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Simulado Topografia | CONCURSO

Simulado Topografia

📚 Simulado Técnicas em Topografia gratuito | cód.20991

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(1,0) 1 - 

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o procedimento para a representação do perfil do terreno a partir de um levantamento altimétrico.

( ) O levantamento consiste em traçar o alinhamento do perfil sobre as curvas de nível de uma planta topográfica. ( ) O nível em conjunto com a mira permite realizar medições de alturas com precisões da ordem do milímetro. ( ) O erro de fechamento do nivelamento é determinado pela diferença entre a altitude conhecida e a altitude calculada. ( ) O levantamento pode ser realizado por métodos de nivelamento geométrico, trigonométrico e por tecnologia GNSS ou a laser.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

  • a) F, F, V, F.
  • b) V, V, F, F.
  • c) F, V, F, V.
  • d) F, V, V, V.
#235451
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(1,0) 2 - 

Os equipamentos de topografia são indispensáveis para realizar levantamentos e locações. Avalie as afirmações sobre os instrumentos e acessórios usados nas medições de campo.

I – O teodolito é formado de três partes principais: a luneta, a alidade e a base nivelante.
II – As miras são réguas graduadas em centímetros e auxiliam nas práticas de nivelamento e de estadimetria.
III – Os goniômetros, teodolitos e estação total são instrumentos destinados à medição de ângulos verticais e horizontais e à medição de distâncias horizontais e verticais.
IV – A baliza é um acessório utilizado para facilitar a visualização dos pontos topográficos, pintada de branco e vermelho alternadamente em faixas de 25 cm, com comprimento total de 2,5 m e pontiaguda em uma extremidade.
V – A estação total é basicamente uma evolução do teodolito, incluindo um distanciômetro eletrônico, uma memória temporária (processador), uma memória fixa (disco rígido) e uma conexão com um notebook, para coletar e armazenar os dados.

Está correto apenas o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e V.
  • c) III, IV e V.
  • d) II, III e IV.
#235452
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(1,0) 3 - 

Com relação ao alargamento da pista nos trechos em curva de uma rodovia, avalie as afirmações a seguir.

I - Os veículos ocupam fisicamente espaços laterais maiores do que as suas próprias larguras.
II - Para assegurar ao tráfego condições de segurança e comodidade, a variação da largura por metro de pista deve ser pequena.
III - Nas curvas circulares sem transição, a superlargura deve ser feita no lado externo da curva; nas curvas com transição a superlargura pode ser realizada do lado interno ou na metade de cada lado para facilitar a execução da obra.

Está correto apenas o que se afirma em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) III.
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(1,0) 4 - 

Relacione o termo ou expressão com a sua definição, considerando-se o projeto das travessias urbanas.

TERMOS/EXPRESSÕES
1 - Greide 2 - Talude 3 - Rampa de superelevação 4 - Eixo de rotação da pista

DEFINIÇÕES

( ) diferença de greides entre a borda da pista e o eixo de rotação.
( ) face do corpo estradal que se estende além da borda da plataforma.
( ) perfil do eixo de rotação da pista referente à superfície acabada do pavimento.
( ) linha fictícia longitudinal à pista, mantendo-se constante, em cada trecho, seu afastamento horizontal e vertical do eixo.

A sequência correta é:

  • a) 3, 4, 2, 1.
  • b) 3, 2, 1, 4.
  • c) 4, 1, 3, 2.
  • d) 1, 2, 4, 3.
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(1,0) 5 - 

Em relação à Lei Federal nº 6766/1979, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências, é correto afirmar:

  • a) O parcelamento do solo urbano poderá ser realizado apenas mediante loteamento.
  • b) O parcelamento do solo não é permitido em terrenos alagadiços, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
  • c) O loteamento é a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
  • d) O desmembramento é a subdivisão de gleba em lotes urbanos, com o aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos, podendo, no entanto, haver o prolongamento e ampliação das vias existentes.