Processando...

Simulado TJ-PB - Português 1 | CONCURSO

Simulado TJ-PB - Português 1

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso TJ-PB.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FAPERP, para nível Médio do cargo de Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-PB.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso TJ-PB.

Questões e Simulado de Português do concurso do TJ-PB para o cargo de Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação.

  1. Ortografia oficial.
  2. Acentuação gráfica.
  3. Flexão nominal e verbal.
  4. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
  5. Emprego de tempos e modos verbais.
  6. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal.
  7. Regência nominal e verbal.
  8. Ocorrência de crase. Pontuação.
  9. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).
  10. Intelecção de texto.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.

#37648
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Pode-se considerar que a função primeira do texto é:

  • a) avaliar relações interpessoais do mundo do trabalho.
  • b) discutir conduta de funcionários no ambiente de trabalho.
  • c) apresentar o ambiente de trabalho a um novo funcionário.
  • d) aconselhar um funcionário na sua Integração a um novo emprego.
#37649
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

São fundamentais na identificação da função do texto:

  • a) os tempos e modos verbais, além do significado de várias palavras e expressões que compõem o texto.
  • b) a estruturação dos parágrafos. 
  • c) a presença de enunciados em forma de itens.
  • d) a presença de várias passagens em discurso direto.
#37650
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Segundo a opinião de especialistas da área citados no texto, dar-se bem em um novo ambiente de trabalho:

  • a) depende exclusivamente do novo empregado.
  • b) depende exclusivamente do acolhimento do novo empregado por parte de seus colegas. 
  • c) depende exclusivamente do tempo psíquico de adaptação do novo empregado ao ambiente de trabalho.
  • d) depende de vários fatores, dentre os quais o tempo psíquico de adaptação do empregado ao novo ambiente de trabalho. 
#37651
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

O pronome "isso", que aparece no terceiro parágrafo remete a:

  • a) "resistência natural ao ambiente novo".
  • b) "conhecer as pessoas para conseguir conviver com elas". 
  • c) "saber que há um tempo para que tudo entre nos eixos". 
  • d) "superar a ansiedade inicial". 
#37652
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Em "O que fazer nos primeiros dias", duas dicas apresentadas apenas como possibilidade são:

  • a) criar empatia com o líder e aproveitar o horário de almoço para confraternizar com os amigos de trabalho. 
  • b) prestar atenção ao que os outros dizem e comportar-se de acordo com o que a empresa espera. 
  • c) criar empatia com o líder e almoçar sozinho. 
  • d) almoçar sozinho e entender a resistência dos novos colegas. 
#37653
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A relação de sentido entre os dois primeiros períodos do parágrafo 6 é de:

  • a) equivalência entre os "fatos" neles enunciados.
  • b) dependência entre os "fatos" neles enunciados.
  • c) contrajunção entre os "fatos" neles enunciados.
  • d) alternância entre os "fatos" neles enunciados.
#37654
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Considere o diálogo entre os dois personagens, Lucy, a menina, e Charlie Brown, o menino, e avalie as afirmativas que se seguem. 

 

I. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas a possibilidade de ninguém sentir a falta dele. 

II. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas ao possível desaparecimento dele, permanecendo verdadeira a afirmação de que ninguém sentiria falta dele. 

III. Do primeiro enunciado de Charlie Brown, a verdade que Lucy nega diz respeito apenas ao tempo do possível desaparecimento dele. 

IV. Lucy nega todo o conteúdo do primeiro enunciado de Charlie Brown. 

V. Da negação de Lucy, Charlie Brown interpreta que todos se preocupariam com um possível desaparecimento dele. 

 

Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • a) Todas as afirmativas são falsas.
  • b) São verdadeiras apenas as afirmativas III e V.
  • c) São falsas apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • d) São verdadeiras apenas as afirmativas I e V.
#37655
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

No último quadrinho, a primeira parte do enunciado de Lucy tem sentido equivalente a:

  • a) Ainda que você desaparecesse hoje mesmo, ... 
  • b) Desde que você desaparecesse hoje mesmo, ... 
  • c) Exceto se você desaparecesse hoje mesmo, ... 
  • d) Tão logo você desaparecesse hoje mesmo, ...
#37656
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na tirinha, tem valor correspondente ao de futuro do pretérito do indicativo o tempo verbal da oração:

  • a) "sabe de uma coisa". 
  • b) "se eu desaparecesse amanhã". 
  • c) "ninguém ia sentir sua falta". 
  • d) "eu acho que não". 
#37657
Banca
FAPERP
Matéria
Português
Concurso
TJ-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

No penúltimo quadrinho, as reticências indicam que:

  • a) Lucy estava com dúvida em relação ao pensamento que desejava expressar.
  • b) a fala de Lucy está completa, mas não o pensamento que desejava expressar.
  • c) Lucy pretendia levar Charlie Brown a criar uma expectativa negativa em relação ao que ele havia enunciado. 
  • d) Lucy pretende realçar o que acabou de dizer.