Processando...

Simulado TRE-PA | CONCURSO

Simulado TRE-PA

SIMULADO TRE-PA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no TRE-PA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da TRE-PA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores TRE-PA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado TRE-PA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no TRE-PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no TRE-PA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO TRE-PA
Para realizar o simulado TRE-PA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado TRE-PA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para TRE-PA é aqui!


#209039
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta acerca de aspectos da relação entre política e economia no Brasil contemporâneo.

  • a) Os meios disponíveis para o crescimento sustentável da economia, ainda que desejados por todos no Brasil, ainda não estão postos em marcha com velocidade desejável e comparável à de países continentais e emergentes.
  • b) A carga tributária brasileira não gera ônus ao projeto de crescimento de um país com as características de emergente como é o Brasil.
  • c) A força política do presidente Lula, reforçada pelos votos obtidos na reeleição, é condição suficiente para impulsionar um projeto de modernização e crescimento acelerado nos níveis do modelo do nacional-desenvolvimentismo dos anos 60 e 70.v
  • d) A economia brasileira, crescendo atualmente em níveis comparáveis aos de países caracterizados como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), demonstra capacidade operativa para ultrapassar inclusive a China.
  • e) Gastos públicos, necessários ao reforço do papel social e distributivo do Estado nacional, crescem atualmente em todas as economias globais, de capitalismo avançado ou de periferia.
#209040
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Ainda acerca de aspectos da relação entre política e economia no Brasil contemporâneo, assinale a opção correta.

  • a) A política brasileira atual recebe pouca influência das preocupações em torno de assuntos econômicos da vida nacional.
  • b) O esforço de contenção da inflação criou no Brasil um ambiente político amplamente favorável à noção de que um crescimento econômico modesto é, atualmente, necessário e natural.
  • c) As classes sociais mais baixas no Brasil, no ato do sufrágio, votam apenas em candidatos que oferecem prendas e brindes que os satisfazem no imediato.
  • d) O orçamento participativo é um conceito contemporâneo que vem sendo posto em marcha como experiência de gestão de demandas sociais e políticas.
  • e) A força do esquema de clientelismo político foi plenamente extinta no Brasil.
#209041
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As relações e estruturas familiares no Brasil e em várias partes do mundo vêm se transformando a passos rápidos. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • a) No Brasil, a taxa de separação e divórcio aumenta gradualmente, embora isso não signifique que os casamentos perderam seu sentido social.
  • b) O ingresso da mulher no mercado de trabalho alterou, de forma geral, práticas familiares tradicionais no Brasil, como a imagem da mulher associada à de dona de casa.
  • c) O decréscimo da quantidade de casamentos no Brasil está associado mais fortemente a fatores culturais do que econômicos.
  • d) Na comparação com o passado remoto, a família brasileira de hoje tende a ser constituída por um número menor de filhos.
  • e) Mesmo nos países hegemonicamente islâmicos, as estruturas familiares estão mudando com a mesma rapidez e na mesma direção de sociedades culturalmente ocidentais e laicas.
#209042
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O ano de 2006 foi marcado por fatos significativos no que se refere ao tema energético no Brasil e no mundo. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • a) A nacionalização do gás e do petróleo na Bolívia gerou um debate nacional restrito aos aspectos puramente econômicos acerca do tema energia.
  • b) O gasoduto que integra a Venezuela à Argentina tem como grande beneficiário o Brasil, mais especificamente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  • c) A dimensão energética e o crescimento econômico robusto não têm relação entre si.
  • d) A Rússia, potência energética da Eurásia, ampliou sua presença no cenário internacional depois da Guerra Fria, por meio, entre outros fatores, da sua força no campo energético.
  • e) O petróleo e seu preço internacional têm impedido que países como a Venezuela possam agir de forma mais autônoma no cenário internacional.
#209043
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Amazônia é amplamente marcada por enorme diversidade cultural, geográfica e econômica. Atualmente, cresce a atenção governamental e da sociedade civil no Brasil para que

  • a) seu aproveitamento se faça em favor da preservação intacta do meio ambiente e por meio do privilégio da floresta em detrimento do homem.
  • b) as conexões com os vizinhos sejam as mais profícuas, não interessando os produtos do intercâmbio.
  • c) o caminho a ser trilhado pela Amazônia seja o mesmo, do ponto de vista agrícola, que predomina no Centro-Oeste brasileiro.
  • d) as notícias de infiltração do tráfico global que passam pela região não sejam divulgadas.
  • e) o aproveitamento de suas potencialidades seja feito respeitando o meio ambiente e seus habitantes, bem como os interesses estratégicos nacionais.
#209044
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Processos eleitorais consagraram, no ano de 2006, uma certa onda de governos com caráter mais à esquerda no espectro político na América Latina. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • a) A eleição de Rafael Correa, no Equador, evidencia a tendência do eleitorado na direção de apoio a políticos com projetos sociais reformistas e visões voltadas mais para a integração na região sul-americana.
  • b) A reeleição de Hugo Chávez, na Venezuela, sugere a continuação e mesmo o aprofundamento de seus programas de inclusão das camadas mais baixas como as "missões sociais".
  • c) Embalado pela reeleição, o presidente Chávez quer retirar do papel projetos de integração sul-americana, como o projeto do gasoduto que uniria a Amazônia à Patagônia.
  • d) Os referidos governos têm a mesma matriz ideológica e a mesma gestão político-econômica, caindo todos eles em tentação populista e de explícita irresponsabilidade fiscal e comercial.
  • e) Uma das bases de sustentação social dos mencionados governos advém de maiorias populacionais de baixa renda, embora estejam, vários deles, legitimados por parcelas importantes de várias faixas de renda.
#209045
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Com relação à evolução dos modelos adotados pela administração pública, assinale a opção correta.

  • a) As políticas públicas têm um papel estratégico no capitalismo contemporâneo, a ponto de tornar irrealistas as propostas do pensamento neoliberal de substituí-las pela total autocoordenação do mercado.
  • b) Privatização do Estado é o direito de que a propriedade do Estado seja pública, isto é, de todos e para todos.
  • c) O nepotismo e a corrupção são dois traços inerentes à burocracia, que caracteriza a administração patrimonialista nas sociedades pré-capitalistas.
  • d) A consolidação do Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos tem possibilitado a redução crescente de sua carga tributária.
  • e) A administração pública gerencial abandonou os critérios com base na avaliação de resultados, pela inviabilidade da adoção de indicadores aplicáveis às políticas sociais.
#209046
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Um dos aspectos de convergência entre a gestão pública e a privada diz respeito à descentralização e à delegação de autoridade. Com base na teoria e na doutrina da administração, assinale a opção correta.

  • a) A descentralização ocorre quando há delegação de autoridade e não de responsabilidade na tomada de decisões pelos escalões hierárquicos inferiores.
  • b) Quanto maior o grau de centralização, maior é a percepção dos administradores de cada unidade ou setor quanto ao reflexo produzido por suas ações nos resultados globais.
  • c) A prática de delegação de atribuições, autoridade e responsabilidade é mais indicada nos casos em que se verificam deficiências nos sistemas de informações e de comunicações.
  • d) A delegação de autoridade pressupõe a competência de quem a confere e daquele a quem se lhe atribui, podendo ocorrer em qualquer nível da organização.
  • e) As organizações mais centralizadas respondem de forma mais efetiva e rápida às modificações nos ambientes em que atuam, sendo compatíveis com situações menos estáveis.
#209047
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Após a seleção e o estabelecimento dos objetivos organizacionais, é preciso definir a estratégia e as táticas para alcançá-los. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) a estratégia, como um fim, é definitiva, não devendo ser reavaliada e revista periodicamente.
  • b) a estratégia deve ser decidida no nível institucional da organização e sua orientação deve ser voltada para o longo prazo.
  • c) o planejamento estratégico está circunscrito à análise do ambiente externo à organização, enquanto a análise das condições internas é objeto dos planos táticos e operacionais.
  • d) a tática envolve a totalidade da organização, em todos os seus níveis, enquanto a estratégia é específica para as circunstâncias que se relacionam a cada unidade ou setor do ente ou entidade.
  • e) a análise da conjuntura econômica e das tendências sociopolíticas não integra as ações do planejamento tático ou estratégico, pois elas são variáveis sobre as quais a organização não pode atuar.
#209048
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
TRE-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Uma recente abordagem de organização é a chamada rede dinâmica. A estrutura em rede - network organization - apresenta vantagens e desvantagens. Assinale a opção em que a característica apresentada está associada a uma entidade estatal com dimensões transnacionais.

  • a) Em condições de falta de concorrência, a entidade perde competitividade em escala global, o que compromete a qualidade e implica elevação nos preços dos seus produtos e serviços.
  • b) O controle global é mais rígido, pois cada dirigente coordena o conjunto das operações da entidade em sua respectiva unidade.
  • c) O grau de lealdade dos empregados é menor em razão da facilidade de substituição do pessoal por outros contratados, o que enfraquece a cultura corporativa.
  • d) O potencial de falhas é reduzido, em razão dos compromissos assumidos pelos subcontratados, sobre os quais se exerce um controle direto.
  • e) A flexibilidade da força de trabalho é reduzida, em razão das rápidas mudanças que se processam nos produtos e processos empregados, assim como os locais de atuação.