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Simulado Teorias do Jornalismo | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Teorias do Jornalismo | Concursos Diversos

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#45722
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 1 - 

O modelo comunicacional proposto por Harold Lasswell em 1948, em contraposição à teoria hipodérmica, explica que uma forma adequada para se descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas: 

  • a) O quê? Onde? Para quem? Quando? Em qual canal?
  • b) Quem? Diz o quê? Por meio de que canal? Para quem? Com quais efeitos?
  • c) Quem? Diz o quê? Onde? Como? Para quem?
  • d) Como? Onde? Por quê? Em qual canal? Para quem?
  • e) O quê? Como? Onde? Por meio de que canal? Por quê?
#45723
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Durante o Século XX, sobretudo com a criação de um novo jornalismo - a chamada ‘pennypress’ - os jornais são encarados como um negócio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informação e não propaganda, os jornais oferecem um novo produto - as notícias, baseadas nos fatos
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalística - Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. p. 35) 

O surgimento de empresas jornalísticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explícita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticiários. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em 

  • a) corrupção.
  • b) banalização.
  • c) heroicização.
  • d) precarização.
  • e) profissionalização.
#45724
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

 

 

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

  • a)     o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.
  • b)     os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.
  • c)     separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.
  • d)     é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.
  • e)     devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.
#45725
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Teorias do Jornalismo
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 4 - 

A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo

Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher 

A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos. 
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04). 

Pode-se afirmar que

  • a) evidencia as contribuições da escola européia, com o caráter opinativo no título (uso de adjetivos substantivado); uso de termos próximos da literatura e não há apego excessivo à objetividade.
  • b) evidencia as contribuições da escola norteamericana, com título desprovido de qualificativos (adjetivação), já reunindo alguns elementos que aparecerão no lead, presença de 5 das 6 questões que compõem o leadclássico (quem, quando, o que, por quê e como) e não há uso de termos próximos às narrativas literárias.
  • c) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização de conceitos de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, além da 6 (seis) questões fundamentais (lead) de caráter clássico e de uso permanente nos textos narrativos.
  • d) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização do conceito de objetividade e das seis questões fundamentais (lead).
  • e) não é possível afirmar que o texto tem características de qualquer uma das escolas.