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Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – História | CONCURSO

Simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – História

SIMULADO TRT 3° REGIÃO (MG) | ANALISTA JUDICIÁRIO – HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRT 3° REGIÃO (MG) para o cargo de Analista Judiciário – História.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso TRT 3° REGIÃO (MG). Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – História, contendo História que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRT 3° REGIÃO (MG) | Analista Judiciário – História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRT 3° REGIÃO (MG).

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#117412
Banca
FCC
Matéria
História do Brasil
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

Entre o conjunto de leis criadas no período a que o texto se refere, destaca-se a Constituição de 1937, que nos seus dispositivos trabalhistas, inspirados na “Carta del Lavoro” italiana,

    • a) dava somente ao sindicato reconhecido pelo Estado o direito de representar a categoria, proibindo a greve e o lock-out.
    • b) ampliava a participação do trabalhador pelo sistema de representação classista e pela adoção do voto secreto nas eleições.
    • c) garantia direitos aos trabalhadores como: jornada de oito horas, regulamentação do trabalho feminino e do trabalho infantil.
    • d) definiu as regras a partir das quais o mercado de trabalho e as relações trabalhistas poderiam livremente se desenvolver.
    • e) garantiu aos trabalhadores uma certa estabilidade no emprego e no salário por meio do crescimento industrial do país.
    #117413
    Banca
    FCC
    Matéria
    História do Brasil
    Concurso
    TRT 3ª Região (MG)
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 17 - 

    Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A justiça condenou em 2004 um fazendeiro do Pará a pagar 1,3 milhão de reais de multa por manter em suas terras trabalhadores em situação análoga à escravidão. Essa foi a maior pena financeira já aplicada no país para um crime desse tipo.

    (In: AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática,2005, p. 357. (Série Brasil))

    O fato relatado no texto permite afirmar que,

    • a) embora tenha uma moderna legislação trabalhista, o Brasil legaliza velhas formas de trabalho escravo.
    • b) baseada na Abolição da escravidão, a legislação trabalhista colabora com o trabalho compulsório no país.
    • c) passados mais de um século da Abolição, formas de trabalho compulsório ainda são praticadas no Brasil.
    • d) apesar da condenação financeira, a Lei da Terra estimula a formação de trabalho escravo no Brasil.
    • e) políticas de proteção social do Estado garantem a criação de trabalho escravo no país.
    #117414
    Banca
    FCC
    Matéria
    História do Brasil
    Concurso
    TRT 3ª Região (MG)
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 18 - 

    Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A justiça condenou em 2004 um fazendeiro do Pará a pagar 1,3 milhão de reais de multa por manter em suas terras trabalhadores em situação análoga à escravidão. Essa foi a maior pena financeira já aplicada no país para um crime desse tipo.

    (In: AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática,2005, p. 357. (Série Brasil))

    No Brasil, as relações de produção a que o texto se refere foram legalmente

    • a) instituídas em dispositivos da Constituição de 1824.
    • b) criadas por imposição do Bill Aberdeen, em 1845.
    • c) revogadas pela Lei Eusébio de Queiroz, em 1850.
    • d) proibidas por conta da Lei do Ventre Livre, em 1871.
    • e) extintas com a assinatura da Lei Aurea, em 1888.
    #117415
    Banca
    FCC
    Matéria
    História do Brasil
    Concurso
    TRT 3ª Região (MG)
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 19 - 

    Ao longo de quase quatro séculos que durou o trabalho escravo no Brasil, o negro era sinônimo de escravo e encarado como mercadoria. Durante esse período, nas lavouras de cana de açúcar, via de regra, os escravos

    • a) infratores eram julgados pela Justiça do Trabalho da metrópole.
    • b) cumpriam jornadas de trabalho de tempo ilimitado.
    • c) tinham direito à sua vida e produziam sua própria economia.
    • d) possuíam uma legislação de trabalho compulsório própria.
    • e) eram vistos como uma massa de trabalhadores nacionais.
    #117416
    Banca
    FCC
    Matéria
    História do Brasil
    Concurso
    TRT 3ª Região (MG)
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 20 - 

    O golpe de 1964, que deu início ao regime militar no Brasil e que foi chamado pelos militares de “revolução de 64”, teve, entre seus objetivos

    • a) refrear o avanço do comunismo apoiado pelo presidente Jango que, após ver concretizado seu programa reformista, articulava-se para adaptar o Estado aos moldes socialistas, por meio do projeto de uma nova constituição difundido e aplaudido no histórico Comício da Central do Brasil.
    • b) reinstaurar o presidencialismo, uma vez que o regime parlamentarista pelo qual João Goulart governava favorecia alianças entre partidos pequenos e grupos de esquerda liderados pelo PTB, que tinha representação significativa na Câmara e no Senado.
    • c) destituir o governo de João Goulart, contando com o apoio do governo dos Estados Unidos e de parcelas da sociedade brasileira que apoiaram, dias antes, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade organizada por setores conservadores da Igreja Católica.
    • d) restaurar a ordem no país e garantir a recuperação do equilíbrio econômico, uma vez que greves paralisavam a produção nacional e movimentos de apoio à reforma agrária se radicalizavam, caso das Ligas Camponesas que haviam iniciado a guerrilha do Araguaia.
    • e) iniciar um processo autoritário de transição política e econômica nos moldes do neoliberalismo, por meio de uma estratégia defendida por entidades como o FMI, a ONU e a Cepal, com o aval do empresariado brasileiro insatisfeito com o governo vigente.