Simulado Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar | CONCURSO
Simulado Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar e saiam na frente em seus estudos.
Questões Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #239256
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Uma das áreas de intervenção da Terapia Ocupacional em expansão no Brasil é a Educação. São ações que dizem respeito à atuação do terapeuta ocupacional nesse contexto.
- a) Prescrição de cadeira de rodas, avaliação/estimulação/acompanhamento da grafomotricidade, estimulação nos casos em que há atrasos na fala.
- b) Adequação postural, inserção de comunicação alternativa e complementar, adequação de mobiliário.
- c) Terapia da integração sensorial, estimulação cognitiva e correção das dislalias.
- d) Atividades psicomotoras, elaboração de planos de aula adaptados, orientação aos pais e professores.
- e) Construção de currículos funcionais, estimulação da linguagem oral, engajamento na educação formal e não formal.
- #239257
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no contexto socioeducacional, assinale a opção correta.
- a) O terapeuta ocupacional pode instrumentalizar o aluno e a escola para uma ação pedagógica efetiva.
- b) A atuação desse profissional deve restringir-se ao oferecimento de tecnologias assistivas para a inclusão da pessoa com deficiência no espaço físico da escola.
- c) No contexto socioeducacional, são contraindicados atendimentos individualizados.
- d) Esse profissional deve estruturar seus procedimentos em uma perspectiva homogeneizadora e inclusiva.
- e) O terapeuta ocupacional, ao atuar como profissional de apoio, tem o desenvolvimento do seu potencial de atuação prejudicado.
- #239258
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com o paradigma da inclusão social, a intervenção da terapia ocupacional em contexto educacional deve definir ações técnicas que
- a) promovam a integração social mediante sua contextualização na complexidade da realidade educacional brasileira.
- b) valorizem a dimensão clínica e interdisciplinar da terapia ocupacional.
- c) apoiem os educadores e sejam direcionadas aos alunos com deficiência, para os quais devem ser utilizados métodos terapêuticos organizados sob denominações de diagnósticos clínicos ou psicopedagógicos.
- d) reconheçam os processos de inclusão/exclusão da população com necessidades especiais e que sejam direcionadas, exclusivamente, para questões pedagógicas.
- e) preconizem o ajuste social para a inclusão de todos; o foco deixa de ser o indivíduo e passa a ser o coletivo.
- #239259
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Existem avaliações específicas utilizadas em integração sensorial. Em específico _________ é um sistema integrado de escalas de medição, que possibilita a avaliação de problemas de processamento sensorial, práxis e participação social da criança em idade escolar. Seus objetivos são reunir informações fornecidas pelos pais e escola, identificar comportamentos no cotidiano da criança, na casa, escola e comunidade, examinar fatores contextuais, e comparar funcionamento na casa e na escola. O instrumento avaliativo de integração sensorial que melhor preenche a lacuna acima é:
- a) O Perfil Sensorial de Winnie Dunn.
- b) A Sensory Processing Measure - SPM (Medida de Processamento Sensorial).
- c) As observações estruturadas do desempenho motor em relação aos sistemas sensoriais (Blanche Imperatore, Reinoso, Kliefer Blanche).
- d) O Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT)
- e) O Bartehel Self Care Index.
- #239260
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com o DSM-IV, o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) caracteriza-se pelo comprometimento no desempenho das atividades diárias e no rendimento escolar, tendo por base a idade cronológica e a inteligência medida na criança. Já para CID-10, o TDC é um transtorno específico do desenvolvimento da função motora, com principal característica no prejuízo da coordenação motora. Sabemos que a intervenção terapêutica ocupacional possui importante papel no tratamento dessas crianças, podendo lançar estratégias de estimulação relacionadas à integração sensorial, reorganização do cotidiano, treino de habilidades para a vida diária, adaptação de materiais, avaliação do ambiente e modificações de acordo com as necessidades individuais de cada criança, orientação aos pais e educadores. No caso do tratamento com intervenção de integração sensorial, avalie as afirmativas abaixo e aponte as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) Para aplicação da técnica, são necessários equipamentos suspensos para promover movimentos que ativam os sistemas sensoriais. ( ) É um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente. ( ) Atividades são direcionadas exclusivamente para experimentação e estimulação dos cinco sistemas sensoriais: tato, paladar, olfato, audição e visão. ( ) O método visa à quantidade e à qualidade de estímulos proporcionados à criança, para gerar uma melhoria do desempenho no seu processo de aprendizagem.
Marque a alternativa que aponta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
- a) F, V, V, F.
- b) V, V, F, F.
- c) F, V, V, V.
- d) V, V, F, V.
- e) V, V, V, V.