Simulado Teorias do Jornalismo | Concursos Diversos | CONCURSO
📚 Simulado Teorias do Jornalismo gratuito | cód.4186
Está se preparando para o concurso . Concursos Diversos? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Teorias do Jornalismo
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 4
- ⏱️ Tempo do Simulado: 12 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #45722
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) O quê? Onde? Para quem? Quando? Em qual canal?
- b) Quem? Diz o quê? Por meio de que canal? Para quem? Com quais efeitos?
- c) Quem? Diz o quê? Onde? Como? Para quem?
- d) Como? Onde? Por quê? Em qual canal? Para quem?
- e) O quê? Como? Onde? Por meio de que canal? Por quê?
- #45723
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Durante o Século XX, sobretudo com a criação de um novo jornalismo - a chamada ‘pennypress’ - os jornais são encarados como um negócio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informação e não propaganda, os jornais oferecem um novo produto - as notícias, baseadas nos fatos.
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalística - Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. p. 35)
O surgimento de empresas jornalísticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explícita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticiários. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em
- a) corrupção.
- b) banalização.
- c) heroicização.
- d) precarização.
- e) profissionalização.
- #45724
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
- a) o uso dos 5W e 1H da teoria jornalística, lead, sublead e pirâmide invertida trouxeram objetividade ao jornalismo.
- b) os gêneros jornalísticos têm graduações de objetividade, uma vez que obedecem a espaços distintos no veículo e a leituras diferentes, sendo o opinativo aquele que detém a objetividade em maior grau.
- c) separar a notícia da opinião é um dos aspectos da objetividade.
- d) é importante resumir a história, da forma mais compacta possível.
- e) devemos primar pela hierarquização dos dados, de modo a envolver o destinatário.
- #45725
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Teorias do Jornalismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo
Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher
A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos.
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04).
Pode-se afirmar que
- a) evidencia as contribuições da escola européia, com o caráter opinativo no título (uso de adjetivos substantivado); uso de termos próximos da literatura e não há apego excessivo à objetividade.
- b) evidencia as contribuições da escola norteamericana, com título desprovido de qualificativos (adjetivação), já reunindo alguns elementos que aparecerão no lead, presença de 5 das 6 questões que compõem o leadclássico (quem, quando, o que, por quê e como) e não há uso de termos próximos às narrativas literárias.
- c) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização de conceitos de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, além da 6 (seis) questões fundamentais (lead) de caráter clássico e de uso permanente nos textos narrativos.
- d) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização do conceito de objetividade e das seis questões fundamentais (lead).
- e) não é possível afirmar que o texto tem características de qualquer uma das escolas.