Processando...

Simulado UEM de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UEM de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UEM DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UEM de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UEM
Para realizar o simulado UEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UEM é aqui!


#152288
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) refere-se a qualquer infecção aguda, subaguda, recorrente ou crônica dos ovidutos e ovários, com envolvimento do tecido adjacente.

Temos três tipos de DIP:

A – Cervicite.

B – Endometrite.

C – Salpingo-ooforite.

ACHADOS NOS EXAMES DIAGNÓSTICOS:

( ) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos

( ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus

( ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus

A sequência correta que correlaciona o tipo de DIP aos seus achados nos exames diagnósticos é:

  • a) A, B, C.
  • b) B, C, A.
  • c) A, C, B.
  • d) C, B, A.
  • e) C, A, B.
#152289
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Abordar a qualidade em saúde não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco é o atendimento hospitalar. A avaliação do desempenho dos serviços de saúde é um elemento importante para caracterizar um sistema de saúde desejável e economicamente acessível. O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar:

  • a) objetivos, implementação e avaliação.
  • b) planejamento, estrutura e avaliação.
  • c) estrutura, processo e resultado.
  • d) estrutura, implementação e resultado.
  • e) pesquisa, diagnóstico e resultado.
#152290
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando a presença constante do enfermeiro, na assistência aos pacientes, frequentemente ele é o primeiro profissional a constatar os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA). Entre os sinais e sintomas observados na IRpA, destacam-se:

I - aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório;

II - alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia;

III - diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%);

IV - alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

  • a) II e IV.
  • b) I, II e III.
  • c) III e IV.
  • d) I, III e IV.
  • e) II, III e IV.
#152291
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

As doenças cerebrovasculares estão entre as patologias de maior morbimortalidade no mundo, dentre elas temos o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que se caracteriza por uma condição clínica que demanda um rápido atendimento, pois o tempo transcorrido entre o início dos sintomas, o diagnóstico e o tratamento do episódio agudo é a principal determinante do prognóstico. Durante a assistência de enfermagem a ser prestada, é importante que o profissional enfermeiro conheça os parâmetros e variáveis relacionadas ao fluxo sanguíneo cerebral (FSC), que corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de:

  • a) 44 mL/100 g/minuto.
  • b) 54 mL/100 g/minuto.
  • c) 72 mL/100 g/minuto.
  • d) 42 mL/100 g/minuto.
  • e) 94 mL/100 g/minuto.
#152292
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas, sendo reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Caberá aos gestores do SUS, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, prover os meios e atuar para viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, sendo de competência dos Gestores Estaduais:

  • a) implementar as diretrizes da educação permanente e qualificação em consonância com a realidade loco regional.
  • b) estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde.
  • c) apresentar e aprovar proposta de inclusão da Política de Saúde da Pessoa Idosa no Conselho Municipal de Saúde.
  • d) manter articulação com os estados e municípios para apoio à implantação e supervisão das ações.
  • e) estabelecer diretrizes para a qualificação e educação permanente em saúde da pessoa idosa.
#152293
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:

  • a) entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote).
  • b) informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde.
  • c) orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento.
  • d) na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte.
  • e) para a coleta, durante a noite, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter duas eliminações de escarro.
#152294
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS, visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres e promove ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação voltados para saúde da mulher. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:

I - ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs;

II - promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual;

III - implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero;

IV - reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias na população feminina.

Dos itens acima descritos estão corretos, apenas:

  • a) I e IV.
  • b) II, III e IV.
  • c) I e III.
  • d) I, II e III.
  • e) II e III.
#152295
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:

  • a) coração, fígado, rins e pulmões.
  • b) rins, pulmões, diafragma e vasos sanguíneos.
  • c) coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos.
  • d) encéfalo, rins, fígado e vasos sanguíneos
  • e) coração, vasos sanguíneos, encéfalo e pulmões.
#152296
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização. A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:

  • a) não precisa ser sigilosa, podendo ser divulgada fora do âmbito médico sanitário para alertar a comunidade.
  • b) pode ser realizada com a simples suspeita da doença ou evento, não se deve aguardar a confirmação do caso para efetuá-la.
  • c) deve ser feita a autoridade sanitária somente por profissionais de saúde médicos ou enfermeiros, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes evitando a notificação negativa.
  • d) os formulários de notificação são próprios de cada unidade ou município, sendo este elaborado de acordo com a região de saúde pelo secretário de saúde local.
  • e) o envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito apenas com a confirmação do caso, configurando-se o que se denomina notificação positiva.
#152297
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. O presente documento, assegura ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados, e foi elaborado levando em consideração seis princípios basilares, tais como:

I - todo cidadão também tem direito para que seu tratamento aconteça da forma adequada eximindo sua responsabilidade sendo esta total do Estado;

II - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;

III - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;

IV - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

    • a) I, III e IV.
    • b) II e III.
    • c) I, II e IV.
    • d) II e IV.
    • e) II, III e IV .
    #152298
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UEM
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres fazendo parte da gama de programas existentes no SUS. A respeito da rede cegonha, é correto afirmar que:

      • a) essa rede é estruturada a partir de três componentes: pré-natal, parto e nascimento.
      • b) uma das diretrizes da rede cegonha é voltada para atenção à saúde das crianças de 0 a 12 meses com qualidade e resolutividade.
      • c) a Rede Cegonha oferece recursos para a ampliação dos exames de pré-natal, de teste rápido de gravidez e de detecção da sífilis e HIV.
      • d) um dos objetivos da rede cegonha é o acesso às ações de planejamento reprodutivo.
      • e) compete ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal.
      #152299
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      UEM
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:

      • a) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Dentista, Técnico de Enfermagem e Agentes comunitários de Saúde.
      • b) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
      • c) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
      • d) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
      • e) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem.
      #152300
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      UEM
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      O SUS tem como objetivo oferecer a toda população brasileira acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde. São programas e ações do SUS, EXCETO:

      • a) Programa Nacional de Imunização.
      • b) Prevenção de Controle HIV/AIDS.
      • c) Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos.
      • d) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
      • e) Programa Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos.
      #152301
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      UEM
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 14 - 

      A Constituição de 1988 determinou, no Artigo 198, que a sociedade participasse da gestão do sistema de saúde. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

      I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

      II - atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

      III - participação da comunidade;

      IV – centralização da gestão e participação popular.

      Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

      • a) I, II e III.
      • b) II e IV.
      • c) II, III e IV.
      • d) I e III.
      • e) I, III e IV.
      #152302
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      UEM
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 15 - 

      A Notificação Compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria. Dependendo da doença ou agravo, a notificação poderá ser imediata – em até 24 horas - ou semanal para os respectivos órgãos responsáveis. De acordo com a Portaria 264/2020, são exemplos de doenças ou agravos que poderão ser notificadas semanalmente:

      • a) Acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes, acidente por animal peçonhento e acidente por animal potencialmente transmissor da raiva.
      • b) Botulismo, Cólera e Coqueluche.
      • c) Doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, e doença aguda pelo vírus Zika em gestante.
      • d) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação, febre de Chikungunya em áreas sem transmissão e Febre Amarela.
      • e) Acidente de trabalho com exposição a material biológico, dengue - casos e doença de Chagas crônica.