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Simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico | CONCURSO

Simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico

SIMULADO SESI-DF | TÉCNICO EM EDUCAÇÃO – ORIENTADOR PEDAGÓGICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESI-DF para o cargo de Técnico em Educação – Orientador Pedagógico.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETRO para o concurso SESI-DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Educação – Orientador Pedagógico, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESI-DF | Técnico em Educação – Orientador Pedagógico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESI-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120010
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Leia o texto abaixo para responder à questão.

“A vida em grupo depende de fatores complexos que determinam a ação do grupo sobre o indivíduo, do indivíduo sobre o grupo e da ação do líder. É do entrosamento destas três realidades sociais – o grupo, os indivíduos que compõem o grupo e o líder – que depende o êxito do trabalho coletivo. A literatura sobre grupos apresenta muitas definições para os termos líder e liderança. A definição de líder parece óbvia. (...) Por sua vez, liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento e atingimento de metas”.

Fonte: http://ucbweb.castelobranco.br... lideranca_e_relacoes_interpessoais.pdf

A liderança permeia a relação entre os grupos e é decisiva para o atingimento dos objetivos e o fortalecimento dos mecanismos de participação dos integrantes daquele grupo. Sobre a liderança na educação e seu impacto, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O gestor ou líder escolar precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que estas atendam aos interesses da comunidade escolar.
  • b) O gestor ou líder deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos os membros, respeitando a individualidade e buscando nos conhecimentos de cada um novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.
  • c) O gestor deve saber de que maneira a legislação e as políticas públicas auxiliam ou dificultam o trabalho da Instituição.
  • d) Dirigir uma escola implica conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.
  • e) Gestores educacionais precisam reformular o conceito de planejamento para que identifiquem os problemas e resoluções de modo unilateral em questões que envolvam gestão financeira e relações interpessoais, que não estão intimamente ligadas à atividade em sala de aula.
#120011
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Odete é professora há 25 anos e sempre comenta que está mais difícil lecionar atualmente porque “os alunos não são mais os mesmos”. Ela afirma que, antigamente, os alunos respeitavam os professores como faziam também com seus pais, que se levantavam e cumprimentavam, em coro, o diretor que entrava em sala de aula e que não ousavam desobedecer aos mais velhos porque eram mais vividos e sabiam o que diziam. Considerando que, no atual contexto, o modelo de escola quanto à estrutura, à organização e ao funcionamento também “não é mais o mesmo”, pode-se afirmar que

  • a) o professor é responsável por mediar o conhecimento e favorecer a apreensão de conceitos e conteúdos relativos ao programa curricular. Valores e atitudes não constituem parte das intenções de ensino; espera-se que aconteçam em decorrência do que propõe o currículo.
  • b) o modelo de escola atual é composto por planejamento sistemático, o que ocasiona a eliminação da provisoriedade e das incertezas.
  • c) no modelo atual, o ambiente é instável, as situações e os problemas são imprevisíveis e a competitividade predomina.
  • d) a instituição escolar é um fragmento da sociedade, por isso é preciso promover o convívio harmônico entre os alunos e buscar a homogeneização.
  • e) o modelo atual não prepara os alunos para o ingresso no mundo do trabalho, pois o ideal é que sejam fortalecidos, primeiramente, os pressupostos do desenvolvimento de habilidade gerais, competências amplas e capacidades potenciais.
#120012
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

Elza é uma professora adepta da concepção tradicional do ensino. Em suas aulas, utiliza como recursos pedagógicos o quadro de giz e livros didáticos. A comunicação escolar, nesse caso, ocorre pela professora como emissora e os alunos como receptores das informações por ela transmitidas. Existe possibilidade, atualmente, de transformar a comunicação escolar em comunicação educativa, que se aproxima da comunicação social vivenciada fora da escola. Para tanto, há professores que, diferentemente de Elza, valem-se da multimídia educativa para promoverem a aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A partir dos multimeios, o professor pode coordenar a apresentação dos conteúdos, a prática, a avaliação da aprendizagem e o feedback dado pelos alunos em termos de construção de saberes.
  • b) Não é necessário que o professor leve à sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens, apenas o computador basta a esse propósito.
  • c) O uso combinado de multimeios é suficiente por si só para possibilitar a aprendizagem significativa dos alunos, que interagem com o professor, com o saber e com as tecnologias da comunicação.
  • d) A multimídia educacional integra linguagens verbal, sonora e visual, gerenciadas pelo computador na comunicação.
  • e) Os professores podem utilizar a multimídia como um instrumento de construção individual do conhecimento e como um instrumento de compartilhamento de produções dos alunos.
#120013
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 19 - 

Roberto é professor de Ciências de ensino médio e, para ensinar cada vez melhor, sempre busca atualizar-se sobre sua área e pesquisar novas teorias e didáticas para transpô-las em sala de aula. Ele tem a convicção de que transmitir conhecimentos é fundamental para a formação dos alunos, tanto no aspecto teórico-conceitual, quanto no âmbito prático. Roberto procura instigar os alunos para que tenham interesse pelos assuntos científicos e tem autoridade diante das turmas em que leciona. Paulo Freire aponta que existem saberes necessários à prática docente. Com base no que foi comentado no perfil de Roberto, assinale a alternativa que está em consonância com alguns pressupostos da educação na perspectiva de Paulo Freire.

  • a) Ensinar exige pesquisa, curiosidade e transferência de saberes com qualidade.
  • b) Ensinar exige autoritarismo, pesquisa e rigorosidade metodológica.
  • c) Ensinar exige autoridade, curiosidade e pesquisa.
  • d) Ensinar exige transmissão de conhecimentos com rigorosidade metodológica.
  • e) Ensinar exige convicção, entusiasmo e autoridade.
#120014
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que

  • a) os programas curriculares dão sentido ao conhecimento baseado na busca de relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais, o que não ocorre com os projetos como estratégia pedagógica.
  • b) os programas curriculares são rígidos e determinados antecipadamente, ao passo que os projetos são estratégias que visam à transformação do real.
  • c) os projetos têm por característica constitutiva agir em função de um princípio de realidade e os programas curriculares são uma representação prévia do sentido da transformação do real.
  • d) os programas curriculares pressupõem decisões, escolhas, riscos e incertezas, o que não ocorre com os projetos, que são previamente antecipados por esquemas mentais.
  • e) a concepção de transversalidade está mais associada aos programas curriculares e a ideia de interdisciplinaridade está mais associada aos projetos.