Simulado Sistemas de Gás | CONCURSO
Simulado Sistemas de Gás
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Este Simulado Sistemas de Gás foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Sistemas de Gás
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Sistemas de Gás
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
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(1,0) 1 -
Considere a necessidade de consumo diário de um volume V de gás natural de uma cidade, distante D quilômetros por via marítima do ponto de produção do gás.
Analisando a influência de V e D no modal de distribuição, o modal escolhido seria, tipicamente, o modal
- a) GNL para altos valores de D e V
- b) GNL para baixos valores de D e V
- c) GNC para altos valores de D e V
- d) GNC para altos valores de D, independente dos valores de V
- e) gasoduto para altos valores de D e baixos valores de V
- #214858
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(1,0) 2 -
Algumas questões peculiares conferem grande especificidade para o mercado de gás natural comparado aos demais combustíveis.
A indústria do gás natural apresenta algumas especificidades importantes que afetam a maneira como o preço final do gás é determinado. A primeira especificidade importante é a forte concorrência interenergética. Ou seja, o gás natural não possui mercado cativo. Caso o preço do gás seja estabelecido acima do preço de substituição dos combustíveis concorrentes, existe a tendência de troca do gás por outros energéticos.
ALMEIDA, E. F. de; FERRARO, M. C. (2013). Indústria do Gás Natural: Fundamentos Técnicos e Econômicos. Rio de Janeiro: Synergia. 2013. p. 198.
Considerando-se as características econômicas do mercado de gás natural e seu valor, em relação aos combustíveis substitutos, o preço do gás natural é
- a) independente do preço dos demais combustíveis, se a precificação adotada for a metodologia cost-plus ou netback.
- b) definido em relação ao preço de um ou mais combustíveis, se a precificação adotada for a metodologia cost-plus ou netback.
- c) definido em relação ao preço de um ou mais combustíveis, se a precificação adotada for a metodologia netback, mas não a cost-plus.
- d) definido em relação ao preço de um ou mais combustíveis, se a precificação adotada for a metodologia cost-plus, mas não a netback.
- e) definido pelo valor internacional do gás natural em qualquer uma das metodologias netback e cost-plus.
- #214859
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(1,0) 3 -
Sejam as propriedades massa (M), índice de Wobbe (Wo), e poder calorífico superior (P) (este último em kJ/m3 ); e os subscritos DEST representando destino e ORIG, origem. No transporte do GNL por navios, o não isolamento total leva à vaporização e à perda de certa quantidade de material.
Sendo o GNL composto por uma mistura de hidrocarbonetos, admitindo-se que a densidade não sofra variações muito significativas, a carga líquida que chega ao destino apresenta
- a) WoDEST > WoORIG
- b) WoDEST = WoORIG
- c) PDEST < PORIG
- d) PDEST = PORIG
- e) (M·P) DEST > (M·P) ORIG
- #214860
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(1,0) 4 -
O objetivo básico do processamento de gás natural é separar seus compostos em produtos com especificação definida e controlada, para que possam ser utilizados com alto desempenho em aplicações específicas, permitindo a incorporação de maior valor agregado aos produtos gerados.
VAZ, C. E. M.; MAIA, J. L. P.; SANTOS, W. G. dos. Tecnologia da indústria de gás natural. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. p. 230.
Associe as etapas do processamento de gás natural (GN) às características dessas etapas.
I – Refrigeração a propano
II – Dessulfurização
III – Desidratação
IV – Compressão
P – Processado em um leito contendo óxidos de zinco ou ferro.
Q – Processado em um leito contendo peneira molecular.
R – Estimativas podem ser obtidas a partir do ciclo de Carnot reverso.
S – Exige elevado gasto de energia elétrica.
T – Ocorre, inevitavelmente, elevação da temperatura do gás.
As associações corretas são:
- a) I - R , II - P , III - T , IV - S
- b) I - R , II - Q , III - P , IV - T
- c) I - R , II - S , III - Q , IV - T
- d) I - S , II - P , III - Q , IV - T
- e) I - S , II - P , III - R , IV - Q
- #214861
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(1,0) 5 -
A razão gás-líquido (RGL), definida como a razão entre a vazão de gás dividida pela vazão de líquido, na pressão de 1 atm e 20 °C, pode ser empregada para caracterizar um reservatório quanto a se tal reservatório é: (i) de óleo; (ii) de gás condensado ou (iii) de gás. Considere que na extração de um fluido de grandes profundidades, foi identificado gás natural em uma composição típica, porém, obteve-se um baixo valor de RGL.
Nessa situação, provavelmente,
- a) a origem do gás natural é biogênica (bacteriológica).
- b) a origem do gás natural é termogênica.
- c) o gás é composto essencialmente de metano nas condições de medição, contendo apenas traços de outros compostos.
- d) trata-se de um gás natural não associado.
- e) deve-se esperar, devido ao baixo valor de RGL, baixa concentração do metano no gás obtido nas condições de medição.
- #214862
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(1,0) 6 -
Embora avanços tenham sido feitos, a exploração de reservas não convencionais de gás natural ainda se depara com certos entraves.
Porém, a exploração de reservas não convencionais pode ser vantajosa se comparada às reservas convencionais, tendo-se como vantagem
- a) menor impacto ambiental
- b) menor área de exploração
- c) melhor fluidez do gás para fora dos reservatórios
- d) potencial de obtenção de maior volume de gás natural
- e) uso de técnicas mais simples para sua extração
- #214863
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(1,0) 7 -
Na implantação de uma indústria, estuda-se como alternativas o uso de (i) GNC; (ii) óleo combustível; (iii) carvão, recebidos por caminhões em qualquer caso.
Como vantagem do gás natural frente aos demais combustíveis, em um cenário típico, deve-se esperar que o(a)
- a) sistema de armazenamento do gás natural seja o mais compacto para uma mesma demanda de energia.
- b) calor de combustão do gás natural, em kJ/mol, seja superior.
- c) custo de transporte, em R$/Btu, seja menor para o gás natural do que para os demais combustíveis.
- d) logística do sistema de transporte do gás seja a mais simples.
- e) combustão do gás natural resulte em menor emissão de poluentes.
- #214864
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(1,0) 8 -
Sabe-se que a infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil está diretamente associada à matriz energética do produto no país. Em 2012, o Brasil contava com uma malha de distribuição de gás natural com extensão aproximada de 11,7 mil km, distribuída em 110 dutos.
Em relação a essa infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I - A infraestrutura de transporte depende exclusivamente da produção nacional de gás natural e da importação desse gás da Bolívia.
II - Apesar de contar com um número maior de dutos, a extensão de dutos de transporte de gás natural é signi? cativamente menor do que a de dutos de transferência desse gás.
III - A distribuição de gás natural, apesar de sua extensão, não atinge todos os estados brasileiros.
É correto APENAS o que se afirma em
- a) I
- b) II
- c) III
- d) I e II
- e) II e III
- #214865
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(1,0) 9 -
Para se obter um diagnóstico da capacidade de transporte de gás natural, analisando-se eventuais restrições, são utilizados softwares de simulações termofluido hidráulicas. Essas simulações são realizadas em duas etapas: a primeira composta pela atualização do modelo de malhas de gasodutos, e a segunda formada pela simulação propriamente dita.
Nessa última etapa, utiliza-se o(a)
- a) Boletim de Gás Natural do Ministério das Minas e Energia
- b) Plano de Negócios da Petrobras
- c) Diário Oficial da União
- d) Balanço de Gás Natural
- e) definição de novos pontos de entrega (citygates)
- #214866
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(1,0) 10 -
O Regulamento Técnico ANP 2/2001 – Regulamento Téc- nico de Dutos Terrestres (RTDT) para movimentação de petróleo, derivados e gás natural – dispõe sobre a gestão da segurança operacional de dutos terrestres, autorizados ou concedidos a operar pela ANP.
No caso de haver conflito entre os termos do RTDT e as normas de outros órgãos – federal, estadual ou municipal –, legalmente habilitados para regular algum aspecto abrangido pelo RTDT, ocorrerá o seguinte:
- a) Os termos do RTDT sempre prevalecerão sobre os demais.
- b) Os termos do RTDT prevalecerão sobre as normas de órgãos estadual e municipal, mas não sobre a norma de órgão federal.
- c) Os termos do RTDT prevalecerão sobre a norma de órgão municipal, mas não sobre as normas de órgãos estadual e federal.
- d) As normas de outros órgãos sempre prevalecerão sobre os termos do RTDT.
- e) A ANP deverá ser consultada sobre o conflito entre os termos.