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Simulado SESI-DF | Professor – História | CONCURSO

Simulado SESI-DF | Professor – História

SIMULADO SESI-DF | PROFESSOR – HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESI-DF para o cargo de Professor – História .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNIVERSA para o concurso SESI-DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – História , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESI-DF | Professor – História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESI-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120330
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 1 - 

Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.

  • a) Cada momento terá duração de acordo com o que foi programado, independentemente da assimilação dos alunos.
  • b) Os momentos devem ser programados de modo desvinculado do tempo de duração da aula.
  • c) Os momentos didáticos de desenvolvimento metodológico devem ser adequados ao rendimento da turma.
  • d) Os exercícios de fixação nunca devem ser previstos no tempo de duração da aula.
  • e) A avaliação do que foi aprendido em cada aula só pode ser realizada na aula seguinte.
#120331
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 2 - 

Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.

  • a) objetivo, material, conhecimento prévio, atividade motivacional, encaminhamento metodológico e avaliação
  • b) avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material e encaminhamento metodológico
  • c) objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material e encaminhamento metodológico
  • d) encaminhamento metodológico, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional e material
  • e) conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material, encaminhamento metodológico e objetivo
#120332
Banca
FUNIVERSA
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Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 3 - 

Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.

  • a) O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula.
  • b) É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer.
  • c) Para existir plano de aula, não é necessária a existência de plano de ensino.
  • d) É um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.
  • e) Deve ser elaborado no início do ano, englobando todo o conteúdo do componente curricular, antes mesmo de se conhecerem os alunos.
#120333
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FUNIVERSA
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 4 - 

Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Nessa concepção didática, há um entendimento idealista da dialética, que se resume no ato de transformar as questões sociais em diálogo, no qual todos têm espaço para expor suas ideias, sem haver uma reordenação teórica destas.
  • b) Não é possível a emancipação do sujeito sem que ele se aproprie de conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente, tendo como ponto de partida e de chegada a prática social vivida pelo educando, respeitando as três fases do método dialético — prática, teoria, prática.
  • c) A ideia de práxis, defendida pelos marxistas, não se aplica aqui pelo fato de transformar a educação em um ato político. Essa concepção está mais preocupada com as questões histórico-críticas que com as políticas.
  • d) Essa concepção defende a emancipação do educando por meio da retrospectiva histórico-crítica. Por isso, tem como fundamento psicológico as teorias da aprendizagem focadas no estímulo e na resposta.
  • e) A emancipação do sujeito ocorre de diferentes formas: a educação é um importante instrumento; mas, sem ela, é possível se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados.
#120334
Banca
FUNIVERSA
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 5 - 

Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como

  • a) perspectiva autoritária, com o caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos arraigados nas práticas escolares.
  • b) instrumento de repressão e controle das ações dos alunos.
  • c) instrumento de medida aplicado em momento distinto do processo educativo, com o fim de averiguar resultados do processo.
  • d) contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
  • e) elemento dispensável no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que não é possível averiguar aprendizagem em curto prazo.
#120335
Banca
FUNIVERSA
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 6 - 

De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
  • b) Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.
  • c) Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.
  • d) Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.
  • e) Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.
#120336
Banca
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Pedagogia
Concurso
SESI-DF
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(1,0) 7 - 

Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.
  • b) A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.
  • c) Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.
  • d) Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.
  • e) A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.
#120337
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FUNIVERSA
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 8 - 

A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino.
  • b) É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas.
  • c) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
  • d) Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano.
  • e) Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos.
#120338
Banca
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SESI-DF
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(1,0) 9 - 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória.
  • b) Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
  • c) Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC.
  • d) Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver.
  • e) De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.
#120339
Banca
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SESI-DF
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(1,0) 10 - 

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações.
  • b) Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente.
  • c) As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.
  • d) Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente.
  • e) As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.
#120340
Banca
FUNIVERSA
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 11 - 

Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A condição de sucesso para a aprendizagem em ciclos plurianuais passa pelo desenvolvimento profissional do professor, que deve perceber a pertinência de uma organização diferenciada que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e mais eficaz.
  • b) Os sistemas colocam à disposição enormes recursos de pesquisa, de formação ou de controle, que proporcionam a construção dos ciclos plurianuais, e o sucesso dessa ação pedagógica independe do envolvimento dos professores.
  • c) Planejar as aprendizagens para vários anos no sistema de ciclos plurianuais é um exercício completamente diferente do de planejar para um ano.
  • d) A verdadeira ruptura com os programas anuais consiste em fazer o contrário do que se fazia até agora. Ela consiste antes em afastar-se rapidamente das práticas anteriores, não aproveitando as experiências pedagógicas tradicionais.
  • e) A aprendizagem por competência nos ciclos de aprendizagem incorpora uma sistemática de ensino que independe do envolvimento pedagógico do professor no processo escolar, que é individualizado, respeitando o aluno em seu tempo e em seu espaço próprios.
#120341
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Pedagogia
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SESI-DF
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(1,0) 12 - 

Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que

    • a) o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes.
    • b) o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos.
    • c) a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto.
    • d) o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade.
    • e) o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista.
    #120342
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    (1,0) 13 - 

    A LDB concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade. A respeito da autonomia na elaboração do projeto escolar, assinale a alternativa correta.

    • a) O projeto pedagógico é uma exigência legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do país. Trata-se apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, ou seja, é mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida.
    • b) A exigência de um projeto político-pedagógico já existia na antiga Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 5.692/1971), que detalhava aspectos pedagógicos da autonomia na organização escolar, o que mostra bem o valor atribuído a essa questão pela legislação educacional.
    • c) O projeto pedagógico reflete a autonomia que permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática.
    • d) O projeto político-pedagógico reduz-se à dimensão pedagógica, não englobando a gestão financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessários à sua implementação e as formas de gerenciamento.
    • e) O projeto orienta a prática de produzir uma realidade. Por isso, não é preciso primeiro conhecer a realidade na qual se insere a escola para planejar as ações para a construção da realidade desejada.
    #120343
    Banca
    FUNIVERSA
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    Pedagogia
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    SESI-DF
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    (1,0) 14 - 

    Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.

    • a) O projeto político-pedagógico da escola deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente.
    • b) O projeto pedagógico visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade a todo processo vivido. Relaciona-se com organização social, devido ao fato de a escola ser uma instituição social.
    • c) Considera-se o projeto pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
    • d) A abordagem do projeto político-pedagógico fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática e exclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
    • e) Para que o projeto seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. Assim, a construção do projeto é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.
    #120344
    Banca
    FUNIVERSA
    Matéria
    Pedagogia
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    SESI-DF
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    (1,0) 15 - 

    A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que

    • a) o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento.
    • b) toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo.
    • c) os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição.
    • d) cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula.
    • e) os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos.