Processando...

Simulado Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus | CONCURSO

Simulado Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

Simulado Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

  1. Todos Simulados Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#254876
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Nos últimos anos, há uma discussão crescente em torno da importância de se criar mecanismos de participação pública no processo de tomada de decisão relacionada a temas de ciência e tecnologia.

A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) A década de 1980 foi marcada por uma iniciativa precursora para o incremento de participação pública na área de ciência e tecnologia: a implementação, na Dinamarca, de um dos primeiros mecanismos de consultas públicas sistemáticos sobre temas científicos e tecnológicos.
  • b) A primeira conferência de consenso sobre alimentos geneticamente modificados foi realizada no Canadá, na década de 1990 e deu origem a outras similares naquele país.
  • c) A América Latina, marcada por regimes políticos autoritários, não tem, ainda, relatos de iniciativas relevantes de participação pública em temas de ciência e tecnologia.
  • d) Apenas mais recentemente, na primeira década do século XXI, registra-se uma consulta pública em nível mundial, envolvendo os cinco continentes.
  • e) O Estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na discussão sobre participação pública em temas de ciência e tecnologia, estando tal atividade prevista na Constituição de 1988.
#254878
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A respeito das ideias de John H. Falk, referência em estudos sobre o aprendizado de ciência em museus, analise as afirmativas a seguir.

I. Efetivamente há um processo de aprendizagem para visitantes de museus de ciência; estes espaços são particularmente úteis para facilitar o aprendizado de temas científicos por parte de cidadãos com menos formação.

II. A ausência de metodologias adequadas é o principal motivo para que pesquisadores não tenham conseguido coletar evidências que mostrem que ocorre aprendizado em museus de ciência – e não a ausência de aprendizado. Em outras palavras, o aprendizado ocorre, mas não há ferramentas capazes de medir tal aprendizado.

III. Aprender ciência em museus é a mesma coisa que aprender ciência em qualquer outro ambiente.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
#254879
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Definir os termos educação formal, não-formal e informal é tarefa difícil até mesmo para os profissionais que desenvolvem ações nesses âmbitos. As ações educativas desenvolvidas nos museus ora se enquadram na perspectiva da educação não-formal ora na informal. Uma referência importante é o trabalho de Mark K. Smith, que busca apontar elementos que discriminam as ações desenvolvidas nos três âmbitos da educação.

No que se refere às definições desse autor, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação formal é desenvolvida em diferentes espaços físicos, não podendo ser considerada um sistema de educação hierarquicamente estruturado e cronologicamente graduado. Inclui-se nela, além da escola primária e a universidade, as instituições de treinamento técnico e profissional.

II. Há muita confusão entre os termos informal e não formal, já que ambos não pressupõem qualquer tipo de aprendizagem dos sujeitos envolvidos no processo. Para distingui-los é necessário considerar os espaços físicos em que as ações são realizadas.

III. A dificuldade de distinção entre as modalidades de educação formal, não formal e informal ocorre, em grande parte, porque as definições têm caráter meramente administrativo, diferenciando as práticas apenas pelos locais onde são realizadas. Torna-se assim, um desafio determinar com precisão onde se inicia e onde terminam as experiências educativas que buscam articular as atividades escolares com ações desenvolvidas em outros espaços educativos como os museus.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.Responder
#254880
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O Programa Nacional POP Ciência 2022, proposto por associados da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, estabelece metas para os próximos 12 anos e se propõe a envolver entidades, instituições, empresas, profissionais, comunidades e governos que reconhecem a importância da ciência para o desenvolvimento social, assim como sua popularização para a formação de cidadãos capazes de identificar e compreender, criticamente, as possibilidades e os limites do saber científico na sociedade e na nossa história.

As alternativas listadas a seguir estão na agenda descrita no documento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Difusão da ciência, como um fazer humano e, por isso, integrada à cultura, em que se enfatizem os benefícios do fazer científico, suas aplicações a favor do desenvolvimento da nação e suas relações com o cotidiano.
  • b) Criação de lei federal para o desenvolvimento da popularização da ciência no país, integrada ao ensino e à pesquisa, como acontece em outros países como a China, em reconhecimento da área enquanto determinante para a formação cidadã e essencial para o crescimento da produção científica e tecnológica do país.
  • c) Ampliação e fortalecimento do Programa Nacional de Popularização da Ciência e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em todos os municípios brasileiros, com estabelecimento de meta para que um mínino de 25% da população brasileira tenha acesso a espaços de popularização da ciência.
  • d) Ampliação de políticas públicas, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal, para as áreas da popularização da ciência e da educação em ciência, com critérios não excludentes, que identifiquem e apóiem as ações existentes no país desenvolvidas por entidades, instituições públicas e privadas, empresas, terceiro setor, profissionais liberais., entre outros, promovendo novas experiências e a integração com a sociedade civil em todas as suas instâncias, tais como: associações de moradores, organizações sociais, museus, centros culturais, escolas e associações.
  • e) Estabelecimento de uma política de financiamento regular e sistemático da divulgação científica que garanta a implantação e continuidade de programas estratégicos para o desenvolvimento da área e que considere os seguintes mecanismos: dotação de recursos nos orçamentos públicos dos governos federal, estadual e municipal; destinação de 5% de recursos dos fundos setoriais para ações transversais no campo da popularização da ciência; investimento de recursos das agências de fomento federal e estadual; criação de legislações de incentivo fiscal para fomento e apoio à área de popularização da ciência nos governos federal, estadual e municipal.
#254882
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

No que se refere ao Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, analise as afirmativas a seguir.

I. Destina-se a atender, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.

II. Visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação econômica e educação científica. Esse último macrocampo abre a possibilidade dos estudantes visitarem museus e centros de ciência.

III. O programa apresenta uma falha importante: não contempla temas de saúde.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.