Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia | CONCURSO
📚 Simulado SME - São Paulo-SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia | cód.8036
Está se preparando para o concurso SME - São Paulo-SP? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Vejam mais simulados SME - São Paulo-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SME - São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SME - São Paulo-SP
- 👔 Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SME - São Paulo-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SME - São Paulo-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso SME - São Paulo-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SME - São Paulo-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SME - São Paulo-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SME - São Paulo-SP.
Ver apostilas para SME - São Paulo-SP
📢 Concursos Abertos para SME - São Paulo-SP
Veja os concursos abertos da instituição SME - São Paulo-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SME - São Paulo-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 16 -
Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #119871
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Analise a tira a seguir.

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
- a) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
- b) Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
- c) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
- d) Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica.
- e) Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.
- #119872
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à
- a) Educação Especial, programa que assiste aos portadores de necessidades especiais e os prepara para o mercado de trabalho.
- b) Educação Profissional e Tecnológica, programa integrado aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
- c) Educação de Jovens e Adultos, programa que está destinado aos que estão em uma faixa de idade considerada adequada para exercer uma atividade produtiva.
- d) Educação Básica do Campo, programa voltado para atender a uma população específica, difundindo novas tecnologias para o agronegócio.
- e) Educação Escolar Indígena, programa que considera o acesso às informações e aos conhecimentos técnicos bem como promove a cultura local.
- #119873
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino. II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares. III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) I, II e III.
- #119874
- Banca
- FGV
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto afirmar
- a) reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
- b) apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
- c) comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
- d) ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
- e) ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.