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Simulado TRE-AL | Analista Judiciário – Engenharia Civil | CONCURSO

Simulado TRE-AL | Analista Judiciário – Engenharia Civil

📚 Simulado TRE-AL | Analista Judiciário - Engenharia Civil | cód.8010

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#119440
Banca
FCC
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
TRE-AL
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Sobre o plano de execução de planejamento dos recursos aplicados diretamente ao projeto da obra, são considerados

  • a) prazo, custo, qualidade e risco.
  • b) mão de obra, fornecedores, tempo de projeto e linguagem adotada no software.
  • c) materiais, tecnologia embarcada, esforços e cargas da estrutura, capacitação de mão de obra.
  • d) equipamentos, índices de composição do custo, objetivos do projeto e parâmetros de resistência.
  • e) visão estratégica, controle tecnológico dos materiais, faixa de tensão aplicada e comportamento padrão.
#119441
Banca
FCC
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
TRE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 17 - 

Sobre a necessidade de se promover o planejamento e cronograma físico-financeiro da obra aplicando-se a ferramenta PERT-CPM, é correto afirmar:

    • a) Considerando que a rede PERT-COM é a materialização do cronograma da obra, este dispensa a necessidade de avaliação do efeito das alterações na programação das atividades.
    • b) Por se tratar de uma ferramenta de gerenciamento e preparação, e por requerer conhecimentos básicos e simples, o coordenador da obra deve delegar a tarefa de construção da rede de atividades a um subordinado, o que lhe possibilita maior tempo para a elaboração de outras atividades como a relação de materiais e lista de materiais.
    • c) Problemas como avarias de máquinas e postos de trabalho ocupados, podem ocorrer durante a obra e atrasam a programação e o prazo de entrega, razão pela qual são fundamentais o planejamento e o gerenciamento adequado dos recursos produtivos.
    • d) Uma atividade fictícia refere-se a uma conexão que identifica uma relação de precedência, implicando na execução de uma atividade real, porém sem o registro dos diferentes tempos, pois a atividade fictícia é sempre a de menor tempo.
    • e) Dois nós poderão estar conectados a mais de uma seta ou caminho e devem acontecer simultaneamente, independentemente do tempo demandado.
    #119442
    Banca
    FCC
    Matéria
    Engenharia Civil
    Concurso
    TRE-AL
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 18 - 

    Sobre reações álcali-agregados, é correto afirmar:

    • a) A Reação Álcali-Silicato é o tipo de RAA mais encontrado em barragens e em fundações profundas, que consiste na reação entre álcalis disponíveis e alguns tipos de silícios presentes em certas rochas sedimentares, como o granito, e que cuja reação está relacionada à presença de, por exemplo, minerais expansivos do grupo dos silicatos clorados.
    • b) A Reação Álcali-Sílica acontece quando os vários tipos de sílica reativa, presentes nos agregados, reagem com os íons hidroxilia existentes nos poros do concreto, e com os álcalis sódio e potássio formam um gel sílico-alcalino, altamente instável, que começa a absorver água e a se expandir, ocupando um volume maior que os materiais que originaram a reação.
    • c) Reação Álcali-Carbonato é a mais rara de todas e acontece quando certos calcários presentes em rochas como os mármores são usados como agregados em concreto, sendo atacados pelos cloretos do cimento, originando uma reação denominada neutralização ácida, tratando-se de uma reação bem complexa, cujas conseqüências são bem graves.
    • d) A Reação Álcali-Agregado consiste numa reação química rápida entre o agregado e cloretos alcalinos, na presença de água, sendo que a existência de uma quantidade mínima de álcalis-clorados, do cimento ou de outras fontes, a existência de um agregado reativo oxigenante e a presença da água são as condições fundamentais para desencadear a reação.
    • e) O principal sintoma da existência de Reação Álcali-Agregado em peças de concreto armado é a escamação, cabendo ressaltar, porém, que a ocorrência de fissuras também pode estar associada ao processo, gerando retração por secagem ou por origem térmica, ataque de sulfatos e carregamento, relacionado ao dimensionamento das peças.
    #119443
    Banca
    FCC
    Matéria
    Engenharia Civil
    Concurso
    TRE-AL
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 19 - 

    Sobre o processo de galvanoplastia em estruturas metálicas, é correto afirmar:

    • a) O emprego da galvanização polarizada a quente, como forma de proteção contra corrosão das estruturas e coberturas metálicas possibilita uma durabilidade menor, porém com menores custos de manutenção.
    • b) A galvanização proporciona durabilidade e economia em manutenção, devido ao fato de que as estruturas e chapas de aço recebem a proteção por um processo industrial natural diferente das normas seguidas internacionalmente, que demonstram a severidade da catálise.
    • c) Aplicado ao aço, este é protegido pelo revestimento de zinco por meio de dois mecanismos: proteção por barreira exercida pela camada de revestimento e proteção catódica, na qual o zinco é sacrificado para proteger o aço.
    • d) É a técnica que, baseada nos princípios da eletroquímica, transforma a estrutura metálica que se deseja proteger em uma pilha artificial, evitando, assim, que a estrutura se deteriore.
    • e) É o processo de manutenção que busca introduzir a utilização de tecnologias limpas na preparação de superfície e tintas menos agressivas ao homem e ao meio ambiente.
    #119444
    Banca
    FCC
    Matéria
    Engenharia Civil
    Concurso
    TRE-AL
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 20 - 

    Na montagem e instalação de elevadores em obras de edificação há que se verificar se os mesmos possuem molas parachoques, que servem para

    • a) amortecer o impacto do elevador no poço, no caso de acidente, devendo ainda, serem instaladas sobre bases de concreto e executadas no fundo do poço.
    • b) possibilitar o efeito de gancho, já que são instaladas no teto da cabine, e permitem o içamentos de componentes pesados, durante a montagem e manutenção do elevador.
    • c) permitir a acomodação da cabine nos movimentos ascendentes, possibilitando um desvio de 1,5 cm de cada lado, considerando todo o percurso do elevador, já acrescido dos espaços livres superior e inferior.
    • d) compensar a falta de prumo, alinhamento e esquadro das alvenarias, comuns no fechamento da caixa do elevador.
    • e) absorver os esforços decorrentes da movimentação da cabine, uma vez que a estrutura, quando na concretagem da laje da casa de máquinas e poço, dificulta a marcação da furação e colocação de esperas.