Processando...

Simulado UEPA | Terapia Ocupacional | CONCURSO

Simulado UEPA | Terapia Ocupacional

SIMULADO UEPA | TERAPIA OCUPACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UEPA para o cargo de Terapia Ocupacional.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso UEPA. Estas questões são especificamente para o cargo de Terapia Ocupacional, contendo Terapia Ocupacional que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UEPA | Terapia Ocupacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UEPA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#117092
Banca
FADESP
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
UEPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

O Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) é uma entidade clínica intermediária entre as alterações cognitivas do envelhecimento e as primeiras manifestações clínicas da demência. Sobre o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) é correto afirmar que

  • a) foi desenvolvido como um instrumento complexo para o rastreio eficaz da deficiência cognitiva avançada e acessa diferentes domínios cognitivos: produção do pensamento, curso de pensamento, humor e sentimentos despertados frente ao examinador.
  • b) é um instrumento de rastreio cognitivo mais sensível que o Mini-Mental State Examination (MMSE) aos estádios mais ligeiros de declínio, nomeadamente ao Défice Cognitivo Ligeiro (DCL), que frequentemente progride para demência.
  • c) é constituído por um protocolo de três páginas, cujo tempo de aplicação é de aproximadamente 60 minutos, e por um manual em que são explicitadas as instruções para a administração das provas e é definido, de modo objetivo, o sistema de cotação do desempenho nos itens. Com uma pontuação máxima de 120 pontos.
  • d) tem como principal limitação fornecer apenas uma estimativa qualitativa (no sentido de identificar um desempenho normal ou a presença de défice), não apresentando uma perspectiva quantitativa, o que não permite monitorar evolução da patologia.
#117093
Banca
FADESP
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
UEPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

O acidente vascular encefálico – AVE –, conhecido popularmente como derrame, é uma síndrome clínica neurológica complexa causada por lesão cerebral. Ocorre uma lesão vascular que causa dano ao tecido cerebral, interrompendo o fluxo sanguíneo, o que limita o suprimento para as células circunjacentes, induzindo à morte ou ao infarto do tecido cerebral. É correto afirmar que

  • a) as intervenções do terapeuta ocupacional abrangem procedimentos que irão visar à recuperação de funções sensório-motoras, posicionamento, facilidades para a comunicação e prevenção de dor, além de orientação e/ou prescrição e aplicação de adaptações que favoreçam o desempenho em diversas atividades.
  • b) o Índice de Barthel é um instrumento de avaliação de AIVD que visa a identificar o grau independência funcional na realização do cuidar de outros, educar crianças, gerenciar a comunicação, do gerenciamento financeiro, do gerenciamento e da manutenção da saúde e do estabelecimento e gerenciamento do lar.
  • c) o Wolf Motor Function Test – WMFT – é um instrumento que foi desenvolvido para avaliar as alterações funcionais no membro inferior afetado em pacientes com AVE subagudo ou crônico grave.
  • d) a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional – COPM – é um instrumento individualizado produzido para ser utilizado por profissionais da área da reabilitação a fim de detectar mudança no desempenho em atividades de vida diária, produtividade e lazer. A principal limitação do instrumento é não levar em consideração a percepção do paciente em relação a suas áreas de desempenho ocupacional.
#117094
Banca
FADESP
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
UEPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Sobre o acidente vascular encefálico (AVE), que, nos dias atuais, é uma das causas mais comuns de disfunção neurológica que ocorrem na população adulta, é correto afirmar o seguinte:

  • a) a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente não é indicada no período de internação hospitalar, sendo priorizada no domicílio, ou em caráter ambulatorial, assim que houver manutenção do quadro clínico do paciente. O terapeuta ocupacional deve capacitar-se para auxiliar este paciente segundo suas necessidades nos diferentes aspectos da sua reabilitação.
  • b) elencar os instrumentos de avaliação que contemplem os déficits motores advindos do AVE no adulto é uma ação complexa, uma vez que dois ou três sobreviventes de um AVE podem apresentar alterações e déficits funcionais extremamente diferentes. As avaliações que podem ser aplicadas à população adulta sobrevivente de AVE mais conhecidas e utilizadas no Brasil são a Home Observation for Measurement of the Environment Scale – HOME – e o Índice de Barthel.
  • c) a Medida de Independência Funcional (MIF), um instrumento de avaliação amplamente utilizado para mensurar a capacidade funcional em adultos acometidos por AVE, foi desenvolvida na Europa e permite avaliar de maneira qualitativa a capacidade funcional em tarefas motoras.
  • d) a Avaliação de FuglMeyer (EFM), um instrumento quantitativo introduzido e desenvolvido em 1975, é indicado para avaliar a atividade sensório-motora de membros superiores e inferiores, buscando identificar a atividade seletiva e padrões sinérgicos de pacientes que sofreram AVE.
#117095
Banca
FADESP
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
UEPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

As lesões traumáticas da mão podem ocasionar sequelas motoras e/ou sensitivas, afetando as atividades funcionais e laborativas. As mãos são importantes fontes de contato com o meio externo e essenciais na expressão da individualidade. Os altos índices de violência urbana e acidentes de trânsito, bem como atividades domésticas, de lazer ou esporte são fatores que levam a lesões da mão (FONSECA et al., 2005). É correto afirmar o seguinte:

  • a) nas lesões de mão surgem o edema, que pode ser tratado através do posicionamento correto do membro; técnicas como massagem retrógrada para drenagem linfática; banho de contraste; crioterapia, incluindo a bolsa e a massagem com gelo; enfaixamento compressivo; e evitando-se a movimentação precoce.
  • b) dor é um problema comum na reabilitação. São usados, para o alívio da dor, o banho de contraste e a crioterapia, incluindo a massagem com gelo, a massagem manual relaxante, além da massagem elétrica com massageadores elétricos. Deve-se evitar a termoterapia com compressas quentes e o banho de imersão.
  • c) após lesões nervosas, é comum ocorrerem disestesia e hipersensibilidade, que são respostas exacerbadas à estimulação dolorosa ou sensorial, sendo de extrema importância o início da dessensibilização precoce, especialmente em casos de ferida aberta ou infecção na área afetada.
  • d) É recomendada a reabilitação precoce para prevenção de contraturas e deformidades e da atrofia muscular, por meio dos exercícios isométricos e isotônicos, para ganho de movimento articular e fortalecimento muscular, que poderão ser realizados de forma ativa, passiva, ativo-assistida e resistida, a fim de que se promova ganho da amplitude de movimento e aumento da força muscular.
#117096
Banca
FADESP
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
UEPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer perdas relacionadas a fatores biológicos, doenças e causas externas ambientais. Entre as perdas apresentadas pelo idoso está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas. É correto afirmar que

  • a) a queda pode ser definida como eventos intencionais que resultam na mudança de posição inesperada do indivíduo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.
  • b) a queda não representa risco para a capacidade funcional do idoso e o terapeuta ocupacional atua garantindo que não haja alterações no cotidiano, preservando a independência para realizar Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD).
  • c) a queda pode ser desencadeada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Fatores de risco intrínsecos estão relacionados ao processo natural de envelhecimento, doença ou medicação, como à perda da acuidade visual; o uso de medicamentos psicoativos e cardiológicos e o uso de quatro ou mais medicamentos.
  • d) o medo de cair é identificado como a síndrome pré-queda, uma vez que o idoso percebe as modificações biológicas do seu envelhecimento, caracterizada por pavor descontrolado de andar, além da perda da autoestima e isolamento social, determinando declínio físico e morte precoce como consequência do medo de cair.