Processando...

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia | CONCURSO

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia

📚 Simulado SME - São Paulo-SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia | cód.8036

Está se preparando para o concurso SME - São Paulo-SP? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.

 

🔗 Vejam mais simulados SME - São Paulo-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SME - São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SME - São Paulo-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SME - São Paulo-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SME - São Paulo-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SME - São Paulo-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SME - São Paulo-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SME - São Paulo-SP.

Ver apostilas para SME - São Paulo-SP


📢 Concursos Abertos para SME - São Paulo-SP

Veja os concursos abertos da instituição SME - São Paulo-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SME - São Paulo-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#119870
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SME - São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 16 - 

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#119871
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SME - São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Analise a tira a seguir.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia A

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.

  • a) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • b) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
  • c) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • d) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica.
  • e) Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.
#119872
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SME - São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Observe a imagem a seguir.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia B



O cartaz refere-se à

  • a) Educação Especial, programa que assiste aos portadores de necessidades especiais e os prepara para o mercado de trabalho.
  • b) Educação Profissional e Tecnológica, programa integrado aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
  • c) Educação de Jovens e Adultos, programa que está destinado aos que estão em uma faixa de idade considerada adequada para exercer uma atividade produtiva.
  • d) Educação Básica do Campo, programa voltado para atender a uma população específica, difundindo novas tecnologias para o agronegócio.
  • e) Educação Escolar Indígena, programa que considera o acesso às informações e aos conhecimentos técnicos bem como promove a cultura local.
#119873
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SME - São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia C



Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino. II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares. III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.
#119874
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SME - São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Observe a imagem a seguir.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia D



A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto afirmar

  • a) reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
  • b) apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
  • c) comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
  • d) ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
  • e) ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.