Simulado Teologia | CONCURSO
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- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
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- 📚 Matéria: Teologia
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- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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(1,0) 1 -
O termo religião deriva do latim religio, mas a sua etimologia não tem uma única interpretação. Leia duas explicações diferentes para o sentido deste vocábulo.
"(...) aqueles que retomavam e, de alguma maneira, repercorriam tudo o que diz respeito ao culto dos deuses, foram chamados religiosos do verbo relegere, como elegante deriva de eligere [escolher]."
(CÍCERO. La natura divina (II, 28). Milano: Rizzoli, 2000, p.215.)
"Com este vínculo de piedade estamos próximos e ligados (religati) a Deus: disto tomou o nome religio, e não como Cícero interpreta, de relegendo".
(LACTÂNCIO. Le scienzedellereligioni (IV, 28). Brescia: Morcelliana, 1997, p. 286.)
Com base nos trechos citados, em relação ao sentido etimológico do vocábulo religião, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo foi usado tanto para designar os cultos romanos como a nova fé cristã.
II. Para Cícero, só os romanos possuem a verdadeira fé e podem ser considerados religiosos.
III. Para Lactâncio, o termo religião deriva de re-ligare, que significa o que ata os homens à natureza.
Assinale:O termo religião deriva do latim religio, mas a sua etimologia não tem uma única interpretação. Leia duas explicações diferentes para o sentido deste vocábulo.
"(...) aqueles que retomavam e, de alguma maneira, repercorriam tudo o que diz respeito ao culto dos deuses, foram chamados religiosos do verbo relegere, como elegante deriva de eligere [escolher]."
(CÍCERO. La natura divina (II, 28). Milano: Rizzoli, 2000, p.215.)
"Com este vínculo de piedade estamos próximos e ligados (religati) a Deus: disto tomou o nome religio, e não como Cícero interpreta, de relegendo".
(LACTÂNCIO. Le scienzedellereligioni (IV, 28). Brescia: Morcelliana, 1997, p. 286.)
Com base nos trechos citados, em relação ao sentido etimológico do vocábulo religião, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo foi usado tanto para designar os cultos romanos como a nova fé cristã.
II. Para Cícero, só os romanos possuem a verdadeira fé e podem ser considerados religiosos.
III. Para Lactâncio, o termo religião deriva de re-ligare, que significa o que ata os homens à natureza.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #214335
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(1,0) 2 -
"O homem toma conhecimento do sagrado porque este se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etímológico, a saber, que algo de sagrado nos é revelado".
(ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 13.)
Com base no trecho acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de hierofania.
- a) A hierofania é a manifestação do sagrado e a percepção de sua existência em qualquer objeto, pessoa ou lugar.
- b) A experiência religiosa e a profana são equivalentes, pois o sagrado se manifesta como hierofania, logo, como potência ordinária que atua na natureza.
- c) Uma árvore, um lugar ou um ser humano, quando se tornam hierofanias, perdem suas características físicas e permitem perceber o sagrado em seu estado puro.
- d) Em toda hierofania intervêm três elementos: o objeto sobrenatural, a realidade visível e o objeto mediador revestido de caráter profano.
- e) Apenas determinados símbolos, comportamentos ou funções podem ser hierofanias, pois, para mediar a manifestação do sagrado, precisam conter um elemento transcendente inteligível.
- #214336
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(1,0) 3 -
Leia o texto a seguir:
"São raros os fenômenos mágico-religiosos que não impliquem, de uma forma ou de outra, um certo simbolismo; (... ) todo fato mágico-religioso é uma cratofania, uma hierofania, uma teofania." Entende-se por______ a manifestação da divindade em forma sensível e indica-se por um ato de potência, uma manifestação de força associada à esfera do religioso ou do sobre-humano.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
- a) cratofania e teofania.
- b) hierofania e teofania.
- c) hierofania e teopatia.
- d) teofania e cratofania.
- e) teofania e teopatia.
- #214337
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(1,0) 4 -
Com relação às funções culturais e religiosas do mito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O mito interpreta a realidade: oferece uma interpretação para os fenômenos naturais, legitima práticas rituais ou instituições sociais e responde às grandes indagações que os homens se colocam.
( ) O mito é uma narrativa de façanhas realizadas pelos deuses, semideuses e heróis, projetadas em um tempo originário, capaz de garantir a justificativa religiosa e a imutabilidade dos valores e formas de existência de uma comunidade.
( ) O mito é uma explicação oral dos fenômenos naturais que falseia a realidade ao envolvê-la em uma dimensão mágico- religiosa.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, V e F.
- b) F, V e V.
- c) V, F e F.
- d) F, F e V.
- e) V, V e F.
- #214338
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(1,0) 5 -
As opções a seguir exemplificam corretamente formas típicas de organização religiosa de origem judaico-cristã,à exceção de uma. Assinale-a.
- a) Movimentos religiosos, como o gnosticismo cristão antigo.
- b) Igrejas, como a anglicana fundada no século XVI.
- c) Cultos, como o candomblé Ketu.
- d) Seitas, como os grupos anabatistas da reforma radical.
- e) Ordens monásticas, como a dos beneditinos.
- #214339
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(1,0) 6 -
"É uma visão de mundo pela qual cada coisa é permeada por um deus imanente, vale dizer que, em sua doutrina, deus é identificado com o mundo ou com o princípio que o rege".
A definição acima corresponde ao fenômeno religioso denominado
- a) panteísmo.
- b) deísmo.
- c) totemismo.
- d) animismo.
- e) manismo.
- #214340
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(1,0) 7 -
"A conhecida frase 'a religião é o ópio do povo' é considerada como a quintessência da concepção marxista do fenômeno religioso. Embora obviamente crítico da religião, Marx leva em conta o caráter dual do fenômeno e expressa:
"A angústia religiosa é ao mesmo tempo a expressão da dor real e o protesto contra ela. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, tal como o é o espírito de uma situação sem espírito. É o ópio do povo".
(Adaptado de LOW, Michael,"Marxismo e religião: ópio do povo?", in AaVv. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. São Paulo: CLACSO, 2007, pp. 2-3.)
Com base no texto acima, assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Karl Marx em relação à religião.
- a) A religião é uma realidade transcendente supra-histórica.
- b) A religião é uma manifestação do sagrado manipulada pelas classes hegemônicas.
- c) A religião é um sistema simbólico presente em todas as culturas.
- d) A religião e a ética calvinistas causaram a acumulação primitiva do capital.
- e) A religião é uma forma de alienação.
- #214341
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(1,0) 8 -
Na abertura da primeira lição de seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), Augusto Comte enuncia a lei dos três estados e indica que, no estado teológico
- a) os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas.
- b) a natureza é estudada e explicada cientificamente.
- c) os fenômenos naturais são explicados como entes ou conceitos metafísicos.
- d) o espírito humano endereça suas pesquisas para a natureza íntima das coisas.
- e) os homens ocupam-se em descobrir as leis efetivas dos fenômenos naturais e sobrenaturais.
- #214342
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(1,0) 9 -
Analise o trecho a seguir.
"O fiel que se comunicou com seu deus não é apenas um homem que vê novas verdades que o descrente ignora; ele é um homem que pode mais. Ele sente em si mais força, seja para suportar as dificuldades da existência, seja para vencê-las. (...) Chegamos, pois à seguinte definição: uma religião é um sistema solidário de crenças seguintes e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem na mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a ela aderem".
(DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p.30 e 78.)
Considerando o texto de Émile Durkheim, pode-se afirmar que a religião
- a) é um conceito vinculado à ideia de certo ou errado, de doutrina verdadeira ou falsa.
- b) é fruto da ação social e implica o compartilhamento de crenças e práticas coletivas.
- c) é uma filosofia elaborada para aliviar o fardo da existência humana.
- d) é a manifestação do sagrado que une moralmente uma comunidade e a transforma em igreja.
- e) é um fenômeno místico irracional perceptível apenas pelo indivíduo que tem fé
- #214343
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(1,0) 10 -
"Encaro a religião como uma atitude do espírito humano, atitude que de acordo com o emprego originário do termo: religio, poderíamos qualificar a partir de uma consideração e observação cuidadosas de certos fatores dinâmicos concebidos como 'potências': espíritos, demônios, deuses, leis, ideias, ideais, ou qualquer outra denominação dada pelo homem a tais fatores; dentro de seu mundo próprio a experiência ter-lhe-ia mostrado suficientemente poderosos, perigosos ou mesmo úteis, para merecerem respeitosa consideração, ou suficientemente grandes, belos e racionais, para serem piedosamente adorados e amados".
(JUNG, C.G.Psicologia e Religião. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 10.)
A respeito da concepção junguiana da religião e sua relação com a psique humana, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Para Jung todas as religiões são válidas, na medida em que conservam imagens simbólicas advindas do inconsciente.
(...) Espíritos e deuses são manifestações da mesma potência criadora sobrenatural, traduzida em formas diversas pela psique humana.
(... ) A atitude religiosa possui uma função psíquica importante para o desenvolvimento humano, independente do credo ao qual o indivíduo adere.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, V e F.
- b) F, V e V.
- c) V, F e V.
- d) F, F e V.
- e) V, V e F.