 apenas
- d) 3 apenas
- e) 1 e 2 apenas
- #120148
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(1,0) 12 -
Analise o segmento: “O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do papiro”. Nesse trecho, é evidente o propósito do autor de reforçar sua argumentação:
- a) fazendo uma comparação.
- b) refutando os termos de uma ideia.
- c) recorrendo a uma enumeração.
- d) apresentando uma ressalva.
- e) levantando uma dúvida.
- #120149
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(1,0) 13 -
Os dois segmentos a seguir formariam, coerentemente, um só segmento se fossem unidos pela seguinte expressão conectora:
1) A Internet é, por assim dizer, um livro interativo.
2) Plugados à rede, somos, autores e leitores.
- a) mesmo que
- b) no entanto
- c) para que
- d) dado que
- e) por outro lado
- #120150
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(1,0) 14 -
Buscando o sentido do fragmento: “Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido”, podemos perceber um caso de:
- a) ambiguidade sintática: ‘quem descobriu o quê’?
- b) polissemia: que sentido é atribuído à expressão ‘a palavra’?
- c) antonímia entre os termos ‘palavra’ e ‘cristal líquido’.
- d) associação semântica entre ‘súbito’ e ‘novo meio’.
- e) inversão sintática: o sujeito vem depois do verbo.
- #120151
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(1,0) 15 -
No Texto 2, o fragmento: “Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.”, o autor, implicitamente:
1) atribui uma função menos efêmera à atividade da escrita. 2) declara sua inteira preferência pelo uso da língua falada. 3) crê que a escrita pode ser mais favorável à produção da literatura. 4) reitera o saber popular, que diz: a palavra voa, a escrita permanece.
Estão corretas
- a) 1, 2 e 3 apenas
- b) 1, 2, 3 e 4
- c) 1, 3 e 4 apenas
- d) 1 e 2 apenas
- e) 2 e 3 apenas